quinta-feira, 22 de setembro de 2011

A fome que não incomoda o Poder Legislativo Mineiro

Completam nesta quinta-feira, 72 horas de greve de fome dos companheiros trabalhadores em educação Marilda e Abdon.
Greve de fome que acontece nas dependências da Assembleia Legislativa de Minas Gerais desde o dia 19 de setembro.
Diante desta greve de fome, deixo o questionamento: qual foi, até o momento, a atitude da Presidência da Assembleia Legislativa?
Aqueles deputados estaduais, que são ardorosos defensores do Governo do Estado, continuam com a postura de ignorar o movimento, desconhecer o conteúdo do projeto do lei 2.355/11 e chegam a ironizar e fazer chacota da categoria. Como justificar autoridades estaduais tratarem desta forma os profissionais da educação?
Em 2010 tentamos insistentemente o diálogo com os deputados estaduais durante a tramitação do projeto de lei que originou a Lei estadual 18.975/10 que instituiu o subsídio como forma de remuneração. Talvez, se naquele momento, tivessem nos ouvido, não estaríamos completando 107 dias de greve.
Somos nós, nossos parentes, alunos e pais de alunos que elegemos os deputados para a Assembleia Legislativa. Eles representam a população, não o Governo do Estado.
Acho que toda a sociedade tem acompanhando como cada deputado estadual tem se comportado em relação à maior greve dos profissionais da educação da história de Minas Gerais.

19 comentários:

Lenise Motta disse...

Sugiro, como fiz em outro tópico, comprar espaço na midia impressa Paulista e Carioca, esclarecendo a nossa greve e a condição dos colegas em greve de fome. Se os jornais mineiros subvertem a nossa fala, fariamos que "nossos governantes" passassem vergonha pública em outros Estados.

Cidinha/Jaíba disse...

Dá pra se ver, Bia! O Anastasia tem total controle do poder judiciário em Minas e também do poder legislativo.

Essa é a coisa mais perigosa que eu já vi ao longo de toda a minha vida.

Vi a frieza e vejo pela TV Assembleia daqueles que se escondem atrás da truculência e da ditadura nos corredores e salas da Assembleia.

Devo dizer que sinto pena das pessoas de bem que trabalham ali. Sei que temos uns poucos deputados lúcidos e conscientes de que defender um governador só porque ele é governador não é um ato responsável. E imagino como deve ser nojento conviver com políticos que venderam as suas conciências para o serviço ao governador. "Independente do que ele pensa: eu apóio."
Isso é triste, vergonhoso, feio e nojento.

No Tribunal de Justiça... Que tipo de homens e mulheres trabalham lá, meu Deus!
Será que lá também a maioria está entregue às vontades do ditador?

E no Ministério Público Estadual? Não haverá lá pessoas de bem, comprometidas com a profissão a que se formaram?

Vinde Divino Espírito Santo!
Reinai soberano sobre todos os lugares!
Amém!

Anônimo disse...

Concordo com a fala da Cidinha : "E imagino como deve ser nojento conviver com políticos que venderam as suas conciências para o serviço ao governador."
é muito triste saber que a situação de greve de fome não comova essas criaturas.

Anônimo disse...

Se a educação oferecida durante e pós ditadura militar não tivesse alienado tanto os jovens da época, talvez teríamos hoje políticos mais conscientes, mais competentes e mais conhecedores do real sentido da democracia. Estamos voltando à barbárie em pleno século XXI. Que pena1 Tínhamos tudo para ser um país diferente...

Maria disse...

Quando assisto a TV Assembléia tenho a sensação de ter ali Reis donos do mundo e do poder. Que decepção com esta casa de poderosos. Espero não ter que defendê-los nas urnas nas próximas eleições. Logo eu que sempre acreditei na justiça deste parlamento.

Anônimo disse...

Estou envergonhada com a atitude desses deputados. Estão morrendo de medo de que? Do governador bicho papão? ou de ficar que nem a gente? Na miséria sem nenhum tostão?

Maria disse...

