quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Deseducação em Minas Gerais

Confira:

11 comentários:

Anônimo disse...

Anônimo disse...
Temos que organizar um grupo ,filmar as situaçoes que estamos vivenciando nas escolas do estado,diretores que perderam nas eleiçoes e nao dirigem nada e outros que ganharam ja estao mandando e formando seu grupo de ditadores para o futuro...Presenciei mae na sala de aula chingando colega de sua filha motivo: brigas no recreio nada disso diretora e vice ficam sabendo.

LOURDES MANHUAÇU disse...

BIA. te admiro muito mas esta na hora de buscar solucoes via justiça como tem orientado o advogado MARCOS GUERRA .Se o governo deixou uma brecha nao podemos perde-la .So falar nao vai adiantar,pois surdo nao ouve e essa corja e surda.Que venha o melhor escritorio de advogados comprometidos para lutar pelo que e nosso e todos pagarao felizes com a conquista honrada do PISO NACIONAL com sangue ,suor ,lagrimas e muita garra .

Anônimo disse...

Não estou interessada no que a CUT escreve ou deixou de escrever sobre a greve. Estou interessada sim nas ações judiciais. Espero realmente estar amparada por advogados a altura para defender uma classe tão sofrida.
Estamos precisando urgentemente de notícias boas.
O que estava ao nosso alcance fizemos, e estamos pagando amargamento o preço de uma greve de 112 dias, sou orgulhosa de ter participado. Mas acho que a direção deveria procurar advogados a altura de uma classe que luta tão heroicamente.

Abraços
Prof. Vanessa

Donizette Nascimento disse...

Fomos à cidade de Jaíba, a chamados dos professores da rede estadual de ensino e dos diretores da subsede que nos acionaram apreensivos com uma convocação estranha que lhes fora enviada pelo promotor público e por tabela pela Superintendente de Ensino da 44ª SRE de Janaúba. Lá estivemos: DONIZETTE, WELSHAM, diretores estaduais do norte de Minas E JOSÉ LUÍS, diretor de formação da sede central.Chegamos por volta das 9:30 da manha de terça-feira e o clima que se percebia era " o de que havia algo errado no ar". Não se compreendia o real motivo da CONVOCAÇÃO, e principalmente partindo de um promotor que ensejasse o envolvimento de elemento do ministério público em questões, conforme pudemos constatar eram pontuais, de competência exclusiva do ãmbito das superitendências por meio de seus respectivos setores.Compreendendo a importância e o papel do ministério público na defesa dos interesses da sociedade de imediato verificamos, que ali naquele constesto não se fazia necessário, a presença do mesmo. Contudo ao se fazer presente o promotor acabou por corroborar com e na maioria das "falas" e denúncias dos profissionais da educação por parte do governo, da superintendente, da prefeitura com relação ao transporte escolar entre outras questões ali pontuadas. parabenizamos aos professores e professoras de Jaíba que diante do que estava sendo armado tiveram, juntamente com o apoio da sede central corragem para colocar todos os problemas vivnciados, deixando bem claro que as mazelas da educação em Minas é culpa do Estado, que ao não respeitar uma acordo por ele e seus prepostos assinados, diante de uma greve em que não foram capazes de contrargumentar contra a Lei do Piso, forja uma situação desreipeitando as demais instituições d políticas do Estado e do país e posteriormente tentar enquadrar, conforme entendimentos de algumas superitendências (atividade méio) professores(as), que diante de situações as mais vexamosas saem diuturnamente, nas diversas regiões desse nosso estado a cumprir a missão, não só da Escola contida nos PPP's como dos cursos por eles realizados objetivando tão somente dividir o conhecimento acumulado com as crianças e adolescente, adultos da EJa, entre outros. E o que faz o estado? Dá-lhe cacete! sobre a atitude altaneira e corajosa dos professores ao não se rbaixarem às circunstâncias por mais danosas que elas sejam ou se apresentem em nossas vidas.
Vou parar por aqui, poderia só desse triste, talvez feliz episódio escrever um livro; com certeza nas minhas aulas de Estágios Curricular e Práticas de Ensino,na Unimontes, junto ao curso de História levarei a lição de CORAGEM que me foi dada na Câmara de Vereadores de Jaíba, quando aqueles que se acham no direito de mandar e os demais de obdecerem tiveram uma lição de cidadania. Que o promotor possa diante dos assuntos e ideias expostas TOMAR o Partido da justiça, para que possamos em Minas e irradiando para o Bradil, compreender que nós povo, cidadãos e cidadãs somos os que DE FATO construimos esta nação, os políticos são apenas em determinados momentos "os representantes", em sua maioria indignos de efetivar e cumprir a missão que lhes cabem: promover o bem comum.
Preocupam-se na maioria com sua opiniões pessoais e de interesses, o resultado: a corrupção e os demandos, como estamos a presenciar constantemente. (continua....

Donizette Nascimento disse...

(Continuação do anterior)
Tenho certeza que muitos professores e professoras votaram no governador que ai está e jamais esperavam dele a truculência (de todos as formas) e para piorar a quebra da palavra. mas como dizemos aqui no norte, NADA COMO UM DIA APÓS O OUTROS, e acrecentaria: Não a bem que sempre dure, nem mal que nunca se acabe. Vamos confiar, primeiramente em nós depois no nosso sindicato SINDUTE, pois será por meio dele doa a quem doer que vamos nos organizar e demonstrar para a sociedade mineira quem de fato está com a verdade, e para finalizar, parafraseando,deixo este pequeno trecho de Trosky: " Nós sobreviveremos a tudo e a todo. A maioria dos partidos de agora estaraõ sepultados quando a cusa a que servimos se imponha ao mundo inteiro. Então, nosso partido hoje perseguido será o grande partido da humanidade e esta, dona por fim do seu destino".

