sábado, 6 de agosto de 2011

FORTALEÇA A LUTA PELO PISO: SAIA DO SUBSÍDIO

No dia 10 de agosto termina o prazo para opção entre as formas de remuneração. Quem não se manifestar até esta data, perderá o direito de ter em seu contracheque o pagamento de vencimento básico, onde lutamos pela alteração e pagamento do Piso Salarial. O governo ainda não se manifestou sobre as tabelas de vencimento básico com o objetivo de convencer o maior número de pessoas a optarem pelo subsídio. Não caia nessa armadilha. Se você ainda não fez a sua opção, preencha o formulário e entregue à Superintendência Regional de Ensino ou escola.
Veja abaixo uma comparação entre o Piso Salarial e o Subsídio. O Piso salarial é a melhor opção para toda a categoria, independente do tempo de serviço, seja os últimos concursados, seja os servidores com mais tempo de serviço
.

PISO SALARIAL
É o vencimento básico de acordo com a carreira do profissional da educação, ou seja, é um valor sem contar as vantagens e gratificações que cada servidor tiver adquirido. Estas são calculadas a partir do valor do Piso Salarial.

SUBSÍDIO
É o total de remuneração, ou seja, é somado tudo o que o servidor tiver – vencimento básico, vantagens temporárias e vantagens permanentes. Depois, todas as vantagens desaparecem ficando apenas o valor do subsídio.


Posição na carreira (progressão/letra)


Piso Salarial: Preserva a letra em que o servidor esteja posicionado em dezembro de 2010, valorizando o tempo de serviço de cada um.
S

Subsídio: Os servidores foram reposicionados em letras de acordo com o valor da remuneração de dezembro de 2010 porque o subsídio não leva em consideração o tempo de serviço e o que o servidor já conquistou na carreira.
Isso não será corrigido no subsídio

Aposentados/as


Piso Salarial: Toda modificação no Piso salarial do servidor da ativa beneficia quem é aposentado também.
Isso repercute nas demais vantagens que o servidor tiver adquirido e constar em sua aposentadoria.

Subsídio: Após decidir ficar no subsídio, a única alteração possível n salário ocorrerá quando as tabelas do subsídio forem reajustadas.

Aulas facultativas, dobra de turno e exigência curricular

Piso Salarial: Serão calculadas a partir do valor do Piso Salarial.
Subsídio: Caso o servidor seja aposentado, este valor foi incorporado ao subsídio, desaparecendo do contracheque.
Caso o servidor ainda não tenha se aposentado, no subsídio ele perde o direito de receber este direito após a aposentadoria.

Quinquênio e trintenário

Piso Salarial: É calculado pelo total da remuneração (se adquirido até dez/98) ou pelo vencimento básico (se adquirido após dez/98), no caso do trintenário.
É calculado sobre o Piso Salarial e o biênio se adquirido até dez/98. É calculado apenas sobre o Piso Salarial se adquirido após dez/98, no caso do quinquênio.

Subsídio: Não há trintenário nem quinquênio no subsídio nem a possibilidade de adquiri-los.



Adicional de Desempenho (ADE)


O Adicional de Desempenho é para os servidores que ingressaram no Estado após 15/07/03. Para estes servidores, ele substitui o quinquênio
Piso Salarial: É calculado a partir do Piso Salarial, podendo chegar a até 70% dele.
Subsídio: Não há pagamento de ADE no subsídio.

Gratificação de pós-graduação

Piso Salarial: Calculado de 10 a 50% do Piso Salarial

Subsídio: Não há gratificação de pós-graduação no subsídio

Vantagens adquiridas e não pagas

Piso Salarial: São pagos sem descontar o valor do Piso Salarial, uma vez elas não fazem parte dele.
Subsídio: Do que o servidor receber de vantagens atrasadas serão descontados dos valores da Vantagem Pessoal Nominalmente Identificada e do percentual de 5% concedido no ato do posicionamento no subsídio em fevereiro de 2011.

Biênio

Piso Salarial: Calculado pelo Piso Salarial e quinquênios se adquirido até dez/98 ou apenas pelo Piso Salarial se adquirido após dez/98.
Subsídio: Não há biênio no subsídio nem a possibilidade de adquiri-los.

