domingo, 10 de julho de 2011

Deputado desrespeita categoria em greve

“Pela imunidade parlamentar, acho que até posso dizer, diante do que assisti aqui, que alguns membros não estavam apenas irados, havia alguma substância. Digo isso pelo desequilíbrio que vi em alguns que estavam aqui, acredito que estavam sob a ação de algo que não seja absolutamente natural do ser humano.” (Notas taquigráficas da Audiência Pública).
Deputado Zé Maia (PSDB-MG)

Os trabalhadores em educação da rede estadual de Minas Gerais estão em greve desde o dia 08 de junho pelo cumprimento da Lei Federal 11.738/08 que estipulou o Piso Salarial Profissional Nacional já declarado constitucional pelo Supremo Tribunal Federal. No dia 29 de junho, a categoria participou da reunião da Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária da Assembléia Legislativa de Minas Gerais, visando pressionar o governo e sua base aliada. Nesta reunião seria realizada Audiência Pública para discutir a dívida do Estado de Minas com a União e a categoria queria discutir a dívida do Governo de Minas com a categoria e com uma educação de qualidade.
O deputado Zé Maia (PSDB) é o presidente da comissão e presidia a reunião. Após várias provocações e ataques aos professores, desrespeitou ainda mais a categoria com a afirmação transcrita acima e que consta das notas taquigráficas da ALMG e, portanto, são oficiais, comprováveis. Para ele, a forma como servidores públicos protestavam naquela reunião só poderia se justificar pela ingestão de alguma “substância” que fosse “não natural do ser humano”.
Trata-se de uma acusação gravíssima, oficialmente registrada, de um deputado estadual dirigida à categoria como forma de desqualificação e desmoralização.
Entre um insulto e outro ele dizia que educadores e educadoras estavam “desequilibrados” e “despreparados”; que deveriam ser “trocados”, insinuando que isso seria uma condição para que houvesse negociação.
É lamentável que um deputado estadual se agarre a imunidade parlamentar e se ache no direito de usar o seu mandato para tal comportamento.
Ele deveria ficar mais atento ao que o seu partido tem feito com a educação mineira: em 2009 investiu 20,15% em educação enquanto a Constituição Federal determina o percentual mínimo de 25%, faltam 1 milhão e meio de vagas na educação básica, a privatização do ensino médio profissionalizante, pagamento de vencimento básico de R$369,00 a um professor mineiro. É esta a dívida do Governo de Minas desde Aécio Neves que o Deputado, com os insultos, tentou nos calar durante a Audiência Pública.
Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE MG)

Confira:

http://www.viomundo.com.br/denuncias/deputado-mineiro-atribui-protesto-de-professores-em-greve-a-ingestao-de-alguma-substancia.html



33 comentários:

Anônimo disse...

Não é possível fazer nada contra este deputado?
Educadora Mineira

ANGELICA disse...

BEATRIZ E DEMAIS COLEGAS. A UNICA SUBSTANCIA QUE TEMOS INGERIDO ULTIMAMENTE ALEM DO PO DE GIZ E A FALTA DE CONSIDERAÇAO E DE VERGONHA NA CARA DESSE POVO QUE E ELEITO PARA LUTAR PELO POVO MAS QUE SO PENSA EM SEU PROPRIO BEM. INDIGNAÇAO, REVOLTA, TRISTEZA, FALTA DE MOTIVAÇAO, ESSAS SIM SAO SUBSTANCIA QUE JA SE ENCONTRARAM IMPREGNADAS EM NOS, AINDA MAIS QUANDO VEMOS PESSOAS TAO DESPREPARADAS, ASSUMINDO DETERMINADOS CARGOS COMO O DO SENHOR ACIMA CITADO, DA SECRETARIA DO GOVERNO E SUA CUPULA......

MARCOSPACHECAO disse...

