terça-feira, 4 de outubro de 2011

"Danos irreparáveis"

Por 112 dias toda a sociedade nos ouviu reivindicar um direito: o pagamento do Piso Salarial Profissional Nacional. Sempre argumentamos que uma remuneração digna impactaria diretamente na qualidade de ensino.
Após a reunião realizada nesta segunda-feira, não vou começar falando sobre o Piso. Quero falar da questão pedagógica porque ela refletirá melhor o que está acontecendo.
A categoria retornou à escola, após 112 dias de greve e encontrou pessoas, em sua maioria sem formação, realizando a sua substituição. Mesmo com a suspensão da greve, o Governo manteve os substitutos que serão remunerados com dinheiro público, mesmo sem ter função na escola, até dezembro de 2011. A Secretaria de Educação afirma que a orientação é para ajudarem em aulas de reforço. Mas estas pessoas estão na escola assistindo televisão, acessando sites, conversando, lendo jornal...
Quantas vezes discutimos a necessidade de ampliar o quadro da escola e o Governo alegando dificuldades financeiras não aceitou? Quantas vezes quisemos discutir a situação dos servidores em ajustamento funcional em que a Secretaria de Educação estava impondo funções além da sua restrição laboral e fomos ignorados? Quantos projetos a escola elaborou que dependiam de aumento do coletivo da escola e não foi autorizado? Quantas licenças médicas sem substituição por ausência de autorização da SEE ocorreram este ano?
É possível uma pessoa que não é professor, realizar um diagnóstico das dificuldades de aprendizagem e atuar no reforço do aprendizado sem planejar, sem interagir com o professor responsável pela disciplina, sem conhecer o projeto político pedagógico da escola?
Neste momento, as aberrações existentes na rede estadual demonstram que não há preocupação com a qualidade de ensino, porque em Minas Gerais não há projeto pedagógico, os profissionais da educação não são respeitados no seu cotidiano escolar.
Por quanto tempo os professores continuarão trabalhando em sala de aula uma jornada superior ao que determina a Lei Federal 11.738/08?
São estas práticas que trazem danos irreparáveis aos alunos da rede estadual?
Durante a greve a Secretaria de Estado da Educação emitiu orientações, resoluções e até apostila de perguntas e respostas sobre calendário de reposição. O ojetivo não foi preservar o direito do aluno mas tentar acabar com a greve. Um calendário de reposição só funciona quando ele é pactuado com as partes, inclusive com a participação de pais e alunos, o que não aconteceu. Ignorando a realidade, a decisão do calendário foi apenas da Secretaria. O autoritarismo com que tem sido tratada esta questão revela que novamente não há preocupação com o aluno, apenas um revanchismo para tentar punir uma categoria que se organizou. Não vai dar certo. Não há docilidade e pacificação no interior da escola mas muita indignação com tanto desrespeito.
A reunião desta segunda-feira
A reunião aconteceu no Gabinete do Secretário de Governo, na Cidade Administrativa. Participaram todos os deputados da comissão, as representantes do Sind-UTE e os Secretários de Estado de Governo Danilo de Castro, de Planejamento e Gestão Renata Vilena, de Educação Ana Lucia Gazola.
A pauta de reunião que seria trabalhada foi a apresentada na quinta-feira. Começamos pelas questões relacionadas à vida funcional: a) a manutenção do pagamento nos próximos dois meses (outubro e novembro) e folha suplementar do que já foi cortado e calendário de reposição, b) retorno das publicações de férias-prêmio independente do servidor ter feito a greve, c) não transformação da falta-greve em falta comum para o caso do servidor não realizar a reposição uma vez que após o corte ele não está obrigado a repor, d) proibição do designado que fez a greve de concorrer às novas designações; e) suspensão das penalidades para diretores e vice diretores. Questionamos ainda a manutenção dos substitutos.
Discutimos e argumentamos cada ponto. O governo avaliará e dará retorno destas demandas até quinta-feira, dia 06/10.
A questão salarial será tratada no dia 10/10, data em que ficou agendada a próxima reunião. O Sindicato avaliou que esta data ficou muito distante e propusemos que a próxima reunião acontecesse nesta terça-feira, dia 04/10, mas os representantes do governo não tinham agenda.
O sindicato já elaborou estudos relacionados ao Orçamento do Estado, a execução do orçamento e folha de pagmento.
Quanto a data de janeiro de 2012 para pagamento do Piso Salarial é importante lembrar que os impactos financeiros seriam a partir de 2012, o que não nos impede de discutir qualquer retroativo. Outro aspecto importante é a decisão do STF a respeito dos embargos de declaração na ADI do Piso. É importante que tenhamos esta decisão antes de fecharmos qualquer acordo relacionado ao Piso, pois poderemos abrir mão antecipadamente de algo que a decisão nos daria.