28 comentários:

Gustavo disse...

Excelentes esclarecimentos!!!Isto ajudará aos profissionais a esclarecerem suas dúvidas e entender a armadilha que o governo está nos colocando á frente. Seria ótimo se todos da área tivessem acesso a este blog...ou se estes esclarecimentos fossem na íntegra para a TV,em horário nobre,como o comunicado que vi veicular antes do Super cine. Foi legal!!!A sociedade precisa entender e nos apoiar nesta luta com unânimidade,embora,os próprios professores não tenham unânimidade em prol do seu próprio progresso profissional...Temos escolas tradicionais como E.E Madre Carmelita. Dom João Mattos,Prof. Guerino Casassanta, turno da tarde,etc ,que estão na ativa,não participaram do nosso movimento de forma integral. Eu fui convidada pela vice-direção a retornar ao meu trabalho nesta segunda-feira...
E com o corte do Pagamento,muitos ficam em situação complicada. Fico esperando anciosa uma resposta positiva deste governo ao cumprimento da Lei do piso salarial.Seria justo e digno da parte deles. O jeito é lutar e aguardar.
Um grande abraço,Bia.

Ilza Maria disse...

O aposentado que optou pelo subsídio,e caso queira voltar para a carreira antiga, o procedimento é o mesmo para os servidores que estão na ativaa? OBS: Por favor, preciso que me responda antes de segunda de manhã,pois viajarei no mesmo dia á tarde, para nossa assembléia do dia 09.Um abraço.
Ilza - Virgolândia

Anônimo disse...

O valor da nossa moeda de troca

Superamos vários desafios com essa greve:
- o tempo e com ele o acordar cada dia e dizer a si mesmo que a greve continua;
- as espectativas frustadas de que haveria alguma negociação;
- passar o período de férias de julho em greve;
- ver o acordão não ser publicado;
- e o principal: romper a muralha que mais protegia o governo em todas as outras greve - o corte do salário.
Acumulamos dignidade, coragem, alguma raiva, sem dúvida, e força para romper agosto. Tudo isso fez nossa moeda de troca valorizar. Não aceitaremos qualquer proposta que será apresentada (ainda mais aquela de aprimoramento do subsídio). Nosso valor é um só: o piso salarial nacional. A sociedade já entendeu, a mídia olha para esse piso e afirma: só isso? O que há é um embrutecimento do governo, um ódio para com a classe, e uma vontade de longa data em acabar com as vantagens recebidas ao longo da carreira. Há um plano de carreira, que é lei, que deve ser cumprido. O subsídio permite mais sobras nos cofres, garante maior valor para os desvios. Pagar o piso é esgotar o cofre, usar o dinheiro justamente. Havia um discurso que foi incorporado pelo governo, discurso baseado em pesquisas, que revelava que o aumento de salário do professor não reduntava em aumento da qualidade do ensino. Hoje, olhando para trás, vê-se o tanto que essa pesquisa e discurso eram furados: nunca os aumentos dados significaram atingir um salário justo. Sempre se ficou ali, quase na correção de inflações ocorridas nos anos anteriores. A consequencia foi o salário baixo e a fuga dos bons profissionais da educação para outros setores do mercado de trabalho; a falta de recursos para se fazer bons cursos, aprimorar a carreira. Por isso, aumento (reajuste na verdade) salarial não significou melhoria da qualidade da educação. Por isso, sempre estamos às voltas com as greves. Por isso nossa luta atual é tão importante e histórica: lutamos pela melhoria da qualidade da educação. Por isso nosso moeda de troca brilha como o ouro. Força e vamos em frente.

Anônimo disse...

eu já vi esta história antes lá na saúde Sr. GOVERNADOR.
Você enganou todo mundo.
Aqui não tem bobo,
TRATE DE PAGAR O PISO!!!
Aparecida

Anônimo disse...

Beatriz,
nas várias assembleias que participei, percebi ser vc uma mulher forte, determinada, centrada e, principalmente muito conhecedora da causa pela qual luta. Obrigada por estar a frente de nosso sindicato, defendendo com tanta garra e coragem os nossos direitos. Que Deus a abençoe e lhe dê muita força para continuar a missão em defesa de uma educação pública de qualidade e a valorização dos profissionais desta categoria. Um forte abraço e conte comigo nessa batalha.

