quinta-feira, 9 de junho de 2011

Agenda do dia 10/06 - sexta-feira

9h. O Sind-UTE participará de Audiência Pública promovida pela Comissão Especial da Câmara dos Deputados e Comissão de Educação da Assembleia Legislativa para debater o Plano Nacional da Educação. Será na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, em Belo Horizonte.
Importante a participação da categoria.
14 h. Entrega da denúncia contra o Governador do Estado Antônio Anastasia, por não cumprir a Lei Federal 11.738/08 ao Ministério Público, Procurador Geral do Estado de Minas Gerais Dr. Alceu José Torres Marques.
Endereço: Avenida Alvares Cabral, 1690, Santo Antônio, Belo Horizonte,
(próximo a Assembleia Legislativa)
Simultaneamente, as subsedes do Sind-UTE farão a denúncia do Governador em todas as comarcas onde houver atuação ministerial.

20 comentários:

Anônimo disse...

BEATRIZ ,PORQUE NÃO, A EXEMPLO DOS PROFESSORES DO ESTADO DO CEARA O SINDUTE MG NÃO ACIONA TAMBEM A OAB DE MG PARA ACOMPANHAR O PROCESSO JUNTO AO MPF E, MPE ? PENSE NA SUGESTÃO.



http://advonews.com.br/oab-ce-recebe-professores-do-sindiute-para-tratar-do-piso-nacional-dos-professores/

Anônimo disse...

Precisamos realmente denunciar que anda fora da lei, trabalhadores em educação não deixe passar impune, a sociedade mineira esta sendo prejudicada por um governo ineficiente. Alexandre

Professora Mirtes de Unaí disse...

Bia, parabenizo-a pela implantação deste importante espaço democrático. Percebe-se o grande embróglio do governador de Minas que deixa a educação degringolar no estado. O mesmo senhor que será denunciado ao MP para que cumpra a Lei Federal 11.738/08, oferece o percentual de 98,5% à PM(mesmo que escalonado) - alguns dizem que é de 103% - afirma que paga o piso aos trabalhadores em educação.Sendo que o piso pago à categoria é de R$369,00. Quero muito entender o porquê do Senhor Anastasia privilegiar algumas categorias do funcionalismo público mais que outras? Todas não prestam serviços fundamentais à população? A educação não é o alicerce de transformação e desenvolvimento de uma nação? Até quando a educação será a bandeira empunhada pelos políticos que inflamam seus discursos durante o período de campanha e depois a deixa de lado? Baaaasta!!! Valorização é agora.

Marcelo Gonçalves disse...

Quero parabenizar a você Beatriz e a todos que lutam em prol de uma educação de qualidade e que mais e mais profissionais possam aderir ao movimento que não é só por um salário dígno, mas assima de tudo resgatar o respeito dos professores que há muito foi renegado a segundo plano pelos governantes.

Ass.: Professor Marcelo Gonçalves, da cidade de Monte Carmelo.

José Alfredo Junqueira disse...

É isto aí,com esta mobilização os resultados vão aparecer breve.Você acredita que aqui em Leopoldina só eu e o Sidilúcio estamos em greve no Ginásio?Pelo menos por enquanto.Mas,nas outras escolas a paralização é maior.E,no estado parece que o movimento vai bem.

Anônimo disse...

Como faço para cobrar na justiça um Piso Salarial Profissional Nacional (PSPN) de R$ 1.597,87 para 24 horas semanais, nível médio de escolaridade? Pois tenho dois cargos com ensino superior, então vou ganhar mais de 5.000,00? Como vou provar isso na justiça? Abraço.

Débora Martins disse...

Olá Beatriz! que prazer encontrar o seu blog! Eu e muitos colegas da EE Presidente Tancredo Neves estamos na greve! Infelizmente, e vou denunciar isso diretamente no sindicato, algumas pessoas da supervisão e, pior, colegas que não aderiram ao movimento estão fazendo um alista dos professores em greve e ligando para os mesmos, solicitando que voltem ao trabalho. Estou indignada com a capacidade de ser mais que alienado, de conseguir negar o que vê e ainda por cima tentar minar o movimento... Mas, quem sabe dos meus direitos sou eu não é mesmo!? Sou eu quem relamente sabe o valor que tenho e sou eu quem tem que ir lutar por minha dignidade! Espero que essa mesma certeza meus colegas que aderiram à greve também tenham. Abraços e muita força, afinal não deve ser fácil lidar com toda essa expctativa da categoria!

José Alfredo Junqueira disse...

Beatriz,há um vídeo no portal Uai notícias,com o título "alunos da rede estadual preocupados com a reposição" e que diz que metade das escolas estaduais em Minas estavam paradas no segundo dia de greve,e você tambem está lá.Sugiro que divulgue este vídeo e outros afins no seu blog e do sindute,para que as pessoas do interior fiquem sabendo da força do movimento e aumente a adesão à greve.Sidilúcio me falou que Natália entra em greve segunda feira.Acabo de receber um telefonema de BH e me disseram que a adesão lá está total.Divulgue isto tb.Abraços e sucesso para nós,José Alfredo.

José Alfredo Junqueira disse...

P.S.:E o govêrno,vai cobrar impostos decentes das mineradoras para investimentos na educação e saúde em Minas,ou será que preferem continuar recebendo propinas?A resposta e "muito difícil".Ah,eu esqueci,a miha vereadora falou que o govêrno "não pode fazer nada" porque a lei é federal.Ela estava tão bonitinha quietinha!

