domingo, 2 de outubro de 2011

Desafios da semana

Gostaria de agradecer a todos que postaram avaliações sobre o nosso movimento. O blog acabou se tornando um canal direto e rápido de comunicação com a categoria, contato que se torna muito difícil de ser feito diretamente em razão do tamanho do estado, do número de escolas e diante das nossas necessidades por comunicação e informações.
Em função do grande número de comentários, peço um pouco de paciência que todos serão publicados.
Nossa greve foi suspensa na terça-feira e já na quarta estive em Brasília numa audiência com a Ministra do Supremo Tribunal Federal Carmem Lúcia. Ela é a Ministra Relatora da Reclamação que protocolamos no STF a respeito do Direito de Greve. Embora ela tenha se manifestado em relação ao nosso pedido de liminar (pelo indeferimento) ainda haverá o julgamento do mérito e é fundamental que tenhamos melhores instrumentos para que os Tribunais de Justiça não atuem da forma como o TJMG atuou em nossa greve. Ela ouviu atentamente tudo o que relatamos. A audiência com a Ministra foi possível através da mediação do gabinete do Deputado Padre João.
Na quinta-feira aconteceu a primeira reunião da Comissão Tripartite. Foi na Assembleia Legislativa e o relato assim como a sua composição está no site do sindicato. Nesta reunião assinamos o documento que já estava assinado pelo Secretário de Estado de Governo Danilo de Castro. Foi o mesmo documento lido na assembleia de terça-feira e também no Comando Estadual de Greve que se reuniu na noite da mesma terça-feira.
Sei que vários colegas fizeram uma comparação de comissões 2010 x 2011, e é natural que se faça. Estamos calejados de comissões. Mas há fatores presentes em 2011 que nos fortalecem como a decisão final sobre a composição do Piso Salarial pelo STF, o reconhecimento de modificação no Piso Salarial por parte do Governo do Estado, a participação da Assembleia Legislativa que será quem votará o projeto final. Percebo também que a categoria suspendeu esta greve mais alerta, vigilante, entre outras questões.
Na sexta-feira, fiz contato com o Anísio, Presidente do Sindicato do Ceará para prestar a nossa solidariedade e colocar o Sind-UTE MG a disposição para o que precisarem. Nesta semana articularemos melhor como ajudar.
No sábado, dia 01/10, tive a honra de participar da reunião da direção estadual do MST onde em conjunto com o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), MTD (Movimento dos Trabalhadores Desempregados), Assembleia e Consulta Popular além do MST fizemos uma avaliação da conjuntura principalmente sobre a nossa greve e tudo o que ela representou no cenário mineiro e nacional e a importância desta articulação entre movimentos sociais e sindicais continuar.
Aos que se preocuram, rezaram e foram solidários, trago a boa notícia de que a Marilda e o Bidu (nossos companheiros da greve de fome) estão bem.
Os desafios da semana
Nesta segunda-feira acontecerá a 2a. reunião da Comissão Tripartite. Os pontos que o sindicato quer discutir já foram informados na reunião de quinta-feira e a nossa expectativa é iniciar todas as discussões. Recebi vários questionamentos a respeito de reposição, pagamento, férias-prêmio, etc e a orientação do sindicato é aguardar. Trataremos de tudo nesta reunião. Mas sem perder o foco que é o Piso Salarial na carreira.
Ainda nesta segunda, a partir de 18:30 na sede do SindEletro (Rua Mucuri, 274, Floresta) acontece a Plenária dos Movimentos Sociais para avaliação do nosso movimento e próximos encaminhamentos.
Nesta semana, em São Paulo, acontece a Plenária Nacional Estatutária da Cut. Os representantes do Sind-UTE foram eleitos na Plenária Estadual que aconteceu no Sesc Venda Nova (os representantes para a Plenária Estadual foram eleitos no Comando Estadual de Greve). Participarão e levarão toda a discussão da nossa greve os companheiros Manoel Rosalvo (Nanuque), Nivalda (Juiz de Fora), Eric Bonfim (Teófilo Otoni), Mirtes (Unaí), Feliciana (Ipatinga), além do Antônio Carlos Hilário e Lourdes Aparecida que são da Direção Estadual da CUT. Minha participação, assim como da Feliciana e Marilda, depende do cronograma de reuniões da Comissão, porque a nossa prioridade é esta negociação.
Na terça-feira, dia 04/10, começa a fase final do Fórum Técnico de Segurança nas escolas. É uma atividade promovida pela Assembleia Legislativa e será uma ótima oportunidade para falarmos das nossas condições, da nossa greve e da nossa luta pelo Piso Salarial. O Fórum é coordenado pela Comissão de Educação, cujo presidente é o Deputado Bosco, da região de Araxá. Comissão que não atuou em nada durante a nossa greve e ignorou várias denúncias que fizemos relacionados a problemas nas escolas estaduais como os desvios de recursos e má aplicação de verbas públicas numa escola da cidade de Espinosa. Quem puder, é importante participar ajudando na distribuição do nosso material, fazendo discussões, denunciando as situações vividas no cotidiano da escola. A suspensão da greve não significa a pacificação da categoria. Continuamos mobilizados.
No dia 08 de outubro (sábado) teremos reunião do Comando Estadual de Greve. Avaliaremos a nossa greve e tudo o que acontecer esta semana na Comissão Tripartite.

10 comentários:

Anônimo disse...

Beatriz,

Que Deus possa sempre te iluminar nestas negociações para que os nossos direitos e conquistas sejam assegurados, principalmente o nosso piso.

Abraços.

