quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Reunião com o Ministro Fernando Haddad

Foi agendada para esta quarta-feira, dia 14/09,uma reunião com o Ministro Fernando Haddad. Participarão desta reunião o Sind-UTE, a CNTE e a CUT Nacional.
Qual o resultado da reunião entre o Governador Antônio Anastasia e o Ministro Fernando Haddad. O que, de fato, o Governador veio pedir ao Governo Federal? E qual foi a resposta do Ministro?

111 comentários:

Anônimo disse...

Boa...
Parabéns Beatriz pela atitude, estamos precisando de respostas.

Anônimo disse...

Espero que a reunião seja proveitosa e traga elementos que possam ser agregados à nossa luta ,de forma a fazer com que o governo Anastasia pague o piso,dentro da proposta da carreira aprovada em 2005 , e que ainda está em vigor.
Boa sorte Beatriz e toda a comissão de negociação!

Anônimo disse...

POR FAVOR, LEIAM!!!

Beatriz e colegas,
Aqui em Ipatinga, uma mãe de aluno usou o microfone na Câmara de vereadores durante um protesto dos professores e o depoimento dela sensibilizou muita gente, colocaram no youtube, ela ajudou demais o movimento aqui, ela é catadora de papel nas ruas.
Porque vocês não fazem o mesmo? Chamem mães engajadas e coloquem-nas pra falar na Assembléia Legislativa(não sei se pode como na Câmara de vereadores), mas, se não puder, que elas falem na Assembléia Geral e gravem, coloquem no youtube, mandem para os deputados, enfim divulguem ao máximo.
Essa senhora daqui de Ipatinga, na época disse que iria aí em BH ajudá-los caso quizessem, então o SINDUTE daqui pode entrar em contato com ela, caso queiram, ela é muito humilde, mas, fala bem demais.
Espero ter ajudado.
Renata

Anônimo disse...

Olá Beatriz,

Uma vez que o ministro Fernando Haddad AFIRMOU para a mídia (independente de suas pretensões políticas) que ‘faltou planejamento’... que ‘agora os estados e municípios deverão encontrar uma forma de pagar o piso’... Penso que agora é o momento do mesmo mostrar COERÊNCIA. Fazer de suas PALAVRAS as suas AÇÕES. E nós precisamos cobrar dele essa COERÊNCIA, com 'ações concretas' de apoio que nos beneficiem.

Professora de Montes Claros

Professora Nilma disse...

ESTAMOS ESPERANDO RESPOSTAS DESTA REUNIÃO. ACREDITAMOS QUE VAMOS TER BOAS NOTÍCIAS.

Anônimo disse...

Bia,fale com o Haddad que nos decepcionamos profundamente com sua postura diante deste governador advogado do mal. Pensavamos que ele nos defenderia e ele nos apunhalou pelas costas. Fale para ele, tambem, que os professores de Sao Paulo ja estao sabendo do ocorrido e que ele tr Boa sorteate de se explicar... Boa sorte e Foça na Luta!!!!!

Tania disse...

Cara Beatriz,

Sou Educadora em Minas e estou firme na greve! Mas gostaria de saber: 'porque o Sindicato ainda não ingressou com uma ação na Justiça para fins de cumprimento da Lei Federal do Piso? Aguardo resposta.

Professor Luiz Jr disse...

É preciso dialogar sobre o concurso público com inscrição aberta a partir de 20 de setembro (terça-feira). O Edital disponibilizou a remuneração através do "suicídio". Se o postulante a cargo inscrever-se n ão estará vinculando-se a ela, abrindo mão da carreira? Depois que assumir o efetivo poderá fazer opção pelo PSPN? Gostaria de receber maiores informações.

Anônimo disse...

Bia, fale para o Hadad que ele tera que se explicar para nos professores de Minas . Ele nos apunhalou pelas costas.Em sao Paulo ja estao sabendo.

Jack Jaqueline Carla disse...

Bia, hoje pela manhã, soube que todos os designados que estavam em greve foram cadastrados no sistema da secretaria de educação e estão impossibilitados de renovarem seus contratos durante todo o resto do ano. O que nossos colegas designados deverão fazer nesse caso para se protegerem e terem seus direitos assegurados? Não podemos ficar de braços cruzados diante de mais essa atitude arbitrária do Anastasia. Nossas lideranças sindicais estão sendo dia e noite vigiadas, os colegas designados estão sendo proibidos de concorrerem a aulas e nós efetivados e efetivos, qual será nossa sina?

Anônimo disse...

A comissão para a implementação do piso foi formada na câmara dos deputados em Brasilia.

Segue o link:

http://www.camara.gov.br/internet/radiocamara/?lnk=1328-COMISSAO-DE-EDUCACAO-CRIA-GRUPO-PARA-ACOMPANHAR-IMPLANTACAO-DO-PISO-SALARIAL-DOS-PROFESSORES-EM-TODO-O-PAIS-0145&selecao=MAT&materia=126684&programa=41

Costa disse...

Tomara Deus que esta reunião traga algum alento a nós professores que estamos sofrendo horrores nas mãos deste governo ditador!!!!!!!!!

Prof. Reginaldo disse...

O FEUDO OU A REPÚBLICA DAS GERAIS
"A dívida de Minas (R$ 70 bilhões) é impagável."
(Aécio Neves)
Quem fez esta dívida???

Economicamente e moralmente falando, Minas é um estado (governo) falido.
São poucos os mineiros que sabem disso!

Mas, para manter as aparências, o chefe do poder executivo usa toda uma estratégia de manipulação e propaganda.

Uma das maiores cicatrizes na história do nosso país foi a ditadura militar.
Muito sangue e lágrimas foram derramadas...

Hoje, neste estado, onde a bandeira da LIBERDADE,
JUSTIÇA e IGUALDADE fez a História,
os resquícios da ditadura estão presentes.
E, para se impor, a força, intimidação, punição, ou seja,
o controle social é imprescindível.
A prova está aí.
Subalternos do governador do estado: Assembleia Legislativa (raras exceções), Tribunal de Justiça, Ministério Público,
Órgãos de segurança, imprensa (raríssimas exceções), milhares de trabalhadores(as) da Educação.

Os políticos usam de demagogia e em eventos cívicos, ou na mídia,
falam de Felipe dos Santos, Tiradentes e outros(as) que derramaram sangue e deram sua vida por ideais; ideais estes que muitos nem sabem o que significa.
O que prevalece é status, vaidade, poder, poder e poder.
Estes(as) não sabem ou se esqueceram o real significado de algumas palavras:
DIGNIDADE,
HONESTIDADE,
ÉTICA,
TRANSPARÊNCIA,
DEMOCRACIA,
SOLIDARIEDADE.
No atual contexto sócio-político-econômico nacional,não é somente os alunos que necessitam de sala de aula,mas estes seres que têm muito o que aprender e evoluir.
Se hoje, parte da sociedade é conivente e cúmplice, o que nos alivia e nos dá esperança é que a História não vai esquecê-los(as),
para que um dia tenhamos uma outra sociedade;
aquela tão sonhada por homens e mulheres que não mediram esforços,
e são exemplos para todos(as) que acreditam em ideais nobres
e sonham com um mundo bem melhor.
Professor Reginaldo
Cambuí - Sul de Minas

Anônimo disse...

Quanta angústia estamos passando, mas somos fortes e não vamos recuar....

Anônimo disse...

Acabei de ler materia no jornal o tempo que o governo vai contratar professores para todas as series do ensino basico, Bia< como vc avalia essa noticia??Assim que tiver um tempinho responda, que para mim é mais uma conversa pra boi dormir ainda mais depos que o senhor AElceu tomou o que mercia pedindo a ilegalidade da greve na calada da noite!!!!

Anônimo disse...

Acabei de ler materia no jornal o tempo que o governo vai contratar professores para todas as series do ensino basico, Bia< como vc avalia essa noticia??Assim que tiver um tempinho responda, que para mim é mais uma conversa pra boi dormir ainda mais depos que o senhor AElceu tomou o que mercia pedindo a ilegalidade da greve na calada da noite!!!!

Anônimo disse...

E então?

Anônimo disse...

Ei Bia, seja lá o que esse senhor respondeu, é bom que ele tenha percebido que não estamos para brincadeira não, ou ele obriga esse governador de MG a pagar o nosso piso, cumprir logo essa lei, ou a greve vai continuar. Essa greve só acaba com o piso. Ou tem alguém achando que depois de 100 dias de greve vamos recuar, ou aceitar qualquer coisa ou voltar sem nada, ou voltar com promessas? Só voltaremos para a escola com o a TOTAL GARANTIA DO PAGAMENTO DO PISO. SEM ISSO, É GREVE POR TEMPO INDETERMINADO.

Anônimo disse...

Tomara que Haddad tenha mais inteligência e faça que se cumpra a lei federal do Piso aqui em MG, caso contrário a greve continua.

