quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Novos retornos

A reunião da Comissão tripartite realizada nesta semana trouxe muita insatisfação. A manutenção da postura da Secretaria de Educação sobre o Piso apenas para professor e especialista contrariou todo o debate feito no dia 27/09 de que o governo negociaria o Piso Salarial para as carreiras da educação e não apenas para as carreiras contempladas no projeto de lei 2355/11.
Não houve nennhum resultado prático desta reunião e fizemos esta avaliação com os deputados estaduais que participam das negociações. É importante avaliar que um possível fracasso no processo de negociação trará um grande desgaste não apenas ao Governo do Estado mas também à Assembleia Legislativa.
Além disso, há uma demora da Secretaria de Educação em executar o que ficou acertado desde o dia 19/10, o que aumentou o desgaste no processo de negociação desta semana.
Com esta avaliação, a pedido do sindicato, os deputados buscaram novos retornos junto ao Governo do Estado.
Estive na Assembleia Legislativa na noite desta quarta-feira em reunião com os deputados e os retornos são os seguintes:
1) A publicação, através de Intrução e Decreto, do que foi discutido com a Secretaria de Educação no dia 19/09 será feita nesta sexta-feira, dia 28/10;
2) O prazo final para retorno ao subsídio: não haverá a prorrogação do prazo do dia 31/10. No entanto, o projeto de lei contemplará a abertura de novo período para os que quiserem sair do subsídio;
3) Atendimento do Ipsemg: será regularizado a partir de 01/11;
4) Proposta do Piso Salarial: o governo apresentará nesta segunda-feira a proposta de Piso Salarial e não apenas "impacto financeiro", como havia ficado como encaminhamento final.
5) no que diz respeito ao Piso salaria para todas as carreiras é possivel construírmos uma proposta. Não entendi muito bem de que forma, mas espero que isso se esclareça na próxima reunião da Comissão Tripartite.
Esclarecimentos sobre a reposição
Há muitos pedidos de esclarecimentos sobre a reposição postados no blog e encaminhados ao sindicato. Aguardo a publicação das Instruções para respondê-los. Isso porque a resposta não é meramente uma questão de opinião, é necessário esclarecer com fundamentação. Antecipar os esclarecimentos antes da publicação da SEE pode trazer desencontros ou situações que nos seriam favoráveis, podem ser modificadas antecipadamente. Observei isso durante a greve. Várias orientações e instruções foram encaminhadas depois que o sindicato fazia algum esclarecimento.
Publicação e cancelamento de férias prêmio
O compromisso da SEE foi de respeitar todas as publicações de férias prêmio, mesmo que o servidor tenha falta greve. Quem teve a publicação e cancelamento de férias prêmio deve rapidamente enviar os dados para que discutamos com a SEE. Pode postar aqui no blog ou enviar por e-mail para o Sind-UTE MG. Encaminharei esta questão nesta quinta-feira, dia 27/10.
Dispensa dos substitutos
Hoje fiz contato com a Secretaria para questionar que esta questão não havia sido encaminhada. De acordo com a SEE, no dia 20/10 (quinta-feira) a Secretaria realizou reunião com todas as Superintendências Regionais de Ensino para orientar a respeito do resultado da reunião realizada no dia 19/10 com o sindicato. Desta forma, desde esta data já foi orientada a dispensa bem como os demais pontos.
Respeito a opinião dos colegas que se manifestaram contra esta questão, mas houve uma deliberação do Comando Estadual de Greve a respeito disso.
Reposição nas Superintendências Regionais de Ensino
As/os Superintendêntes já foram orientados a organizar junto com o servidor que fez a greve a reposição.
Opção entre as formas de remuneração
A orientação do Sind-UTE MG permanece a mesma: opção pelo vencimento básico. É esta opção que valoriza todos os elementos da carreira, permite o reajuste previsto na Lei Federal 11.738/08, entre outras coisas. O sindicato produziu inúmeros boletins esclarecimento e comparando as formas de remuneração. Todos estão disponíveis no site do sindicato.
Não é o momento de ter dúvida. A reabertura do prazo em setembro ocorreu como estratégia do governo para as pessoas migrassem novamente para o subsídio e tentar enfraquecer a nossa luta pelo Piso, construindo a idéia de que a remuneração como vencimento básico é um modelo em extinção. Vale lembrar que cerca de 153 mil profissionais da educação, dos 200 mil que tiveram direito de opção, optaram pelo vencimento básico, contrariando a teoria da Secretaria.
Chegamos a pedir a prorrogação do prazo ao final da reunião desta semana porque percebemos claramente que o Governo não quis apresentar propsta de Piso para trazer insegurança para determinadas carreiras. Não é coerente exigir opção uma vez que entre as duas tabelas não foram publicadas. Mas o sindicato já fez uma publicação das tabelas. Está disponível no site, Informa 48.
Acho interessante também que as pessoas façam a simulação disponível no site da SEE. Esta simulação vai demonstrar, na prática, que o subsídio não é a melhor opção. Compare com as tabelas publicadas pelos sindicato e todos os esclarecimentos que já prestamos.
Vale lembrar que o que foi prometido no subsídio, não é lei, uma vez que a tramitação do projeto de lei 2355 está suspensa para as negociações do Piso.