Valdinei - Uberlândia

Anônimo disse...

qual o resultado da reunião de hoje 2ª feira?

Gleiferson Crow disse...

NDG presente e de plantão no TWITTER

DITADURA AVANÇA SOBRE educação em Minas Gerais e
deixa contracheque ZERO ZERO ZERO . . .

e NO TWITTER:

rogeriocorreia_ Rogério Correia PT
@
@EBitencour compreendo.Mas pelo que conversamos o Governo vai pagar sem cortes este e no próximo mês.É a única forma de garantir reposição.
__________________
gscrow Gleiferson Crow
@
@mcriscostabh @sabarbosab ESSA é a CARA da política partidária do Brasil PALHAÇADAAAA, VAMOS pedir ajuda para o TIRIRICA, esse sim entende.
__________
gscrow Gleiferson Crow
@rogeriocorreia_ até quinta-feira, sem salário volto pra GREVE leialibertaminasndg.blogspot.com GREVE GREVE GREVE GREVE GREVE GREVE GREVE GREVE GREVE
__________
mcriscostabh Cristina
Fui.Em pleno mês dos prof's recebemos este presente do governo q/tanto se preocupa com a educação.E olha q a greve não foi decretada ilegal
_________

rogeriocorreia_ Rogério Correia PT
@
@AnaRosaDaros negociação sobre piso ficou para segunda feira e pagamento sem cortes este mês será respondido na quinta.
_________

rogeriocorreia_ Rogério Correia PT
Ninguém leva a sério : Aécio reafirma disposição de concorrer à Presidência - Por isto tem de falar: bit.ly/q86l9Q @saviosouzacruz
_________


Gleiferson Crow
LEIA: Liberta Minas NDG
http://leialibertaminasndg.blogspot.com/

Anônimo disse...

Beatriz,

Nós da categoria e combativos dessa greve PRECISAMOS ter informações sobre o andamento das negociações com a comissão, por favor! Você e outros colegas tão sábios e eloquentes nos motivaram e semearam o desejo da luta e da esperança de obter nossos direitos! Entretanto, o desgaste do movimento juntamente com os contracheques zerados tem nos deixado muito angustiados e desesperançosos quanto aos resultados propostos pelo sindicato durante toda a LUTA.A lei existe e tem que suprir as necesidades dos educadores, isso é fato. Mas a maioria do que você falou na última assembleia não está explícito no documento do acordo com os deputados. O texto está muito vago e não especifica nossas reivindicações. Contamos com seu potencial, conhecimento, firmeza e generosidade ao nos defender nessa comissão. A propósito, foi dito também na assembeia que Gazzola e Vilhena não participariam das negociações. O que aconteceu? Não entendemos nada,pois fala-se uma coisa e realiza-se outra, não é verdade? E sabe-se que elas em momento algum tiveram boa-vontade para atender ou realmente escutar a categoria. É lamentável tanta incoerência na nossa realidade já tão precária! Sei que é informada, mas viu os resultados da Greve dos Correios??? Ninguém repõe carga horária e os salários não puderam ser cortados por indicar essencial para sobrevivência (questão alimentar). E nós??? Olha, admiro muito seu trabalho, sua força, persistência, dedicação e conhecimento, por isso, mais uma vez, Lute, não desista de exigir o que é DIREITO, por favor! São muitas pessoas humilhadas e roubadas todos esses anos! Não é justo! Que Deus abra o coração dessa comissão porque tem muita gente sofrendo, por algo que nem precisava passar. Os grevistas estão frustrados e pessimistas,e não temos nenhuma notícia animadora! Precisamos de mostrar para todos que lutar em união vale à pena para se conseguir algo...Obrigada pelo trabalho que vem desempenhando e espero que consiga nos representar com a dignidade que sempre teve.

Abraço!

Giselle - Ipatinga

Luiz disse...

Beatriz,

parabéns pelo seu trabalho. A clareza na comunicação e credibilidade com que conduz o processo é notável. A briga é justa porém algumas lacunas ficaram expostas. Quem está começando na carreira vive sem perspectiva qualquer. O concurso é fajuto! Como (e quando) sairemos desse injusto e humilhante sistema de designaçôes?

Anacleto disse...

Que bom que está tudo sendo encaminhado para uma negociação!!! E que nosso piso possa realmente sair, e principalmente as vantagens que todos nós que temos, seja de tempo e outras vantagens, possam ser incorporadas juntamente com o nosso piso!!!
E foi muito bom a ótima notícias da Marilda e o Bidu estarem bem depois de tanto tempo em greve de fome!!! Eles são os nossos heróis e todos nós!!!
Abraços!!!

Hilda Iêda de Miranda disse...

Bia, parabens pela postura lucidez e étca com que conduziu essa greve. O Sindute ganhou credibilidade. Hoje estamos mais coesos e isso se deve em grande parte a você. Que Deus a ilumine sempre.
Hilda Iêda de Miranda

Anônimo disse...

Beatriz , continue firme, estamos confiantes e torcendo pelo sucesso nas negociações.Deus abençoe a todos que estão participando desta luta tão importante

Anônimo disse...

Ei cade o décimo quarto porque o sindicato nem questiona? O que está acontecendo que silêncio é esse???Professores estão indignados com o sindicato e com o governo.

Anônimo disse...

Queria saber porque o sindicato não esta aceitando o aumento apenas para professor e especilalista, sendo que só uma menoria de professores aderiram a greve.
E justo que outras areas tenham aumento mas eles façam a greve deles e lutem pelos seus direitos, não e justo ums fazem greve e sofrem e os ouros ganham.