Anônimo disse...

Beatriz, ninguém vai sair da greve apenas com promessas de que comissões estarão observando e avaliando a questão do pagamento do piso. A greve só acabará com GARANTIA DO PAGAMENTO DO PISO. E mais, não importa o que esses deputados votarem lá no tal projeto do governo, quem decide o fim da greve somos nós, estamos lutando por um direito legítimo e só acaba a greve com o pagamento do PISO!

Anônimo disse...

Brava guerreira Beatriz, tudo bem? Amanhã é dia de grande expectativa. Peço que continue com força e garra e que JAMAIS proponha fim da greve baseando-se em comissões que observarão o pagamento do piso, promessas e sei lá mais o que. Continuamos confiando plenamente em você, que está há 100 dias lutando bravamente ao nosso lado. Por isso te peço: a GREVE SÓ TERMINA COM O PISO GARANTIDO! Abraços e até amanhã. Força na luta!

jodson disse...

Bia, sou admirador de seu trabalho e de sua capacidade de mobilizar a grande massa de educadores em nosso estado. Fico feliz em ter você nesta luta e sei que seu trabalho é sério e confiável. Espero que essa vitória seja alcançada, pois quem trabalha sério merece ter sua recompensa. Estou ansioso demais por essa vitória, que virá com certeza, porque a justiça tarda, mas acredito que não falha!!!

Gracieusa Brito disse...

Bia, veja isso:
Justiça derruba ação do MP contra Sind-UTE/MG

http://www.rogeriocorreia.com.br/profiles/blogs/justica-derruba-acao-do-mp-contra-sind-ute-mg

Anônimo disse...

Beatriz,

Poderíamos nos acorrentar amanhã a noite nas árvores da Praça da Liberdade. Na sexta tem cerimônia da copa na praça. No dia não nos deixarão entrar.

Anônimo disse...

Oi Beatriz,
Tive a oportunidade de conversar com vc 3 ou 4 minutos em Gov. Valadares antes da audiência pública, fiquei até um pouco emocionado, pois, sou admirador seu e sem entender direito esse processo de eleição do sindicato acabei descobrindo hoje que eu fazia parte da sua chapa aqui na subsede ou região de Goval, fui oposição a Inês, acho que todo mandato eletivo tem que ter um tempo determinado para acabar, ela ficou tempo demais. Estamos com vc e a luta continua.
Abração,
Evandro

Anônimo disse...

Bia, há muito tempo esperava por
uma sindicalista tão forte e
dedicada como VOCÊ.Permaneci
na greve

por ter encontrado seguraça na

sua dedicação pela nossa luta.

Seja lá qual for o resultado.Meus parabéns desde já.
Rosa Maria-ER

Anônimo disse...

Colegas,
Acabei de ver a reportagem do HERÓDOTO na Record News, ele falou sobre nossa greve e fez uma crítica ao governo, dizendo que é um absurdo os professores terem que lutar por um salário de 1187,00.
Ele deixou o site do jornal pra quem quiser mandar recados, DEVEMOS USAR esse canal IMEDIATAMENTE!!!!!!!!!!!!!
Não consegui pegar o site, mas, podemos olhar no google.
VAMOS LÁ!!!!!!!!!

César Pedroso disse...

ainda bem que a greve conseguiu voar pra depois nessas "montanhas", acho que agora vai e meu medo passou...

Faz Me Rir - Recreação disse...

Oque me está me deixando chateado que infelizmente em minha cidade sou o único que estou de greve,será que sou só eu que quero receber o piso?....comecei tarde,mas acredito que vai dar tudo certo....!Prof.Fenando Magela(Arcos/MG).

benhur disse...

BEATRIZ FORÇA , SÓ VOLTAREMOS COM O PISO , RECUAR SIGNIFICA "SUICÍDIO" . VAMOS VENCER , FORÇA !!!!!!!!1! GREVE !!! PISO !!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Não devemos nos preocupar com contratação de substitutos. Ao meu ver, isso é problema do governador, que está desesperado, e não nosso. E outra, não vamos ficar exigindo pagamento do que nos foi cortado, pois pelos cálculos da SEE, se a greve terminasse amanhã, só fecharíamos o ano letivo em 24 de fevereiro de 2012, isso contando com todos os sábados e feriados. Para a maioria dos professores isso não é interessante. Trabalharmos todos os sábados, feriados, janeiro e terminar o ano letivo em 24/02/12 e o de 2012 só terminaria em janeiro. Isso seria a maior bobagem. Antes sem esse mísero salário do que virar escravo (em tempo, greve não é momento de descanso, pelo contrário, o cansaço físico e emocional bate muito mais forte). Sendo assim, precisamos sim de nossos finais de semana e janeiro para enfim descansarmos, pois esses 100 dias de luta têm nos desgastado demais em todos os sentidos. E já que ele vai contratar professores para nos substituir, que essa gente que tem coragem de substituir um professor em greve é que faça a reposição. Não fomos nós quem pedimos para essa greve chegar onde chegou. E não somos nós que vamos pagar o pato virando escravos nas escolas com as reposições. E por fim: SEM O PISO A GREVE CONTINUAAAAAAAA!!!!!!!!!

Anônimo disse...

SEM O PISO = GREVEEEEEEEEE

Anônimo disse...

Bia, avisa em Assembléia por favor e também para os representantes do governo:Cortou o salário? Não queremos nova folha de pagamento. Não estamos descansando nessa greve, e não estamos querendo repor depois de tanta intransigência desse governo. Quem mandou ele deixar a greve chegar a 100 dias? E depois vai querer nos enfiar nas escolas nos sábados, domingos, feriados e janeiro? No nosso período de descanso? Porque quem acha que durante esses 100 dias estamos descansando está muito enganado. Nunca tivemos tantos abalos emocionais e desgastes com passeatas, conversas em escolas, distribuição de panfletos, idas à Cidade Administrativa, viajar longas horas para participar das Assembléias. Enfim, quem está a 100 dias de greve, está exausto. E queremos nosso direito de descanso. NÃO VAMOS REPOR NADA NO MOMENTO EM QUE DEVERÍAMOS ESTAR EM CASA JUNTO À NOSSAS FAMÍLIAS. Se o governador tivesse pago o piso desde que o mesmo foi decretado lei federal, nem greve teria. Além de não pagar, ainda deixou a coisa chegar aonde chegou. Então ele que contrate substitutos para repor essa greve. Precisamos que você lute por essa causa também. Virá o drama da reposição de 100 dias!!! Não queremos de jeito nenhum e já que cortou o salário, temos que ter o direito de escolher repor ou não. E SEM O PISO, A GREVE CONTINUA FIRME E FORTE!

Anônimo disse...

Comentários dos vizinhos,( que possuem parentes em escola pública!)
"mesmo que se perca o ano letivo os professores não devem retornarem a sala de aula, é uma vergonha o que esse governo está fazendo."
Portanto ! a greve continua!!!

César Pedroso disse...

BORA LÁ Beatriz Cerqueira, ultrapassar as cercas do sindicalismo brasileiro...lembrei na greve dos metalúrgicos do ABC em 79, era na época estudante secundarista e participei de todas as assembleias deles na época, mas na hora de votar eu ficava com a mão pra baixo, mas hoje quando vou na nossa assembleia(em todas desde 1979, tenho quase orgasmo quando eu levanto a mão pra votar...sou educador...bora lá gente ocupar a casa do povo....bora lá dormir na casa do povo....literalmente na prática exercendo a cidadânia....bora lá gente....

PAULO DINALI JUIZ DE FORA disse...

VOU USAR ESTE ESPAÇO PARA DIZER AO PROF FERNANDO MAGELA . MEUS PARABENS CONTINUI FIRME SE PRECISAR O MOVIMENTO TE DA A FORÇA NECESSARIA NÃO DESANIME FORTE GUERREIRO. FAÇA ISSO SEMPRE VISITE OS BLOGS LEIA OS COMENTARIOS SE POSSIVEL VA A BH RENOVE AS ENERGIAS. SOU DE JUIZ DE FORA TENHO ENVIADO INFORMES Q COLHO NOS BLOGS PRA DAR FORÇA. SE QUISER ME MANDE UM EMAIL PARA QUE EU TENHA SEU ENDEREÇO TAMBEM O MEU É cpdinali@ig.com.br seja forte parabens esta no caminho certo não ceda a pressoes são so armadilhas para faze-lo desistir. abrç e força na greve. piso já.

PAULO DINALI JUIZ DE FORA disse...

beatriz, se o piso não sair ate a assembleia desta quinta 15. meu voto é greve greve greve greve. continue firme.cpdinali@ig.com.br

Anônimo disse...