BOA NOITE BIA, ESSES DEPUTADOS DO PSDB SÃO ASSIM MESMO, DOIS MESES ATRAS O SECRETARIO DE DEFESA SOCIAL CHAMOU OS POLICIAIS DE BANDIDOS FARDADOS POR CAUSA DO EPISÓDIO DO AGLOMERADO DA SERRA, INFELIZMENTE SÃO DESPREPARADOS PARA ESTES CARGOS. NA ASSEMBLEIA DO DIA 13 PODEREMOS FAZER UMA NOTA DE REPUDIO PARA ESTE ZÉ MAIA. MARCOS PACHECAO POUSO ALEGRE.

BARRETO disse...

A sabedoria popular diz :a flor exala perfume; o pântano, odor. A maioria parlamentar mineira cedeu ao governador a sua principal e única função que é legislar. Aceitar as leis delegadas pode nos levar às seguintes hipóteses : preguiça para o trabalho, ou, falta de compromisso para com o mandato. O que podemos esperar desse tipo de parlamentar(sem autonomia). ? Muitas baixaria virão. É lastimável assistir a TV ASSEMBLÉIA - os deputados pão-de-queijo apontam somente os erros federais - dá-se a impressão que são deputados federais. Infelizmente, o povo dorme, não se interessam. O povo somente vota, vota, e bota, bota essas espécies de deputados para representá-los.
EM MINAS não há problema - que isso sô - não HÁ LIBERDADE - a impressa está amordaça - CONTINUE FIRME BEATRIZ -

Anônimo disse...

Oi Beatriz,
eu estava lá nesse dia, o então Senhor aí mencionado deve ter ficado pasmo conosco porque ele deve ter pensado ou acha que professor é uma classe de idiotas... Não sabendo ele que se quisermos poderíamos mudar uma nação... Ele como outros são "capachos" de Anastásia falam o que querem... Mas estamos sim muito mudados, brigando por aquilo que é nosso direito e como resposta para esse deputado ai "capacho" de Anastásia lhe digo, estamos de olho nos Senhores e sua "trapaças" na ALMG, as urnas podem mudar, dizer muitas coisas e elas estão começando a falar em muitas cidades e eleições por aí, então fique esperto e silêncio: fale menos e trabalhe mais em favor do povo, e para de puxar saco de Anastásia/Aécio-" mesmas porcarias"- não trate ninguém com desrespeito, estamos reivindicando o que é nosso, Minas avança?? Fora esse império de Aécio... Fora Anastásia....

Anônimo disse...

,Beatriz, esses deputados factóides, gostei dessa palavra, muito bem empregada para eles, barrigas de uísques importados, não aguentam conversar sem que tenham na cabeça um "objetivo".Eles não conhecem a palavra e nem o conteúdo da CONSTITUIÇÃO, ALIÁS FAZEM DE CONTA QUE NÃO SABEM,portanto, devemos pedir oIMPEACHMENT de todos eles. Eles agem na calada da noite e nós somos altivos, nobres, lutamos à luz do dia, não temos nada a esconder. Eles, governo do estado, não estão aguentando, porque a claridade os cega.Eles são os sanguessugas, os vampiros do povo.Este deputado tinha que ser sabatinado, se não aguenta sai fora, vai ganhar 1 salário para ver o que é bom para sua saúde e etc.PAGUE-NOS PISO,GOVERNADOR FORA DA LEI.Podemos declarar QUE MINAS ESTÁ ACORDANDO, vendo todos os dias o QUE O GOVERNADOR E SEUS SUBORDINADOS NÃO FAZEM. FORA COM ELES. O governo anterior e o atual junto com seus deputados que paguem as dívidas que eles fizeram, porque a minha eu pago todos os meses,IMPOSTO RETIDO NA FONTE.QUERO Q DESCONTEM TAMBÉM DOS SENHORES DEPUTADOS.LIBERDADE, LIBERDADE ABRE AS ASAS SOBRE NÓS, NAS LUTAS E NAS TEMPESTADES...JUNTOS SOMOS MAIS.LUTAR PARA GANHAR.LUTEMOS!