23 comentários:

Beatriz Cerqueira disse...

Prezada Valquiria,
por favor me informa a data da publicação e a data do cancelamento do pedido de férias prêmio.
Aguardo,
Beatriz

Beatriz disse...

Prezada Beatriz Cerqueira,
minhas férias prêmio foram canceladas de acordo com SRE-Ponte Nova, mas não me entregaram nenhum documento com oficialização de cancelamento. Argumentaram que se fundamentaram no item 13 do acordo feito com o SindUte e que preciso retornar imediatamente para a escola.Preciso de orientação rápida. Enviei e-mail ao sindicado com meus dados. Favor verificar o mais breve possível.
Publicação 07/05/2011
Férias: 17/10 a 17/11
Obrigada,

Beatriz

Rosana disse...

Bia, mais uma vez, bom dia! Força na luta! Um abraço. Parabéns pelo seu compromisso com a categoria e com o fato de postar somente o que é fato. Nós podemos fazer reflexões, mas o sindicato lida com dados reais. Piso para todas as carreiras! Deus apresse a decisão final do STF. Rosana - professora.

Sérgio disse...

Beatriz. Minhas férias prêmio não foi publicada porque estava de greve.Solicitei o pedido para 17/10/11 a 17/12/11. Gostaria de usufruir pelo menos 1 mês. Para isso abro mão da reposição que vai até o final do ano letivo no meu cargo 2, onde foi feito o pedido de férias prêmio.Que devo fazer, Já que insistem dizer que tenho que fazer a reposição primeiro. Sérgio.

Anônimo disse...

Beatriz, na minha escola duas pessoas saíram de férias prêmio e as designadas que estavam na escola foram aproveitadas sem abrir edital. Disseram que foi orientação da inspe tora. Isso é legal? Anônimo

Anônimo disse...

Prezada Beatriz,

A tabela salarial disponivivel no site, Informa 48 possui um erro gravissimo qto ao salario de ATB - 30 horas. Não deveria ser de 890,25 no nivel I e gau A. Se voce comparar com o de ASBIA o errou ficara gritante.

Lucimar

Anônimo disse...

A lei é clara o Piso realmente é só para o magistério,negocia isso e deixa o resto para lá.É melhor um pássaro na mão do que dois voando.