Se no Brasil tivesse a premiação do oscar os deputados de Minas levarião todas as estatuetas pelas interpretações nos discursos vagos a favor do governo. Que nojo, que decepção.

Anônimo disse...

Temos que usar a internet como nunca. É nossa maior aliada nesse momento, já que a mídia é comprada...

Anônimo disse...

Bia, pode estar certa: sem o piso não terá aula. O ano está totalmente comprometido. Nós NÃO voltaremos sem o piso e nós sabemos que somos milhares em greve. Queira o governo o não. GREVE ATÉ O PISO!!!

Anônimo disse...

Vendo as atitudes dos deputados, chego a concluir que é muito dificil ser um político que r
ealmente quer cumprir a sua função
Enquanto uma minoria luta em favor do povo uma outra maioria defende seus próprios interesses. Para estes, quanto pior estiver a educação melhor para eles.Já estamos cansados de tanta vergonha de ter o governo que temos.

Norma disse...

Aqui em Montes Claros os alguns professores fizeram greve de fome em frente a SRE durante todo o dia.Aqui a greve continua.

Anacleto disse...

Isto é um absurdo!!!
Deputados eleitos e o próprio Governador fazer o que estão fazendo!!!
E se os jornais mineiros subvertem a nossa fala temos que encontrar realmente um meio para a imprensa de outros estados possam estar sabendo e presentes quanto ao nosso movimento!!!

Anônimo disse...

Penso que a idéia de Lenisse Motta está correta. Há meios do Sindicato se mobilizar em outro Estado, inclusive buscando apoio em outro Sindicato para fortalecer o movimento?

Anônimo disse...

É lamentável que nossos companheiros chegaram à atitude extrema,através da greve de fome,tudo isso sob à indiferença dos deputados que nem sequer organizam uma comissão mista,para intermediar as negociações entre o sindicato e o governo.
A greve de fome dos companheiros deve ser levada à mídia de alcance nacional e internacional, tal sacrifício não pode ser em vão.
Os direitos humanos da ONU devem ser informados da situação a que educação em minas está sendo submetida pelo governador Anastazista.

Anônimo disse...

Se fosse o fernandinho Beira Mar, ou estrupador, ou mesmo o maníaco do parque ou qualquer outro bandido de alta periculosidade a imprensa, o pessoal dos direitos humanos, as Igrejas todos estariam fazendo o maior alarde, mas agora educador, que pode mudar a mentalidade das pessoas, que pode esclarecer e tornar o povo indócil às domesticações do governo...

Anônimo disse...

Puxa que mundo complicado hein!! Quando um criminoso condenado faz greve de fome rapidinho aparecem centenas de bons feitores para resolver o problema!!! É Fim de Mundo mesmo!!!

Felipe Medeiros disse...

Vera/Montes Claros disse...
E muito triste constatar que fomos nós quem elegemos o "Ditador de Minas Gerais" .E peço a quem ler esse comentário que reflita sobre o nosso futuro e que nas próximas eleições aprenda a votar. E quanto `a greve de fome dos colegas educadores tenham a certeza que nada vai abalar o Ditador.Que vem controlando os poderes legislativo e judiciário e impedindo que a imprensa divulge com ênfase nosso movimento, que é legal. É triste constatar ainda que a midia só divulga o que o "Ditador permite.

Fernando disse...

Tem que "bater" muito nestes Deputados,vamos por o retrato deles num cartaz e mostrar ao povo que são eles.Em 2012 veem pedir voto e alguns são candidatos.Pau neles!

FATIMA - MONTES CLAROS disse...

MINISTERIO PUBLICO AMIGO DE ANASTASIA, INIMIGO DOS PROFESSORES.
QUE COISA FEIA!...
VAMOS FAZER A EDUCACAO VALER NAS URNAS DESSES POLITICOS INCOMPETENTES QUE OLHAM APENAS PARA OS PROPRIOS UMBIGOS...
OMISSAO E POUCA VERGONHA O PODER LEGISLATIVO IGNORA A NOSSA GREVE.
ABUSIVO E O SALARIO DO PROPRIO ANASTASIA E DA TURMA DELE.