Anônimo disse...

Este deputado deve ser um conhecedor nato desta substância, para afirmar com tanta certeza uma asneira desta. Não sei como a sociedade elege uma pessoa tão incapacitada para um cargo que deveria ser de pessoas com capacidade políticas e conhecedoras de sua tarefa que se chama diplomacia.

Anônimo disse...

Beatriz, estamos falando pouco da carga horária, que atualmente é 24 horas semanais sendo 18 horas aulas com aluno e 6hora aula fora da sala sendo 4 horas em casa e 2horas na escola. Conforme lei do piso a carga horaria do cargo de 24 horas passsa a ser 16 horas aulas com aluno e 8 fora da sala. gostaria que fosse feita essa observação nas negociações com governo e judiciário. Abraços Idinei de Ipatinga.

Anônimo disse...

(...)
Esse tal de Zé Maia, pelo contato com aquele outro, deveria muito bem saber o que é estar sob efeito de substância estranha ao comportamento normal humano (...). Ele queria o quê? - Que os professores e as professoras perdessem a oportunidade de gritar aoa quatro ventos os desmandos do (des) governador de Minas?!
Ai que veneno!!!

Fui.

Leonardo Ornellas disse...

Vejam estas notícias veiculadas ontem no Hoje em Dia:

Pagamento de grevistas está suspenso até volta às aulas
http://www.hojeemdia.com.br/cmlink/hoje-em-dia/minas/pagamento-de-grevistas-esta-suspenso-ate-volta-as-aulas-1.307421

Jogo duro entre professor e Governo deixa acordo distante
http://www.hojeemdia.com.br/cmlink/hoje-em-dia/minas/jogo-duro-entre-professor-e-governo-deixa-acordo-distante-1.307414

gestar ll disse...

Eu assisti, fiquei indignada após ouvir de um parlamentar, se dirigir aos profissionais da educação daquela forma. acho que para ele não faltou escola, faltou berço, porque na escola não se educa mas aproveita da educação recebida antes de se ingressar na escola. Selma, professora de
Mutum-Mg.

selma disse...

Eu assisti, fiquei indignada após ouvir de um parlamentar, se dirigir aos profissionais da educação daquela forma. acho que para ele não faltou escola, faltou berço, porque na escola não se educa mas aproveita da educação recebida antes de se ingressar na escola. Selma, professora de
Mutum-Mg.

Anônimo disse...

Infelizmente é o tipo de gente que nos representa.
Tais pessoas utilizam de seus cargos e prerogativas para poder difamar pessoas honestas e que buscam o minimo de reconhecimento salarial.
Este senhor é um exemplo de tudo que podemos considerar como asqueroso dentro da política.

Anderson- Pará de Minas disse...

Cara Beatriz

Não sou advogado , mas gostaria de deixar minha modesta sugestão para você e o jurídico do Sind-UTE. Primeiramente gostaria de contextualizar :
Neste momento , estamos a mais de 30 dias de greve e menos de 30 para fazer uma opção : subsídio ou vencimento básico + vantagens .Se as tabelas da carreira antiga não forem adequadas a lei do piso , seremos induzidos ao erro no momento de opção , sem falar naqueles que já fizeram a opção orientados pelo sindicato .
Caso a justiça não aceite as provas que o sindicato apresentará ao Ministério Público na terça feira do não-cumprimento da lei do piso , é necessário então que a justiça ,urgentemente, obrigue o governo a divulgar tabela adequada a lei do piso para que façamos a opção numa comparação justa. Não sei exatamente qual instrumento jurídico cabível ao caso , mas se a justiça se manifestar após o fim do prazo de opção , a decisão terá pouco efeito prático .
Depois podemos até brigar pelo valor do piso , pelos 2/3 da jornada , mas entendo que o momento é buscar o instrumento jurídico que obrigue o governo a divulgar a tabela , sob pena de fazermos a opção induzidos ao erro, uma vez que os valores da tabela do subsídio são maiores que os valores "desatualizados"das tabelas de VB.
Um abraço
Anderson - Pará de Minas

Anônimo disse...