Bia, muito bom dia!
Quanto ao retorno à antiga forma de remuneração, pergunto: será que os concursados que entrarem ano que vem poderão escolher a forma de remuneração ou serão obrigados a ficar no subsídio? Grato pela atenção, parabéns pela força e sobriedade frente ao Sindicato.

Anônimo disse...

Beatriz,
POR FAVOR, conte-nos o que conversou com o ministro, todos os detalhes do encontro, queremos e temos o direito de saber.

Vilma ATB

Anônimo disse...

Uê Bia, não tem boas notícias da reunião com o ministro?
Estou preocupada, pois até agora vc não falou nada...
Ele está realmente contra nós como disse o governador?

Anônimo disse...

É isto aí, precisamos buscar apoio em Brasília, já que, em MG, os cordeirinhos do anastazista só sabem dizer amém!
além disto:
Caros companheiros e companheiras de luta, como será formada uma subcomissão no Congresso Nacional para acompanhar a implantação do piso no país, priorizando-se os estados de MG e CE, seria bom enviarmos, como forma de marcarmos nossa presença, e-mails à presidente da comissão de educação do Congresso Nacional (deputada Fatima Bezerra, do PT), explicando nossa causa e o que esperamos de tal subcomissão. Os e-mails são: dep.fatimabezerra@camara.gov.br, ceccd.decom@camara.gov.br

Força na luta!
marcia

Anônimo disse...

Já estou com dívidas e mais dívidas na praça pelo corte do pagamento ,mas não arredo pé das minhas convicções e dos meus ideais.Só fico chateada con os colegas que não aderiram até hoje , mesmo vendo que a hora é agora e que tantos companheiros de luta estão se sacrificando pela classe.Você , Beatriz, que é uma guerreira, merece toda a minha admiração e respeito. Eu confio em você.

Leo Soares disse...

Força PROFESSORES DE MINAS GERAIS! Nos alunos(as) da Universidade Federal de Minas Gerais -UFMG, estamos com vocês!

nubia de fatima borges disse...

BEATRIZ;TE ADMIRO MUITO POR ESTARÁ FRENTE DESSA LUTA E MOSTRANDO TÃO GUERREIRA.NA MINHA CIDADE (VAZANTE NÃO CONSEGUIMOS O APOIO TOTAL PRA UNIRMOS E LUTAR COM VCS)ISSO NOS DEIXA ENVERGONHADOS;MAS TAMBÉM QUERIA DEIXAR CLARO PRA VC ;QUE FALTOU ENTUSIASMO;MOTIVAÇÃO;E SEGURANÇA DAS SUB-SEDES AQUI NA NOSSA REGIÃO;ACREDITO EU Q SE TIVESSEMOS TIDO MAIS MOTIVAÇÕES;VAZANTE;PATOS DE MINAS;PRESIDENTE OLEGÁRIO;LAGAMAR;GUARDA-MOR;E TDO TRIÂNGULO MINEIRO ESTARIAMOS COM VCS NESSA LUTA.FALTOU-NOS LIDERANÇA DAS SUB-SEDES.HOJE TODAS AS DIRETORAS DA NOSSA REGIÃO ESTÃO TENDO UMA LAVAGEM CELEBRAL NUMA REUNIÃO NA DRE DE PARACATU;E ANTES JÁ FOMOS INFORMADAS QUE OS DEPUTADOS VOTARAM CONTRA A LEI DO PSN E QUE IRAM FAZER UMA REUNIÃO URGENTE PARA VOLTARMOS AO SUBSIDIO.SE AINDA TIVER EM TEMPO;VENHO SUGERIR Q FAÇA UMA MANIFESTAÇÃO AQUI PROS NOSSOS LADOS;QUE COM CERTEZA TERÁ APOIO TOTAL MESMO AINDA TARDIO ACREDITO QUE PODEREMOS ENTRAR NESSA LUTA;ENTRAR DE GREVE E SAIR DE CABEÇA ERGUIDA.CONFIO EM VOCÊ;NÃO VAMOS MAIS ACREDITAR EM FALSAS PROMESSAS."TUDO VALE AS PENAS SE A AVE NÃO FOR PEQUENA"PARABÉNS GUERREIRA.QUE DEUS ABENÇÕE A TODOS VCS QUE ESTÃO SOFRENDO NAS MÃOS DESSE DITADOR.

Geovano disse...

Meus amigos e camaradas do OUTRO ROCK, coletivo formado por 22 bandas sem organização formal mas com muito amor no coração, estão organizando um evento para apoiar a GREVE DOS PROFESSORES DA REDE ESTADUAL. Vai ser a OUTRA JAM PROFESSORAL. A Outra Jam já é um projeto consolidado do Outro Rock, acontece a cada duas semanas no Nelson Bordello, e consiste em um palco aberto com toda a aparelhagem montada, para que os músicos cheguem, tomem seus lugares e interajam. Nessa terça feira, dia 20 de setembro, vamos chamar alguns professores nossos, sejam eles da rede estadual, professores de música, enfim, representantes dessa classe tão sofrida, para participarem do rock com a gente. TODA A RENDA DO EVENTO SERÁ DESTINADA AO FUNDO DA GREVE, afinal, os professores estão com o ponto cortado e devemos ajudar aqueles com os quais nos identificamos.
O rock começa às 22:00, na Alameda Aarão Reis, do lado da Serraria Sousa Pinto. Custa só 4 reales. Vale a pena, pelo som e pela moral pros professores.

Cláudia Zanin disse...

São Sebastião do Paraíso entra na greve!! Ainda somos poucos, mas estamos na luta!!

nubia de fatima borges disse...

BEATRIZ;SÓ DEUS PODERÁ RECOMPENSA-LA PELA LUTA POR TODOS;E ONDE TANTOS CRUZARAM OS BRAÇOS;MESMO INSASTIFEITOS NÃO TIVERAM CORAGEM DE REAGIR ;EU ME PERGUNTO?SE ESTAMOS INSASTIFEITOS;SENDO LESADOS;E CONIVENTES; NÃO LUTANDO INDO CONTRA MEUS PRÓPRIOS DIREITOS ;SE É LEI QUE SEJA JUSTA;"BRASIL....POR FAVOR SEJA HONESTO;FAÇA VALER A LEI."QDO ISSO VAI MUDAR?QUE HISTÓRIA CONTAREI AOS MEUS NETOS?PRESIDENTE,ACORDE MINAS GERAIS;DAQUI SAIRAM GRANDES VULTOS DESSA HISTORIA DESSE PAIS.TA NA HORA DE SAIR AGORA DE MINAS GERAIS ESSES VULTOS QUE NOS ASSOMBRAM.FORA....FORA.......NÃO ESTAMOS PEDINDO NADA QUE NÃO NOS SEJA DE DIREITO.VAMOS ACORDARRRRRR GEENNNTTTEEEE..........

Tiago disse...

A greve em Minas já esta chegando aos seus 100 DIAS, 100 dias de luta, 100 dias de silêncio, 100 dias de solidão.

Anônimo disse...

Não acredito no Ministro F. Hadad. Fico aqui me perguntando, e elaborando teorias, sobre o quê foi oferecido ao Gov. de Minas pela aliança com PT pela prefeitura de BH, pela governabilidade (fala do Sr. Aécio) e pela reeleição da D. Dilma? Será que foram nossas cabeças grevistas? O esmagar do movimento? Mas é claro, isso são apenas "teorias da conspiração".
Porém, o que não me sai da cabeça é a anuência do Sr. F. Hadad na contratação dos professores substitutos, a meu ver,isso deve esvaziar a greve! Um dó... um dó mesmo!

Westerley Santos disse...

Olá, Beatriz,
Parabéns pela iniciativa de levar ao ministro a versão dos professores.

Tenho um relato de visita a três escolas, reunião com Diretores, alunos e uma inspetora.
E no fim uma sugestão para intervenção junto à OAB e Conselhos Regionais Profissionais contra os substitutos.

Nesta quarta estive visitando três escolas e tive a oportunidade de conversar com 18 Diretores e uma inspetora numa reunião, além de alguns alunos.

O que pude observar nestas três escolas foi poucas salas com 12 ou 13 alunos aproximadamente, assistindo “aulas” precárias de Biologia (com profissional da área da enfermagem), Matemática (com profissional da engenharia), História (com advogado), Filosofia (com jornalista). Foi uma visão deprimente, ver como aqueles poucos alunos estão sendo ludibriados pelo governo e por pessoas sem escrúpulos que não conseguindo vagas em suas áreas profissionais, se submetem a este papel enganando os alunos e interferindo e prejudicando a mobilização de nossa categoria.

Na conversa com os Diretores, estes me disseram que em suas escolas ( BH, Sta Luzia, Contagem e Betim) a greve está forte entre professores do Ensino Médio, mas no ensino fundamental poucos estão parados. Inclusive uma delas me relatou que uma Superintendente a orientou a dispensar uma vice que apóia a greve.