Anônimo disse...

euComo professora há 24 anos na Rede Estadual acompanho e sempre lutei pela nossa valorização profissional. Percebi nesses longos anos que a luta é quase que somemte dos professores, portanto acho que o comando deve na ultima das tentativas aceitar, a principio, a proposta do piso somente para professores e depois discutir as outras carreiras. Eles tiveram uma nova tabela salarial desde o 2009 com um aumento considerável (salario baixo na verdade) e praticamente nao participam na luta. Vamos garantir o nosso depois discutiremos o deles.

Beatriz Cerqueira disse...

Prezada Lucimar,
a tabela será corrigida em nova publicação que faremos.
Obrigada
Beatriz

Beatriz Cerqueira disse...

Prezado Ronie,
de acordo com o que escreveu as suas férias prêmio não foram canceladas. Assim que puder me confirme esta informação.
Aguardo
Atenciosamente,
Beatriz

Beatriz Cerqueira disse...

Prezado colega,
o servidor contratado para substituição de outro servidor em greve deverá ser desligado, não pode ser aproveitado para outra situação na escola, caso em que deverá ocorrer outra designação. A orientação da Inspetora está em desacordo com o discutido e acertado com a SEE.
Caso a situação persista, faça novo contato informando a Escola e município.
Aguardo,
Atenciosamente,
Beatriz

Beatriz Cerqueira disse...

Prezado Sérgio,
o encaminhamento da direção da sua escola está em desacordo até mesmo com as orientações da Secretaria emitidas durante a greve. Discutirei a sua situação ainda hoje. Gostaria que postasse seu e-mail para te desse retorno diretamente.
Atenciosament,
Beatriz

Beatriz Cerqueira disse...

Prezado Charles da cidade de Januária,
de acordo com o que foi discutido e acertado com a Secretaria de Educação, a servidora tem direito a gozar o período de férias prêmio, mesmo tendo falta greve ainda não reposta, porque já ocorreu a publicação de suas féras prêmio. Caso haja procedimento diferente, peço que faça novo contato.
Atenciosamente,
Beatriz

Beatriz Cerqueira disse...

Prezado Sérgio,
não concordamos com o posicionamento da SEE que vincula reposição ao direito de férias prêmio, uma vez que a legislação é muito clara no que se refere aos critérios para gozo deste direito.
Faremos orientação específica sobre esta situação.
Atenciosamente,
Beatriz

Beatriz Cerqueira disse...

Prezada Beatriz,
já estou com seus dados e encaminharei ainda hoje para a SEE.
Atenciosamente,
Beatriz

Anônimo disse...

Bia,

Você já viu que o "link' com as informações sobre o susídio no site da educação sumiu? ou eu tô ficando cega(rs)

Logo agora que eu queria fazer a simulação! já que a vc disse que podemos... só não o fizemos antes, por medo da Gazzola achar que estávamos interessados... mas eu já fiz as minhas contas... o VB é muito melhor..

Anônimo disse...