Marcia disse...

Esta acontecendo inúmeras coisas em minas que é difícil começarmos, mas como sabemos lutamos para conseguirmos o piso que é um direito garantido por uma lei federal , mas Minas como sempre parece estar fora do Brasil, e mais uma vez uma lei federal e desconsiderada. Também temos ai outro grande problema que parece não ter solução, as inscrições para o concurso publico foram concluídas e as vagas não foram lançadas de maneira correta ou seja a lei 100 permanece e o governo age como se tivesse fazendo um favor para a educação e principalmente para nós, que estamos na lei 100, continua mais uma vez desconsiderando uma lei federal que garante que para adquirirmos estabilidade é através de concurso publico. Mas fica bem claro que o governador quer pessoas submissas e principalmente que pense o menos possível, que ouça suas propagandas enganosas e acredite em tudo que ele coloca na mídia, ele começa a agir não só com os educadores, mas essa jogada política começa pelos nossos alunos, os quais ele quer que sejam promovidos independentes de vencerem etapas ou não, cada ano ele implanta um sistema que facilita cada vez mais. Muitos analisam que estas promoções de maneira inadequada e para que ele economize mais, porque um aluno que fica na escola por dois anos na mesma série está dando despesa dobrada, claro que esse é um dos motivos porque está claro que ele não quer ter gastos com a educação, mas não é só isso, temos que acordar para as verdadeiras intenções que está por trás da facilitação para que alunos sejam promovidos sem a verdadeira aprendizagem é muito mais fácil lidar com pessoas que não analisam o que está acontecendo de verdade, pois são mais fácil de ser manipuladas, de ser enganadas.Quando criticam a educação o que eles fazem é jogar a culpa em nós professores
Colegas por favor, somos educadores, temos a obrigação de abrir os olhos de colegas que ainda não perceberam que o governador quer é que, nossa imagem seja de profissionais incapazes de passarmos em um concurso publico, o qual ele teve que facilitar para termos estabilidade, se não todo ano mudava de professor prejudicando assim os alunos como se ele realmente se preocupasse em ter uma educação de qualidade, está claro que o objetivo é outro, mas quando ele for questionado sobre a educação, ele terá que ter alguém para ele jogar a culpa ou seja como sempre ele faz jogar a culpa nos professores. Ate quando vamos assistir calados e sem fazer nada para fazer valer os nossos direitos de cidadãos garantidos pela constituição.
Todos nós temos o direito de fazermos o concurso e somos capazes de passarmos no concurso e ocuparmos as vagas que estamos nelas, por não ser dada a oportunidade de fazermos concurso publico porque com certeza se mais concurso nos acontecesse, já ocuparíamos estás vagas de maneira corretas por mérito e não como ele quer que pais e alunos pensem que estamos lá porque foi facilitado por ele.
Gostaria muito que esse meu desabafo chegasse a nossa presidente e que ela fizesse alguma coisa pela educação de Minas, porque afinal Minas faz parte do Brasil. Mas nosso governador a muito tempo esqueceu que Minas é um estado e não um país independente, onde ele faz suas próprias leis.
Por favor, Beatriz e Euler conto com o apoio de vocês para colocar o meu desabafo no blog de vocês e para continuarmos lutando para que a justiça seja feita para continuarmos acreditando que a educação vai melhorar o nosso país.

Anônimo disse...

batriz,
se voce não dá conta de nos represntar...
pede pra sair!
queremos o euler
euler é o cara;
euler sabe pensar rápido;
euler posta nossos comentários;
euler escuta as bases;
euler é um bom campanheiro...

Beatriz Cerqueira disse...

Prezado João Paulo,
obrigada pela postagem.
Já tive a oportunidade de ver as sugestões deste advogado.
Atenciosamente,
Beatriz

Beatriz Cerqueira disse...

Prezado colega anônimo,
conheço o Euler e respeito o trabalho que ele desenvolve através do blog. Ele foi o primeiro que me disse da idéia de criar um blog.
Não sei qual o seu objetivo em deixar este tipo de comentário, sem assinatura, depreciativo.
Representação se define em eleição. Todos que avaliarem que não estou cumprindo corretamento o meu papel de representação terão oportunidade de formar uma chapa e concorrer às próximas eleições do sindicato.
Se a sua insatisfação diz respeito a demora na postagem dos comentários, concordo que há uma demora. Tenho uma agenda de atividades que as vezes não é possível ser tão ágil.
Atenciosamente,
Beatriz

Beatriz Cerqueira disse...

Prezada Vanessa,
concordo com você que precisamos de boas notícias. Quanto a questão jurídica, fiz uma postagem sobre isso. Quanto a CUT, discordo da sua avaliação. É importante que as Centrais Sindicais discutam o que está acontecendo em Minas Gerais porque quando isso acontece, signfica que o debate está sendo feito fora do nosso estado e isso é importante, porque forma opinião, desgasta o governo e isso também é importante no processo de enfrantamento que estamos vivendo. Atenciosamente,
Beatriz

Anônimo disse...

Precisamos cada vez mais nos unirmos, porque só nossa união fazerá cair por terra nosso inimigo comum, toda categoria, o Euler, beatriz, Marcus Guerra. Todo mundo em sintonia, falando uma só língua, aí meus amigos não tem para ninguém, nós temos a força é só saber usá-la com sabedoria. (NDGJ)NÚCLEO DURO DA GREVE DE JAÍBA