sexta-feira, 16 de setembro de 2011

A GREVE CONTINUA

Desde as 6 horas da manhã de hoje, vários trabalhadores em educação da rede estadual em greve se acorrentaram em frente ao Palácio da Liberdade.
A categoria realizou protestos durante todo o dia com grande cobertura da imprensa.
As 19:30, após conquistar a reabertura das negociações com uma reunião com o líder do Governo na Assembleia Legislativa, Deputado Luis Humberto, para o dia 20/09, às 9:30, os trabalhadores acorrentados sairam da Praça aplaudidos pela população e pela categoria.
A categoria realiza, neste momento, ato na Praça da Liberdade, onde o Governador Antônio Anastasia pretende inaugurar o "relógio da Copa".
Não podemos desistir desta luta.
Não podemos desitir do Piso Salarial.
Não serão o Ministério Público e o Tribunal de Justiça que definirão os rumos do nosso movimento.Esta greve é legal pois lutamos por uma lei federal.
A greve continua.
Postado às 19:40.

40 comentários:

Anônimo disse...

KKKKKk o Tribunal de justça mais anastasia mais gazzola nunca me faram voltar para a sala de aula, quero qie fiquem sabendo que prefiro a morte a voltar por essas mediocres imposicoes,não volto não volto não volto, e de suma importancia lembrar que sem salario e sendo humilhados como estamos sendo,é bom ter cuidado qualquer hora poderemos surtar ai nas assembleias

Evaldo José de Souza disse...

Beatriz, Acabei de chegar em casa, depois de "militar" o dia todo, desde as 7:00 da manhã. Hoje foi um dia Especial, conseguimos sensibilizar os candidatos à designações, em todas as escolas de Monte Carmelo. Mais de 90% das vagas não foram preenchidas. Foi uma luta árdua, porque ontem estávamos ai em BH e viajamos a noite toda. Mas compensou! e a notícia, esperada, da ilegalidade da greve, não mudou em nada o ânimo dos bravos combatentes de nossa Cidade. É difícil descrever, só com palavras, o ideal de justiça e de luta de cada um daqueles professores que nos apoiaram aqui no dia de Hoje.Mas aproveito o espaço, para agradecer de coração cada um desses professores, que estão em greve há 101 e sem 1 realzinho no bolso. Mas a Luta continua, porque, como diz a Professora Lucilene, " não podemos deixar o sonho de uma educação de qualidade morrer!"
Evaldo José de Souza.
Núcleo combatente, de Monte Carmelo.

Pietro disse...

Cara Beatriz.
Nós nao podemos retroceder neste momento. A manutenção da greve e vital. Sugiro que voce acione as regionais do sindicato em todo o estado para criarmos o dia "D", neste dia todo o estado deve paralizar suas atividades, é agora ou nunca! Existem muitas lideranças no interior esperando um chamamento pois estao se sentindo isoladas.

Pietro disse...

Cara Beatriz.
Nós nao podemos retroceder neste momento. A manutenção da greve e vital. Sugiro que voce acione as regionais do sindicato em todo o estado para criarmos o dia "D", neste dia todo o estado deve paralizar suas atividades, é agora ou nunca! Existem muitas lideranças no interior esperando um chamamento pois estao se sentindo isoladas.

Anônimo disse...

Está difícil, mas não podemos retroceder. O movimento é por uma causa justa: valorização da educação em Minas. Eu não volto a trabalhar na segunda, na terça... Força colegas!!!
Uberlândia na greve.

prof.jb mutum disse...

Hoje,ao chegar em casa deparei-me com uma copia da fatídica e quivocada liminar que tornou a greve ilegal.O mais curioso é que foi entregue em mãos pela diretora da escola que trabalho,uma vez que nunca veio em minha casa trazer documentos.
Lastimo a rapidez com que os lacaios servem seus patrões:parecem que são os "merdeiros "do império que estão de volta travestidos de autoridade!
Tenho forças suficiente para continuar na greve e posso afirmar que todos os e as grevistas de Mutum não se intimidaram,pelo contrário é visível a indignação.
Estamos juntos até quando for possél,não para nós apenas,mas para toda a categoria que sofre e não arreda o pé.
O que aconteceu já era previsto,apenas reforça negativamente a fraquesa que algumas pessoas tem, independente do cargo ou função que ocuparem,serão sempre espíritos pobres e submissos.
Abraços,prof.JB Mutum

Rui Gonçalves disse...

