quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Notícias do dia


Na tarde desta quarta-feira, deputados estaduais, entre eles Paulo Lamac e Rogério Correia, se reuniram com a Secretária de Estado da Educação, para intermediaram um processo de negociação. Aguardamos retorno.

Os estudantes de Belo Horizonte, organizados pela AMES (Associação Metropolitana dos Estudantes Secundaristas), realizaram uma panfletagem na Praça Sete durante o fim da tarde e início da noite de hoje. Foi um Ato de apoio à nossa greve e de denúncia das condições da escola pública mineira.

Na sede do SindEletro, ocorreu uma nova reunião dos Movimentos Sociais para avaliar a semana e organizar o Dia Estadual de Luta que será no dia 24 de agosto. Participaram da reunião o MST, Brigadas Populares, Sindfis, Ames, UBES, Assembleia Popular, CUT, Sindágua, Marhca Mundial de Mulheres, Movimento dos Atingidos por Barragens, SindEletro, SindRede e CSP Conlutas, Articulação Nacional dos Estudantes de Ciências Sociais entre outras entidades.

No período de 22 a 24 de agosto acontecerá uma Jornada Nacional de Lutas da Via Campesina com ações em Brasília e nos estados. Em Minas Gerais a Jornada estará em sintonia com a nossa greve. No dia 22 (segunda-feira) haverá a abertura do acampamento da Via Campesina em Belo Horizonte, 18 hs (confirmarei o local depois).

Nesta quinta-feira, 12 h, na Praça Sete, haverá uma manifestação em solidariedade à nossa greve. É articulada pelo Andes (Sindicato Nacional dos Docentes Universitários), CSP Conlutas, SindRede e outras entidades.

Em Varginha, participaremos do Fórum Técnico sobre Segurança nas escolas promovido pela Assembleia Legislativa

O Sind-UTE já solicitou às subsedes o levantamento das designações (onde elas aconteceram) de pessoas sem formação em substituição aos professores em greve. Quem tiver notícia desta situação também pode nos informar através do blog.


14 comentários:

Anônimo disse...

Na minha escola o designação ocorreu com uma pessoa habilitada tentamos impedir que ela não pegasse a aula. Ela alegou que precisa trabalhar. Justo no lugar de que faz greve. Nosso colega resolveu voltar tentando então que ela não entrasse na sala. Com menos de 24h da designação, não deveria cancelar o contrato. A SRE orientou que a designada ficasse na escola. Safado esse governo pode pagar um professor para ficar à toa, mas não cumpre a lei do piso.
Escola Estadual Marieta Soares Teixeira de CAtaguases.

Anônimo disse...

as aulas na EE joão Paulo I de Belo horizonte retornará na sexta feira!!Foi avisado para os alunos!!o que fazer nesta situação?

Beatriz Cerqueira disse...

Prezado colega,
faça contato com a subsede da região da sua escola. Hoje teve reunião do comando de greve de Bh e o pessoal articulou várias ações.

Ronaldo Eustáquio disse...

O governo fará de tudo para tornar o subsídio mais atrativo para evitar um impacto maior na folha de pagamento. Claro que se fosse um governo preocupado com a qualidade da educação, cumpriria a lei federal e este impacto, que por sinal muito pequeno, seria visto como investimento. E tem mais, a greve deflagrada no dia 08 de junho é para o pagamento do Piso Federal. Vamos resistir, companheiros! Me tranquilizou muito a sua fala, Bia, quando você mencionou que o sindicato enfrentará qualquer atitude de parcialidade da justiça de Minas a favor do governador. Pena que o judiciário e o MEC não criaram mecanismos para punir prefeitos e governadores fora da lei.

Anônimo disse...

O que resultou da reunião dos Deputados com a Secretária? Qual foi o teor da conversa? Quais conclusões tomadas?

Anônimo disse...