A inspetora me informou que pelas contas (não divulgadas) do governo, próximo de 50% das escolas de BH estão parcialmente ou inteiramente paralisadas. Também informou que há uma orientação interna nas Metropolitanas proibindo funcionários de comentarem sobre a greve e a favor dos professores. É a lei do silêncio associada a uma lavagem cerebral no sentido de colocar os funcionários contra os professores. - Realmente estive numa Superintendência e a fala de uma funcionária foi contra os professores e em defesa do governo na questão da Rede Minas e subsídio.

Os alunos me disseram que as “aulas são muito ruins e que os substitutos não sabem dar aulas, apenas mandam os alunos ler os capítulos dos livros” e que eles (alunos) estão freqüentando uns dias e outros não. - Realmente passando pelos corredores e verificando as poucas salas com “aulas” o que vi foram grupos de alunos aguardando o fim do horário (reduzido) enquanto os substitutos sentados na cadeira do professor manuseiam seus celulares. Obviamente sem nenhum compromisso com a educação, o ensino ou com o aluno.

Bem, este relato é para demonstrar a falácia da substituição promovida pelo governo, está capenga, frágil, para não dizer ridícula. Por isso mesmo, entendo que o Sindicato com o apoio das organizações estudantis, deve fazer uma intervenção contínua junto aos alunos que ainda estão freqüentando estas ‘aulas” esclarecendo que eles estão sendo ludibriados etc...

A situação é tão precária que estou convencido que basta algumas faixas nas portas das escolas, panfletagem ou reuniões das organizações estudantis com estes alunos para por fim a esta falácia da substituição.

Em paralelo defendo um comunicado na TV e jornais cobrando destes substitutos uma posição de ética profissional perante a sua própria profissão e a categoria dos professores, não se submetendo a este papel.

IMPORTANTE: sugiro ao Sindute enviar ofícios, representações etc. à OAB e aos Conselhos Profissionais Regionais destes substitutos, cobrando o princípio da ética profissional, já que estão atuando e interferindo no sentido de prejudicar uma outra categoria profissional ( a doss professores).

Abraço!!

Westerley disse...

BEATRIZ,

Temos que tomar providências duras contra estes substitutos , profissionais de outras áreas e categorias que estão interferindo em nossa luta, nos prejudicando e aos alunos, desmoralizando nossa profissão como se qualquer um pudesse nos substituir em sala de aula. É uma questão de ética profissional, de dignidade de nossa profissão, de respeito à nossa categoria. Não podemos permitir que qualquer um, sem habilitação, sem formação, sem preparo vá para dentro da sala de aula, sente em nossas cadeiras e nos desvalorize perante nossos alunos como se ser professor fosse uma atividade menor, desimportante!
Precisamos mobilizar as representações estudantis, o MP, a OAB, a justiça, Conselho de Educação e toda a população, via TV, rádio e jornais, e:
Principalmente entrar com representações judiciais junto aos Conselhos Profissionais destes substitutos, pois está caracterizado uma interferência de outras categorias.
Quando alguém que não é médico é pego atendendo em um hospital ele é preso, quando um não advogado é pego advogando ele é preso, alguém que não é engenheiro não pode assinar uma obra, o mesmo para os arquitetos e assim por diante. Também não podemos permitir que NÃO PROFESSORES assumam nossas aulas. Temos que agir imediatamente contra estes mercenários da educação. URGENTEMENTE!!!!
É uma questão de defesa da nossa profissão!

Diego Velasco disse...

QUARTA-FEIRA, 14 DE SETEMBRO DE 2011
A união nis dara a vitória.
Ocorreu agora à noite uma reunião na "E.E.C.Nascimento Nunes Leal", onde contamos com a presença de representantes do Sindute subsede de Governador Valadares, Paulo de Tarço, que é representante do MAB em Resplendor, além dos guerreiros de Resplendor. A reunião foi uma verdadeira injeção de ânimo para todos que participaram. Foi feita bela explicacão da situação da nossa greve pelo sábio companheiro Waender, e também debatemos as boas notícias do dia bem como a importância da filiação dos professores ao sindicato, para o fortalecimento do mesmo. Uma das conclusões que cheguei já há alguns dias e por isso declarei na reunião que que nosso sucesso depende principalmente de nós mesmos, não adianta esperar da justiça do governo ou dos parlamentares, nossa vitória só depende de nós mesmos, mas depende de quê? Nós devemos vestir esta camisa, que é nossa, ninguém vai nos defender ou buscar novas adesões a nossa greve por nós. Os poderes só endendem uma língua que é a do voto, quanto maior for nossa mobilização maior nossa força e esse é meu alvo enquanto militante nessa greve, novas adesões. Só isso pode nos fortalecer agora. Nova reunião foi marcada para sexta-feira às 18:00 hs. Vista você também essa camisa, pois querendo ou não vai depender dela para sobreviver, pois a educação é a base. "Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará" (João 8.32)

Anônimo disse...

Força minha amiga. EStou com vc e pedindo a Deus para que lhe muitas força e serenidade para continuar nesta batalha que se Seus quiser venceremos.

Anônimo disse...

Gente, ontem postei aqui sobre o HERÓDOTO BARBEIRO jornalista da Record News, ele se posicionou em rede nacional a nosso favor.
Hoje consegui o endereço eletrônico dele e a reportagem tá lá na 1ª página e tem espaço pra comentários. Vamos comentar e pedir pra ler o comentário, ontem ele leu de quem enviou e fez suas considerações, foi ÓTIMO.
É esse o endereço:http://noticias.r7.com/blogs/herodoto-barbeiro/
VAMOS LÁ!!!!!

Elizete Aguiar disse...

Olá, Beatriz!!!!!
Iremos até o fim!!!! Viva o piso Nacional e viva a nossa Luta !!!
Um abraço,
Professora Elizete Aguiar

Anônimo disse...

Cara Beatriz vou fazer uma denúncia grave, espero que vc receba,desde q entrei em greve tenho usado meu email e twitter para assuntos relativos à greve, meu email foi bloqueado e, agora meu Twitter, não consigo me comunicar e outras colegas ativistas estão com problemas nos emails.
Tenho anti vírus mas a questão é que nada tem adiantado, vinha me comunicando com o pessoal mais ativo da greve pelo Twitter e, agora nem o deles aparece mais!
O que me pareceu estranho!
O que faremos? Voce tem como se informar sobre isso por aí?
Grata,
Neide

Lúcia disse...

Olá Bia,boa tarde!
Itaobim não conseguiu estar aí e isso me deixa amargurada.Como as pessoas se deixam intimidar tanto diante da pressão não é?Precisamos de uma força para que possamos continuar.Somos poucos mas somos fortes e creia: Não cederemos.Força aí,coragem! Lúcia

Lúcia disse...

BIA SO VOLTAREMOS COM O PISO OUVIU?NA PRÓXIMA ESTAREMOS AÍ MESMO QUE DE CARROÇA!kkk...
Lucia-Itaobim

Anônimo disse...

A ditadura se instaura no Estado de Minas Gerais...
Somos o claro exemplo da impotência diante de uma força gerada pela vontade do povo que elegeu esse ditador!!!

Diego Velasco disse...

Câmara dá aumento e meia-entrada para professor municipal de SP
JOSÉ BENEDITO DA SILVA
DE SÃO PAULO

Os professores da rede pública municipal "ganharam" ontem da Câmara paulistana um reajuste salarial e o direito à meia-entrada em cinemas, casas noturnas e espetáculos esportivos e culturais.

Meia-entrada para professor é direito ou privilégio?

O aumento de 13,43%, proposto pelo prefeito Gilberto Kassab (PSD), eleva o piso da categoria de R$ 2.292 para R$ 2.600. Retroativo a maio --mês da data-base--, é extensivo a diretores, coordenadores pedagógicos, agentes escolares e auxiliares técnicos.

Todos terão direito ao reajuste, inclusive cerca de 18 mil aposentados, independente do piso --o maior é o de diretor (R$ 3.800) e o menor, de agente escolar (R$ 830).

Há 58 mil docentes na rede, sendo que cerca de 30 mil recebem abonos hoje para atingir o piso --esses abonos serão incorporados até 2013.

Para o vereador Claudio Fonseca (PPS), que preside o Sinpeem (Sindicato dos Profissionais em Educação no Ensino Municipal), o projeto deve mudar na segunda votação, na próxima semana.

Entre as alterações podem estar o aumento das faixas salariais de oito para 10 e a incorporação dos profissionais de apoio (vigias, por exemplo), que integram o quadro geral da prefeitura --a mudança implicaria melhoria salarial.

"Há possibilidade de melhora no projeto. Não é o ideal ainda, mas chegamos a um piso bem melhor do que o nacional, que é de R$ 1.184."