Beatriz Cerqueira disse...

Prezada Ilza,
o procedimento é o mesmo para o servidor aposentado: preencher o requerimento e entregar na Superintendência Regional de Ensino.
Um abraço
Beatriz

Anônimo disse...

QUAL A ORIENTAÇÃO DO SIND UTE COM RELAÇÃO AOS ATOS ADMINISTRATIVOS IMPLEMENTADOS PELO GOVERNO,PRINCIPALMENTE O QUE VISA SUBSTITUIR PROFESSORES DO TERCEIRO ANO.

Anônimo disse...

Caros professores,
Tenho certeza que vocês vencerão esta batalha, e dias melhores virão, podem acreditar. Não fiquem assustados com as ameaças deste Governador malvado, que odeia os professores,só os trata com maldade. Um dia com certeza ele prestará contas a Deus por tudo de ruim que tem feito aos profissionais da Educação, que vieram ao mundo com a missão de Educar Este País.
Sebastião de Oliveira

César Pedroso disse...

Gente...gente...gente...por favor, só em dezembro que aparece a figura do "PAPAI NOEL", qual sua dúvida pra voltar pro regime antigo, HEIN!!!!????já que não recebi a miséria do meu salário, vou lançar no blog da beatriz, 35% de desconto para todos aqueles que estão em greve(mande seu contracheque scaneado), para qualquer livro na estante virtual:MACUNAÍMA LIVROS, aproveitem, já que estamos de greve, vamos ler mais, e participar mais, vamos lá....
PAGA O PISO, OU PAGA O PISO....
Um Beijão pra CATEGORIA...VAMOS LÁ!!!PORRA!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Boa noite a todos!
É incrível esse nosso governo:
- Tem dinheiro (bilhões!) para investir em estádios de futebol;
- Tem dinheiro (bilhões!) para construir uma cidade administrativa;
- Tem dinheiro para cumprir a lei e pagar aos nossos digníssimos deputados estaduais os 75% do salário de um deputado federal;
- Tem dinheiro pra fazer propagandas a todo instante, em todas as mídias: tv, jornal, rádio e etc;
- Term dinheiro para pagar as polícias (civil e militar) e garantir um salário inicial de (vejam bem: SALÁRIO e não SUBSÍDIO!) R$ 4000,00 nos próximos anos, através de aumentos suceessivos;
- Tem dinheiro pra pagar pessoas sem formação necessária e nomeá-los "Professor da Família";
- E agora, a cereja do bolo, ameaça contratar e pagar professores para os alunos do 3° ano do ensino médio, substituindo os grevistas!
É revoltante! Existe dinheiro pra tudo, menos para cumprir uma simples lei; pagar O PISO aos professores...
É lamentável que se o governo realmente contratar professores, tem colegas não pensarão duas vezes e aceitarão o contrato...
Essa era pra ser uma briga de DAVI x GOLIAS, onde os professores seriam o lado mais forte dessa corda. O problema e que muitos se acovardam e não tem coragem de entrar em greve e exigir um direito que é o nosso por lei federal: O PISO SALARIAL!!!
Sugiro que o sindicato, através de suas subsedes, produza material e convoque um mutirão entre os grevistas! Já que não podemos pagar propagandas carìssimas como o governo, que façamos panfletagem próximo as escolas, mostrando o nosso verdadeiro salário, nossas condições de trabalho e gastança desse governo com tudo o que foi citado acima e ainda se diz "preocupado com a educação dos nossos jovens". Não vamos desistitr nunca!
Prof. Eduardo
B.H>

Anônimo disse...

