terça-feira, 9 de agosto de 2011

NOSSO DIA DE LUTA

Categoria decide pela continuidade da greve

Mais de 7 mil trabalhadores em educação decidiram pela continuidade da greve da rede estadual durante a assembleia realizada hoje.
Na minha avaliação foi a maior assembleia que já realizamos
A reunião do Comando Estadual de Greve, que antecedeu a assembleia, foi apresentado pelas regiões um quadro de maior adesão ao movimento.


Eixos de atuação até a próxima assembleia

A assembleia estadual aprovou os seguintes eixos de atuação do movimento até a próxima assembleia:

1) Fortalecer a greve

- Intensificar visita às escolas e cidades que ainda não aderiram ao movimento;
- apoiar os professores do 3º ano do ensino médio e impedir a realização de designações para substituição deles;
- Realizar reuniões dos comandos locais de greve e assembleia locais/regionais.

2) Apoio ao movimento

- Constituição de comissão de pais e alunos em cada cidade para visita ao Ministério Público local;
- Enviar e-mails para deputados estaduais, federais, senadores, imprensa, Presidenta da República pedindo apoio para o nosso movimento;
- Realizar panfletagens e pedágios em praças, semáforos, agências bancárias, comércio, etc;
- Realizar reuniões com pais e alunos.

3) Abertura de negociação
- Intensificar pressão para abrir canal de negociação com o Governo do Estado


Solidariedade dos movimentos sociais e sindicais de Minas Gerais

Durante a assembleia estadual a categoria recebeu o apoio dos movimentos sociais e sindicais de Minas Gerais. Segundo o Jairo, Coordenador do SindEletro, a nossa greve não é mais do Sind-UTE mas de todo o movimento social e sindical mineiro comprometido com a justiça social e com um projeto de transformação da nossa sociedade. Este foi um momento histórico da nossa greve porque conseguimos uma unidade importantíssima dos movimentos progressistas de Minas Gerais. Fazem parte desta articulação dos movimentos sociais: MST, SindEletro, Sindfisco, Sindpol, SindPetro, SindGamig, Sindágua, Movvimento dos Atingidos por Barragens, Pastorais Sociais, Associação Metropolitana dos Estudantes Secundaristas, Via Campesina, Marcha Mundial de Mulheres, CUT. Mas a perspectiva é que esse grupo aumente. Já na assembleia eles apresentaram uma camisa e caneta que fizerem para vender em suas categorias profissionais para arrecar fundo de greve com o lema "mexeu com o professor, mexeu comigo.


Reunião com o Ministério Público Estadual

O Ministério Público Estadual realizará nesta quarta-feira, 10/08, uma reunião com o Sind-UTE MG e a Secretaria de Estado da Educação. A reunião acontecerá as 14:30 na sede do Ministério Público Estadual.

Decisão do Governo do Estado de realizar contratações

O Governo do Estado anunciou a contratação de professores substitutos para o 3º ano do Ensino Médio.
O direito de greve dos servidores públicos é legítimo, estando previsto constitucionalmente no artigo 9º da Constituição Federal de 1988: “é assegurado o direito de greve, competindo aos trabalhadores decidir sobre a oportunidade de exercê-lo e sobre os interesses que devam por meio dele defender”. A regulamentação deste direito foi feito pela Lei Federal no. 7.783 de 28/06/89, por força da decisão proferida no Mandado de Injunção no. 708 do Supremo Tribunal Federal.
Por isso, é vedada a rescisão de contrato de trabalho durante a greve, bem como a contratação de trabalhadores substitutos (art. 7º, § único da Lei 7.783/89). A ausência do trabalho por motivo de greve não pode ser confundida com falta injustificada, não podendo ocorrer punições pelo governo do Estado.

Art. 7º Observadas as condições previstas nesta Lei, a participação em greve suspende o contrato de trabalho, devendo as relações obrigacionais, durante o período, ser regidas pelo acordo, convenção, laudo arbitral ou decisão da Justiça do Trabalho.
Parágrafo único. É vedada a rescisão de contrato de trabalho durante a greve, bem como a contratação de trabalhadores substitutos (...).

Nesta mesma terça-feira, dia 09/08, o Sind-UTE MG recorreu à justiça.

Calendário

10/08 – quarta-feira
Dia D de retorno à remuneração de vencimento básico
As 10:00 toda a categoria enviará mensagens de celular e redes sociais com a seguinte mensagem:
Piso é Lei. Faça valer sua opção. Saia do subsídio.

Participação no Ato Nacional da CUT em Brasília.

11/08 – quinta-feira
Reunião do Sind-UTE MG com o Ministério da Educação.

12/08 – sexta-feira
Caça ao Governador fora da lei
Ato na BR 381, Ponto do Rio das Velhas

16/08 - terça-feira
Assembleia Estadual, 14 h. Belo Horizonte

10 comentários:

Anônimo disse...

