quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Mensagem à categoria em greve

Queridos colegas professoras e professores,

Estou estarrecido face à insensibilidade do Governador Anastasia face a
uma greve dos professores e professoras por tanto tempo.

Ele precisa ser inimigo de sua própria humanidade para fazer isso.
Ele não ama as crianças, não respeita seus pais, despreza uma classe
de trabalhadores e trabalhadoras das mais dignas da sociedade, aquelas
pessoas a quem nós confiamos nossos filhos e filhas para que recebam
educação e aprendam a respeitar os outros e a acatar as autoridades
que foram eleitas para cuidar dos cidadãos.

Essa intolerância mostra falta de coração e de compaixão no sentido
mais nobre desta virtude que é sentir a necessidade do outro,
colocar-se ao seu lado para aliviar seu padecimento e resgatar a
justiça mínima de um salário necessário para a vida.

Recordo as palavras da revelação consignadas no livro do Eclesiástico
capitulo 34 versículo 27:”Derrama sangue, quem priva o assalariado de
seu salário". Não queremos um governador que aceita derramar sangue
por não querer ceder nada aos professores e professoras que pedem o que
é minimamente certo e justo.

Quero me solidarizar com todos vocês e apoiar as revindicações que
estão formulando.

Com meus melhores votos e também preces diante dAquele que sempre
escuta o grito dos oprimidos e injustiçados.

Leonardo Boff
Teólogo e escritor

68 comentários:

Anônimo disse...

Atenção sindute !!! o pessoal designado do Helena Guerra está sendo convocado a comparecer na escola com ameaça de demissão !! precisamos nos mobilizar urgente !!
precisamos do apoio urgente do sindicato a direção esta ligando para todos os designados e ameaçando de dispensa .

SAX disse...

Agradeço as palavras e agradeço também a forte presença de nossa coordenadora Beatriz que com sua postura firme nos ajuda a também nos manter firmes nesta luta apesar de tanta perversidade.

Um abraço, que Deus nos ilumine a e principalmente a você Beatriz que está na linha de frente, muita força.

Anônimo disse...

Sou pós-graduada e me recuso a receber o mesmo piso salarial de um professor com nivel medio. E você, aceita??????

Marisa Karla-Governador Valadares disse...

Cara Beatriz,
Visitei o seu blog hoje e verifiquei o índice de vídeo que fala da greve de Governador Valadares.
A surpresa é que quem foi entrevistada pelo jornalista é uma fura-greve e que lutou o tempo todo para que não entrássemos em greve.Quase todos os meus colegas já retornaram,eu continuarei de greve até o fim.Eu sugiro que você retire este vídeo do seu blog, porque uma fura-greve falando com toda propriedade como se estivesse em greve é extremamente incoerente e depõe contra a categoria. Infelizmente a Sub-sede de Governa-
dor Valadares não verificou este
detalhe.Leciono na E.E.Abílio Patto
no mesmo turno da referida pelega.
Desde já agradeço.
Marisa Karla Vieira Leite

Marly Gribel disse...

Que bom ler esta notícia! Que lindo! Me senti reconfortada, acolhida, amada! Que venham outros homens / mulheres/ gigantes como este para ajudar na destruição deste monstro Anastasia.
Foi a primeira pedrada do gigante Boff contra este anão Anastasia. Virão outros(as)...

Anônimo disse...

O sindicato concorda em receber o piso proporcional nos outros níveis da carreira?Como por exemplo 1060,00 para PEB3 e assim sucessivamente.

Ronaldo Eustáquio disse...

Caros leitores, perdoem-me se por um acaso eu já tenha postado algum texto com este conteúdo. Este, em especial, enviei para e-mails de amigos professores e advogados.

Bia, gostaria de compartilhar este post com os seus leitores. Um artigo interessantíssimo, intitulado “Coronelismo no Ministério Público”, do jornalista José de Souza Castro, postado no blog do professor e cientista político Fernando Massote, cujo link da matéria foi citado no blog do professor Euler Conrado, em larga medida nos aponta a origem desta clara interferência do governo de Minas nas instituições que, em tese, deveriam ser independentes. Em relação a Lei 11738/2008, que determina que Estados e Municípios paguem o piso nacional aos profissionais da educação básica e que, pelo visto, o Ministério Público não cumprirá o seu papel de guardião da Constituição e nem vai exigir que o governador Anastasia cumpra a lei federal, mas diante da tendenciosa reunião de ontem na sede do MP, podemos esperar quem estará na ilegalidade. Por favor, amigos advogados, qual o foro para denunciar esta descarada violação das instituições republicanas?

Em tempo: a matéria foi postada no seguinte link: http://massote.pro.br/2009/03/coronelismo-no-ministerio-publico-mineiro-jose-de-souza-castro/

conceição penna disse...

obrigado frei leonardo .Pelo respeito a luta dos professores que só querem trabalhar de cabeça erguida e dignamente.obrigado mais uma vez

vanderléia (Itabira) disse...

Obrigado Leonardo Boff!."Permita-me dizer-vos, com o risco de parecer ridículo,que o verdadeiro revolucionário é guiado por grandes sentimentos de generosidade,é impossível imaginar um revolucionário autêntico sem esta qualidade."É por isso que lutamos contra governantes ditadores ,maldosos,calculista como Anastasia." Eu só peço a Deus que a injustiça me seja indiferente.."

vanderléia (Itabira) disse...