Rosangela de Aguiar disse...

Os compromissos e providências agendadas para nossa luta pela implementação do piso salarial nacional da Educação, precisam de convites especiais ,se for o caso em pequenos panfletos nas residências para que pais e alunos se interajam e entendam o que realmente está acontecendo. Tenho percebido através de várias conversas com a comunidade a ignorância e falta de eclarecimentos sobre a nossa manifestação e greve. Os alunos não sabem repassar as informações para os responsáveis, não entregam os comunicados,melhor organizarmos equipes e mídia para transmirirmos nossa situação.

Professora Rosângela de Aguiar
Blog: http://professorarosangelaaguiar.blogspot.com/

Anônimo disse...

Beatriz, parabéns pela iniciativa de disponibilizar um blog. Desta forma, poderemos nos informar e discutir com colegas nossas incertezas e expectativas.
A luta é contínua, e não deixaremos nos abater diante da insensatez do governador. Como dar aumento tão expressivo para a segurança pública, quase dobrando seus salários e prejudicar a educação como está fazendo, mesmo diante de Lei Federal. Por que para educação é diferente?

ALICE disse...

COMO NÓS AQUI DO VALE DO JEQUITINHONHA PODEREMOS ADERIR E CONTRIBUIR NO MOVIMENTO... SOMOS TÃO DISTANTE,,, ISOLADOS QUEM VAI NOS VER E NOS OUVIR!!! DE UMA SUGESTÃO PARA NOSSO POVO!!! SOMOS ESQUECIDOS,,. E FICAREMOS BEM MAIS SE FICARMOS DE FORA DESSA LUTA!!!!

Beatriz Cerqueira disse...

Prezada Alice,
cada região de Minas tem um papel importantíssimo em nosso movimento. Me informe as cidades para que eu faça contato com os diretores estaduais mais próximos para que levem informação e façam a discussão.
Aguardo seu retorno.
Abraço,
Beatriz

Beatriz Cerqueira disse...

José Alfredo,
obridada pelas sugestÕes.
Disponibilizamos um clipping da greve no site do Sind-UTE MG www.sindutemg.org.br.
Abraço,
Beatriz

Beatriz Cerqueira disse...

Prezado colega,
faremos contato com a OAB.
Acompanhe pela Agenda que divulgarei aqui no Blog.
Um abraço
Beatriz

Valeskinha disse...

Gostaria de ressaltar que admiro o seu posicionamento como liderança representativa de uma categoria desvalorizada como a da educação, sei que há um esforço de alavancar a imagem do Sind-Ute, já que antes de vocês ele estava submerso na estagnação. Resgatar a imagem dele é um trabalho de longo prazo, que pelo visto já se iniciou. A mobilização e consequentemente a paralisação surtiram um efeito diferenciado na mídia, dando uma visibilidade maior, mas acredito que não é somente num movimento de greve que devemos usar do recurso da visibilidade midiática, mas sim no decorrer do ano, pois precisamos aprender com o outro lado que ao longo dos anos (desde a década de 60) tem usado este recurso. Torna-se necessário também traçar uma linha de planejamento estratégico, pois se queremos a comunidade junto conosco necessitamos atraí-la: por meio da publicidade, ou seja em intervalos de horários nobres fomentar formas de atingir o inconsciente coletivo, já que o nosso publico na grande maioria tem como meio de informação a TV. Por que não, usar das mesmas ferramentas que as marcas? Os políticos há alguns anos descobriram o poder do Marketing, que não se resume em venda, mas na utilização de ferramentas estratégicas que visam um posicionamento privilegiado no inconsciente do seu público alvo. O que nos impede, já que o objetivo maior é fortalecer e conscientizar? Desta forma será possível colocar-nos num patamar mais elevado de luta com o governo e mais transparente.

Sidilúcio Ribeiro Senra disse...

Beatriz.Coloca Leopoldina nesta lista. Nós entregamos sexta-feira representação ao Promotor Sérgio Soares. Estamos visitando todoas as escolas para aumentar adesão a greve.
Abraço.
Sidilúcio

Anônimo disse...

Beatriz, a região de Manhuaçu, apesar de grande, ainda está fraca nesta greve! Há cidades inteiras trabalhando normalmente, como se nada estivesse acontecendo. O Sindicato poderia movimentar algo nas escolas?

Anônimo disse...

Beatriz,boa noite.Sou de Lagoa da Prata,e sou a única a ter aderida a greve,a inspetora orientou a diretora que eu devo encaminhar um papel notificando que estou de greve.Isso se faz nescessário?O meu motivo é que sempre aderi as greves mas atualmente a escola que trabalho está com alunos violentos,tendo rivalidade de alunos e outros não alunos,estou com medo pois o caso lá esteve sério,a escola está sendo vigiada pela PM.Eu não sei o que fazer,já que só eu estou de greve.oriente-me por favor.grata.

Beatriz Cerqueira disse...

Prezada colega de Lagoa da Prata,
a comunicação da greve é feita pelo sindicato que representa a categoria. O Governo do Estado foi notificado do início da greve no dia 01/06. Você não precisa e não deve assinar qualquer papel na escola. As questões relacionadas à greve estão previstas na Lei 7.783/89 e o sindicato está cumprindo toda a legislação.
Procure a Subsede de Lagoa da Prata para ajudar a mobilizar a sua cidade.
Parabéns pela coragem!
Um abraço,
Beatriz