Olá Beatriz e companheiros de luta: Amanhã será o dia "d", pois praticamente é o último dia para a escolha salarial e teremos a Assembléia. Até agora o governo se mantém calado e quando "abre a boca" é para falar besteira do tipo "contratar professores para lecionarem nos 3º anos". É mais uma prova do descaso com a educação. Ele vai arrumar uns "tapa-buraco" para enganar os pais e alunos. Bom, acho que pai e aluno inteligente vão recusar essa proposta indecente, pois é bem capaz do governo pegar qualquer cidadão que queira "faze um bico" e colocar nas salas de aula, subestimando a capacidade da sociedade de perceber que isso nada mais é que um tremendo descaso com os alunos. Enfim, diante disso tudo, nossa greve deve permanecer ainda mais forte, sem o PISO não vamos voltar, e pelo visto, esse governo não vai fazer a proposta que nos interessa até amanhã. Então, peço à todos vocês que permaneçam fortes, vamos lotar o pátio da ALMG e levantar nossas mãos à favor da continuidade da greve. Não aceitaremos outro acordo. É O PISO OU O PISO e não tem mais conversa. Sei que a coisa está feia para nosso lado, mas ao contrário do que possa parecer, nós somos o lado mais forte da corda. Uma hora a corda o do governo vai ceder. Vamos ter a vitória. Ele já está encurralado. Vamos ter paciência e GREVE ATÉ O PISO. QUE DEUS NOS ABENÇÕE!

Anônimo disse...

"Primeiro eles te ignoram, depois riem de você, depois brigam, e então você vence."
Mahatma Gandhi


GENTE É GREVE ATÉ O PISO. SE ATÉ AMANHÃ NÃO TIVER NENHUMA NEGOCIAÇÃO REFERENTE AO PAGAMENTO DO PISO, NÃO VOLTAREMOS DE MANEIRA ALGUMA! É NOSSO SALÁRIO, NOSSA CARREIRA, DIGNIDADE, MORAL, RESPEITO QUE ESTÁ EM JOGO. NÃO VAMOS FAZER PAPEL DE PALHAÇOS. GREVE ATÉ O PISO. ABRAÇOS

Leonardo Ornellas disse...

veja esta ultima noticia:
http://www.hojeemdia.com.br/noticias/politica/estado-tem-r-10-para-cada-servidor-publico-mineiro-1.322489

Anônimo disse...

COMPANHEIROS , DEPOIS DESTA A GREVE TEM QUE CONTINUAR SEM DÓ NEM PIEDADE.

http://www.hojeemdia.com.br/noticias/politica/estado-tem-r-10-para-cada-servidor-publico-mineiro-1.322489"

AMÉLIA/MONTES CLAROS disse...

Beatriz,
Não é por falta de informção por parte do Sindicado que os profissionais da Educação vão continuar no subsídio. Excelente esclarecimento. Parabéns.

Anônimo disse...

Só falta esclarecimentos quanto aos ATBs. Muitos deles não voltaram pra carreira antiga acreditando que o piso é só para o professor, pois as SREs dizem isso, as inspetoras dizem isso, as próprias colegas professoras tb dizem isso. E ninguém do sindicato dá certeza se haverá realmente ganhos para o ATB, os ATBs tb não aderiram à greve pelo mesmo motivo(são raros os ATBs em greve). Se houvesse maiores esclarecimentos, esse segmento teria se aliado a nós tb.

Maria Luiza

Anônimo disse...

Sim,Beatriz.Forças pra vc e pra gente!Como disse o professor Eduardo no blog,a propaganda é a alma do negocio e provocará maiores esclarecimentos.Mesmo sem tantos recursos como o governo vamos expandir nossas informações a toda sociedade atraves de panfletagem em lugares estratégicos(comércio,shoppings,universidades,
estádios,etc).A luta não para!!

Anônimo disse...

Olá Beatriz;
Boa tarde!

Faço a sugestão que:

- Seja confeccionada uma carta, direcionada aos alunos do 2° grau e também aos pais.

- Percebo que estes alunos tem entendimento suficiente, a maioria já são eleitores.

- Eles tem a força e ideais de JUSTIÇA E LIBERDADE.

- Leve a eles a REALIDADE DA EDUCAÇÃO EM MINAS GERAIS.

- Mostre-os a DESIGUALDADE PROPORCIONADA PELO GOVERNO EM RELAÇÃO AOS ALUNOS QUE ESTUDAM EM ESCOLAS PARTICULARES.

- ALUNOS EM ESCOLAS PARTICULARES, TEM MAIS OPORTUNIDADES DE GARANTIR UMA VAGA NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS, AS MELHORES E TAMBÉM GRATUITAS.