O que o estado fez com os professores foi covardia deixando-os sem salários.Até agora não entendi porque o sindicato foi a favor em mandar os professores que estavam substituindo os grevistas embora ,Porque não acordar em deixa-los até o final de seu contrato. ouvi de um professor " foram eles que minaram a greve" balela quem minou a greve foi o governo os professores não são nada para o governo se o povo fica sem segurança ok o governo negocia porque a populaçao não pode ficar a merce de bandidos aí tem negociação gera onus para a sociedade se o povo está sem saúde vamos melhorar os salarios dos médicos porque o povo não pode adoecer porque os direitos humanos garantem o direito a avida se os correios entram em greve vamos negociar porque os boletos precisam chegar, se os bancÁrios fazem greve vamos negociar porque o sistema financeiro não pode parar, se os funcionários da construção civil param gera-se um pânico no estado e viajando na velocidade da luz chega ao congresso e assim um acordo é feito quase que instantaneamente pelos estados mas é claro pelo amor de Deus a copa está ai Naõ é mesmo ?e não pode parar . E SE OS PROFESSORES PARAREM O QUE PODE ACONTECER ? O resultado está aí "NADA" "NADA".......OS PROFESSORES PODERIAM FICAR DE BRAÇOS CRUSADOS 365 DIAS QUE NADA IRIA ACONTECER . QUEM FICA SEM SALÁRIO NÃO CONSEGUE SE QUER COMPRAR UM SACO DE FEIJÃO OU DE ARROZ PRA COMER CADE OS DIREITOS HUMANOS O GOVERNO DEIXOU MILHARES DE PROFESSORES PASSANDO ATÉ FOME COM ESTA ATITUDE DE NÃO NEGOCIAR E O SINDICATO QUERENDO QUE ESTES FICASSEM FIRME ,PELO AMOR DE DEUS COMO UM PROFESSOR GANHANDO O QUE GANHA TEM CONDIÇOES DE SUSTENTAR UMA GREVE TÃO LONGA O SINDICATO TEM QUE ABRIR OS OLHOS VAMOS USAR A CABEÇA BEATRIZ CERQUEIRA É CLARO QUE FOI UMA DISPUTA DESLEAL E MALDOSA .oS PROFESSORES ESTÃO VOLTANDO PARA SUAS SALAS TRISTES E AO MESMO TEMPO REVOLTADOS COM ESTE GOVERNO DITATORIAL ,POLITICOS QUE NADA FAZEM PELA EDUCAÇÃO, ESTES ESQUECENDO QUE FORAM EDUCADOS POR UM MESTRE . NÃO ENTENDO COMO TANTO DINHEIRO É MAU EMPREGADO NESTE PAIS ,DESVIADO, SURRUPIADO ESCONDIDO EM CUECAS ,É VERGONHOSO A POLITICA NESTE PAIS .cOMO DISSE ROBERTO JEFERSOM POLITICOS PROSTITUIDOS PELA CORRUPÇÃO , MARIONETES SEM VOZ DE UM GOVERNO SUJO E CORRUPTO "QUE SIRVA A MASCARA A QUEM COUBER".e voltando a quela questão dita por um professor foi "os substitutos que minaram a greve" . A decisão de término da greve foi do governo e não dos professores pelo amor de Deus vcs são cegos ??? Os professores são vitimas deste rolo compressor imposto pelo estado .E desta forma repudio qualquer um que venha dizer que este professor substituto foi mau intencionado , pelo contrario estes apenas estavam a procura de trabalho assim como tantos outros trabalhadores que precisam colocar o pão de cada dia na boca de seus filhos. Repudio totalmente a colocação do sindicato em compactuar com a demissão dos professores substitutos quando deveria proteger os seus direitos ao trabalho.Proteger não somente os professores substitutos mas tambem os professores grevistas.Não sei como seria possivel uma negociação amigavel mas pelo menos levantar a cabeça para o alto e ver de cima o problema e não enchergar com os olhos dentro do furacão.

Desde já agradeço .

Anônimo disse...

Beatriz Cerqueira.

