domingo, 13 de novembro de 2011

Baixos salários, "bicos" e desrespeitos à profissão de professor

Divulgado no site da CNTE:
Recente estudo de professores da Universidade de São Paulo - USP, com base na Pesquisa por Amostragem de Domicílios (Pnad/IBGE-2009), revelou que cerca de 10% dos/as docentes brasileiros/as da educação básica complementam suas rendas com atividades desempenhadas fora do magistério, sobretudo através de vendas de cosméticos.

Para quem vive o dia a dia das escolas públicas, os resultados da pesquisa surpreendem mais pelo baixo percentual de quem pratica outras ocupações do que em razão de os/as professores/as terem que complementar, de fato, os baixos salários a que estão submetidos na maior parte do país.

Outro dado relevante sobre a complementaridade da renda familiar da categoria do magistério pode ser extraído do Censo do Professor (MEC/INEP-2009). O estudo indica que, pelo menos, 1/3 (um terço) do professorado da educação básica pública desempenha dupla ou tripla jornada de trabalho na profissão. Ou seja: a renda é reforçada por meio do principal instrumento de trabalho, porém de forma que compromete a saúde do/a educador/a e a própria qualidade do ensino.

A recorrente economia de recursos do Estado, que concedeu ao magistério a possibilidade de possuir mais de um vínculo empregatício no setor público e que exime os gestores de investir na formação inicial e continuada e nas condições de trabalho da categoria, cada vez mais colide com a perspectiva de melhorar a qualidade da educação. Pior: ao invés de reverter essa realidade, as administrações públicas - paradoxalmente e com o apoio da parcela da mídia subserviente - investe na responsabilização dos/as educadores/as pela baixa qualidade dos sistemas de ensino, cuja gestão, em sua maioria, não permite a participação da comunidade escolar nos processos de formulação, aplicação e verificação das políticas públicas.

Por óbvio que os problemas inerentes à qualificação profissional do magistério não se restringem ao salário. Mas esse, conjugado com a expectativa de carreira e de valorização social da profissão, é o maior deles. Corroborando essa tese, o diagnóstico da meta 17 do Plano Nacional de Educação, que trata da remuneração do magistério, revela que o/a professor/a com formação de nível médio (curso de magistério) detém renda média 38% acima dos demais trabalhadores brasileiros com escolaridade similar. Contudo, essa relação se inverte, na mesma proporção, quando o/a professor/a com formação de nível superior (maioria no Brasil) tem sua renda comparada com os demais trabalhadores de formação universitária. E isso é um fator de desestímulo à qualificação, ainda mais quando o próprio professor precisa arcar com o ônus financeiro de sua formação ou quando não dispõe de concessão de tempo pelos gestores para fazê-la adequadamente.

Para a CNTE, o piso nacional do magistério - vinculado à carreira - representa um primeiro passo na direção da equidade laboral dos/as educadores/as no país, condição fundamental para elevar a qualidade da educação com equidade. Mas muitos governadores e prefeitos - e, agora, até a justiça de um Estado, o Pará, em confronto com a decisão do Supremo Tribunal Federal - insistem em não observar a norma federal que também prevê jornada de trabalho para o/a professor/a com tempo dedicado às atividades extra-sala de aula (preparação e correção de atividades, reuniões pedagógicas e com os pais, formação no local de trabalho, dentre outras).

Outras questões afetas à qualidade da educação e que desestimulam o ingresso da juventude na profissão, ou que afastam, por doença ou desestímulo, os atuais professores das redes de ensino, consistem nas defasagens da formação inicial (sob responsabilidade majoritária de faculdades privadas, ou provida em cursos à distância), na falta de qualificação permanente ofertada pelo Estado, nas jornadas de trabalho incompatíveis com a profissão, nas deficientes formas de contratação no serviço público e nas precárias condições de trabalho e de vida oferecidas aos profissionais - em sua maioria mulheres, o que denota discriminação de gênero nesse setor de atividade profissional. E, sem que esses pontos sejam devidamente contornados, pouco se avançará na valorização do magistério e dos demais profissionais da educação e na melhoria da qualidade do ensino público.
Confira:

53 comentários:

Anônimo disse...

Bia, boa noite!
Acredito na nossa luta. Milito com o pessoal de Venda Nova. Já enviei esta sugestão, mas até o momento não fizemos. Gostaria que vc fizesse um relato filmado e com a participação de mais professores, pais e alunos. Para postar no youtube. O vídeo coragem tem uma parte do vídeo que fiz quando fomos agredidos pela PM na MG10. Rodou o mundo este vídeo. Nós somos muitos e temos que usar todos os espaços. Já que é muito caro um espaço na mídia. Pode contar sempre comigo. Sou boa para filmar, mas sei que na Sede Central tem uma galera boa nisso também. Por favor vamos fazer o filme de até 14 min. Chame o Professor Igor, Adriano e a galera da sede Central (quem vc achar melhor)....este é o momento....
Amplexos,
Elenice Vidal Prata

Anônimo disse...