20 comentários:

Beatriz Cerqueira disse...

A respeito da posse das direções de escola, a Secretária afirmou que ainda não há data proposta. Insistiremos na definição de uma data.

Hildinha disse...

Beatriz, concordo com você em tudo o que disse.
E sobre os "substitutos" é o que tem acontecido nas nossas escolas. Na escola que eu trabalho tem gente saindo pelo ladrão. ( na internet, lendo jornais, fazendo de conta que está fazendo diário, fazendo de conta em tudo). até quando isto? Quanto desrespeito com nossa categoria?

Westerley disse...

Beatriz,

No sentido de colaborar, faço algumas observações com base na notícia à abaixo sobre a resposta negativa do Governo,

Já era esperado, este Governo é de orientação fascista e vai fazer o que puder para nos derrotar. Não se pode confiar neste tipo de Governante.

Por outro lado nós individualmente e o Sindicato estamos dando brechas:

Com este tipo de Governo e em Estado de Greve, o Sindicato não pode deixar a categoria sem orientação por tanto tempo, é o espaço para o governo agir, para os aproveitadores, para a imprensa comprometida. Com a demora de contato e orientação do Sindicato, a categoria esfria, cai na armadilha da desinformação, fica na mão das ameaças veladas, circulantes pelos corredores da Escola. E sem orientação, acaba fazendo o que é de costume; obedecer a ordens e ceder a pressões de supervisoras, diretoras e inspetoras bem orientadas pelo governo!

O site e o Blog do Sindicato são os únicos instrumentos confiáveis de comunicação rápida, direta e mais abrangente com toda categoria e não está sendo utilizado para instruir, orientar e manter a chama! Para mim é um erro grave!

(Eu sei que não está) Mas a categoria não pode se sentir abandonada, o Sindicato tem que manter presença, comunicação, orientação 24 horas por dia. Por falta de orientação Escolas já estão acertando calendário de reposição entre outras coisas antes da negociação!

Que se contrate alguém para cuidar desta comunicação, o que não pode é deixar o Governo ganhar
este espaço!

Outro engano! O Estado de greve é que tem de ser o objeto de pressão sobre o governo e não a mesa de negociação. Este é o terreno deles. Negociar sim, mas com a retaguarda da categoria mobilizada e ativa. Caso contrário é Perda!

LEIA: Liberta Minas NDG disse...

Realmente: DANOS IRREPARÁVEIS

NDG de Plantão

E o que acontece com o nosso contracheque ZERADO?


Esse é o mês do PROFESSOR?! Cuidado a DITADURA bate a porta. Quando perguntaram para mim sobre a GREVE no pátio da ALMG no dia 27 set. e então Gleiferson Crow, a greve termina HOJE? Eu disse NÃO, e está ai a resposta A GREVE CONTINUA, (eu levantei a camisa para a continuidade da GREVE, não poderíamos voltar com promessas de acordos) uma greve suspensa, nós que voltamos ao TRABALHO cumprimos parte do acordo (nós PROFISSIONAIS temos palavra e assumimos os nossos compromissos). Compromissos esses que incluem também as contas do mês para pagar, o açougue, luz, água, gaz, papelaria, etc e tal, pois somos seres humanos e temos necessidades como qualquer outro ser humano carnal e pensante. Sendo assim, NÓS profissionais da EDUCAÇÃO temos uma GREVE SUSPENSA e dispostos a retornar as ATIVIDADES DA GREVE a qualquer hora. Sugiro que continuemos na escola, mas apenas com horários reduzidos e realizando reuniões sobre os nossos direitos e estabelecendo estratégias. Nós temos que cobrar uma atitude mais prática, pois pelo que estou vendo NOSSO DIGNÍSSIMO governador Antônio Anastasia (PSDB) além de não cumprir palavra, também NÃO assume o que assina. Esse é um MOMENTO do FOOOOORA ANASTASIA...