Beatriz, parabéns pelo seu empenho e coragem.
Estou tão indignada com este governo!
Estou afastada para me aposentar a mais de dois anos e até agora nada e o pior, recebendo 1890 reais brutos, tendo 6 quinquênios, 8 ou 9 biênios não sei o certo, dobra de turno mais de 4 anos , trintenário e o governo jura que meu salário deve estar certo pelas declarações que dá na midia, que recebo o básico de 1122.Ele está me devendo é muito.
Meu filho está em greve, nem por isso estou contra, sei que é por uma boa causa. Acho que agora vaaaaaaaaai.
Abraços e continue assim

ERIC BOMFIM disse...

BIA EM TEÓFILO OTONI AS ESCOLAS TRISTÃO DA CUNHA, POLIVALENTE, CLOTILDE ONOFRI E MANOEL ESTEVES ADERIRAM A GREVE... ESTAMOS FIRMES NA LUTA... GRANDE ABRAÇO... ERIC

Évila disse...

Cara colega Beatriz,
preciso escrever neste momento para te dar o meu apoio como professora e dizer que estou nesta luta e as nossas escolas em Três MArias estão 100% em greve e estamos dispostos a retornar somente quando for cumprido o piso. As igrejas da nossa cidade estão em oração e apoiando o nosso movimento, peço também a Deus por todos vocês que estão na liderança maior, para que renovem as suas forças e protejam-os contra todo ataque principalmente dos ignorantes que além de não participar se colocam contra falando baboseiras! Deus T abençoe fique firme porque estamos firmes e se você for candidata terá o meu voto, pois precisamos de gente como você para nos defender no meio destes lobos! Abraços!
Évila- Professora de Língua Inglesa.

Anônimo disse...

Parabéns! Tudo está caminhando para a vitória.
Esta greve marcará e mostrará para o governador a capacidade e a coragem dos professores.
Estou cansada de ganhar pouco.

César Pedroso disse...

Oi Bia, em que pé tá???? Não sei mas parece que tinha uma reunião ontem com o ministério da educação(toninho) o que aconteceu. E a questão da responsabilidade fiscal, i.é. a complementação do valor do piso pelo fundeb, tamos voando, precisamos preencher esses vazios. Eu sei que tua agenda não tá sendo fácil, mas qdo fica um tempo sem notícias, todos(na minha avaliação) ficamos inseguros, abraço e muita força MULHER,

César

Anônimo disse...

antonio disse...
Professores essa luta poderia ter sucesso com menor esforço. É só fazer um panfleto individual por cidade,nas dez maiores de minas,com a foto de quatro ou cinco deputados que tiveram votos nestas mesmas cidades, com os seguintes dizeres:

ESTES DEPUTADOS NÃO QUEREM UMA BOA EDUCAÇÃO PARA NOSSOS FILHOS.

Levar este panfleto ao gabinete do deputado e ameaça-lo com uma panfletagem em massa em toda cidade se ele não se colocar em favor dos professores na grande imprenssa mineira e mediar uma negociação com o governador. Tenho certeza que isso dará certo.

César Pedroso disse...

lembro,algumas coisas disformes da infância:
Que coisa notável/
Ser um Ser/
Será?

dona Lecy e dona Leni
prof_as foram Fessoras
a cada dia
tenho un dia inacabado
alegria

greve

uma unica greve

tinha uma esperança.....


,
E saber que
o conhecimento estava em jogo, e, a sabedoria de mestres e povo viessem a confirmar um mundo real e melhor e mais crítico...

Jorm. Nandi

blog disse...

Sou pai de aluno da rede estadual .
Estou extremamente descontente com a greve, pois meu filho esta a 2 meses sem aula e prestes a perder o ano e com certeza teve seu ano de aprendizado prejudicado. Sendo a greve um direito legal , será que não teria uma forma de reivindicar melhores salários sem o desgaste da greve , mesmo porque e sempre a imagem dos funcionários públicos que fica marcada negativamente para a população nestas situações .
Será que os poderes públicos eleitos pela classe não deveriam assumir esta briga enquanto as aulas sejam dadas e desta forma fazer com que os pais e alunos se juntem a luta pelos melhores salários e com isto tenhamos professores mais motivados e qualificados dentro das salas de aulas . Pois a cada final de greve tendo a classe não conseguido o que queria os que voltam para as salas de aulas , são seres humanos derrotados e sem o menor prazer e vontade de lecionar ou seja profissionais que não exercem suas atividades adequadamente ( tendo logico seus motivos) e alunos totalmente descrentes e também desmotivados porem sem a menor condição de pleitear melhorias futuras .
Desculpe o desabafo; espero que Deus ilumine a cabeça de todos os envolvidos na greve para que esta termine o mais rápido possível e com as melhores ou possíveis condições a todos

galodoido disse...

valeu bia estamos com voce nos do Murgy Santa luzia estamos parados e vamos continuar Jarbas Jacques de Carvalho II

galodoido disse...

É isso aí bia vamos continuar na luta o desgaste é muito mas vale a pena lutar pelos nossos direitos pena que muitos colegas não perceba isto. Vamos pra luta e viva nós professores. Jarbas Jacques