Deputado covarde, assim como o governador e outros...
Temos que dá a resposta a altura a esses bandidos que dizem ser "nossos representantes" e querem a todo custo nos calar!
Nossa luta é justa, digna, legal e legítima. E não vão conseguir nos intimidar!
Queremos o piso e vamos conseguir...!
Força na luta Companheiros!
Professor Odair José

renata disse...

A humilhação que precisamos passar para sermos professores ultrapassa qualquer expectavtiva. todos tem pena de nós, pelos nossos salários. Nossos alunos nos questionam para que estudar se as profissões que não exigem estudo são mais bem remuneradas do que a nossa. Precisamos fazer mágicas para manter a atenção dos nossos alunos, já que na escola temos apenas o quadro. Concordo com o deputado só posso estar "sob a ação de algo que não seja absolutamente natural do ser humano.” para me manter dedica a uma profissão que não tem nenhum tipo de reconhecimento social. A luta é muita dura, mas necessária para termos eenfim um país menos injusto.
Renata Miranda

Anônimo disse...

Quando o “Nobre” Deputado disse que acreditava que as pessoas estavam sob a ação de algo que não seja absolutamente natural do ser humano, sou obrigado a concordar, porque o sentimento de desprezo, de incapacidade, de falta de perspectivas, de indignação, que temos quando estamos diante de uma pessoa como ele, jamais podem ser considerados naturais, principalmente em si tratando de professores, que são profissionais que lutam contra todos esses sentimentos acima descritos.

Anônimo disse...

Olá Beatriz, acho que o nosso movimento tem que tomar rumos mais drásticos e diferentes, a categoria tem agora que induzir por meios de explicações e apoio jurídico aos pais que ao invez de ficarem esperando o desfecho da greve onde alguns ficam culpando somente aos professores pela greve, que entre na justiça contra o governo que está deixando de oferecer a educação de qualidade na qual é a sua obrigação. Acho que dessa forma o governo vai ter que acordar para a realidade e não ficar se omitindo pensando que estamos só nessa luta.
Valeu abraços e parabéns!

Anônimo disse...

Oi Beatriz, ontem vi no Fantástico que a Medida Certa vai estar em BH nesta semana. Não prestei atenção no dia, mas acredito que deva ser no domingo cedo. Seria interessante que os professores participem deste momento. Afinal, não estamos preocupados com a Medida Certa, mas com o piso certo. Será uma divulgação nacional e como eles vão filmar e apresentar no mesmo dia, não vão ter muito tempo de editar as imagens. Teremos que participar o tempo todo com faixas e protestos. Pense nisso, seria uma grande divulgação. Um abraço, Paula.

Anônimo disse...

BIA, O GOVERNADOR VAI ESTÁ EM MONTES CLAROS DIA 15 ÁS 10 HORAS DA MANHÃ NA AMANS, FALANDO DO POTENCIAL DA MINERAÇÃO NO NORTE DE MINAS. NOS AJUDE A DIVULGAR PARA TODA REGIÃO PORQUE VAI ESTÁ PRESENTE UM NÚMERO MUITO GRANDE DE PREFEITOS ,TEMOS QUE FAZER UMA BELA RECEPÇÃO.

Maria Joana disse...

BIA, O GOVERNADOR VAI ESTÁ EM MONTES CLAROS DIA 15 ÁS 10 HORAS DA MANHÃ NA AMANS, FALANDO DO POTENCIAL DA MINERAÇÃO NO NORTE DE MINAS. NOS AJUDE A DIVULGAR PARA TODA REGIÃO PORQUE VAI ESTÁ PRESENTE UM NÚMERO MUITO GRANDE DE PREFEITOS ,TEMOS QUE FAZER UMA BELA RECEPÇÃO.