Obrigado Leonardo Boff!."Permita-me dizer-vos, com o risco de parecer ridículo,que o verdadeiro revolucionário é guiado por grandes sentimentos de generosidade,é impossível imaginar um revolucionário autêntico sem esta qualidade."É por isso que lutamos contra governantes ditadores ,maldosos,calculista como Anastasia." Eu só peço a Deus que a injustiça não me seja indiferente.."

Anônimo disse...

Infelizmente, devo acreditar que o governo que age da maneira como tem feito contra os professores, não possui sensibilidade suficiente para se deixar tocar por uma fala tão grandiosa e emocionante como a do nosso querido LEONARDO BOFF.

Uma professora à flor da pele.

Anônimo disse...

ENQUANTO OS BRAVOS COMBATENTES VAO A LUTA DIA 7 DE SETEMBRO, EM SAO DOMINGOS, NOVA E REGIAO A SRE CONVOCA OS PROFEESORES A REPOREM AS AULAS DO DIA 11 E 31 DE MAIO. O SINDIUTE TEM QUE TRABALHAR NESTA REGIAO QUE FICA A MERCE DA SRE E NAO PARTICIPA DA LUTA DA CATEGORIA.

Cidinha/Jaíba disse...

Muito, muito, muito bonita e real a carta do nosso querido Leonardo Boff! Obrigada, grande sábio!
Que tal agora buscar apoio com os seus amigos e formar uma corrente ao nosso favor igual foi feito na época das eleições em que começaram a levantar calúnias contra a nossa presidenta Dilma?
Seria muito bom ver uma carta de apoio nos moldes das que foram feitas para defender a Dilma dos ataques medíocres!
Estamos precisando de algo assim. Quem vai começar? Nós mesmos nos incumbimos de fazer circular pela internet. Vamos lá?

Anônimo disse...

Cara Beatriz,
O ex-presitdente Lula, que aposta no ministro Haddad para prefeito de São Paulo, poderia interceder pela categoria esclarecendo o ministro sobre a situação de Minas e su governador e ajudante procurador, se ele quis te conhecer é pq já conhece sua competência em dirigir a nossa luta.

Maria disse...

Beatriz, existe uma tabela salarial com os valores calculados com o piso de712,0. Não seria possível apresentá-la ao representante do MP e pedir que ele tente junto ao governo a aprovação desta? Acredito que o governo esta se sentindo afrontado e animal acuado devemos afagá-lo para não ser mordido.
É apenas uma sugestão...

Gracieusa Brito disse...

A colega Bethe do blog do Euler mandou para nós, um vídeo lindo onde um moço jovem defende os professores em greve e "lava" a cara do repórter da band. Sempre que alguém nós ataca Deus coloca um anjo pra nos ajudar.
http://youtu.be/R5dDyDKsAv4

Anônimo disse...

Essa carta de Leonardo Boff, alguém q tanto admiro, veio como um bálsamo, para a ferida que o governo abriu ontem em todos os educadores mineiros. Afinal o que é JUSTIÇA onde está a imparcialidade? O governo está acima dela? Ninguém vai intervir? Nada será feito? Ele fará o que bem entender até quando quiser? NÃO PERMITIREMOS QUE ISTO ACONTEÇA. "O PODER EMANA DO POVO" (Rosseau). DERRUBAREMOS ANASTASIA E TODA SUA CORJA. NÃO TRABALHA DIREITO NÃO SERVE PRA ADMINISTRA NOSSA CASA.
Maria Divina

norma beatriz disse...

Faz-se necessário esclarecer a toda sociedade o que realmente ele nos ofereceu. Como ele divulga na mídia não fica claro e quem fica como intransigentes somos nós.Além de estar em greve lutando pelos nossos direitos, também estou em oração e entreguei nas mãos Daquele que tudo pode, nosso Deus pai todo poderoso. Professora Norma Beatriz

norma beatriz disse...

Faz-se necessário esclarecer a toda sociedade o que realmente ele nos ofereceu. Como ele divulga na mídia não fica claro e quem fica como intransigentes somos nós.Além de estar em greve lutando pelos nossos direitos, também estou em oração e entreguei nas mãos Daquele que tudo pode, nosso Deus pai todo poderoso. Professora Norma Beatriz

Elisa disse...

Oi Bia,caminhada longa né?Mas confiando em DEUS ,tudo dará certo.Ao ler esta mensagem do Leonardo Boff eu nem acreditei que o meu pedido estava sendo atendido.O que quero dizer é que nas minhas orações, eu sempre pedia a Deus que colocasse ao nosso lado uma pessoa que pudesse nos ajudar.E vejo nesta mensagem ,escrita com tamanha sensibilidade e verdade uma enorme porta se abrindo,ou seja,penso que deve ser reproduzida e distribuida aos quatro cantos do Estado,e se possível chegar com a máxima urgência às mão daqueles que têm o poder de nos assistir na nossa luta.Bem é isso.Um abraço,muito Ágape para você e que Deus continue te dando força e dicernimento para nos conduzir.Profº Elisa-Francisco Sá

saozinha maciel disse...