Sou professora há 24 anos e estou aguardando a posição do governo quanto ao pagamento do Piso. Será que teremos nova oportunidade de voltar para o subsídio? Quantos funcionários retornaram dia 31/10/2011? Se estamos tendo prejuízo, por que esperar mais?

Anônimo disse...

Beratriz,
è a luz do Espírito Santo agindo em você.
Que Nossa Senhora Aparecida ilumine-a, junto com sua família e todos que estão nesta luta a favor dos excluídos.
Contra fatos não há argumentos. Este cretino vai ter que nos engolir.
Não seremos confudidos nem envergonhados.
Força,força,força, até a vitória

Beatriz Cerqueira disse...

Prezada professora,
o governo ainda não divulgou o número de servidores que retornaram para remuneração de subsídio. Mas para quem tem 24 anos de carreira, o subsídio significará apenas congelamento de salário. Precisamos fortalecer a nossa luta pelo Piso salarial
Atenciosamente
Beatriz

Beatriz Cerqueira disse...

Elenice, o vídeo da Cidade Administrativa ficou fantástico. Parabens. Concordo com a sua sugestão. Tentarei encaminhá-la
Abraço
Bia

Anônimo disse...

Beatriz,

Gostaria novamente de solicitar o seguinte: precisamos jogar a situação de Minas nas ruas - Nada incomoda mais um politico do que as ruas - Precisamos colocar nossos boletins, cartazes, nos postes, nas praças - nas portas das escolas, mandar para os pais - Vamos para as esquinas panfletar - Vamos mostrar os politicos pardos que ficam bonitos nas cidades do interior e na capital jogam tudo a favor do governo, as despesas com eles, seus projetos, a quebradeira de Minas - Por favor Beatriz, vamos para as ruas...
Linder - Manhuaçu

Anônimo disse...

Boa noite Beatriz,
De acordo com Rogério Correia o sindicato estaria disposto a negociar a progressão horizontal até 2015. Considero gravíssimo se isto vier acontecer.Parece que a estratégia do governo é esta mesma tirar dos antigos e aposentados o que conseguiram com o tempo de serviço.Foi assim no reposicionamento. Professores com 30 anos de trabalho foram posicionados na letra G quando deveriam estar no final da carreira.Até a secretária reconheceu isto.Não podemos aceitar mais este confisco.E tem mais um agravante se isto vier acontecer. Vai ser um avalanche de gente correndo para o subsídio. Esta é a estratégia. Não podemos aceitar. Espero que o sindicato esteja pensando nisto.Não podemos deixar que o governo tire de uns para dar para outros como vem fazendo a anos.Que você esteja iluminada no dia da reunião.

Anônimo disse...

E ainda tem colega preocupado em voltar para o subsídio(suicídio,subsalário), é vergonhoso as pessoas pensarem tão mesquinho ,serem imediatista e não vislumbrarem as conquistas, a médio e longo prazo .A recomposição,que o piso nacional proporcionará a todos(as)funcionários em educação,e o reajuste pelo custo aluno que será de 16 %,ou seja, muito maior que o 5% projetado pelo governo para quem recebe subsídio ,e o pior, vinculado com o déficit fiscal e a arrecadação do estado,Projeto nº2355/11 na ALMG.
Acorda pessoal, chega de subsídio, queremos o que nos é de direito :o piso salarial na carreira,coloquem isso na cabeça de vez, e não deem credibilidade às falácias do governador e de seus asseclas.

Anônimo disse...

Não entendi ainda por que não partimos para um tribunal internacional. OIT, por exemplo. Há instâncias internacionais que servem para nos amparar quando todas as instâncias internas de um país forem esgotadas sem que os resultados apareçam. É esse o nosso caso, gente! STF já julgou procedente, se o governo não quer pagar, não vamos discutir com o governo, mas com quem tem força para punir o país inteiro com uma determinação expressa e imediata como aconteceu com a lei Maria da Penha. Beatriz, por que não?

Deise disse...

Oi Beatriz,
Será que não seria um momento de publicar a nossa tabela de reinvidicação na mídia? Explicando inclusive que se trata de um valor com base no Piso e dentro do plano de carreira que o próprio governo construiu e agora quer destruir. E publicar ainda, o gasto que eles tem com a mesma enquanto alega não ter dinheiro para nos pagar. Não podemos permitir que nos chamem de mentirosos.

Anônimo disse...

Boa noite Beatriz.

Gostaria de saber se seria possível o executivo federal nomear um interventor, afim de permitir que o governador do estado cumpra a lei que é federal e plenamente constitucional. Se não for possível a nomeação do interventor, a publicação de nota para fazer cumprir-se a lei com a possibilidade da vinda de uma delegação especializada em auditoria fiscal para rever as contas do estado.

Desde já agradeço.

Anônimo disse...