MEIA-ENTRADA

Já o projeto de Eliseu Gabriel (PSB), aprovado em segunda votação, institui a meia-entrada em cinemas, teatros, casas noturnas e eventos culturais e esportivos.

Para entrar em vigor, depende de sanção de Kassab. Hoje, os professores da rede estadual já têm esse direito por conta de uma lei aprovada pela Assembleia em 2001.

Também gozam do benefício em SP, segundo a Fundação Procon, alunos de primeiro e segundo grau, universitários, pós-graduandos e de cursos profissionalizantes.

Também têm esse direito pessoas com 60 anos ou mais (lei federal de 2003) e portadores de necessidades especiais (lei municipal de 2000).

Em alguns estabelecimentos, segundo o Procon, também é cobrada meia-entrada de crianças, mas isso não é garantido por nenhuma lei.

Anônimo disse...

"Cara companheira Beatriz,estamos contigo e não abrimos"Sua luta é a nossa também,apesar da minoria dos nossos companheiros, aquí de Jequitinhonha,não estarem efetivamente empenhados nesta greve,temos certeza,que dia menos dia, a vitória virá."A esperança é a última que morre"Nossa vitória está próxima e breve a festejaremos
Até lá amiga!..
















'

Anônimo disse...

Beatriz, diante de um desgoverno que não paga aos servidores o período de uma greve reconhecidamente legal. Que contrata pessoas inabilitadas para substituir grevistas. Que ignora os educadores, que desrespeita as leis federais, inclusive a lei maior, a constituição... você não acha pouco o Ministro da Educação dizer simplesmente que vai intermediar as negociações? Até hoje eu acreditava que as leis federais estavam acima das estaduais. Sinto que as estâncias federais sabem do que ocorre em Minas e preferem não agirem. E pensar que a presidente é do Partido dos Trabalhadores.
Eliane Oliveira
Professora de História em Montes Claros

Anônimo disse...

Cara Beatriz Cerqueira e colegas,

O Jornal o Tempo já noticiou que ainda hoje sai a resposta de outro pedido que o MP fez para acabar com a greve, acho que é junto ao TJ. Disseram lá que como é uma questão urgente, ainda hoje a greve deve ser suspensa.
Vamos entrar no site do Jornal para nos defendermos, tem várias matérias lá sobre nossa greve e os capangas do governo entram e descem o pau na gente.

Anônimo disse...

Bia, mesmo depois da justiça declare a greve legal o governo ainda pode saur por ai procurando preofessores para contratar, digo procurar, pois nem de luzes acesas ele onão vai encontrar essa quantidade??mas queria sabr se pode???

Jaqueline - NL disse...

Beatriz, vamos mostrar em horário nobre como deve ser a tabela dos pisos para toda a sociedade mineira. bem didaticamente. Passo a passo. Mostrar a todos que o piso de R$712,00 só pode ser aplicado para o nível IA = professores de nível médio. Para que as faculdades estão formando professores se os diplomas dos mesmos não valerão nada. Todo mundo vai ganhar somente como professor de nível médio.

Leonardo Quirino disse...

Gostaria de apresentar uma sugestão se houver uma proposta de encerramento da greve em Outubro.

1º Gostaria de salientar que estou na greve desde o começo e vou continuar até que a classe resolva terminar, mas não quero ver o movimento esvaziar por problemas financeiros de cada colega.

2º Podemos propor uma parada provisória a partir de outubro, com a finalidade de recuperarmos um pouco de contas a pagar, para jogarmos a bola para o governo, "voltamos, vamos negociar ou não?". Trabalharemos outubro, novembro, com assembléia toda semana para avaliar propostas e rumo do indicativo de greve. Dezembro não havendo acordo com o governo e após recebimento do 13º, greve. Podemos colocar na mídia que o governo não cumpriu sua promessa de negociação, vamos ver como ele vai explicar uma nova greve em um mesmo ano letivo.
Claro, vamos colocar isso tudo em votação e ver o que o pessoal acha, não precisamos citar o 13º, pois já vai vir embutido no salário de dezembro.

Espero ter ajudado ou inspirado vc ou outra pessoa para contiuarmos fortes na luta. Obrigado!

Leonardo Quirino disse...

Gostaria de apresentar uma sugestão se houver uma proposta de encerramento da greve em Outubro.

1º Gostaria de salientar que estou na greve desde o começo e vou continuar até que a classe resolva terminar, mas não quero ver o movimento esvaziar por problemas financeiros de cada colega.

2º Podemos propor uma parada provisória a partir de outubro, com a finalidade de recuperarmos um pouco de contas a pagar, para jogarmos a bola para o governo, "voltamos, vamos negociar ou não?". Trabalharemos outubro, novembro, com assembléia toda semana para avaliar propostas e rumo do indicativo de greve. Dezembro não havendo acordo com o governo e após recebimento do 13º, greve. Podemos colocar na mídia que o governo não cumpriu sua promessa de negociação, vamos ver como ele vai explicar uma nova greve em um mesmo ano letivo.
Claro, vamos colocar isso tudo em votação e ver o que o pessoal acha, não precisamos citar o 13º, pois já vai vir embutido no salário de dezembro.

Espero ter ajudado ou inspirado vc ou outra pessoa para contiuarmos fortes na luta. Obrigado!

educadora disse...

Recado para o Carlos Viana


Me admira muito o Carlos Viana. Ele não deve ter estudado em escola e nem teve professores na vida dele. Com certeza na família dele também não existem professores. Carlos Viana, troca de salário com minha filha, ela também tem curso superior e pós igual a você. Não esqueça que você precisou da profissão de professor para está onde está, viu!

Anônimo disse...

cidade de ARCOS ja conheco e tenho colegas de trabalho filhos dessa cidade , querido vc não esta sozinho somos muitos mesmo em outras cidades mais perto de coração e no mesmo objetivo , seus colegas talves não tem a visão que vc tem, mas se vc fazer um esforço vc consiga convence-los.Fique firme pois seus conterânios estam firmes aqui.Só com o piso.

Anônimo disse...

Parabéns Beatriz e companheiros de luta! Estamos dando uma lição nacional de cidadania, garra, moralidade. Nosso sofrimento está sendo repercutido e muitos estão se tornando solidários à nossa causa. A máscara do governo caiu, e nós somos grandes responsáveis por isso. E quanto mais ele se negar a pagar o Piso, mais enrolado vai ficar, pois não vamos desistir de JEITO NENHUM, 100 DIAS DE GREVE NÃO É BRINCADEIRA NÃO, AGORA SÓ VOLTAREMOS COM O PISO. CASO CONTRÁRIO, FICAREMOS MAIS 100 DIAS, ESSE ANO LETIVO VAI PARA O BELELÉU, JÁ ESTAMOS TODOS CHEIOS DE DÍVIDAS E EMPRÉSTIMOS MESMO, QUE PELO MENOS TENHAMOS O PISO COMO RECOMPENSA. SEM O PISO É GREVE, GREVE, GREVE. Força guerreiros, força Bia, a vitória virá e será motivo de muuuito orgulho!

Anônimo disse...

ANONIMO DISSE

EI BEATRIZ
ESTOU COM VCS
POIS ESTE GOVERNO COM SEUS GRUPO DE FALSO ESTÃO PENSADO QUE OS SERVIDORES DA EDUCAÇÃO SÃO BOBOS
E ACHAM QUE VAMOS ACREDITAR NAS FALSAS PROMESSA
ESPERAMOS QUE O MINISTRO HADDAD TENHA UM POUCO MAIS DE SENSIBILIDADE´E POSSA RESOLVER ESTA SITUAÇÃO.
POIS ESTE GOVERNO Ñ ESTÁ PENSADO EM NOSSO FILHOS, COM CERTEZA ELE Ñ TEM FILHO NA ESCOLA PÚBLICA
POIS NÓS DEMOS ELE CONDIÇÃO PARA ELE MANTER SEUS FILHOS NA ESCOLA PARTICULAR .
QUE COM O SALÁRIO DE PROFESSOR QUE ELE DIZ SER Ñ DARIA PARA MANTE-LOS LÁ
FORÇA PARA ESTA LUTA
E FORA ESTE DITADOR QUE CUSPIU NO PRATO QUE COMU

Anônimo disse...

Caros colegas,

Vamos enviar emails pro gabinete da Presidenta Dilma: info@dilma.com.br
Vamos perturbar encher a caixa de email do gabinete.

Um abraço a todos.
Ana

Rosângela-Cs gerais Mg disse...

Bia não sei se vc viu o JN de hj. Falou pela 1ª vez em nossa greve disse que segundo o sindute 50% dos professores estão em greve e o governo afirma que apenas 10% estão em greve. No final diz que estão abertas 12 000 vagas para designações...será que ele num teve professor de matemática ????rsrsrs
(somos 18000 em todo o estado)

Anônimo disse...

