sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Não desista


Recebi este comentário da professora Ana Paula:

TIVEMOS NOSSO PONTO CORTADO NA OPERAÇÃO TARTARUGA (A DIRETORA COLOCOU FALTA EM VERMELHO PARA TODOS), SALÁRIOS DESCONTADOS NOVAMENTE, SEM FÉRIAS PRÊMIO, SEM FÉRIAS, NÃO PAGOU A REPOSIÇÃO, PROCESSO ADMINISTRATIVO ATÉ PARA QUEM ESTAVA DE LICENÇA MATERNIDADE E NÃO FOR REPOR. SOCORRO! O SINDICATO JÁ ENTROU JUDICIALMENTE CONTRA O GOVERNADOR QUE TIROU NOSSOS BENEFÍCIOS? O QUE ESTÁ SENDO FEITO? NÃO SABEMOS DE NADA! CLIMA NA ESCOLA ESTÁ HORRÍVEL! NÃO QUERO TRABALHAR EM JANEIRO. SEI QUE ELE NÃO VAI PAGAR. VAI ENROLAR. ESTAMOS FICANDO DOENTES! QUERO LARGAR TUDO! ESTOU DEPRIMIDA! VÁRIOS COLEGAS JÁ TIRARAM LICENÇA MÉDICA. E A FRAUDE DA ASSEMBLEIA? O SINDICATO JÁ FEZ ALGUMA COISA? VAMOS COBRAR DO MINISTÉRIO PÚBLICO O PAPEL DELE. OUTDOR: CADÊ O MINISTÉRIO PÚBLICO? GOVERNADOR BURLA A LEI PARA NÃO PAGAR PISO AOS PROFESSORES!
Prezada Ana Paula,
o seu comentário sintetiza a situação que vivemos. E através do que os profissionais da educação vivenciam na escola percebemos claramente qual é o objetivo do governo.
Pela primeira vez em muitos anos a categoria confrontou uma política que o Estado tentava impor. O governo quis o subsídio, nós lutamos pelo Piso Salarial. Enfrentando a contrainformação, a categoria manteve-se unida e 153 mil servidores saíram do subsídio. Neste momento, o governo percebeu que a sua política de remuneração havia fracassado.
Também já tive vontade de desistir. Esta vontade surgiu no dia 23 de novembro de 2011, após a votação na Assembleia Legislativa. Naquele momento me senti derrotada. Me perguntei o que faltou fazer. Havíamos feito tudo: midia paga, inúmeras ações judiciais, greve, greve de fome, atividades de impacto como o acorrentamento na Praça da Liberdade e na Praça Sete, informativos semanais, material para comunidade escolar, denúncia ao Ministério Público Estadual e ao Ministério Público Federal. Mas, sem discutir e desrespeitando um acordo que ele mesmo assinou, o Governo apresentou o projeto de lei que foi aprovado por 51 deputados, apesar dos nossos pedidos para que a Assembleia não votasse o projeto daquela forma. Um projeto que além de ser uma forma de burlar o cumprimento do Piso Salarial, signficará o congelamento do salário, a retirada de direitos adquiridos e a destruição da carreira.
Neste momento, pode ser que você não acredite mas quem saiu derrotado foi o governo, não foi a categoria. Por isso ele precisa destruir a nossa organização e nos ameaçar instituindo a "pedagogia do medo". O corte do ponto de um dia trabalhado é um exemplo claro disso. A idéia de se ameçar com processo administrativo cada servidor que discorde das arbitrariedades que estão sendo praticadas é outro exemplo.
Também acredito que o governo não vai pagar a reposição corretamente. Se ele não cumpriu o que assinou, quem nos garante que ele cumprirá esta questão. Os salários recebidos (ou não recebidos) este mês demonstram isso. Por isso, ainda no dia 10 de novembro, durante a reunião do Comando Estadual de Greve, a direção do sindicato propôs a suspensão da reposição. Mas a maoria dos que estavam lá não concordaram e avaliaram que a categoria não faria esta suspensão. Com a votação do projeto de lei, acredito que devemos novamente pensar nesta possibilidade.
O sindicato produziu um boletim que esclarece várias questões sobre os direitos do servidor, a reposição e processo administrativo. Está disponível no site do sindicato.
O governo saiu derrotado porque, ao final do primeiro ano da gestão do atual governador, a população o responsabiliza pela greve, ele gastou milhões de reais em campanhas publicitárias que não deram o retorno de formação de opinião que ele pretendia e o país sabe o que acontece em Minas Gerais. A Secretaria de Educação não conseguiu estabelecer uma política pedagógica para a rede estadual, o que é muito ruim para qualquer gestor.
Também concordo com você que a categoria está doente, por toda a condição de trabalho que vive, pelo desrespeito, pelos conflitos no interior da escola originados a partir de tantas ordens arbitrárias, pelo congelamento da sua carreira e pela ausência de perspetiva de futuro.
Tenho outra idéia para o outdoor: Procura-se um Governador para Minas Gerais: que respeite os profisissionais da educação, que cumpra os compromissos assumidos e valorize a educação. A gente só procura aquilo que não tem.
Só tenho mais uma coisa a dizer: não desista!