Bom dia Beatriz.
Realmente lutar contra aqueles que exercem o poder da ditadura é muito difícil. Chega a ser doloroso.
Mas eu acredito!
Fico pensando em vocês que estão aí na linha de frente. Tem que ter muita força, união e confiança.
Eu, e muitos, ficamos aqui nos sentindo pequenos, insignificantes, escravos.
Uma pergunta que eu gostaria que você me respondesse.
Já que o governo tem a mídia comprada e esta nenhum compromisso com a verdade, não seria interessante atacar a imagem do governo na internet? É possível?
Não só aqui em Minas, mas no Brasil e também nos países em que Minas gosta de impressionar.
Já que o governo é tão vaidoso, não seria bom desmoralizá-lo?
Acho que isto iria incomodar. Inclusive o governo federal.
Seria uma péssima imagem para um estado que quer aparecer sediando jogos de torneios mundiais. Não estaríamos falando nenhuma mentira.
Um abraço e não desanime. Precisamos de vocês.
"Se Deus está conosco, quem irá nos derrotar? Ninguém disse que seria fácil."
Cíntia
PS: Não estamos sendo desrespeitados em nossos direitos humanos?
Não existe ninguém, nem o governo federal, nem um órgão internacional que obrigue o governo de Minas a cumprir a lei sem deturbá-la?

Anônimo disse...

Beatriz precisamos divulgar para o Brasil o tipo de governo que temos em MG.Moro em Cachoeira do Campo e aqui por ser passagem para varias cidades observo nos postos de gasolina caminhões de varias regiões de Minas e do Brasil.Alem das redes sociais ,vamos usar pedir os caminhoneiros,muitos maridos,irmãos ,pais,companheiros de professoras para nos ajudar a divulgar o que acontece em MG e desmascarar este Governador mentiroso.Um abraço.Rosane.

Anônimo disse...

Beatriz precisamos divulgar para o Brasil o tipo de governo que temos em MG.Moro em Cachoeira do Campo e aqui por ser passagem para varias cidades observo nos postos de gasolina caminhões de varias regiões de Minas e do Brasil.Alem das redes sociais ,vamos usar pedir os caminhoneiros,muitos maridos,irmãos ,pais,companheiros de professoras para nos ajudar a divulgar o que acontece em MG e desmascarar este Governador mentiroso.Um abraço.Rosane.

Anônimo disse...

Assisti hoje no MGTV 1ª edição que a primeira parcela do 13º deve ser paga até o dia 30/11, e que a empresa que não pagar deve ser denunciada no MP. como o governo alega que o nosso 13º vai sari na primeira quinzena de dezembro, não estaria ele sujeito às penalidades da Lei? ou existe outro tipo de lei para o funcionalismo público?

Anônimo disse...

pois, é Deise, tá na hora de colocar na mídia também, que fomos retaliados e sofremos o calote do prêmio de produtividade período ADI/2010. Tô bobo, que ninguém tá reclamando disso! parece que tá todo mundo com grana sobrandoooo.....

Anônimo disse...

Bom Dia, Beatriz e demais colegas. Como todos estou indignada. Além de estarmos sendo roubados estão tentando nos desmerecer perante a população. Sou a favor de outdoors pela cidade inteira.Com Contracheque dos professores e o valor gasto por ele na tv dizendo Esse foi o preço pago para dizer uma mentira. Esse( uma seta no salário) é o valor pago por um mês de verdades).

Tô muito P da vida!

Pollyanna

Anônimo disse...

Como podemos acreditar neste governo se aqui na EE TRES PODERES- SRE C os professores substitutos estão todos no computador até hoje, rindo da nossa cara.Cade a Secretaria que diz que dispensou todos. E a SRE = C que não faz nada e o Diretor rindo da cara deles.

Anônimo disse...

BEATRIZ, além de trabalhar em outra função para sobreviver a maioria dos professores só conseguem trabalhar depois de tomar seu antidepressivo; seria interessante uma pesquisa informando o número de profissionais que vivem á base de rivotril, sertralina, citalopran...Na minha escolas são muitos...

Anônimo disse...

Bia, pelo amor de Deus manda uma resposta pra este governador, viu só a propaganda indescente que foi colocada no rádio e na TV?Custei a engolir, acho que até fiquei depressiva, as acusações são indecorosas, indescentes.
A luta continua!!!!!!!

Anônimo disse...

Prezada Beatriz,

passei mal esses últimos dias toda vez que ligava a televisão ou o rádio e ouvia a propaganda do governo contra o Sindicato.Por muitas vezes perco a esperança,mas ao ler seus textos e comentários readquiro novo ânimo. Sei que esperar algo desse governo é difícil, mas graças a Deus você está à frente do sindicato com toda sua força e coragem. Parabéns pelo trabalho e muita luz. Pode ter certeza que foi você que fez com que vários professores e funcionários descrentes do sindicato pudessem confiar novamente na força que temos.
Muito obrigada!

Receitas de Glicia disse...

Sou administradora de empresas e apoio a luta dos professores quanto ao sucateamento da educação e dos professores principalmente neste governo. O problema do “descaso com a educação” no estado de Minas Gerais também é meu! É uma covardia o que o governo está fazendo. Acho fantástica a ação de depoimentos no youtube, pois, assim podem defender das “inverdades” que está circulando na mídia. Força aos professores e continuem ministrando aulas com qualidade e conscientizem os seus alunos sobre a arbitrariedade deste governo, pois, este alcance privilegiado só vocês possuem e não o governo!