O que o estado fez com os professores foi covardia deixando-os sem salários.Até agora não entendi porque o sindicato foi a favor em mandar os professores que estavam substituindo os grevistas embora ,Porque não acordar em deixa-los até o final de seu contrato. ouvi de um professor " foram eles que minaram a greve" balela quem minou a greve foi o governo os professores não são nada para o governo se o povo fica sem segurança ok o governo negocia porque a populaçao não pode ficar a merce de bandidos aí tem negociação gera onus para a sociedade se o povo está sem saúde vamos melhorar os salarios dos médicos porque o povo não pode adoecer porque os direitos humanos garantem o direito a avida se os correios entram em greve vamos negociar porque os boletos precisam chegar, se os bancÁrios fazem greve vamos negociar porque o sistema financeiro não pode parar, se os funcionários da construção civil param gera-se um pânico no estado e viajando na velocidade da luz chega ao congresso e assim um acordo é feito quase que instantaneamente pelos estados mas é claro pelo amor de Deus a copa está ai Naõ é mesmo ?e não pode parar . E SE OS PROFESSORES PARAREM O QUE PODE ACONTECER ? O resultado está aí "NADA" "NADA".......OS PROFESSORES PODERIAM FICAR DE BRAÇOS CRUSADOS 365 DIAS QUE NADA IRIA ACONTECER . QUEM FICA SEM SALÁRIO NÃO CONSEGUE SE QUER COMPRAR UM SACO DE FEIJÃO OU DE ARROZ PRA COMER CADE OS DIREITOS HUMANOS O GOVERNO DEIXOU MILHARES DE PROFESSORES PASSANDO ATÉ FOME COM ESTA ATITUDE DE NÃO NEGOCIAR E O SINDICATO QUERENDO QUE ESTES FICASSEM FIRME ,PELO AMOR DE DEUS COMO UM PROFESSOR GANHANDO O QUE GANHA TEM CONDIÇOES DE SUSTENTAR UMA GREVE TÃO LONGA O SINDICATO TEM QUE ABRIR OS OLHOS VAMOS USAR A CABEÇA BEATRIZ CERQUEIRA É CLARO QUE FOI UMA DISPUTA DESLEAL E MALDOSA .oS PROFESSORES ESTÃO VOLTANDO PARA SUAS SALAS TRISTES E AO MESMO TEMPO REVOLTADOS COM ESTE GOVERNO DITATORIAL ,POLITICOS QUE NADA FAZEM PELA EDUCAÇÃO, ESTES ESQUECENDO QUE FORAM EDUCADOS POR UM MESTRE . NÃO ENTENDO COMO TANTO DINHEIRO É MAU EMPREGADO NESTE PAIS ,DESVIADO, SURRUPIADO ESCONDIDO EM CUECAS ,É VERGONHOSO A POLITICA NESTE PAIS .cOMO DISSE ROBERTO JEFERSOM POLITICOS PROSTITUIDOS PELA CORRUPÇÃO , MARIONETES SEM VOZ DE UM GOVERNO SUJO E CORRUPTO "QUE SIRVA A MASCARA A QUEM COUBER".e voltando a quela questão dita por um professor foi "os substitutos que minaram a greve" . A decisão de término da greve foi do governo e não dos professores pelo amor de Deus vcs são cegos ??? Os professores são vitimas deste rolo compressor imposto pelo estado .E desta forma repudio qualquer um que venha dizer que este professor substituto foi mau intencionado , pelo contrario estes apenas estavam a procura de trabalho assim como tantos outros trabalhadores que precisam colocar o pão de cada dia na boca de seus filhos. Repudio totalmente a colocação do sindicato em compactuar com a demissão dos professores substitutos quando deveria proteger os seus direitos ao trabalho.Proteger não somente os professores substitutos mas tambem os professores grevistas.Não sei como seria possivel uma negociação amigavel mas pelo menos levantar a cabeça para o alto e ver de cima o problema e não enchergar com os olhos dentro do furacão.

Desde já agradeço .

Anônimo disse...