Minha querida Beatriz,
estamos indignados com todos os fatos ocorridos nestes meses. Ao ler e ouvir coisas bacanas de pessoas sensatas acredito que algo de bom irá acontecer para todos nós. Coragem é algo que poucos possuem e você tem coragem de causar inveja. Deus te abençoe!
Sãozinha Maciel- Piranga -MG

Elisa disse...

Sabe Bia, a minha cidade tem menos de 25.000 habitantes,e hoje quando estávamos reunidas(prof. em greve),fiquei sabendo que no próximo mês os profissionais da educação da rede municipal já estarão recebendo salários de acordo com lei federal do piso.Nó também vamos conseguir o noss,com a graça de Deus.Prof. Elisa-Francisco Sá.

CALICE? disse...

EDUCAR COM O CORAÇAO REQUER SENSIBILIDADE. EDUCAR POR OPÇAO REQUER MATURIDADE. EDUCAR POR NÃO TER ESCOLHA REQUER CORAGEM. NÃO DIREI QUE EDUCAR SEJA SIMPLISMENTE PAIXÃO. HOJE ESTAS SEIS PALAVRAS SIMBOLIZAM MUITO MAIS QUE TAIS SENTIMENTOS E ESCOLHAS, HOJE SIMBOLIZAM A RESISTENCIA TALVEZ TARDIA A UMADITADURA "DEMOCRATICA".
HOJE SOMOS OS NOVOS "JOVENS" DOS 60 AOS 20 QUE EM PROL DA JUSTIÇA NÃO BEBERÁ DO "CALICE" TÃO FACIL.

PARABÉNS BEATRIZ.

ROSELI - BARBACENA

Sebastião de Aguiar - Bocaiúva disse...

Parabéns, Beatriz!
É reconfortante e encorajador ouvir a fala de um líder histórico contra a opressão no Brasil e no mundo.
Alguém que merece RESPEITO dos que o ouvem, diferente "d'aquele" que impõe pelo medo.
Alguém que reflete o SAGRADO porque é profundamente humano, diferente "d'aquele" que é vil governante porque é incapaz de desenvolver empatia pelo seu povo, dado a insensibilidade anestésica que entorpece a alma e congela o espírito de justiça.
Alguém que AGREGA para a construção de uma sociedade mais justa e democrática, diferente "d'aquele" que divide e esmaga porque quer instituir o império opressor que além de impor suas “verdades” silencia as consciências e faz emudecer as vozes dos folhetins periódicos.
Alguém que anuncia a VERDADE e denuncia a mentira e a enganação, diferente "d'aquele" que anuncia com mentiras, manipula mentes, desacredita a realidade e falta com a verdade.
Alguém que nos ILUMINA, guia e que solidário caminha ao nosso lado, diferente "d'aquele" que ROUBA até o piso que nos calça os pés e que é a LEI da nossa jornada.
Obrigado Leonardo Boff pelas bênçãos de sua visita solidária!
Obrigado Beatriz, MAIS UMA VEZ!
Força, Paz e Bem!
Sebastião de Aguiar (Bocaiúva)

Sebastião de Aguiar - Bocaiúva disse...

Parabéns, Beatriz!
É reconfortante e encorajador ouvir a fala de um líder histórico contra a opressão no Brasil e no mundo.
Alguém que merece RESPEITO dos que o ouvem, diferente "d'aquele" que impõe pelo medo.
Alguém que reflete o SAGRADO porque é profundamente humano, diferente "d'aquele" que é vil governante porque é incapaz de desenvolver empatia pelo seu povo, dado a insensibilidade anestésica que entorpece a alma e congela o espírito de justiça.
Alguém que AGREGA para a construção de uma sociedade mais justa e democrática, diferente "d'aquele" que divide e esmaga porque quer instituir o império opressor que além de impor suas “verdades” silencia as consciências e faz emudecer as vozes dos folhetins periódicos.
Alguém que anuncia a VERDADE e denuncia a mentira e a enganação, diferente "d'aquele" que anuncia com mentiras, manipula mentes, desacredita a realidade e falta com a verdade.
Alguém que nos ILUMINA, guia e que solidário caminha ao nosso lado, diferente "d'aquele" que ROUBA até o piso que nos calça os pés e que é a LEI da nossa jornada.
Obrigado Leonardo Boff pelas bênçãos de sua visita solidária!
Obrigado Beatriz, MAIS UMA VEZ!
Força, Paz e Bem!
Sebastião de Aguiar (Bocaiúva)

Anônimo disse...

Beatriz, e quanto ao 1/3 extra-classe? Fazia parte da proposta do governo? Ou o tema é tabu para o governo e imprensa? Obrigado, e sem piso, não pisamos na escola!

Anônimo disse...