Anônimo disse...

Bia, boa noite!
O desgoverno usa a mídia e diz que os professores não repuseram referente a greve de 2010. Eu solicitei na minha escola a minha contagem de tempo que comprova que não existe nenhum dia de falta em 2010. De posse deste documento acredito que deveríamos escanear e divulgar amplamente nas redes sociais.
Amplexos, Elenice Vidal Prata

Anônimo disse...

Oi, Bia! Parabéns!
Estamos conseguindo denunciar as mazelas desse tal Anastasia que me parece a cada dia mais perdido.
Quero fazer uma sugestão:
As indicações de vídeos, textos ou quaisquer publicações sejam postados no mesmo lugar em que você posta os seus textos, assim todo mundo vê e abre.
Amei o vídeo Tenho vergonha de mim do Rolando Bondrim. É ótimo para o momento em que estamos vivendo.
Também gostei muito da entrevista com a Mônica e aproveitei e vi a entrevista com você no Programa do Frei Gilvander.
Parabéns mais uma vez. Com fé em Deus, força e garra venceremos essa dura batalha!
Abraço
Cidinha
(não precisa postar)

TÂNIA SALGADO disse...

PROFESSORES DEPRESSIVOS , VIVENDO ÁS CUSTAS DE RIVOTRIL,SERTRALINA, CITALOPRAM...

Anônimo disse...

Beatriz,
É com imensa indignação que nós professores vivenciamos esta situação. É uma grande vergonha, não para nós que somos trabalhadores e HONESTOS, mas para o governo e essa "midiazinha" paga. A minha resposta e a de minha família, que aliás é muito grande, vai ser nas urnas. Espero que nossos colegas professores reflitam muito bem na hora de votar. Além disso temos o privilégio de trabalhar com milhares de adolescentes e suas famílias. Não é de maneira alguma manipular, mas apenas mostrar a verdade, como o governo trata os de baixo. Chega de mentiras!

Anônimo disse...

Beatriz,
Prezado governador, secretários e políticos demagogos em geral. O povo não é mais bobo não. Com as redes sociais estamos muito bem informados. E nos aguardem nas próximas eleições.

Anônimo disse...

" Acho que deveríamos desmentir o que esse desgoverno vem divulgando na mídia contra a classe dos professores e ao sindicato. Além do não cumprimento do acordo, vem com essas mentiras descabidas contra nós."

Sãozinha Maciel Morcerf disse...

Minha querida,
Boa noite! Faço das palavras dos colegas a minha.
O meu sentimento é indescritível.Não podemos nos calar.
Gostaria de compartilhar com você esta informação e que não fosse postada pois o meu desejo é o nosso desejo. Quando vc esteve aqui em janeiro, vc me presenteou com a Reporter Renata Cafardo e sua equipe. Saiba que amizade e respeito só conservamos se cuidarmos bem delas. Pois eu pedi a ela que analisasse e fizesse um estudo do que vem acontecendo MG, lendo o seu blog. Através do facebook, hoje recebi uma mensagem que ela vai colocar este assunto em pauta. Escreva para ela. Faça o mesmo pedido se ainda não o fez. Ela é séria e ética. Tenho muita admiração e respeito por ela e é lógico por você também.
Que a sua coragem seja abençoada por Deus, sempre. Minha guerreira, estrela menina.
Que o Espírito Santo a ilumine!
Abraços,
Sãozinha Maciel Morcerf
Tenha um bom dia! (Se der certo pode postar)

Anônimo disse...

Sugestão de pauta da combativa colega NDG:

Escola Estadual ...

Pauta da Reunião com a comunidade - 17/11/2011

- Os professores realizaram, este ano, uma greve de 112 dias. O movimento foi suspenso em função do compromisso firmado com o governo do Estado em atendimento à reivindicação da categoria, do pagamento do Piso Salarial Profissional, previsto na lei federal 11.738/2008. Os professores retornaram à escola e, passados 50 dias, o governo ainda não cumpriu o acordo.

- A proposta apresentada pelo Governo do Estado durante os trabalhos da Comissão demonstra a incoerência de um governo que não sabe planejar e não tem a Educação como prioridade.

- Usa os meios de comunicação (TV, Rádio, outros) para tentar colocar a comunidade contra os professores. Se existe a greve é porque tem algo errado na atual gestão do governo de Minas. Governo sério cumpre o que assina.

- A greve não é culpa dos professores e sim do governo de Minas que não cumpre a lei federal 11.738/08. A greve é um dos principais instrumentos de luta dos trabalhadores, diante da teimosia do governo em descumprir a lei federal.

- A lei federal 11.738/08 foi sancionada em julho de 2008. Para que estados e municípios não fossem obrigados a cumprir uma lei que implicaria em novos investimentos sem previsão orçamentária, a lei estabeleceu um cronograma para o seu cumprimento, de modo que houvesse uma gradativa integralização do valor do Piso Salarial. O governo de Minas ignorou a lei e não planejou a sua execução.