Olá Beatriz, boa noite! Vi vários vídeos seus e você até fala nos ajudantes gerais das escolas, e não fala nos ATB auxiliares de secretária. Sou ATB e nestes últimos 10 anos o nosso salário caiu pela metade e a responsabilidade e o trabalho dobrou. Até a pré-aposentadoria as SREs passaram para nós. Serviços que eram feitos nas SREs em 1994, foram passados para os diretores e vices e acabaram na nossa mão. Nos direitos não seguimos nem a escola e a SRE e nos deveres temos que seguir os dois. Vale alimentação(300,00) das SRE não recebíamos, recesso escolar temos que seguir as SREs e nem sabemos os pontos facultativos direito. Em São Paulo tem direitinho as leis de recessos escolares e dá direito aos auxiliares de secretaria também, claro que fazendo um revezamento para que a escola não fique fechada. Piso, temos direito mas nem a PRM não recebemos. Fazemos na escola desde folha pagamento, contratos de novos servidores, ponto, quadros de escola, toda pasta funcional de todos os servidores, prestação de contas, até simade, educasenso, históricos, transferências, boletins, xerox de provas, leitura do MG, atas, ofícios, atendimento ao público, etc. No nosso plano de carreira tem 3 níveis com ensino médio e eu conclui a graduação e vou ter que esperar 18 anos praticamente para receber por ela. Nestes 4 anos de faculdade(2007 a 2010)fiz empréstimos descontados em folha pelo B.B. e deixei de ser presença para meus filhos, pode isto. Outro absurdo é o abono família que recebo de 0,24 centavos que dos 3 dão 0,75 centavos e não dá para comprar 1/2 litro de leite. Por favor verifique nossa situação. Fiz a inscrição para 1ª promoção por escolaridade em 06/2006 tendo 2 cursos técnicos e vários cursos de aperfeiçoamento profissional e não pude ir para o nível II e para o III em 2.008. Me disseram que só poderia mudar de nível com o superior, então iniciei-o em 2007. Mas pensei, então nossa tabela só tinha II níveis e não IV como estava no plano de carreira, até ajudante geral tinha 3 níveis???
Outra dúvida, o governo diz que o salário menor que ele paga no subsídio para o nível médio é de 1.122,00, mas o nosso inicial é 911,00 para ensino médio e ainda fazemos 30 horas e não 24 como o professor, acho que esta tabela de subsidio dos ATBs(aux.de secretaria) também ficou errada não é mesmo? Era para eu ser ATB II A em 01/2011 pela regra geral(pois efetivei por concurso em 06/11/2002), mas até hoje ficam me enrolando e nem saiu publicado ainda e olha letra A como se eu tivesse entrado no estado hoje, e já tenho no mesmo cargo 5 anos de designada e 9 de efetiva por concurso. Com quase 15 anos no mesmo cargo e com curso superior em pedagogia sou ainda ATB I A e deveria ser por direito ATB IV G. SOCORRO!!!
IMPORTANTÍSSIMO:
OBS: POR FAVOR NÃO PUBLIQUE ESTE COMENTÁRIO NO BLOG POIS É PESSOAL. OBRIGADA E FORÇA NA LUTA PELO PISO SALARIAL. COMO CONFIO EM VOCÊ VOU PASSAR O MEU EMAIL sirleneangelino@hotmail.com

Anônimo disse...

Bia,

O Jornal Nacional noticiou agora a noite que o o governo de MG paga Piso Salarial de R$1.100,00 na carreira e 1.320,00 no subsídio.
TEMOS QUE DESMENTIR, pq assim ele joga a sociedade contra a gente, ele tem feito isso sempre e sentimos dificuldade em pedir apoio à sociedade pq muitos não sabem em quem acreditar.

Anônimo disse...

A Ana Lúcia Gazzola falou agora a noite no Jornal Nacional que não adianta prometer o que não pode cumprir, que MG não tem condições de pagar o Piso.
O que vamos fazer Beatriz?
Eles podem falar que não tem condições e ficar por isso mesmo? E a Lei Federal?
Estou esgotada....

Anônimo disse...

Beatriz, é bom que fique bem claro para os ignorantes que essa greve não é sua e nem tão pouco do sindicato. Vocês são os representantes dos servidores da educação em Minas Gerais e estão exercendo o papel a que se propuseram. Parabéns ao SINDICATO que tem se empenhado para resgatar a dignidade do professor mineiro que vem sendo explorado pelos baixos salários ao longo desses anos.Essa é uma greve justa e legal.Esse subsídio foi criado para acabar com as nossas vantagens e a a nossa carreira. Esse não é o piso salarial estabelecido por LEI e que muitos Estados já pagam aos servidores.Será que somos o Estado mais pobre do Brasil ? Afinal,ser pobre e honesto é uma grande virtude. Que venha a transparência trazendo aquilo que nos é de direito.É uma questão de justiça!!!

Anônimo disse...

GENTE, PRECISAMOS DE MUITA GENTE AMANHÃ NA RECEPÇÃO À PRESIDENTA!!!
Senão, seremos ignorados.
Qual o horário mesmo?

Anônimo disse...

Política remuneratória da Educação está pronta para o Plenário

"o projeto não atende à vontade dos grevistas e vem sendo aprovado nas comissões de forma truculenta"

http://www.almg.gov.br/not/bancodenoticias/Not_862499.asp

Anderson- Pará de Minas disse...

Desta luta de mais de 100 dias vai ficar um aprendizado : a nossa luta não deve ficar concentrada somente nos períodos de greve . É uma luta diária contra esta estrutura de poder montada aqui nas Minas Gerais . A estrutura é formada pela máquina governamental , pela "grande" imprensa ( grande pelo poder econômico ), pelo Ministério Público , pela Justiça , pela Assembleia Legislativa , por prefeitos , vereadores e lideranças políticas regionais .
Se esta estrutura se mantiver , dificilmente teremos vitórias.
Vejam só os exemplos desta greve : resistimos por longo período mesmo sob diversas ameaças ; a direção do sindicato jogou limpo conosco e tem usado todas as armas para alcançarmos a vitória ; temos apoio de grande parte dos pais e de outros setores do funcionalismo público ;temos a nosso favor uma lei federal .Apesar disso tudo , o nosso inimigo , com o auxílio de seus aliados ,vem passando o trator para nos destruir .
Derrotá-los não será tarefa fácil . Temos que nos estruturar melhor . Construir um aparato semelhante ao construído por eles .
Devemos começar dentro das escolas , adotando uma postura mais crítica em relação às políticas e projetos educacionais do governo e derrotando os diretores alinhados com essas políticas , nas próximas eleições escolares .
Em nível municipal , derrotar o grupo político local que apóia este governo nas próximas eleições municipais . Buscar a unidade do funcionalismo público , o apoio dos movimentos sociais e religiosos ; mostrar aos nossos "companheiros" que ser professor não é só ensinar conteúdos , fórmulas , preparar os alunos para o ENEM , é ensinar cidadania , é envolver-se politicamente , é buscar informações para tomar decisões autônomas.
No quadro atual , a briga é muito desigual . De um lado uma robusta máquina passando por cima de tudo e do outro lado, "alguns" bravos guerreiros que sonham com uma Minas mais justa e democrática .
A "máquina" aecista não se contentará em destruir nossa carreira e nosso piso ; ela quer destruir também nossa forma de organização que ameaça suas pretensões , e mostrar aos seus opositores como serão também tratados se manifestarem contrários a seu projeto político pessoal .
Se tenho razão , eu não sei . Mas eu não quero ter razão , eu quero é ser feliz .
Anderson - Pará de Minas

Cris disse...

Bia, a Gazolla falou que no modelo antigo os professores têm 22 gratificações. Por favor, vamos perguntar para ela quais são estes benefícios??

Ela falou também, que tem 12000 habilitados para substituir os grevistas. Por que então os contratados p/ o ensino médio não são habilitados??

Esta mulher está igual a Magda: "Só abre a boca quando tem certeza.."

Ouça a entrevista
http://cbn.globoradio.globo.com/programas/cbn-noite-total/2011/09/15/MG-VAI-CONTRATAR-12-MIL-PROFESSORES-SUBSTITUTOS-POR-CAUSA-DA-GREVE-QUE-COMPLETOU-100-DIAS.htm#.TnMeNgeAFx1.facebook

Você foi muito bem nas entrevistas. Mesmo com os cortes das emissoras...Que Deus continue te iluminando. Vamos vencer!!

Anônimo disse...

Beatriz,

Foi dito ontem na reportagem do Jornal Nacional que o governo oferece um vencimento básico de 1.100,00. Vcs tem que procurar o jornal. 1.100,00 (se fosse verdade) nós poderíamos aceitar.

Professores Espinosa disse...