Artigo de Sylo Costa Conselheiro do Tribunal de Contas dos Estado de Minas Gerais

31 de agosto de 2011 às 16:07
Sylo Costa:

Choque de gestão do governo mineiro pode ser um baita susto
por Sylo Costa, em O TEMPO, por sugestão de @luisk2017

O choque de gestão do governo mineiro é apenas um nome, nunca foi um programa e, assim, poderia se chamar Jatobá ou Jacaré. Quando Itamar Franco, de saudosa memória, assumiu o governo, a arrecadação estadual mal dava para o custeio da máquina do Estado. Arrecadação e custeio giravam pela casa dos R$ 680 milhões a R$700 milhões mensais. Quando começaram as desavenças políticas entre o governo estadual e o federal e, concomitantemente, apareceram os boatos de que o Estado decretaria a moratória, a cota do Fundo de Participação do Estado passou a ser retida na fonte, o que desequilibrou as finanças do Estado. Tal desconto, que hoje é de mais ou menos R$ 270 milhões/280 milhões, naquela época ficava em torno de R$170 milhões/180 milhões. Essa variação acontece porque o “quantum” corresponde a 13.5% das receitas correntes líquidas, isso até o ano de 2028. É muito cobre.

O chamado choque de gestão começa com a demagógica atitude do governador Aécio, de reduzir seus vencimentos de R$ 19 mil para R$ 10 mensais. Quem fixa remuneração de governador, vice e deputados é o Legislativo, numa legislatura, para viger na subsequente (se Ele pudesse diminuir, poderia também aumentar, e não pode, pelo “Princípio da Anterioridade”). E com essa atitude, funcionários aposentados do Executivo, e mesmo os mais graduados da ativa, ficaram prejudicados com esse “abaixa teto particular…”. E muita gente mais ficaria prejudicada, sem quinquênios e sem o trintenário, que constituem direito patrimonial, se o Judiciário, instado, não tivesse corrigido a tempo.

Com a aplicação do teto remuneratório e, posteriormente, a vigência do piso, juntaram o piso no teto e lá se foram as vantagens pessoais do funcionalismo, como resultado do tal choque. Um dia, isso será corrigido, como compromisso de campanha.

O que está acontecendo com o professorado do Estado é o resultado dessa jogada do governo. O governo federal fixou o piso da categoria e, em vez de o governo do Estado somar as vantagens pessoais de cada um em cima do piso, ele propõe pagar o piso sem as vantagens já adquiridas, mas, piso não é teto e, então, tanto faz quem trabalha há 30 anos no Estado, como quem começa agora… Antes do governo, o Estado é do povo e, ninguém é mais povo que o professor, a classe do magistério. E eu não estou “puxando” ninguém, que não preciso, não sou candidato. Simples assim…

O choque de gestão reduziu-se à cobrança das alíquotas de ICMS mais altas do Brasil – telefonia celular: 25%, combustíveis: 25% a 30% e Cemig: 30%. Essas três contas de arrecadação representam 73% da arrecadação total do Estado, sem sonegação, recolhimento na fonte, o que elevou a arrecadação para R$ 2 bilhões a R$ 2,5 bilhões por mês. Sobrou recurso para a Cidade Administrativa, Linha Verde e outras desnecessidades…

Isso não é choque de gestão coisa nenhuma, isso pode ser um choque elétrico ou um baita de um susto…

Sylo Costa é conselheiro do Tribunal de Contas dos Estado de Minas Gerais
http://www.viomundo.com.br/voce-escreve/sylo-costa-choque-de-gestao-do-governo-mineiro-pode-ser-um-baita-susto.html
1 de setembro de 2011 18:54

Anônimo disse...

Chorei ao ler a mensagem. Obrigada ao autor. Obrigada a você,Beatriz, por postar. Força a todos!

Ana Maria disse...

BIA
Aqui em minha cidade estamos ligando para o MP 3330-9538 (031)
e denunciando que o governador mineiro não cumpri a lei 11738/08,
pois, o valor de R$712,20 será para todos os níveis ou seja onde está a diferença de 22% entre os níveis de carreira?

Ana Maria disse...

BIA
Aqui em minha cidade estamos ligando para o MP 3330-9538 (031)
e denunciando que o governador mineiro não cumpri a lei 11738/08,
pois, o valor de R$712,20 será para todos os níveis ou seja onde está a diferença de 22% entre os níveis de carreira?

Anônimo disse...

Um triste desabafo de um brasileiro, mineiro e PROFESOR

Enquanto todos os regimes ditatoriais no mundo vêm se desmantelando e os ditadores destituídos de seu poder em prol de uma sociedade mais justa, fico envergonhado de ser brasileiro.
Tão nobre País que lutou com todas suas forças contra a ditadura, que tivemos nossos pais, amigos, irmãos, filhos e filhas mortos e torturados para mudar tão nefasta realidade.
Mesmo retomando tempos mais remotos, Minas, o berço da independência, quanto sem sentido se tornou tais lutas em pleno 2010/2011, onde um representante do povo, “Nobre Governador”, cria em Minas uma ditadura enrustida e vil. Com o não cumprimento de leis (federais e estaduais), com o total desprezo pela constituição, com a perseguição de uma classe (me lembra a história, um Sr. que prosseguia Judeus), propondo para atingir seus objetivos até a mudança da “Lei”.
Que vergonha de ser Mineiro.
Fico pasmado por ver grandes ex. lutadores “ Sr. Luiz, a Sr. Presidenta, e todos aqueles de se diziam contra a ditadura, a favor da educação e do crescimento do Brasil, estarem inertes, sésseis quanto ao que acontece em “Minas”.
Será que vira em um futuro próximo um novo A.I. (ato Institucional) em Minas.
Que vergonha de ser Brasileiro.
Agora quanto a postura morosa, conivente e tendenciosa do “Ministério Publico” esta não tecerei comentários, simplesmente direi que sua função é a de se fazer cumprir a lei, fiscalizá-la, e claro ter “total IMPARCIALIDADE”.
Que vergonha de ser “CIDADÃO”.
Desculpe a todos pelas palavras as vezes duras, mas sinto-me indignado, não com a forma que a situação é conduzida, Gostaria sim de estar em sala lecionando ( como meus Pais e Avó já o fizeram) mas simplesmente não posso pois se não lutar por algo que além de Moral é “JUSTO E LEGAL (da lei) deveria me envergonhar de minha profissão, “ Que acima de tudo não é simplesmente ensinar a técnica, o ENEM, mas a própria “CIDADANIA EM TODOS SEUS ASPECTOS”.