- Hoje o governo de Minas deveria pagar para o professor iniciante com curso superior o valor de R$1.060,00 como vencimento básico, mas ele paga apenas R$550,00. Isto está no nosso contracheque. Desta forma ele não cumpre uma lei federal e não valoriza a educação.

- O governo deveria respeitar as Leis Estaduais 15.293/04 e 15.784/05, além da Lei Federal 11.738/08 e o Termo de Compromisso assinado no dia 27/09/11.

- Os Professores da E. E. ... repuseram todas as aulas dos alunos referentes à greve de 2010. E assumem o compromisso de repor na íntegra o calendário de reposição referente à greve de 2011. O mesmo compromisso que temos de lutar pela implementação do piso salarial nacional temos em repor com qualidade o calendário atual da reposição.

- O governo, apesar de possuir recursos como o FUNDEB, os 25% da receita do estado e a possibilidade de complementação por parte do governo federal, prefere usar estes recursos para outros fins.

- No dia 10/11/2011 (quinta-feira) foi realizada uma nova assembleia com os professores e ficou definido o seguinte:

- mobilização através de uma "Operação Governador pague o Piso na carreira": redução da jornada nos três turnos da escola nos dias 16, 17 e 18 de novembro com as seguintes atividades

16/11 - reunião na escola entre os educadores (discutir a nossa luta e organizar a reunião com a comunidade). Neste dia acontece também nova reunião da Tripartite.

17/11 - reunião com a comunidade escolar

18/11 - assembleia local;

22/11 - paralisação de um dia com nova com assembleia geral para pressionarmos os deputados.

westerley disse...

Apelo aos professores de Física, Português, Geografia e ao Sindicato.
Folha.com (08/11/2011)
(...) Os professores de física da rede estadual de Minas Gerais erraram, no ano passado, 28% das questões de um teste que aplicaram a seus próprios alunos. Em português e geografia, o percentual de erros chegou a 26%%. (...)
(...) A rede estadual de Minas Gerais tinha, no ano passado, 157 mil professores, quase todos com curso superior. Para Filocre, os dados mostram que a preocupação não deve ser somente com a graduação e titulação de professores, mas com a qualificação. "Não basta ter um título, porque eles têm e não sabem as coisas."
Não deixem este absurdo do Sr. Filocre sem resposta. Publiquem, divulguem, esclareçam os motivos, solicitem as provas, questionem os métodos da pesquisa, demonstrem os motivos (caso seja verdade). Inclusive esclareçam a todos que o problema começa já com este Sr. que não tem a mínima capacidade para ocupar o cargo que ocupa. (É só estudar quem ele é que vocês saberão).
Não sou da área, mas pelo que assisto nas escolas e pesquiso, aponto aqui alguns itens que devem ser esclarecidos.
É um absurdo querer culpar ou transferir a responsabilidade para o professor quando o Estado não investe na formação continuada, no salário, na contratação de professores habilitados para as disciplinas, não equipa as escolas, não fornece laboratórios... Não tem nem papel para as atividades, há escolas que os quadros estão caindo sobre o professor, outras não tem giz, outras não têm carteiras... Para com isso Sr. Filocre!
Não podemos aceitar que firam nossa dignidade jamais!
Precisamos publicar: uma resposta ao Sr. Filocre!
P.S. Se eu o conheço bem, tenham certeza que esta matéria foi encomendada.

Anônimo disse...

Beatriz, bom dia!
É muito triste ver o governo usar os meios e comunicação de massa(rede globo) para no caluniar de forma tão escandalosa. Será que não é possível o Sindute usar o mesmo recurso, não para caluniar o governo, mas publicando o acordo que seus representantes assinaram e que não foi cumprido, trabalhei todo o mês de outubro e mesmo assim meu contracheque deste mês e dos anteriores estão zerados (estou alimentado meus filhos da caridade alheia) e eu os disponibilizo para serem divulgados na mídia quando o vocês quiserem. O que não dá é para ser chamada de mentirosa sem direito a defesa.

westerley disse...

Querem saber quem é João Antônio Filocre e o que ele pensa sobre os Professores, Sindicato, Salários, nossos direitos, punições, exonerações como choques,desconfiança no professor e de quebra, como ele se vangloria de Minas pagar ao professor 3 vezes menos que Brasília, não fazer greve e estar na frente em educação??

vejam no link: http://clp.org.br/seminarios/educacao/

Obs: Gravem antes que retirem!

Anônimo disse...