Aquele que não representa o poder e a voz
do seu povo, não é digno de governar. (Gleiferson Crow)

FOOOOORA ANASTASIA...
FOOOOORA ANASTASIA...
FOOOOORA ANASTASIA...
...
FOOOOORA ANASTASIA...
FOOOOORA ANASTASIA...
FOOOOORA ANASTASIA...
......

Abraço!

Gleiferson Crow
LEIA: Liberta Minas NDG
http://leialibertaminasndg.blogspot.com/

Gracieusa Brito disse...

VAMOS A OIT, você falou...

Anônimo disse...

Atualize as informações colega. Quem chama prá luta tem a obrigação moral de dar suporte aos que atenderam seu chamado.

Ângela Souza disse...

Beatriz, acabei de ler pelo jornal O Tempo online que o governo respondeu, ontem dia 06/10, dizendo que só pagará os dias/meses cortados mediante reposições de aulas feitas por nós. Sendo assim, não tenho interesse em repor, pois já estou no meu quarto mês de corte, incluindo as paralisações de maio. Mas, só posso dar retorno dessa minha decisão para a escola se eu tiver certeza que, legalmente, não terei nenhuma punição, que a minha falta será "greve" e não "comum". A escola já começou a fazer as reposições, estão nos pressionando para repor e/ou assinar declaração de não reposição. Precisamos de um retorno a respeito disso. Abraços...

Nina disse...

Beatriz, o que houve com a análise da reunião do dia 03 pelo governo? E aí os designados que estão impedidos de trabalhar já podem voltar a concorrer? Estou preocupada porque não parece que há tanto empenho do governo em relação a isso não, já que a greve acabou e está tudo na normalidade. Mas nós precisamos trabalhar também e logo. Veja isto para nós.

Anônimo disse...

Ô Beatriz
tu tá querendo o quê? Não responde ao blog, não sabemos o que se passa. Sabemos que estamos passando por necessidades. A culpa é sua? Claro que não, mas em que pé estão as negociações? O que fazer, repor as aulas? E aquele bando de a toa nas escolas? Devemos sorrir para eles simplesmente....
Tá tudo muito devagar, e, a classe insatisfeita, mais que isso, TRISTE, SOFRIDA, e à mercê de não sei o quê. Saiba que todos estão esperando uma resposta, mesmo que não a nosso favor, mas o silêncio, acompanhado de injustiças, tá matando aos poucos nossos anseios.
Espero que leve em conta, que sem grana, sem expectativas, estamos no auge do desespero. NAO TEM COMO REVERTER ESTA SITUAÇAO. Eu mesmo sou uma professora, sustento meus filhos e estou desalentada... simplesmente, pela primeira vez na vida, pois sempre trabalhei muito, tô sem dinheiro. E se fosse um momento passageiro, mas não, não sabemos o que vai dar nossa greve, que jamais deveria ter sido interrompida. Somente DEUS para me ajudar nas angústias destes momentos.

Anônimo disse...

Beatriz rápido qual foi a resposta do governo? Nesta quinta-feira ele não fez o compromisso de apresentar um parecer . Estou ansiosa por aqui as coisas não anda nada bem.

Anônimo disse...

Estou preocupada com o silêncio do sindicato... até agora nada de informação...isso também é uma tortura... precisamos de orientação...de um sinal...uma notícia... o pessoal tá se sentindo desamparado!

Angela disse...

boa tarde Beatriz,
Quanto a profª contratada que ocupa o "meu lugar", ela não tem estado na escola no horário das minhas aulas, ontem 5ª feira precisei ir para uma reunião na outra escola que era convocação e a diretora me disse que a contratado não poderia me substituir porque tinha médico marcado e mesmo que a reunião fosse convocação ela não me liberaria porque conforme calendario proposto pela mesma não caberia dentro da proposta de terminar o ano letivo 18/12. Eu te pergunto se esta profª substituta teria obrigação de me substituir e se ela tem obrigação de cumprir o meu horario?
Abraço
Angela

Anônimo disse...