- Convide-os para não aceitarem um ensino de má qualidade.

- Este Governo está PROMOVENDO A DISCRIMINAÇÃO E A DESIGUALDADE DE OPORTUNIDADES.

- Faça esta carta circular como encartes nos jornais e como material de greve, panfletos, etc..

Fazendo a minha parte..

Nélia disse...

Faltam 4 anos para eu me aposentar.
Num país que prega a JUSTIÇA, há coerência receber o mesmo salário de um iniciante de carreira?

Nélia disse...

Faltam 4 anos para eu me aposentar.
Num país que prega a JUSTIÇA, há coerência receber o mesmo salário de um iniciante de carreira?

Anônimo disse...

Olá Beatriz;
Bom dia!

De hoje em diante precisamos estar muito atentos ao STF.

Mantenha advogados de plantão no STF.

É o STF, que vai decidir esta parada.

Contrate a análise de um Jurista renomado, por exemplo de um ex ministro do STF.
É assim que Brasília funciona.

Envie diretores do Sind UTE ao Congresso Nacional, para fazerem ecoar nossa voz.
*** Procure o Senador Cristovam Buarque.

Envie correspondência de PROTESTO ao sindicato NACIONAL dos jornalistas.

A tarefa é árdua e dura.
Força, coragem e persistência.

Mantenha sempre a ALTIVEZ ao conversar com este Governo.

FIRMES NA LUTA, COMPANHEIRAS(OS).

Anônimo disse...

"Quando alguém compreende que é contrário à sua dignidade de homem obedecer a leis injustas, nenhuma tirania pode escravizá-lo."
"Você nunca sabe que resultados virão da sua ação. Mas se você não fizer nada, não existirão resultados."
(Mahatma Gandhi)
Fábio Luiz

Anônimo disse...

Professor em Teófilo Otoni MG
Muito bem Beatriz ,admiro muito você.
Continue nessa luta que é de todos nós e de nossos filhos também,pois uma educação melhor reflete em todos os setores da sociedade.Nós professores merecemos respeito e dignidade.Parabéns.Com você no comando o sindicato ganhou destaque.Parabéns.Estamos orgulhosos de pessoas como você.

Anônimo disse...

ESCOLAS DE DIAMANTINA E REGIÃO FORTALECIDA NA GREVE EM BUSCA DO PISO SALARIAL!

FORÇA A TODOS NESSA LUTA,UNIDOS SEREMOS CADA VEZ MAIS FORTE...
Até a vitória!

Anônimo disse...

ESCOLAS DE DIAMANTINA E REGIÃO FORTALECIDA NA GREVE EM BUSCA DO PISO SALARIAL!

FORÇA A TODOS NESSA LUTA,UNIDOS SEREMOS CADA VEZ MAIS FORTE...
Até a vitória!

Anônimo disse...

Fiquei muito preocupada ao ler que a secretária Renata Vilhena disse que 300 mil funcionários ficaram no subsidio. Será que ela não está contando com as pessoas que não puderam fazer a opção, como os designados por exemplo? É preciso pedir o percentual apenas dos que tiveram a oportunidade de optar.Vamos ficar espertos com esse governo. Sem contar que a própria lei do subsídio nos dá a opção de voltar ao antigo sistema de remuneração. Então não importa quantos voltaram, para esses a lei do piso tem que valer. Um grande abraço Beatriz. Parabéns pelo excelente trabalho. Confiamos em você.

Anônimo disse...

Olá Beatriz;
Bom dia!

Este canal de comunicação dos professores está FECHADO?

Será que estamos perdendo tempo em postar comentários aqui.

Obrigado.

Anônimo disse...

BEATRIZ, POR FAVOR. EU SEI QUE VOCÊ É UMA GRANDE COMBATENTE... E ESTAMOS LIDANDO COM TIRANOS. SÓ FALA NA HRA DA REUNIÃO DO PISO, NADA MAI. FICA ASSIM PARA ELES: QUEREMOS O PISO E É SÓ ISSO.
COMO FICOU NA JUSTIÇA A CONTRATAÇAO DE PROFESSOR TAMPÃO??? JÁ TEM RSPOSTA PARA ESTA ILEGALIDADE DA JUSTIÇA????