Prof. Antonio Jerônimo Neto - BH


Beatriz,

Estamos ansiosos esperando a quarta-feira, 16/11 chegar. É lógico que você irá desmentir a nova propaganda do governo dizendo que a tabela já foi enviada na semana passada e que nela não tem nada de R$ 1.597,00. O Desgoverno pensa que mentindo conseguirá colocar toda uma sociedade contra nós. O bom está sendo o recado que nós, professores estamos passando em nossa aulas sobre essa mentira: nem alunos, nem pais, ninguém mais está acreditando naquilo que está sendo RICAMENTE, mostrado na mídia, por parte do desgoverno. Não abramos mão piso na nossa carreira, conquistada às custas de muito esforço em 2004. E se o Estado tem dificuldades de caixa em cumprir a Lei Federal do Piso, é só repassar o que falta, usando o empréstimo que ele próprio foi pegar da União. Aliás, nem sei por que está faltando dinheiro: DESDE 2008 A UNIÃO AVISOU AOS ESTADO QUE ARRUMASSEM A CASA, POIS O PISO DEVERIA SER INTEGRALIZADO EM 2010. Entendemos que quanto mais tempo levar para se fazer o que deve, mais prejuízo nós, 153 mil professores estaremos sujeitos. Lembrando mais uma vez que nós fizemos a opção de ficarmos com o pagamento de dezembro de 2010, dentro no nosso plano de carreira de 2004, foi por iniciativa desse desgoverno que agora está querendo descumprir o acordo do Danilo. Já abrimos mão do piso do CNE. Não temos que abrir mão de mais nada.

westerley disse...

PARA O SR. FILOCRE SOMOS RATOS!

Em reportagem publicada na Folha.com (08/11/2011) o Sr. João Filocre – Ex. Secretário Adjunto de Educação de Minas Gerais ataca e desmoraliza nacionalmente os professores de Minas, representados naqueles das áreas de Física, Geografia e Português. (veja trechos no fim deste texto).

Pois bem! Quais os problemas de imediato da fala do Sr, Filocre? Primeiro denota seus princípios morais finalistas, instrumentais, decorrentes de distorções do ultrapassado modelo construtivista de Piaget, (seu campo de formação).

O Sr. Filocre mais se aproxima da corrente do pragmatismo em educação, defendendo resultados de modo mecânico, sistêmico e empresarial com avaliações punitivas, e uma forte lógica de desconfiança no professor que deve agir, segundo ele, por meio de estímulos punitivos, negativos ou positivos, conforme programação que leve sempre a determinados resultados planejados e definidos (no caso por ele).

É o teste de SKINNER aplicado aos professores. É! Aquele mesmo do ratinho sendo condicionado numa gaiola por estímulos e punições. É o chamado “Comportamento Operante” que na educação foi renomeado por “Comportamento Instrumental” ou “Aprendizagem instrumental”. É esta lógica mecanicista de educação que o Sr. Filocre defende. E, ao que parece somos nós, professores e alunos, os ratinhos do Sr. Filocre que, através de estímulos e reforço-punitivo, devemos atender as ordens e atingir os resultados esperados pelo Governo sob punições. De vez em quando eles nos dão um pedacinho de queijo!

Para a área de formação do Sr. Filocre a inteligência não é algo inato ao homem, é sim algo que se programa com estímulos do meio. É o que Piaget chamou de “Epistemologia Genética” uma teoria fisiológica aplicada ao conhecimento como se o homem fosse um computador que se pudesse programar. Esta lógica serviu muito aos ideais positivistas que dominaram o pensamento brasileiro no séc xx e serve até hoje à mentalidade empresarial. ( O que justifica a meritocracia nas avaliações do Governo sobre os professores).

Bem! Junte estes elementos preliminares sobre a concepção do Sr. Filocre ( princípios morais finalistas, instrumentais, pragmáticos, da inteligência como elemento fisiológico, a idéia positivistas, a lógica da punição e do automatismo sistêmico, entre outros...) com seu dever de adjunto do Estado, com sua noção errada do que seja a educação, com sua falta de visão sobre o papel e valor social do professor e entenderá por que o Sr. Filocre não é capaz de analisar os meios, motivos e causas dos dados que ele apresentou sobre o professores de Física, Geografia e Português. Não é capaz porque se trata de questões humanas ou melhor, desumanas como, por exemplo: as desumanas condições de trabalho, a desvalorização desumana do professor, os não habilitados em sala de aula, as escolas caindo aos pedaços, a falta de laboratórios etc... Elementos da realidade que o Sr. Filocre não tem alcance. Daí o seu atáque aos professores!

Veja o que pensa o Sr. Filocre sobre a educação, salários, sindicato e professores no link abaixo.
Vejam no link: http://clp.org.br/seminarios/educacao/
Este texto estará disponível na íntegra no blog westerleysantosfilosofia. blospot.com.br

continua...

westerley disse...

FOLHA. Com (08/11/2011)
“Os professores de física da rede estadual de Minas Gerais erraram, no ano passado, 28% das questões de um teste que aplicaram a seus próprios alunos. Em português e geografia, o percentual de erros chegou a 26%.
O dado, da Secretaria de Educação de Minas Gerais, foi apresentado na segunda-feira (7) pelo pesquisador João Filocre, coordenador do grupo de pesquisa em avaliação educacional da UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora) e ex-secretário adjunto de Educação de Minas. Ele participou de um seminário internacional sobre formação de professores, em São Paulo. (...)
(...) Filocre também mostrou que, em uma pesquisa feita há sete anos, mas divulgada somente neste ano, os professores não sabiam conteúdos básicos.
Entre os docentes de história, mais de 70% disseram que era impossível um corpo permanecer em movimento sem que houvesse uma força atuando sobre ele, cerca de 40% disseram que é possível curar síndrome de Down com atendimento psicológico e pedagógico adequado e mais de 50% disseram que é possível aumentar a quantidade total de energia no universo.
A rede estadual de Minas Gerais tinha, no ano passado, 157 mil professores, quase todos com curso superior. Para Filocre, os dados mostram que a preocupação não deve ser somente com a graduação e titulação de professores, mas com a qualificação. "Não basta ter um título, porque eles têm e não sabem as coisas."