Na minha escola todos os substitutos estam na escola , uma professora teve que afastar por motivo de doença, e ele disse que não ia substituir porque tinha aula no cursinho e não poderia ir. Isso é uma loucura ! Esse desgoverno perdeu noção , é um desequilibrado. Acho que quando uma pessoa fosse candidatar a um cargo de tamanha responsabilidade deveria passar por exames de sanidade mental, p/ não acontecer coisas desse tipo.PObre governo, já provou que não está com nada, que não governa nada, deveria ser deportado .E SAUDADES DO ABIM, RITLER, SADAN .MUITA FÉ NESSA HORA ...ISSO É VIGANÇA...PARECE SATAN, SAI DIABO NANICO.

Alisson Lobo disse...

Fiz um comentário anteror neste post. Mas parece que não foi aceito. Não sei por quê! Certamente este não será aceito tambpém.

Anônimo disse...

Beatriz, meu nome é Mariana Ornelas sou professora designada do Município de Sete Lagoas , estou extremamente indignada pelo que fizeram comigo no facebook , eu postei o video do dia 15 na praça da liberdade e hoje fui procurá-lo em meu facebook e excluirão e me alertaram... procurei tb em seu blog o link esta fora do ar... o que mais este governo ditador fará ? Virá atrás de nós lutadores? Pois que venham!!!

Beatriz Cerqueira disse...

Gracieusa,
a respeito da OIT, já encaminhamos.
Abraço,
Beatriz

Beatriz Cerqueira disse...

Prezado colega, desculpe pela sinceridade mas esta 'síndrome do abandono' não tem razão de ser. Após cada momento da Comissão, desde que a greve foi suspensa, o sindicato relatou o que aconteceu. No dia 29/09, primeira reunião, a informação foi postada no site e foi encaminhada a todas as subsedes do sindicato, aos comandos locais de greve e conselheiros. No dia 03/10, segunda reunião, fiz uma postagem no mesmo dia, (após sair do pronto atendimento de um hospital, porque não passando bem,por isso o horário da postagem). A informação também foi para o site. Sobre a resposta do Governo, menos de 24 horas do recebimento, havia uma posição no site e a mesma foi encaminhada a todas as subsedes, comandos locais de greve e conselheiros. Concordo com inúmeras críticas a respeito da nossa comunicação mas o discurso de abandono e falta de informação não corresponde ao real.
Atenciosamente,
Beatriz

Anônimo disse...

Como são ambíguas as desculpas do governo. Para ajudar no desenvolvimento escolar com a contratação de novos professores, não temos caixa, porém, para manter professores designados na colaboração escolar (que aliás, ficam vendo TV no horário em que deveriam estar 'colaborando´) temos dinheiro suficiente. Como uma pessoa pode querer colaborar com o bom andamento da escola, se ela não sabe o que se passa na mesma ? Que sejam contratados novos EDUCADORES, desde que os antigos estejam em dia com os direitos que lhes são devidos, e que os novos interajam na vida escolar, e acrescentem aos alunos alguma coisa, ai sim, será um dinheiro bem gasto.

Aluno 3ano estadual central disse...

A greve durou 112 dias, porém o resultado e o motivo para a execução dessa foram dignos.
Após muita luta, os professores tiveram o Piso Salarial garantido;mesmo com substitutos nas escolas, pais e alunos "ignorantes" baseado em preconceitos e informações maquiadas pelo governo.
A questão dos professores é um exemplo de como o legislativo possui leis que ditam direitos, porém esses não são postos em prática;para as pessoas serem assistidas de fato, é apenas com muita luta. Parabéns pelo empenho dos educadores e toda
essa classe trabalhadora .

Anônimo disse...

Oi Beatriz, sou aluno do Estadual Central e percebo todos os problemas vivenciado por professores todos os dias. È possível avaliar com essa minha observação, que tanto aluno como professores sofrem tendo os seus direitos desrespeitados, os professores mesmo assim cumprindo os seus deveres como profissionais da educação e as vezes fazendo até mais do que deveriam.
Apesar de grande parte dos alunos não terem ingressado no mercado de trabalho e não possuírem curso superior grande parte se interessa em defender a luta pelos profissionais da educação, um país melhor começa com uma edudação melhor.





Rodolfo Fabrini Mendes - Aluno do terceiro ano da escola Estadual Central.