Anônimo disse...

Vamos contactar esse deputado e repudiar sua fala pois podemos aceitar divergência no campo de ideias mas não ofensa como ficou cabalmente comprovado pelo Depuatado:

dep.ze.maia@almg.gov.br

vera disse...

Deputado/?????????/Isto é que é salário,se bem que para ser deputado não precisa mais passar pelos bancos da escola e por isso esquece do professor que tem um salário de fome. E hoje tranformou em uma profissão de risco.E não é reconhecido.

vera disse...

Deputado???????? Isto é que é salário. Professor???????? Salário de fome. Políticos esqueceram que um dia passaram pelos bancos de uma escola. Se bem que hoje não precisam mais de educadores .

Anônimo disse...

Carlos Moraes(Montes Claros)
Olá beatriz:
Querida amiga e companheira de luta, na minha última postagem tinha te falado que uma representante da SEE tinha dito em Moc que o (des)governo estava preparando uma aumento no valor do subsídio para nos enrolar.Ficamos sabendo também que o (des)governo tem uma proposta diferenciada para os Diretores e outra para nós através do subsídio.Acontece que todos nós rechaçamos esse subsídio.
Estamos esperando o governador ditador em Moc dia 15 para mostrar a ele toda a nossa insatisfação e disposição para a LUTA E RESISTÊNCIA. TODOS ESTÃO CONVIDADOS!!!
O CHÃO DE MOC VAI TREMER COM A LUTA DOS EDUCADORES(AS) DO NORTE DE MINAS!!!
Saudações fraternas!!!

ANA MARCIA-MANHUMIRIM disse...

Oi Bia, não sou deputada, não possuo imunidade parlamentar, mas posuo ètica , moral, e repeito pelo professor, por todo ser humano que merece respeito e também pela constituição brasileira que nos garante o direito de nos manifestar contra as injustiças e desmandos de um governo autoritário,ditador e sem comprometimento com o ser humano.Este governo incluindo o "nobre deputado" super valoriza o aparente em detrimento do invisivel,da essência e do eterno, que é a valorização do profissional da educação, construtor, não de predios e cidades, mas construtor de homens e mulheres que com toda certeza não se dirigiram aos educadores como alguém dominados por terem ingerido alguma substância estranha. 13 DE JULHO DE 2011

Wilma - São Miguel do Anta - MG disse...

Para mim está mais do que claro, que quem ingeriu alguma "substância" foram os eleitores que votaram nesse deputado e na sua corja. Será que eles nunca frequentaram a escola? Porque tanto desrespeito para com os professores? Afinal somos pessoas que têm, nas mãos, o poder de transformar essa dura realidade em que vivemos. Digo aos colegas, que se os professores/educadores soubessem a força que têm dentro de sua sala de aula, não deixariam que pessoas como esse deputado e sua corja, fossem eleitos. Nós, cidadãos e professores, podemos tanto ELEGER como IMPEDIR, por meio do voto consciente, que pessoas DESCOMPROMISSADAS com a efetiva QUALIDADE DA EDUCAÇÃO, com as condições de trabalho dos educadores, com os INJUSTOS SALÁRIOS pagos aos professores, cheguem ao PODER.
Que tal colegas, propor ao deputado trocar o seu ambiente de trabalho pelo ambiente escolar, enfrentando exaustiva carga horária de trabalho semanal, alunos indisciplinados e agressivos, famílias desestruturadas, violência nas escolas e ainda sendo "cobrado" da secretaria de estado da educação a produzir excelentes resultados nas avaliações externas. Ah! Com um detalhe muito importante!!! Ele (deputado) deverá receber ao final do mês, o salário pago aos professores de Minas; apesar de que ainda considero o bastante pelo que eles (deputados) fazem, ou seja, nada. Será que se o salário dos políticos ao final do mês, fosse no valor do salário de um professor de Minas Gerais eles ainda gostariam de serem eleitos? Ressalto algo muito interessante, é que para sermos Professores/Educadores temos que estudar muito, não só para adquirirmos uma excelente formação acadêmica mas, sobretudo durante toda a nossa vida profissional. Agora, para sermos "políticos"... Vocês já sabem...
Abraços,
Wilma

Anônimo disse...