BIA disse...

Boa tarde Biia!! tudo bem? Aí, os únicos "BICOS" que tem dado grana são os Bicos do Governo. O governador e sua turma, a cada dia que passa andam fazendo "Biquinho Ou seja Beicinho" para nós professores, raivinha da categoria, virando a "CARA" pro outro lado em sinal de retaliação a nossa brava luta e é claro, agindo assim ele se sente no direito de não nos pagar e o conteúdo dos cofres evaporam rsrsr."Esse cara gosta de fazer Bicos". Abraços,

Anônimo disse...

Ou greve ou desmoralização total! Não tem mais o que discutir!!!!

Anônimo disse...

É preciso que terminantemente coloquemos na mesa de negociação da comissão tripartite o seguinte:
1) só aceitamos o piso nacional salarial, mesmo que seja proporcional;
2) que não aceitamos a redução dos percentuais no nosso plano de carreira;
3) que além do piso para janeiro/12 deve incidir os 16,67% ref. ao custo-aluno;
4) pagamento do confisco aplicado aos 153 mil que optaram pelo VB, mesmo que esse valor seja dividido para o próximo ano, pois, dessa forma evitaríamos outra ação na justiça;
5) Caso não sejamos atendidos haverá outra greve a partir de fevereiro, início do ano letivo e ponto final.

Anônimo disse...

Amigo Euler, Beatriz e demais companheiros da categoria. O governo faz propaganda enganosa,cabe processo não direito de resposta,pois não é notícia.Não tem nenhuma argumentação para que alguém acredite.

Anônimo disse...

saláriooooooooooo já..

Greve. E desata vez não mais acreditar em comissão. Em 2010 e 2011 o governo enganou o sindicato, o sindicato vai ser enganado de novo???

Anônimo disse...

E se o governo apresentar uma nova carreira, o que vamos fazer? O governo não pode mudar as regras do jogo no meio do jogo. Voltei para a carreira antiga, com a diferença de 22% nos níveis e 3% nos graus. Juridicamente não pode mudar as regras no meio do jogo.

Anônimo disse...

ATENÇÃO! POSTAREI MAIS UMA VEZ MEU COMENTÁRIO( MESMO QUE NÃO TENHA CORAGEM DE PUBLICAR)
O BOICOTE AO SIMAVE DEVE SER UMA AÇÃO BEM ARTICULADA. PROPOR UMA AÇÃO DESSA IMPORTANCIA PARA QUE APENAS ALGUNS APLIQUEM É DAR UM TIRO NO PÉ. AGIR DESSA FORMA REVELA O NOSSO DESESPERO. POIS MUITOS NÃO CUMPRIRÃO.
É IMPORTANTE TER RESPONSABILIDADE E NÃO APENAS LANÇAR MÃO DE ALGO QUE NÃO IRÁ FUNCIONAR E QUE RE- CAIRÁ SOBRE OS EDUCADORES. CUIDADO, AGIR DE CABEÇA QUENTE É BURRICE!
PRONTO FALEI!

Elizete disse...

Bia,boa noite!
Acredito na nossa luta.
Amanhã o Senhor dos exércitos irá enviar anjos para ajudá-la. Você é uma pessoa maravillhosa e uma grande guerreira.
Torço por você e sei que a luta é difícil mas nada é impossivel aos olhos de Deus, continue brilhando e fazendo jus esta missão a qual foi chamada. Que a luz do Espírito Santo paire sobre você. Muito obrigada e força na luta Guerrera de Deus. Elizete

Beatriz Cerqueira disse...

Prezada Elizete,
obrigada pelas palavras de incentivo.
Um abraço,
Beatriz

Beatriz Cerqueira disse...

Prezada colega de Sete Lagoas,
já enviei o e-mail. Aguardo retorno.
Um abraço,
Beatriz

Anônimo disse...

É uma vergonha Nacional: MG estado que paga menor salário para educadores
http://www1.folha.uol.com.br/saber/1007195-estados-nao-cumprem-lei-do-piso-nacional-para-professor.shtml

Angelo Gonçalves disse...

O governador Anastasia e a Secretária Vilhena se meteram numa enrascada, se enforcaram na própria corda. Sei que a lei que criou o Plano de Carreira e Vencimentos da educação está em vigor; O STJ reconhece o piso nacional sem as vantagens; a proporcionalidade da carga horária deve ser adotada. Entendo que deve-se aplicar R$712,00 como base e consequentemente as diferenças de cargos e níveis. Nenhum lei pode retroagir para prejudicar. Nossos salários devem ser conforme as tabelas que o Sind-Ute publicou. Isto é certeza! E agora Renata Vilhena? E agora Anastasia?