Que Honra de ser “PROFESSOR”.

Assinado:
Todos os nobres colegas que estão nesta luta e todos os cidadãos de bem indignados com a nossa “DITADURA MINEIRA”.

Anônimo disse...

Bom dia Beatriz,por favor na próxima assembléia temos que ter uma outra atitude com relação as nossas manifestações. Muitos amigos meus que não são da educação estão do nosso lado nessa luta , e a entendem. Mas uma coisa os deixa chateados e também entendo o lado deles ,é que depois de toda assembléia paramos toda a cidade. Está chegando num ponto em que os cidadão comuns estão ficando contra nós professores. Não podemos penalizar o trabalhador mais do que ele já é penalizado no seu dia a dia. Vamos tentar rever nossos atos, para que a população abraçe nossa causa ainda mais. Naquele dia do abraço simbólico foi muito bom e diferente, quem sabe uma manifestação semelhante. Abraços e força na luta.

Professor Luciano , Betim.

BARRETO disse...

CARO BOFF, ASSIM CAMINHA A HUMANIDADE - OS INTERESSES MESQUINHOS, ESTÃO ACIMA DE QUAISQUER BENEFÍCIO COLETIVO. DEPOIS, DE TANTAS LUTAS - E MAIS RECENTEMENTE, A DOS COMPANHEIROS E COMPANHEIRAS DA EDUCAÇÃO MINEIRA - NÃO ACREDITO MAIS NOS HOMENS QUE ESTÃO NO PODER NO BRASIL. AQUI, NA SESMARIA CHAMADA MINAS GERAIS, ENTÃO, A COISA É NOJENTA,VIL. TENHO 44 ANOS, LEMBRO-ME BEM, DESDE A MINHA INOCENTE IDADE DE CRIANÇA, EM PEDRA AZUL, NO MISERÁVEL VALE DO JEQUITINHONHA - A FORMA DE GOVERNO SEMPRE FOI A MONARQUIA, SEMPRE OS MESMOS NO PODER - ELES QUEBRARAM O BEMGE - A MINAS CAIXA - A EDUCAÇÃO? CAIU IGUAL A TORRES GÊMEAS - CONTINUAREMOS, OH ! MINAS GERAIS !!, EXPORTADORES DE MATÉRIAS PRIMAS - MINAS NÃO SÃO MUITAS, HÁ APENAS DUAS. LADO ESQUERDO, OS INVESTIMENTO (OBRAS FARAÔNICAS-CIDADE ADMINISTRATIVA - VALERIODUTO); JÁ,O DIREITO, SOL,PEQUI,MENTIRA,DESERTO,SERTÃO DO PÃO E CIRCO  (DIREITA DO MAL); FARTURA (FARTA TUDO) NORTE, NORDESTE (ALTO RIO PARDO, VALE DO JEQUITINHONHA. BREVE O MONARCA ANASTASIA, COM A INOPERANTE ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA, QUE DEVERIA SER CHAMADA ASSEMBLÉIA ANASTANEVEASIA, PROCLAMARÃO AS MINAS GERAIS, COMO O REINO PSDB.
NÃO VEMOS UMA CRÍTICA AO EXECUTIVO MINEIRO - DIZIA O POETA DRUMMOND : A FESTA ACABOU ....MINAS NÃO HÁ - DIGO : A MÍDIA MINEIRA NÃO HÁ - DITADURA ? A GENTE VÊ POR AQUI. Oh! MINAS GERAIS. QUEM TE CONHECE, CONHECE O DESCASO COM A EDUCAÇÃO

Anônimo disse...

O apoio dos intelectuais fortalece a nossa luta e aumenta a repercussão pública sobre a importancia das nossas reivindicações. Buscar o apoio de outros intelectuais poderia nos ajudar a fortalecer a luta.

Fátima disse...

Chique demais!
Acho que é hora propícia para fortificar o movimento ao invés de ceder a esse governo irresponsável. Esta greve está forte e é agora ou nunca!
Força companheiros!
Obrigada, Leonardo, pelo apoio ao movimento!

Anônimo disse...

Precisamos de saber os passos do sindicato, neste momento só conseguimos manter a greve em escolas parcialmente paradas se tivermos informações concretas do que está sendo feito.Não precisa textos longos,apenas uma síntese do que está acontecendo.Ou vocês ficam só perseguindo o governador? Judcialmente o que estão fazendo?
Nós, que estamos no comando da greve em nossas cidades também somos pressionados para darmos respostas.