Bia,
Meu Deus, até quando esse traste de pessoa, de governo vai continuar agindo como está. Ele deve está doente. O cara entra na justiça por intermédio do seu serviçal Aeceu para declarar a nossa greve ilegal. O que lhe é negado por um juiz justo, honesto, defensor da verdade. Mesmo assim ele não se contenta. Corre atrás de outra situação para ver se consegue novamente seu legado "declarar a ilegalidade do direito justo". E ainda propõe que irá contratar mais 12 mil professores. Ele deve está louco, fora da sanidade perfeita e humana. Abra os olhos senhores da justiça. Vocês estão acobertando um louco. Porque não peçam que ele seja internado e afastado do governo por insanidade mental? Pelo menos uma coisa ele reconhece, como foi citado pela servil rede globo que e greve atinge 9% (nove por cento) da categoria. Ora, nesse caso ele reconhece que o movimento está crescendo de forma estrondosa. Pois, até a semana anterior a essa ele dizia que apenas 1,5% (um e meio por cento) estavam em greve. Então, caro governa"DOR" reconheça de vez a sua derrota. Em apenas uma semana, pelos seus cálculos o movimento cresceu 7,5% (sete e meio por cento). Desprezando suas mentiras e enganações, o movimento era de + 50%, agora proporcionalmente, levando em considerando seus cálculos feitos sempre por baixo, essa greve já atinge 75% e, claro, o conhecimento de toda sociedade brasileira.

GILSON disse...

Em greve há mais de 100 dias, ontem depois da nossa assembléia e manifestação mais uma vez vi a Secretária de Educação dizer no MGTV que o piso do MEC é de R$1.187,oo para 40 horas semanais. O que ela não disse é que este valor é válido SOMENTE para quem tem somente o Ensino Médio. Como o governador quer pagar R$712,20 para todos? Concordamos com a proporcionalidade, mas que ela seja aplicada de forma correta: de acordo com o nível de escolaridade e com o tempo de serviço dos trabalhadores em educação e que seja válido para todos os trabalhadores, independente do cargo que ocupam.

Faz Me Rir - Recreação disse...

Será QUE NÃO EXISTE ALGUMA COISA PARA CHAMAR ATENÇÃO DA DILMA....!A agenda de trabalho da presidenta Dilma Rousseff tem início nesta sexta-feira (16/9) com viagem a Belo Horizonte (MG). Na capital mineira, a presidenta visita as obras de revitalização do estádio Governador Magalhães Pinto (Mineirão), localizado na interseção das avenidas Abraão Caram e Antonio Carlos.

Faz Me Rir - Recreação disse...

A agenda de trabalho da presidenta Dilma Rousseff tem início nesta sexta-feira (16/9) com viagem a Belo Horizonte (MG). Na capital mineira, a presidenta visita as obras de revitalização do estádio Governador Magalhães Pinto (Mineirão), localizado na interseção das avenidas Abraão Caram e Antonio Carlos.

Anônimo disse...

Bia,

Proponho que o Sind-UTE organize um "cursinho" para o ENEM na Praça da Liberdade, se possível todos os dias.
-
Acho que seria a resposta perfeita para o discurso demagógico da Secretaria Gazolla que tenta jogar a população contra os professores.

Anônimo disse...

Beatriz, as escolas estão convocando os efetivos e o designados para começar a trabalhar segunda-feira. Ordem da Gazoza, que passou a intimidar as Diretoras.SOCORRO! SOCORRO! SOCORRO!

Thiago disse...

Beatriz, entre nesse link :

http://www.otempo.com.br/supernoticia/noticias/?IdNoticia=62085,SUP&IdCanal=2

O que me diz sobre a ação do MP e do Governo ?

Margareth disse...

"LIBERTAS QUAE SERA TAMEN

Em apoio à greve dos professores da rede pública do Estado de Minas Gerais.
... Obrigada por nos mostrarem que não devemos aceitar a injustiça e a mentira; por nos dizer que não, não devemos aceitar um salário injusto, que desvaloriza o nosso trabalho.
E, principalmente, obrigada por nos ensinar a valorizar a nós mesmos.
ESTUDANTE:
Ana Teresa Araújo Viana, 17 anos.
Publicado no blog: www.deixaaalmarespirar.blogspot.com

Yara Lucia - Ituiutaba disse...

Beatriz, bom dia!
Sentimos ontem por não ter podido atender seu pedido de ficar em BH, mas o pessoal da "bandinha " tem várias atividads paticulares,cada um deles tem que tocar em algum outro lugar, ou dar aulas de música ou outra atividade, pois estando em greve não tem recebido seus salàrio_como todos nós_. Fiquei chateada por não podermos ficar, mas na terça feira estaremos aí novamente. E quem puder ficar em BH na semana da votação do famigerado projeto, irá preparado para isso!IUTIUTABA ESTÁ SEMPRE PRESENTE NA GREVE!

Noemia Fernandes disse...

Parabéns Beatriiz pela grande articuladora que é! E nós professores não podemos nos intimidar. Não retornarei à sala de aula mesmo sabendo que haverá um indigno colega me substituindo... Pobre dele...

Anônimo disse...

Apesar de varias promessas federais, a nossa situaçao so complica, hoje o desembargador declarou a nossa greve ilegal, vamos pedir ao supremo, ministro e presidente para obrigar o governador a cumprir a lei ja, imediatamente.Se for preciso, faremos greve de fome no supremo.

Professora Léscia. disse...

Beatriz,em Porto Firme são três escolas estaduais:escola estadual Imaculada Conceição,Solon Ildefonso e Coronel Amantino apenas 14 estão de greve.Parece que os outros nossos colegas estão satisfeitos com o Anastásia.Veja só como o pensamento deles são pequenos !

Nos 14 vamos continuar lutando pelos nossos direitos. Anastásia que nos aguarde.

Beijos, Léscia.

Anônimo disse...

Por favor
Não insista num piso de R$1.597,00, como na matéria editada no site do Sindutemg de hoje. Só estamos comprovando o que tem noticiado a mídia comprada.

Anônimo disse...

Bia, já não entendo mais nada: primeiro vi que a greve é legal, agora li no site da SEE que é ilegal e que o sindicato teria que pagar multa! Vamos recorrer?

Anônimo disse...

Este projeto de lei que está sendo votado na Almg, se é bom, se é ruim, nào importa o que ele é, pois ele só será aplicado para os servidores do subisidio.

Para os servidores que estão e permanecerão na carreira(não querem fazer voto de pobreza eterna), o que vale é o piso sendo aplicado na carreira vigente.

Anônimo disse...

Manifesto de apoio à greve

Professores de escolas particulares fazem manifesto em apoio à greve na rede pública
Professores de escolas particulares de Minas Gerais fizeram um manifesto em apoio à greve na rede estadual de ensino. "Por acreditar que a luta pela valorização dos professores deve ser abraçada por todos aqueles preocupados com a qualidade da educação, reiteramos nosso apoio à greve da categoria".

No próximo dia 20/9, será realizado um ato público, em Belo Horizonte, em defesa da educação em Minas Gerais, no qual os professores vão reafirmar o apoio ao movimento e entregar o manifesto.

Para aderir ao manifesto de professores da rede privada, basta enviar um email com nome completo para contato@sinprominas.org.br

Anônimo disse...

Parabéns a todos vocês!
o país Precisa de mais gente como vocês guerreiros
professores,a cada dia que passa presenciamos uma classe de polítícos que se sentem donos dos estados, do país!
tem dinheiro sobrando para tudo!(copa do mundo,pagar seus elevadíssimos salários e outras coisinhas mais), mas quando se trata da saúde, educação e segurança pública!nunca tem dinheiro! diga se de passagem que apenas a grande população necessita desses serviços públicos,uma vez que os de cima não utilizam desses serviços públicos.Nós somos massacrados a cada dia por aqueles que governam esse país!
cadê o dinheiro do meu ipva, iptu,e milhares de impostos que se criam a cada dia!!!
temos que acordar, e como vocês professores dizer um não a esses nossos governantes,que deveriam administrarem os nossos impostos ,distribuir e aplicar essas rendas para a sociedade, e não para sucatear a nossa educação, a nossa saúde, a nosso segurança!
isso é só um desabafo,estou cansada de ser assaltada todos os dias por esses que se dizem governantes e representantes do povo!
que DEUS abençõe a todos nós.

Anônimo disse...

Quero só saber o que vai acontecer se este projeto for aprovado?? Este governo é muito pilantra, safado, e está roubando pelo menos 153 mil que optaram em estar na carreira antiga!! vamos todos ao twitter lotar com a rashtag #foraanastasia!!! QUEREMOS O PISO. OU O PISO OU O FIM DESSE GOVERNO ANASTASIA. NÃO VAMOS ACEITAR OUTRA COISA. GREVE ATÉ O PISO!

Anônimo disse...