Olá, Beatriz e companheiros!!
Quanto mais injustiças sofremos mais forças encontramos para continuar lutando. Força na luta e até a vitória. A greve continua!


"Os poderosos podem matar uma, duas ou três rosas, mas jamais conseguirão deter a primavera inteira".

Che Guevara

Rui Gonçalves disse...

Olá, Beatriz e companheiros!!
Quanto mais injustiças sofremos mais forças encontramos para continuar lutando. Força na luta e até a vitória. A greve continua!


"Os poderosos podem matar uma, duas ou três rosas, mas jamais conseguirão deter a primavera inteira".

Che Guevara

Anônimo disse...

Meu Deus, que Minas é essa? Como é desolador, desgastante lutar por um direito legal. Lutar por um cumprimento da lei. Sinto na pele o que é ser menosprezado, humilhado, injustiçado...tudo o que ensino aos meus alunos sobre cidadania tá indo água abaixo. To na greve, acredito ser ela um, meio democrático ou o único meio para se alcançar um objetivo, acredito em vc Beatriz em sua força, inteligência, capacidade e em muitos dos meus colegas. To precisando renovar minha fé no "homem", na sociedade que se faz de burra assistindo apática o sofrimento dos professores. Hoje estou do outro lado, o lado dos marginalizados, sentindo na pele o desleixo da justiça, o pouco caso de alguns representantes eleitos pelo povo para que governasse para e junto ao povo. Como é triste ver colegas em sala de aula deixando acontecer, calados e omissos ajudando fortalecer o mal por egoísmo, covardia ou comodismo...Tenho que acalmar meu coração e a minha mente...

Elisângela disse...

Beatriz estamos com vc , interiores de minas assiste tudo , sindicato por favor venha nos visitar, a minha cidade é aqui Barão de Cocais, não vamos aceitar este ditador ditar as regras temos que fazer justiça chega de bandidos , covardes , vamos mobilizar os interiores de minas gerais como disse Pietro vamos fazer o dia D no estado vamos mostrar para essa corja de pessoas desumanas que chega de ditadura abaixo Anastasia !!!!!.

Elisângela disse...

Beatriz estou fazendo a minha parte estou pedindo aos professores que depositem dinheiro na conta do sindicato para ajudar os colegas que estão sem salário temos que nos unir ,vamos mobilizar escolas que ainda não pararam ou estão parcialmente paradas queremos o fim das aulas em minas até que se faça justiça, tem que ser agora , "A GREVE TEM QUE CONTINUAR ATÉ QUE A JUSTIÇA SEJA FEITA " Se isto não acontecer acontecerá o enterro da educação. Autor da tragédia : Anastasia .

Elisângela disse...

Beatriz proponho no caso de contratação dos professores para ocuparem os lugares dos grevistas que façamos uma vigilância na porta das escolas não deixando professores entrarem nas escolas , como fizeram os trabalhadores da Vale Do Rio Doce em greve no Município de Itabira a uns 10 anos atrás , temos que parar tudo a revolução vai acontecer , devemos honrar nossa profissão é a nossa missão.

Anônimo disse...

Parabéns pela sua garra! Está conduzindo esse movimento com muita coragem e determinação! A greve continua até o piso! Deus esteja conosco!

Maria Helena - Ipatinga

Anônimo disse...

Beatriz,

O deputado Elismar Prado esteve em Uberlândia na nossa Assembleia (16/09)e nos trouxe muitas esperanças na conquista do nosso abençoado piso, estimulando-nos a todos para que continuemos firmes no movimento, pois não podemos deixar que destruam a Educação em Minas.

Aqui só voltamos à escola com o nosso piso salarial. Vamos fortalecer ainda mais o nosso movimento, vamos conscientizar ainda mais os nossos colegas que ainda insistem em dar aula para aderir ao movimento e vamos fazer fundo de greve para ajudar os nossos colegas em dificuldade.

Abraços! Até nossa vitória

Um grevista de Uberlândia

Professora, com muito ORGULHO E MUITO AMOR disse...