Anônimo disse...

Atenção!A greve de JUiz de Fora foi decretada ilegal devido a movimentos "que perturbavam a ordem".Vamos mudar nossa estratégias de passeatas,eles podem nos pegar aí, e também já não vejo produtividade neste ato porque a população já sabe de nossa causa, temos que atacar onde ficam "os grandes", incomodar quem está do lado do governo.

Anônimo disse...

Beatriz e Companheiros,

A nossa politica atual, é a base de um negócio EMPRESARIOS/POLITICOS, COMO PODE, deputados, alguns se dizendo evangélicos, católicos, apoiar um sistema sem ter o minimo de crtica para aceitar ou contestar algo de errado de um governo!!! Ele desrrespeita a carreira antiga, que ele próprio criou, e a justiça realmente de olhos fechados nada faz -
Mas uma realidade esta nascendo, alunos , professores de todo o pais estão fazendo florescer a força de movimento, que até então estava adormecido - Beatriz, o sind ute, já plantou a semente, esta nossa luta, todos podem crer, é jsó o inicio de uma nova arrancada para mudanças!
Saudações -Clóvis

Beatriz Cerqueira disse...

Prezado colega, a declaração de ilegalidade de greve nada tem a ver com manifestações de rua. Podemos manter ou parar de fazer manifestações dentro das nossas estratégias, mas a declaração de ilegalidade de greve se deve a outros fatores.
Atenciosamente,
Beatriz

Anônimo disse...

Bia, muito boa a iniciativa de colocar no site do sindute um formulário de notificação dos designados. PARABÉNS pela brilhante ideia. As sub sedes devem levar esses formulários já impressos em escolas.
Saliento também que acho necessário uma campanha na TV, pois apesar de ser cara, é imprescindível, haja vista que essa é uma estratégia do governo que nos pode enfraquecer (ameaça de demissão).
O alvo dos diretores são aquelas pessoas designadas que estão em casa de férias. Não vão à assembleia e nao visitam os sites do sindicatos. A TV tem um alcance maior

Beatriz Cerqueira disse...

Prezado colega anônimo,
não ficamos apenas realizando as nossas atividades de caça ao governador. Atuamos em várias frentes ao mesmo tempo. Agora as estratégias que serão utilizadas não serão alardeadas com antecedência para o que o Governo não tenha impedir. Como você é do Comando local de greve sugiro que faça contato com o diretor estadual da sua região. Neste momento evitamos produzir provas para o governo consiga a decretação de ilegalidade da greve. Mas posso te adiantar que não existem escolas apenas parcialmente paradas.

Anônimo disse...

Parece Leonardo Boff,que o Anastasia acha que está acima do que é correto e digno,penso até que ele se julgue DEUS.Esse tipo de pessoa não pode ter o poderem mãos.
Tomara que os mineiros lembrem disso nas próximas eleições.

Anônimo disse...

Olá companheiros

A minha escola está em greve apenas parcialmente. NÃO pretendo retornar antes que se cumpra a justiça. Peço apenas a Beatriz que seja mais clara, não podemos "trazer"companheiros, se nem nós estamos totalmente por dentro. Vou sempre a BH, participo de reuniões com companheiros da minha cidade, mas precisamos de mais clareza como: o que o sindUTE está fazendo como contraproposta? como ficou a tabela oferecida vergonhosamente a nós? As escolas mobilizadas são 50%? Perguntas simples, mas que muito nos ajudam a manter a greve com moral, lutando por algo que estamos cientes totalmente.
No retorno e obrigada

Luiz - Chalé disse...

Boa tarde, Beatriz.
Em primeiro lugar quero te parabenizar pela garra e pela luta.
Sabe, não sou entendido nas questões jurídicas, apenas leio alguma coisa e acompanho alguns casos que me chamam a atenção. Pensando num desses casos que acompanhei, fiquei pensando se não seria viável, o depto jurídico pedir o impedimento do TJMG em dirimir os questionamentos que foram criados pela pirraça, teimosia e desonestidade do governador. Fatos que demonstram que tanto o MPE e o TJMG são parciais e "puxados pelo beiço", cumprindo meramente a vontade do executivo.
Gostaria de saber sua opinião, por favor me responda.
Um grande abraço e força na luta.
Luiz - Chalé.

Prof.Mary disse...

Beatriz e demais colegas,
por que não fazemos como em Santa Catarina? Declaramos estado de greve por 120 dias, forma-se um grupo de discussão entre governo e professores, voltamos ao trabalho mas faremos paradas estratégicas para as assembléias onde serão discutidas e decididas as propostas deste grupo de discussão. Assim deixamos de sacrificar um pouco quem está há tanto tempo sem salário...

Fátima Ambrósio disse...

Beatriz, estou fazendo comentários neste blog e os mesmos não estão aprovados. Sou Fátima Ambrósio de Santa Luzia, professora da rede pública estadual. Sou sindicalizada há muitos anos e estou sempre ligada aos movimentos realizados pelo SindUte.
Te admiro muito no comando deste sindicato. Parabéns pela ousadia!