Caros colegas é lógico que prefiro o piso salarial dos professores, mas se o governador defende tanto assim o subsídio , porque não o fez de forma honesta.O pior não é o subsídio mas a forma desonesta que ele foi colocado,é a verdadeira lei Robin gude isso mesmo Robin gude ,uma lei em que tira dos pobres e da para os mais pobres, por pior que seja o subsídio tenho certeza se o governo tivesse feito de forma honesta não estaríamos de greve, não entendo porque os políticos só fazem lei para massacrar a classe trabalhadora.O subsídio causaria menos impacto e evitaria a greve se ele tivesse sido implantado de forma correta,ou melhor de forma honesta. Seria muito fácil seu desgovernador se o senhor tivesse implantado o subsídio respeitando a formação e o tempo do trabalhador não estaríamos de greve, se tivesse valorizado os anos de trabalhos de cada um de nós sem montar fórmulas desonestas , tudo isso teria sido evitado.Se a cada 2anos trabalhados tivesse nos dado uma letra a mais a situação seria diferente, mas, preferiu nos lesar,,por isso a greve continua ,,agora queremos o piso e não aceitamos emblomação .Só voltamos com o piso, e vamos vencer com fé em Deus. Porque Deus é justo.

Anônimo disse...

Cara Beatriz,
O deputado "Zé Maia" foi extremamente infeliz com o seu pronunciamento.Como advogado que ele é,deveria medir as palavras e ter um mínimo de respeito pelos professores.Será que basta entrar na política para perder a dignidade?

Raquel disse...

Quem deve ser trocado é o nobre deputado (assim mesmo em minúsculo) que certamente sem estar sob nenhum efeito , nem de caráter e muito menos de vergonha, faça acusações irresponsáveis e levianas em relação à nossa categoria. É um abuso ouvir de um parlamentar que é pago com dinheiro público, portanto um funcionário público, faltar com o respeito com Professoras e Professores que lutam para que faça valer uma Lei Federal. Que pena deputado, cai fora o senhor, que deve estar tendo terríveis alucinações com o nosso movimento, pois deve estar incomodando muiiiiito.

Raquel disse...

Salário mínimo R$545,00
Professor R$369,00
Deputado R$60.000,00
Prá não resolver nada, não produzir nada, não construir nada e além disso, creiam, falar um monte de abobrinhas sob efeito de qualquer m... que não sei o que é. Só sei que não é absolutamente nada natural do ser humano.

Anônimo disse...

Beatriz,

Você deveria fazer identico ao presidente do sindfisco, quando o governo anunciou 10% de aumento - Você deveria ter se retirado imediatamente, poderia ter mandado eles darem este aumento de presente para o setor que ele vive dando aumento no Estado - Isto foi um desrespeito ao bloco da oposição, ao sindicato, a você- viu? não podemos confiar neles - Vamos aproveitar os dias de férias para trabalhar o resto da categoria que ainda não aderiu a greve e vamos mandar ver!
Estamos com você - Força.

Clóvis - Manhuaçu

Cardoso Monte Carmelo disse...

deputado Zé Maia...
deputado Zé Maia...
O senhor tem tanta razão quanto tem o sargento Rodrigues que diz que os Policiais estavam "embriagados" na manifestação da polícia. Estamos todos tão embriagados e sob efeito da tal substância que não seja absolutamente natural do ser humano e isto é má influência de gente como vocês que nos pagam essa miséria. Essa tal substância que o senhor não conhece se chama SALÁRIO DE MISÉRIA o qual os senhores não estão acostumados, essa sim é uma substância que nos deixam com esse tipo de ação.
EN-TEN-DEU?