BIA, VAMOS TODOS DE BLUSA PRETA NA PRÓXIMA ASSEMBLEIA. ACHO QUE VAI FICAR LINDO E AO MESMO TEMPO TRISTE ,É CLARO!!ESTE TIPO DE INDUMENTÁRIA PADRONIZADA CHAMA MAIS ATENÇAO DA POPULAÇAO, AINDA MAIS SE TIVERMOS QUE SAIR PELAS RUAS DA CAPITAL.SABEMOS QUE A EDUCAÇAO EM MINAS GERAIS SE ENCONTRA EM LUTO.APAGÃO TOTAL NA EDUCAÇAO. DÓI TANTO TER QUE FALAR ISTO, MAS INFELIZMENTE A REALIDADE NAO É OUTRA. NAO TENHO MAIS PALAVRAS NUM MOMENTO DE TANTA HUMILHAÇAO QUE ORA VIVEMOS EM MINAS GERAIS.POR FAVOR DIVULGUE MINHA IDEIA PRAS SUBSEDES.
ATÉ DIA 20 DE SETEMBRO NA PRAÇA DA ASSEMBLEIA, TODOS DE BLUSA PRETA. QUE DEUS CONTINUE SEMPRE COM VOCÊ E RENOVANDO A CADA DIA SUAS ENERGIAS.BJ SINDICAIS

Yara Lucia - Ituiutaba disse...

A justiça é uma instituição criada pelo ser humano social. eu disse PELO e não disse ACIMA. Se a justiça de minas gerais não faz seu paepl de proteger a sociedade de ações abitrárias que contrariam uma lei FEDERAL, então é necessário que a JUSTIÇA FEDERAL faça uma intervenção aqui para investigar a forma como são tratados esses processos.A justiça de Minas está CONIVENTE COM O ATO CRIMINOSO do governo!!!!!Isso é o bastante para uma intervenção federal!!!!
Espero que o Tribunal Superior de Justiça enxergue isso e tome atitudes drásticas! Se todo cidadão deve cumprir leis, então a entidade que organiza o estado deve cumprir também e SER PUNIDA quando não a cumpre!!!!

Anônimo disse...

Fomos para a Praça da Liberdade e levamos o nosso relógio da greve,o calendário dos 101 dias do movimento em Minas Gerais .Fomos e lutamos literalmente,enfrentamos a tropa de choque, com spray de pimenta,balas de borracha,bombas de efeito moral,cavalaria e cães.Pensei que entrei no relógio do tempo ,e havia caído na década de 70, e vi o mesmo filme da repressão acontecer.Nós gritamos as nossas palavras de ordem,vaiamos,apitamos, balançamos as bandeiras do Sind-UTE, panfletamos,e demos o nosso recado às redes de TV.Vamos ver se vão postar a Praça da Liberdade encarcerada, o povo reprimido e a educação retaliada.

Anônimo disse...

Bia, acabamos de chegar em casa às 2h da manhã.trataram a gente como se fôssemos "cachorros":enfrentamos spray de pimenta, muita bomba de gás, batalhão de choque, cães perigosíssimos ( nem a policia tava conseguindo segurá-los de tão grandes). a praça da liberdade parecia um campo de guerra, mas eu estava disposta a morrer junto com as companheiras, mas jamais peRder a minha dignidade.NÃO SOMOS MARGINAIS... SOMOS PROFISSIONAIS...

Paula disse...

o SINDIUTE vai recorrer da liminar. Se o recurso for vencido e se só nos resta voltar a sala de aula. Voltaremos.

Voltar às salas de aula,não significa DAR AULAS. Se o Governo insistir em manter sua posição de intransigência, que os professores adotem a GREVE BRANCA.

Voltaremos às escolas, para as salas de aula e cumpriremos nossos horários ministrando atividades lúdicas e de entretenimento aos alunos tais como: Deixá-los ouvir MP4, jogar baralho, fazer resumos das matérias já ministradas antes da greve....etc, ou seja, se a escola e os professores tem a única função de TOMAR CONTA DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES e servir a MERENDA no horário certo, vamos fazer o que o governo quer: que a escola seja um mero depósito de jovens. E não vamos dar OS NÚMEROS que eles tanto querem no ENEM.

Anônimo disse...

Beatriz,
parabéns por toda a sua trajetória neste sindicato. Vamos vencer esta luta, estamos cada vez mais fortes.
Abraços,
Maria Inês.

Anônimo disse...

Beatriz
Alguns diretores estão agora precionando os professores pois se a greve foi julgada ilegal(segundo os diretores) terão seus cargos isonerados por se tratar de faltas consecutivas.O que mais a gente pode esperar de um governo tão SUJO?
ANONIMO

Anônimo disse...

Não aguento mais ouvir as notas de esclarecimentos do governador na TV sobre o fim da greve. Gostaria que o sindicato tb lançasse nota pra esclarecer à comunidade o que está ocorrendo. O governo está tentando desmoralizar o sindicato. Mas, sou sindicalista, grevista e não retorno enquanto não tiver a garantia do piso salarial. Força!!! A greve CONTINUA. Fiquem com Deus.