Beatriz Cerqueira disse...

Prezada Fátima,
diante do grande número de comentários no blog, a publicação está demorada mesmo. Neste momento há 900 comentários para publicação. Tenha um pouquinho de paciência.
Obrigada.
Um abraço
Beatriz

Professora disse...

Beatriz, você é 10!
Firme, centrada, decidida.
Não ligue para quem critica sem conhecimento de causa.
Nunca antes o sindicato foi tão bem representado.
Na reunião de segunda, dê duro neles, rs Como você sempre faz!
A propósito, o recado para o ministro foi genial!
Um abraço!

Anônimo disse...

Beatriz sou aluns do 8º ano, e moro na cidade de Varzelândia MG, estou participando pela sétima vez das assembleias em Belo Horizonte, gostaria de te parabenizar pelo seu enorme esforço, luta e guarra, atraves de você podemos mostrar a força que tem uma mulher, você está enfrentando com unhas e guarras o Governador Anastasia e todos os que estão ao seu lado, por um direito de todos, eu estou do lado da greve, e torço para que você cinsigem essa vitória qye trará benefícios a todos os servidores da educação e pretendo continuar indo na assembléias e participando dos movimente.

Um grande Abraço de Anna Paula Ferreira Silva, 13 anos...

Rosangela de Aguiar disse...

A categoria só tem que agradecer muito o apoio do Sr. Leonardo Boff, cidadão digno e com uma visão humanitária sobre a vida,Obrigada pelo seu apoio.

Anônimo disse...

Não concordo com a Professora Mary de jeito nenhum. Se voltarmos agora, adeus piso.

Anônimo disse...

FIZEMOS OPÇÃO PELO REGIME REMUNERATÓRIO QUE NOS FOI OFERECIDO COMO ESCOLHA EM ATÉ 10/08/11.

ISTO ESTÁ DOCUMENTADO E RECONHECIDO PELO GOVERNO, NA REUNIÃO COM O MP NO DIA 16/08/11.

FOI QUANDO O PRÓPRIO GOVERNO INFORMOU AO MP QUE 153.000 PROFESSORES FIZERAM A OPÇÃO PELO REGIME REMUNERATÓRIO VIGENTE EM ATÉ 10/08/11.

ESTA OPÇÃO NOS FOI OFERECIDO PELO PRÓPRIO GOVERNO.

O GOVERNO NÃO PODE MAIS MUDAR ESTE REGIME COM A FINALIDADE DE PREJUDICAR OS PROFESSORES.

O GOVERNO NÃO TEM COMO ESCAPAR DESTE FATO.

ENTÃO,VAMOS SABER USAR ESTE FATO, NÃO É MESMO Sind UTE?

VAMOS INTERPOR UM MANDADO DE SEGURANÇA PARA O CUMPRIMENTO DESTE FATO.

O MP SERÁ A NOSSA TESTEMUNHA.

QUEREMOS JUSTIÇA.

QUEREMOS TODOS OS NOSSOS DIREITOS.

Anônimo disse...

Beatriz,
Já passei a ideia para o sindicato, será que não poderiamos providenciar um telão na próxima assembleia, como também na praça sete, e mostrar o video em que o Aecio lança a plano de carreira - fazendo a maior propaganda dele - Nosso retorno foi baseado nele... Vamos mostrar as verdades, as promessas e as tramoias de quem negocia com os educadores!!!
Linder- Manhuaçu

Anônimo disse...

Cara Beatriz,
Esta carta de Leonardo Boff tem que ser publicada nos jornais, para tentar sensibilizar a sociedade e envergonhar o Governador.
Quando uma autoridade repeitada como Leonardo Boff emite sua opinião chama a atenção do público.

Abraços

Anônimo disse...

O que mais me entristece diante da greve são alguns colegas "alienados" que envergonham a nossa classe! Professor..a princípio um detentor de sabedoria..mas alguns não tem sequer curiosidade em entender a diferença entre subsídio e vencimento básico..Como disse Rui Barbosa, "quem não luta por seus direito não é digno deles". Força à todos e que Deus nos ilumine até a vitória!! Alê.

Anônimo disse...

Beatriz:
Fique à vontade a publicar o que for conveniente e pertinente. Eu mesmo te agradeço por não publicar um comentário baixo astral que fiz.
E viva a nossa greve por tempo indeterminado! ! ! !Prof. EEPA

Anônimo disse...

O Leonardo nessa mensagem toca muito na questão de direitos humanos,na medida em que o governo desrespeita e maltrata a categoria da educação através do não cumprimento da Lei do piso salarial.Os profissionais em educação já estão empobrecidos e se não lutarmos com todas as nossas forças resistindo as ameaças e a opressão do governo, perderemos a nossa dignidade e ficaremos sob a condição social de miserabilidade.É preciso acreditar e ter coragem para que conquistarmos a valorização profissional.

Maria Lúcia disse...

Companheira Beatriz e diretoria do SINDUTE,
li com dificuldade, cada palavra do texto que a secretária de Educação Estadual publicou no jornal Estado de Minas, de domingo,(04/09).Dificuldade porque ficou difícil ter que engolir tanta falta de sensibilidade e conhecimento, e mais, como disse "Leonardo Boff", em seu comentário recente nesse blog:"tanta falta de humanidade e de concepção de justiça". Vou tentar dar minha opinião e espero que o jornal publique também. Abraços e muita força para que a LUTA não perca o que ela tem de melhor, "a GARRA de TODOS VOCÊS!!!! ATÉ A VITÓRIA!!!