Magno disse...

Olá Bia...!!!!
diante dos fatos ...a omissão é o maior pecado...e Vc,o sindicato e lideranças com apoio da categoria...cumpriu bem o seu papel, ato de coragem e ousadia...
Avante na Luta...!
tamo juntos!!
forte abraço....
Payakam.

Silene disse...

Boa tarde, Bia!
Será que já não está na hora de pedirmos o impeachment do "Excelentíssimo sr. governador do estado de Minas Gerais?"Desrespeito com o dinheiro público tem limite...

Silene disse...

Boa tarde, Bia!
Será que já não está na hora de pedirmos o impeachment do "Excelentíssimo sr. governador do estado de Minas Gerais?"Desrespeito com o dinheiro público tem limite...

Anônimo disse...

olá Beatriz, com tantas reuniões e até agora não foi acertado nada que favorecesse a categoria, será que já não estaria na hora de encontrar outro caminho?

Anônimo disse...

Beatriz,
Parabéns por seu empenho...
Eu trabalho na rede municipal de BH com um cargo efetivo por concurso no período da manhã. Atuo como supervisora á tarde(concursada tbm), e porque tive que comprar um carro para estudar em lavras(250km distancia não há ônibus com horário compatível ao curso) para fazer uma pós-graduação da Plataforma Freire(MEC). Para pagar o carro aluguel e completar o orçamento, peguei outro cargo na prefeitura a noite (extensão). Claro, que adoeci após ser agredida por um pai de aluno ele só não chegou a bater porque uma pessoa colocou uma vassoura na frente dele. Eu gostaria de saber se eu posso ser penalizada pelo Estado MG, por estar com uma extensão de cargo na prefeitura de BH. Pois após o ocorrido com o pai do aluno da escola do Estado, fui para o SMU em situação emergencial, chorando, gritando , tremendo e com o corpo todo dormente,as pernas endureceram um dedo polegar parecia que estava entortando. Apesar disso continuei meus trabalhos na prefeitura e tirei apenas licença para o Estado pelo terror sofrido e medo de represália, pois segundo informações o sujeito é MUITO perigoso.( foram na outra escola que trabalho para avisar para eu sumir de lá). Estou pedindo remoção para uma escola que conheço e tem segurança. É a única que eu teria coragem de trabalhar porque é numa região segura não muito longe de onde moro e também no dia que estive lá tinha porteiro , e fica tudo trancado e ainda meu filho passa por lá sempre indo e voltando do trabalho. Segundo médico eu posso ter desenvolvido síndrome do pânico. Enfim, ja apanhei muito nessa outra escola Estado e a única que eu peço é poder trabalhar com segurança. Depois acho pouco provavel que as supervisoras de lá todas sejam efetivas pois no ultimo comcurso eles só efetivaram 130. Será que posso fazer essa exigênciapois me sentiria mais segura nessa Escola que é a mais proxima da minha casa cccom esse perfil.
1º Você acha que o estado pode me processar por estar com uma extensão de jornada na prefeitura + o cargo efetivo da prefeitura + Cargo de supervisão efetivo ?
2º o Estado pode me processar por não ter usado a licença médica na prefeitura,Já que o meu medo estava somente na escola do Estado?
3º Depois dessa crise de nervos estou me tratando )mas não voltei às minhas condições normais,insônia, medo de pegarem meus filhos, sempre acho que estou sendo seguida, estou tratando, etc) ... Você acha que por estar nessas condições só em relação à escola do Estado, pois a escola do Municipal tem um guarda todo o tempo.Você acha que pelo medo e segurança com relação ao trabalho do meu filho ser perto e eu ser efetiva no estado a mais de 10 anos eu poderia lutar na justiça para ficar nessa escola específica que eu TENHO CONVICÇÃO por vários motivos ser a única escola segura para eu desempenhar meu trabalho de supervisora (que nunca faltei e só pedi licença essa vez sendo as minhas notas da avaliação de desempenho todas acima de 98 em 100). Eu poderia exigir a vaga nessa escola, pois do contrário prefiro pedir exoneração. Não quero mais pelo menos por enquanto, trabalhar com o perfil de comunidade que trabalho a 11 anos. Onde já fui mordida pelo aluno a ponto de ficar várias marcas(quando eu separava briga) também apanhei separando briga de adultos fiquei toda roxa tudo isso foi feito BO e essa ultima não foi feito pois quando a polícia foi chamada disse que não tinham viatura para locomover. E se a escola não fez ocorrência pela gravidade do sujeito( eu que não vou fazer),mas está tudo filmado pelas câmeras da escola ele vindo na minha direção e me chamando de mulherzinha...sua piranha...
Enfim, me ajude quem puder, pois estou tentando remoção fora do prazo mas só tenho coragem se for pra essa escol pois o dia que fui lá fiquei preza sem poder sair e vi que o esquema e outro.
Obrigada pela atenção e desculpe erros pois a minha cabeça não tá muito boa não.