Meu Deus, até quando esse traste de pessoa, de governo vai continuar agindo como está. Ele deve está doente. O cara entra na justiça por intermédio do seu serviçal Aeceu para declarar a nossa greve ilegal. O que lhe é negado por um juiz justo, honesto, defensor da verdade. Mesmo assim ele não se contenta. Corre atrás de outra situação para ver se consegu novamente seu legado "declarar a ilegalidade do direito justo". E ainda propõe que irá contratar mais 12 mil professores. Ele deve está louco, fora da sanidade perfeita e humana. Abra os olhos senhores da justiça. Voces estão acorbertando um louco, porque não peçam que ele seja internado e afastado do governo por insanidade mental. Pelo menos uma coisa coisa ele reconheceu, como foi citado pela servil rede globo que e greve atinge 9 por cento da categoria. Ora, nesse caso ele reconhece que o movimento está crescendo uma coisa estrondosa, pois, até a semana anterior a essa ele reconhecia que apenas 1 e meio por cento estavam em greve. Então, caro governa"DOR" reconheça de vez a sua derrota. Em apenas uma semana, pelos seus cálculos o movimento cresceu 7,5%. Desprezando suas mentira e enganações, o movimento era de + 50%, agora proporcionalmente levando em considerando seus cálculos por baixo, essa greve já atinge 75%.

Anônimo disse...

A GREVE CONTINUA ATÉ QUE SE FAÇA JUSTIÇA EM MINAS GERAIS , ACABAREMOS COM A DITADURA E OS PAU-MANDADOS DO GOVERNO, NÃO NOS INTIMIDAREMOS E NEM MORREREMOS DE FOME, POIS A JUSTIÇA DIVINA ESTÁ AO NOSSO LADO. A FORÇA DO POVO E A FÉ SÃO INABALÁVEIS.

NÃO NOS SUJEITAREMOS A NADA E NINGUÉM, NUNCA MAIS , DEPOIS DESSES 100 DIAS VOLTAREMOS MAIS CRÍTICOS, NÃO ACEITAREMOS QUE NINGUÉM NOS OPRIMA SEM ANTES OUVIR O QUE TEMOS A DIZER ... E NO MOMENTO O QUE TEMOS A DIZER É QUE A GREVE CONTINUA,,, ESSE É O NOSSO RECADO...

Anônimo disse...

NÃO DIGAMOS QUE TODAS AS PORTAS JÁ ESTÃO FECHADAS QUANDO AINDA HÁ HOMENS QUE PODEM PENSAR......
Dom Oscar Romero

Anônimo disse...

A notícia da ilegalidade era esperada por todos. Mas, é apenas uma liminar e cabe recurso para o julgamento do mérito.

Independentemente disso, a greve continua! Até a nossa vitória.

Um forte abraço, força na luta! Nada mais nos segura, nada mais nos amedronta, NADA NOS FARÁ VOLTAR PARA AS ESCOLAS SEM O PISO. MANDA PRENDER ESSE GOVERNADOR, POIS ELE É PIOR QUE BANDIDO, POIS TEM BANDIDO QUE ROUBA PARA COMER, ESSE BANDIDO ESTÁ ROUBANDO O DIREITO E A DIGNIDADE DE TODA UMA CATEGORIA. ELE QUER ACABAR, DESTRUIR OS PROFESSORES E A EDUCAÇÃO PÚBLICA. COLOCA CAMISA DE FORÇA NESSE HOMEM POIS ELE ESTÁ LOUCO, SÓ PODE ESTAR DOENTE! E A JUSTIÇA É CONVALESCENTE COM UMA ABERRAÇÃO DESSA! PELO AMOR DE DEUS, É GREVE ATÉ O PISO, VENHA A AMEAÇA QUE VIER, NÃO VOLTAREMOS SEM O PISO, AGORA É GUERRAAAAAA!

Mariana disse...

Com muita indignação ouvi a notícia sobre a decisão do juiz em considerar a greve ilegal. Mas sei que isso é apenas uma pequena derrota frente a grande vitória que teremos. Quando o processo chegar nas mãos do STF...esse governo "intransigente"(devolvendo a palavra para quem verdadeiramente convém)será obrigado a pagar o piso.
Força!!!!!!

Anônimo disse...

BASTA DE MENTIRAS! A VERDADE ,A LUZ E O BEM HÃO DE VENCER :EDUCAR É LUTAR PELA JUSTIÇA...CORAGEM !AVANTE

César Pedroso disse...

Na "minha escola" gozado né, temos esse caguete de falar sobre o local que trabalhamos, mas na hora que temos que defender esse local, passamos a ser pessoa desprovida de tudo...inclusive da dignidade de mostrar "os rostos" ...de falar verdades e defendê-las né...
Dedico essas palavras para os educadores que estão trabalhando, mesmo que a nossa CATEGORIA, continua em greve....
GENTE....GENTE.....vai demorar pra cair a ficha.....

Anônimo disse...

È muito fácil ficar atraz da mesa da sua casa ou da escola pedindo para o sindute ir em busca de cumprimento de leis , difícil é entender porque vcs não tira a bunda do lugar e vem pra luta passar o que muitos estam a passar, vcs não são melhores do que ninguém, alias são até piores , espera sempre p/ outros.ATE PARECE COISA DO DIABO, MAIS DEUS PROVE MUITO PARA O SEU FUTURO , BASTA VC QUERER. JUNTE SE A NOS PARA FOTALECER , NÃO É POSSIVEL QUE PODE VER PROFESSORES ENTREGANDO O PRÓPRIO CORPO E ALMA P/ LIMPA O SEU E VCS AI PARADOS COMO MUMEAS E COBRANDO O QUE POR ELE NÃO FAZEM JUS.iSSO É COISA DE GENTE OPORTUNISTA, NAÕ ADIANTA REZAR POIS DEUS PROVER AOS QUE VÃO A LUTA. CORAGEM MEU POVO ISSO NÃO É UM APELO É A REALIDADE.ATÉ QUOANDO VAÕ ESPERAR PELOS ELOGIOS DO GOVERNO SE NEM LUTA PELOS SEUS ALUNOS ISSO NÃO É MÉRITO NAÕ É PESSOAS DESPROVIDO DE CONHECIMENTO E CONDUTA.QUANTO AO CONCURSO A UNICA COISA QUE VCS DEVEM FAZER É BOICOTA NAÕ FAZAM ISCRIÇÃO AI ENTAÕ NAÕ TERÁ CONCURSO .E A GREVE CONTINUA ESPERO POR VC QUE ESTA AI ESPERANDO E SO COBRANDO.GREVE......GREVE......GREVE.........

Anônimo disse...

È muito fácil ficar atraz da mesa da sua casa ou da escola pedindo para o sindute ir em busca de cumprimento de leis , difícil é entender porque vcs não tira a bunda do lugar e vem pra luta passar o que muitos estam a passar, vcs não são melhores do que ninguém, alias são até piores , espera sempre p/ outros.ATE PARECE COISA DO DIABO, MAIS DEUS PROVE MUITO PARA O SEU FUTURO , BASTA VC QUERER. JUNTE SE A NOS PARA FOTALECER , NÃO É POSSIVEL QUE PODE VER PROFESSORES ENTREGANDO O PRÓPRIO CORPO E ALMA P/ LIMPA O SEU E VCS AI PARADOS COMO MUMEAS E COBRANDO O QUE POR ELE NÃO FAZEM JUS.iSSO É COISA DE GENTE OPORTUNISTA, NAÕ ADIANTA REZAR POIS DEUS PROVER AOS QUE VÃO A LUTA. CORAGEM MEU POVO ISSO NÃO É UM APELO É A REALIDADE.ATÉ QUOANDO VAÕ ESPERAR PELOS ELOGIOS DO GOVERNO SE NEM LUTA PELOS SEUS ALUNOS ISSO NÃO É MÉRITO NAÕ É PESSOAS DESPROVIDO DE CONHECIMENTO E CONDUTA.QUANTO AO CONCURSO A UNICA COISA QUE VCS DEVEM FAZER É BOICOTA NAÕ FAZAM ISCRIÇÃO AI ENTAÕ NAÕ TERÁ CONCURSO .E A GREVE CONTINUA ESPERO POR VC QUE ESTA AI ESPERANDO E SO COBRANDO.GREVE......GREVE......GREVE.........

fora tucanos disse...

Esse ANASTASIA ta me dando nos nervos
E esse ministro cadê?
E a DIlma?
É pelo visto a educação esta em ultima classificação para todos.
Mas se eles não ligam, nós que vamos?
Então fica pro ano que vem, feliz Natal e um próspero ano novo, ao governo ao ministro e a presidente.

saozinha souza disse...

Beatriz eu entendo oque vcs professores estão revindicando, mas eu gostaria muito que me respondesse como fica nossas crianças e adolescentes?? entre em contato comigo pelo meu orkut saozinhasouza1@hotmail.com