Regina disse...

Gostaria de deixar aqui meu desabafo: Eu, professora concursada, nomeada, com licenciatura plena, não rtecebo o piso de R$1.320,00 como diz a secretária. Recebo subsídio de R$1.188,00, professor com licenciatura plena. Gostaria de perguntar a secretária se o que falou na entrevista do dia 14 de junho de 2011: "Para as pessoas com licenciatura plena, R$1.320,00 para início de carreira para uma jornada de 24 horas". È JUSTO? SECRETÁRIA? "Não estou em início de carreira".

Anônimo disse...

A educação, segundo o que sonhava, era a luz -o sol- que fazia surgir no horizonte o cidadão, o humano e o sonhador.
Hoje...
Em campo de batalha - greve histórica que caminha para dois bimestres de duração;
Onde a constituição manchada de sangue;
Onde o povo anestesiado pelo poder de uma figura"Anastasiática",
um fessô insensível às causas do professor - investido do poder que emana do povo...
Aida assim continuo sonhando...
Sonhei amigas e amigos...
Sonho companheiros...
Sonharei guerreiros....
Estarei de pé lutando antes que as pedras falem!
Ramodnillir.

Anônimo disse...

SOMOS ALUNOS DO 3º ANO DO E.M.C.G, SÓ VAMOS ENTRAR PARA SALA DE AULA COM NOSSOS HEROIS PROFESSORES!!!!!!!
SOMOS A FAVOR DOS PROFESSORES ESSES DESIGNADOS AI TEM O NOSSO RESPEITO MAS GOSTAMOS É DOS NOSSOS TITULARES.
A GREVE AGORA É DOS ALUNOS!!!!!!
HA TA TENDO UMA BAGUNÇA E BRIGAS NAS ESCOLAS EM 5 HORÁRIOS SÓ 1 PROFESSOR OU 2 PROFESSORES P 6 TURMAS!!!!

Anônimo disse...

O Governo está endividado e não consegue fazer o pagamento aos professores e ainda assim compra mil viaturas para a polícia com manutenção de R$1500 por mês em cada uma. Aceita a compra de computadores para os deputados. Ah! sem contar as dívidas de campanha.

Anônimo disse...

Beatriz, obrigado existe um filme com o título NASCE UMA ESTRELA - EU DIGO: NASCEU UMA LIDER PONDERADA, EQUILIBRADA E QUE SABE ENSINAR COMO SE FOCAR EM OBJETIVOS - uma realidade já pode ser constatada: alunos , pais,professores e movimentos populares de todo o ESTADO estão fazendo florescer a força da fé e da convicção, da verdade que já mão pode ser omitida. O povo mineiro , que até então estava adormecido, ACORDOU (ACÓRDÃO) - Mais uma vez Obrigado Beatriz, o sind-ute, já plantou a semente. Com sua liderança, todos podem crer: está se criando um novo jeito de ser professor. É o inicio de uma nova arrancada para mudanças!
"AINDA QUE ENDUREÇAMOS OS CORAÇÃOES; PERDER AS ESPERANÇAS JAMAIS"
GERALDO PANTUZA PINTO COELHO/ João Monlevade

Maria Luiza disse...

Companheira Beatriz,sou aposentada no Estado e efetiva na prefeitura de Juiz de Fora,tenho acompanhado a luta de vcs no Estado e estou muito orgulhosa da maneira guerreira com que vcs estão se mantendo nesse movimento tão justo pela implantação de nosso piso nacional.Tenho lido e ouvido suas entrevistas divulgadas,esta última que vc falou na rádio Itatiaia ,foi ponderada e com uma capacidade de explicação fantástica.
Participei hj pela manhã da comemoração do 7/09 no Grito dos excluídos ,foi muito bom ,apesar do prefeito ter fugido antes de chegarmos ao palanque,mas a população participou do nosso protesto com muito respeito a todos.Diante da truculência desse governo tucano estamos aqui tb em batalha diária...Um grande abraço e sigamos na luta..Parabéns...

Maria Luiza disse...

Aqui em JF estamos sendo ameaçados com a possibilidade de corte de ponto a partir de amanhã...vamos ver se teremos a dignidade de vcs,espero que sim...

Maria Luiza disse...

Aqui em JF estamos sendo ameaçados com a possibilidade de corte de ponto a partir de amanhã...vamos ver se teremos a dignidade de vcs,espero que sim...

Maria Luiza disse...

Aqui em JF estamos sendo ameaçados com a possibilidade de corte de ponto a partir de amanhã...vamos ver se teremos a dignidade de vcs,espero que sim...

Lucyene disse...

Já lutei demais,lutem por mim.Tenho 25 anos de carreira e perdir todos os meus direitos adquiridos,meu tempo,minhas aulas facultativas....Tõ deprimida e com o salário q vou aposentar não vai dar pra sobreviver.Não tem como dialogar com quem não está aberto ao dialógo.Esse governador é um Ditador.