Tem que ser o PISO. Não há outra conversa. Caso contrário, a GREVE CONTINUA. Não vamos fazer como ano passado, recuar (acabar com a greve) com uma promessa que nos iludiu. A princípio não entendemos o que significaria o subsídio, mas mesmo com muita contrariedade da categoria, a greve acabou. NÃO VAMOS FAZER IGUAL NESSA PRÓXIMA ASSEMBLÍEA. OU O GOVERNO NEGOCIA ESSE PISO LOGO E PARA DE FAZER HORA COM A NOSSA CARA, PARA DE NOS ESTRESSAR (SIM, PORQUE JÁ ESTAMOS UMA PILHA DE NERVOS, NÃO AGUENTAMOS OUVIR O NOME DESSE GOVERNADOR E DE SUAS SECRETÁRIAS) OU CONTINUAMOS DE GREVE. GREVE, GREVE, GREVE...

Daiana Rodrigues disse...

GREVE!...essa é a solução, enquanto esse governo continuar mentindo!Dizendo agora que vai melhorar "ainda mais" o subsidio, não queremos isto, queremos sim,o PISO SALARIAL!!!Portanto não podemos recuar...A GREVE CONTINUA...

Anônimo disse...

É isso mesmo a greve tem que continuar se o Anastasia não pagar!
Para Anastasia , para de brincar , porque até o STF vai te pegar!!!!!!!!

Anônimo disse...

Companheiros:

Nesse momento é fundamental que todos os colegas que estão trabalhando se mobilizem,,não podemos da trégua para esse desgovernador.Vamos todos entrarem em greve ,,,e só voltar depois que ele assumir o compromisso de pagar o piso.Não podemos perder a oportunidade de termos uma lei federal do nosso lado.Todos que ainda não aderiram a greve entre conosco nessa batalha.Só assim seremos vitoriosos..passe essa corrente a frente.

Anônimo disse...

Prezada Beatriz,
Admiro a sua garra e a sua competência diante de tão grande e desgastante batalha.
Sua perserverança nos faz reconhecer que somente juntos consiguiremos demonstrar á sociedade os nossos valores e nossos direitos.
Muito me deixa indignado a visão de muitos que são capazes de se possicionarem contra um direito legitimo do trabalhador, mas são omissos diante das injustiças que ocorrem com este mesmo trabalhador!

Vanessa Oliveira Kawahara disse...

Sou professora do magistério na cidade de Jaíba a professora designada para substituir-me foi para a escola no dia 27 (sábado) os alunos não apareceram, porém ela ficou cumprindo horário..isso pode??? Não tô entendendo mais nada...

Selma Web Site disse...

Até que enfim, não estamos sós. Chega de abandono! Já estava na hora de alguém ouvir nossos apelos. Educação é coisa séria, e o professor não poderia continuar carregando todas as responsabilidades, enquanto Governo tira o corpo fora e ainda faz políticas com o pouco de bom que conseguimos fazer enfrentando grandes barreiras dentro das salas de aula super-lotadas, perseguições, violência, infra-estruturas precárias e salário de miséria.

Um verdadeiro descaso com o Educador e a Educação...
selma web site

Selma Web Site disse...

Até que enfim, não estamos sós. Chega de abandono! Já estava na hora de alguém ouvir nossos apelos. Educação é coisa séria, e o professor não poderia continuar carregando todas as responsabilidades, enquanto Governo tira o corpo fora e ainda faz políticas com o pouco de bom que conseguimos fazer enfrentando grandes barreiras dentro das salas de aula super-lotadas, perseguições, violência, infra-estruturas precárias e salário de miséria.

Um verdadeiro descaso com o Educador e a Educação...

Anônimo disse...

Ola!!! Com todo o respeito ao seu trabalho, nós alunos não aquentamos mais essa greve.. E claro q vcs tem todo o direito de reividicar os seus direitos como educadores de MG, mais por favor encontra outra maneira de fazer isso, quem esta saindo prejudicado nessa situação e nos alunos, vcs professores inves de melhorar a situação da educação e em MG, na verdade so estão agravando mais a situação. Pelo menos meio horario ja seria uma boa ideia, para nos alunos ir aos poucos recuperar algumas materias... Mais aki eu desejo boa sorte pra vcs q trabalha na area de educação BOA SORTE!! e por favor mostra essa proposta aos professores..abraços..