Rosy disse...

Beatriz, faço minhas as palavras abaixo:

"Estou em greve e até ontem eu venho lutando pela aplicação do piso definido pelo MEC, de 1.187,00, proporcional, ou seja, aplicando o valor de 712,00 por 24 para nível médio sobre o plano de carreira instituído em 2004. Mas no site do Sind-UTE há artigos defendendo a luta pelo piso de 1.597,00 para 24 horas? Prestem atenção ao que escrevem aí, porque os professores estão sofrendo muito na frente de batalha para que vocês escrevam qualquer coisa e dêem munição para o governo."

Cláudia Zanin disse...

Beatriz, São Sebastião do Paraíso entrou na greve dia 15/09. Por enquanto somos apenas 17 servidores de uma única escola, o Benedito F. Calafiori. Estamos tentando mobilizar os colegas e não desistiremos deles, afinal essa luta é de todos nós! Obrigada pela força à frente de um sindicato que veio para ensinar a uma categoria o que é consciência de classe e exercício da cidadania. Sua liderança é nossa força!

Anônimo disse...

É deprimente o desrespeito com os professores, tanto por parte do governo, quanto por parte do ministério público. Será que não entendem que a criação do subsídio foi uma estratégia maquiavelica do governo para não cumprir a Lei do Piso. Não temos nada contra o subsído, mas o subsídio só poderia ter sido criado depois que o governo já estivesse pagando o piso salarial, sem somar a ele os benefícios, ou seja, piso salarail de R$1.187 (no mínimo) mais beneficios, seria igual a subsídio!!!

Anônimo disse...

As melhoria propostas pelo governo para o subsído é um absurdo! Tabela de reposicionamento por dada 3 anos de serviço??? Que absurdo a Lei 15293/04 (Lei do Plano de Carreira) prevê progressão na carreira a cada 2 anos!! e não a cada 3 anos!! E a tabela ainda prevê até 42 de serviço!! Quem trabalha todos esses anos, essa carreira é impossível de cumprir! É um absurdo!Isso o Ministério Público não vê!!!
E a primeira promoção por escolaridade, só acontece depois de 8 anos, e as demais, só depois de 5. Esse governo quer professores desqualificados, sem a mínima formação para exercer a profissão...

Paulo Henrique S Fonseca disse...

Olá Bia. Ontem foi mais um dia de truculência por parte do governo estadual,ao reprimir a livre manifestação durante o evento do relógio da Copa, contudo vitorioso para os Trabalhadores da Educação Mineira. A disposição de luta dos Educadores trouxe a cena diversas personalidades e ontem foi a Presidenta Dilma a se posicionar pelo diálogo em Minas. Em função da permanente e incessante defesa do Piso Nacional pelos Educadores e da sensibilização da sociedade alcançada através de nossa movimentação nesses 102 dias em greve, o líder do governo irá nos receber nesta terça com o compromisso de que o projeto não será votada neste mesmo dia e com a tarefa de proporcionar-nos a abertura da negociação com o governo. Mais um dia, mais uma vitoria, a Greve é justa, rumo ao Piso Salarial Profissional Nacional.

Anônimo disse...

Essa multa deveria ser cobrada do Governo, que não cumpre a Lei do Piso, utiliza de estratégia fraudulenta (subsídio) para enganar o povo.
Reivindicação geral no dia 26 de setembro!! Nínguém aplica as avaliações do PROALFA.

Zélia Maria disse...

Zélia Maria


Prezada
Beatriz
Guerreira,companheira...vc nos enche de orgulho!Precisamos tomar medidas judiciais, urgente,mas na esfera federal, contra esse ditador tirano,porque o que ele quer mesmo é desmoralizar o nosso Sindicato.Já está sendo veiculada na grande mídia,o desgoverno Anastasia,fazendo uma comparação entre o modelo do subsídio e o antigo, de uma forma descarada, com o único propósito de enganar o servidor e toda a sociedade.O anúncio deixa claro que ele usa de má fé para enganar o servidor.Ele devia ser processado por isso.Já liguei para toda a imprensa denunciando a mentira mais es cabrosa desse nojento Kadaffiasia!

vanderléia disse...

A GREVE CONTINUA ,SÓ VOLTO PARA A ESCOLA QUANDO O PISO FOR PAGO.NÃO VAMOS RETROCEDER,NÃO DEVEMOS PERMITIR ESSAS IMPOSIÇÕES DESSE GOVERNO NEONAZISTA.