Beatriz Cerqueira

O que o estado fez com os professores foi covardia deixando-os sem salários.Até agora não entendi porque o sindicato foi a favor em mandar os professores que estavam substituindo os grevistas embora ,Porque não acordar em deixá-los até o final de seu contrato. ouvi de um professor " foram eles que minaram a greve" balela quem minou a greve foi o governo os professores não são nada para o governo se o povo fica sem segurança ok o governo negocia porque a população não pode ficar a mercê de bandidos aí tem negociação gera ônus para a sociedade se o povo está sem saúde vamos melhorar os salários dos médicos porque o povo não pode adoecer porque os direitos humanos garantem o direito a vida se os correios entram em greve vamos negociar porque os boletos precisam chegar, se os bancários fazem greve vamos negociar porque o sistema financeiro não pode parar, se os funcionários da construção civil param gera-se um pânico no estado e viajando na velocidade da luz chega ao congresso e assim um acordo é feito quase que instantaneamente pelos estados mas é claro pelo amor de Deus a copa está ai Não é mesmo ? e não pode parar . E SE OS PROFESSORES PARAREM O QUE PODE ACONTECER? O resultado está aí "NADA" "NADA".......OS PROFESSORES PODERIAM FICAR DE BRAÇOS CRUSADOS 365 DIAS QUE NADA IRIA ACONTECER . QUEM FICA SEM SALÁRIO NÃO CONSEGUE SE QUER COMPRAR UM SACO DE FEIJÃO OU DE ARROZ PRA COMER CADE OS DIREITOS HUMANOS O GOVERNO DEIXOU MILHARES DE PROFESSORES PASSANDO ATÉ FOME COM ESTA ATITUDE DE NÃO NEGOCIAR E O SINDICATO QUERENDO QUE ESTES FICASSEM FIRME ,PELO AMOR DE DEUS COMO UM PROFESSOR GANHANDO O QUE GANHA TEM CONDIÇOES DE SUSTENTAR UMA GREVE TÃO LONGA O SINDICATO TEM QUE ABRIR OS OLHOS VAMOS USAR A CABEÇA BEATRIZ CERQUEIRA É CLARO QUE FOI UMA DISPUTA DESLEAL E MALDOSA .os PROFESSORES ESTÃO VOLTANDO PARA SUAS SALAS TRISTES E AO MESMO TEMPO REVOLTADOS COM ESTE GOVERNO DITATORIAL ,POLITICOS QUE NADA FAZEM PELA EDUCAÇÃO, ESTES ESQUECENDO QUE FORAM EDUCADOS POR UM MESTRE . NÃO ENTENDO COMO TANTO DINHEIRO É MAU EMPREGADO NESTE PAIS ,DESVIADO, SURRUPIADO ESCONDIDO EM CUECAS ,É VERGONHOSO A POLITICA NESTE PAIS .como DISSE ROBERTO JEFERSOM POLITICOS PROSTITUIDOS PELA CORRUPÇÃO , MARIONETES SEM VOZ DE UM GOVERNO SUJO E CORRUPTO "QUE SIRVA A MASCARA A QUEM COUBER".e voltando a quela questão dita por um professor foi "os substitutos que minaram a greve" . A decisão de término da greve foi do governo e não dos professores pelo amor de Deus vcs são cegos ??? Os professores são vitimas deste rolo compressor imposto pelo estado . E desta forma repudio qualquer um que venha dizer que este professor substituto foi mau intencionado , pelo contrario estes apenas estavam a procura de trabalho assim como tantos outros trabalhadores que precisam colocar o pão de cada dia na boca de seus filhos. Repudio totalmente a colocação do sindicato em compactuar com a demissão dos professores substitutos quando deveria proteger os seus direitos ao trabalho. Proteger não somente os professores substitutos mas também os professores grevistas.Não sei como seria possível uma negociação amigável mas pelo menos levantar a cabeça para o alto e ver de cima o problema e não enxergar com os olhos dentro do furacão.

Desde já agradeço .

Anônimo disse...

Beatriz Cerqueira eu queria saber se a lei 100 e maior do que lei federal a respeito dos efetivados.

maria clara disse...

Beatriz Cerqueira se ele deu a efetvacao 100.000 servidores por que os outros tem que passar por concurso isso e nao e injusto.

maria clara

Dea disse...

Beatriz Cerqueira
Eu confio em voce e voce é minha esperança.Podem falar, estou sempre com voce. Muito obrigada por tudo.
Déa professora aposentada e diretora do sindute JF

Dea disse...

Beatriz Cerqueira
Eu confio em voce e voce é minha esperança.Podem falar, estou sempre com voce. Muito obrigada por tudo.
Déa professora aposentada e diretora do sindute JF