Anônimo disse...

A greve é ilegal? Peraí... inverteram tudo! Ilegal não é o governador não cumprir leis? Acho que o MP não conseguiu entender... será que teremos que desenhar? Oh dó... é greve até o piso... venham quente, pois nós estamos fervendo. Sem piso, É GRVEEEEEEEEEEEEEEE!!!!!!!!!

Escola Criativa disse...

BIA
Algumas colegas aqui de Sete Lagoas estão recebendo dispensa via e-mail, através das diretoras das escolas. O texto enviado não tem assinatura porém vem em nome da SEE e 36ªSRE.A pressão aqui está forte, mas continuamos na luta.Ainda nao recebi, mas mesmo que receba não volto para a sala de aula.Ainda mais depois daquele absurdo que sofremos na Pça da Liberdade na sexta-feira.Estamos apenas em 2 professoras em greve na escola que leciono, no turno vespertino, mas continuamos firmes na luta!!!! Um abraço.

angela ribeiro disse...

RECEBI POR E-MAIL DA DIRETORA DA MINHA ESCOLA.
OBS: PRECISO DE UM ENDEREÇO ELETRONICO PRA POSTAR O E-MAIL NA INTEGRA.
Sábado, 17 de Setembro de 2011 20:38
Prezados Diretores,

Segue em anexo a decisão do Ministério Público do Estado de Minas Gerais que determinou "a imediata suspensão do movimento grevista... com o imediato retorno dos grevistas às suas atividades laborais".

Atenciosamente,

Maria Angela de Carvalho Guimarães
Diretora da SRE - Sete Lagoas

Anônimo disse...

Publicada no DOU de 29/5/2009, Seção 1, p. 41 e 42.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
CÂMARA DE EDUCAÇÃO BÁSICA
RESOLUÇÃO Nº 2, DE 28 DE MAIO DE 2009

Este documento se ainda tiver valendo pode ser um bom material para o jurídico usar na luta pela implantação do piso observando-se o respeito à carreira. Ele diz que:
V - progressão salarial na carreira, por incentivos que contemplem titulação,
experiência, desempenho, atualização e aperfeiçoamento profissional;

Professor... disse...

A decisão da categoria em continuar a greve, mostra-nos a coragem e vontade de tão poucos em prol de toda uma categoria. Precisou-se mobilizar efetivamente para obter seus direitos... Precisou-se clamar por um direito já adquirido e legítimo... ainda assim, por simples capricho dos diregentes da Educação que não se motivam a nos remunerar seja o mínimo que merecemos. Sabíamos que esta insatisfação vai continuar acontecer e talvez permanecer... estou revoltado e desmoralizado por não estar parados também. Só paramos tres dias e reconheço que infelizmente se a classe toda se mobilizasse a força seria bem maior, parabéns corajosos, parabéns representantes do Sindicato eu estou envergonhado de não estar mais parado! desculpe-me.

César Pedroso disse...

Sou eu de novo...
Bia, tava pensando, a gente não podia fazer um documento(legal) pra ser colocado na rede através dos associados do sindicato, pra conseguir assinaturas, sei lá, pelo menos pra reforçar as ações jurídicas, ou até como forma de ação jurídica direta, não sei, mas acho que em 24 horas conseguiríamos milhares e milhares de assinaturas, sei lá. Converse com o pessoal do jurídico, deve ter uma forma"Documento Legal",logicamente que vai ser aceito nos "tramites", abra-aços!!!

César Pedroso disse...

Todos vamos lá na A.L.M.G., BORA LÁ!!! ocupar....ocupar....ocupar....bora lá...ocupar....

César Pedroso disse...

começa aqui na A.L.M.G., próximo passo o Ministério da Educação, o próximo o Congresso Nacional e ai vai gente...não podemos gritar asfixiado daqui do interior do cerco das montanhas...temos que começar ocupar espaços em Brasília....bora la gente....bora lá.....

Anônimo disse...

É RUIM QUE VAMOS DESISTIR HEIN? SEM O PISO É GREVE, GREVE, GREVE... NA ASSEMBLÉIA DO DIA 20,SEM O PISO: GREVE, GREVE, GREVE!!!

Anônimo disse...

Bia gostaríamos de parabenizá-la e toda a equipe do sind ute mg pelo trabalho feito junto aos professores.Somos da pequena cidade de Rio Manso pertinho de BH.Cidade pequena mas que vem lutando bravamente.E saiba Bia onde voce estiver nós estaremos com você.