29 comentários:

Eliane disse...

Esta música do Cazuza resume o que estou sentido agora:
"Mas se você achar
Que eu tô derrotado
Saiba que ainda estão rolando os dados
Porque o tempo, o tempo não para".
Categoria unida mais do que nunca pessoal.

Anônimo disse...

BIA,
Tá difícil não desistir. Também estou doente, deprimida, desiludida com a Educação, com este país. Também estou sem salário, com contas atrasadas, sofrendo, pois em minha escola temos um traidor, que tudo diz, tudo conta pra Superintendente, e essa está nos esculachando.Se não fosse a união dos colegas, estaria no fundo do poço.
Mas quero dizer uma única coisa: A CLASSE NÃO AGUENTA UMA GREVE EM 2012.

Anônimo disse...

BIA,
O sindicato pediu a ação de inconstitucionalidade do subsídio 2?
Leia então o que o Dr. Marcos Guerra postou no blog do eulerconrado.blogspot.com
O caminho para ganhar a nossa causa tá todo lá. Precisamos de uma fundamentação boa, bem feita para ganharmos essa.Torno a dizer:
NOSSO SINDICATO NÃO PODE COMEÇAR UMA NOVA GREVE EM 2012.
Primeiro pq estamos sem salário, com contas vencidas e a vencer;
Segundo por que os pais e os alunos não vão nos apoiar.Eles também estão cansados e seus filhos prejudicados;
Terceiro: não podemos mais atrapalhar o trânsito de BH;
Quarto: Temos que ter ações mais contundentes, ações na justiça federal.

Anônimo disse...

Quando não tem o que fazer neste governo ditador,o jeito é rezar. Vamos pedir a Deus que nos ilumine e ilumine a Beatriz e todo pessoal do sindute.

noemia disse...

A sua história é mesma de tantos outros, que somada a todas as perdas financeiras, esta perdendo também a vontade de continuar lutando e o amor pela educação, algo que defendi com tanta veemencia. Não há discurso que ultrapasse a truculência e a incompetência desse governo. Há 18 anos na educação, participei de todos os movimentos pela valorização da educação. E quando consequimos o piso salarial, aplicado ao plano de carreira, o atual governo nos impõe este disparate de sistema remuneratório... A coisa aqui tá preta...

Marcia disse...

Oi Beatriz já postei esse mesmo desabafo, mas não coloquei todo porque não deu mas uma colega deu a ideia de dividir:

Esta acontecendo inúmeras coisas em minas que é difícil começarmos, mas como sabemos lutamos para conseguirmos o piso que é um direito garantido por uma lei federal , mas Minas como sempre parece estar fora do Brasil, e mais uma vez uma lei federal e desconsiderada. Também temos ai outro grande problema que parece não ter solução, as inscrições para o concurso publico foram concluídas e as vagas não foram lançadas de maneira correta ou seja a lei 100 permanece e o governo age como se tivesse fazendo um favor para a educação e principalmente para nós, que estamos na lei 100, continua mais uma vez desconsiderando uma lei federal que garante que para adquirirmos estabilidade é através de concurso publico. Mas fica bem claro que o governador quer pessoas submissas e principalmente que pense o menos possível, que ouça suas propagandas enganosas e acredite em tudo que ele coloca na mídia, ele começa a agir não só com os educadores, mas essa jogada política começa pelos nossos alunos, os quais ele quer que sejam promovidos independentes de vencerem etapas ou não, cada ano ele implanta um sistema que facilita cada vez mais. Muitos analisam que estas promoções de maneira inadequada e para que ele economize mais, porque um aluno que fica na escola por dois anos na mesma série está dando despesa dobrada, claro que esse é um dos motivos porque está claro que ele não quer ter gastos com a educação, mas não é só isso, temos que acordar para as verdadeiras intenções que está por trás da facilitação para que alunos sejam promovidos sem a verdadeira aprendizagem é muito mais fácil lidar com pessoas que não analisam o que está acontecendo de verdade, pois são mais fácil de ser manipuladas, de ser enganadas.
Quando criticam a educação o que eles fazem é jogar a culpa em nós professores, na direção das escolas, porque sabemos que os diretores de escolas sofrem preções constantes, para agir da maneira conveniente para eles e como sempre são pessoas que mais sofrem porque muitos colegas ainda os culpam também, sem perceber os verdadeiros culpados, mas voltando o raciocínio anterior qualquer crítica sobre a educação culpa os que realmente trabalham e tentam melhorar a educação, que são professores, diretores, os envolvidos diretamente com a educação e eles os verdadeiros culpados saem sem problemas. Qualquer comentário verdadeiro dizendo que o problema da educação é que temos um governador que se diz professor, mas não se importa com a educação, que no momento está muito mais interessado em construir estádios para a copa, do que se preocupar com a qualidade da educação, ele ai bombardeia com propagandas enganosas querendo como sempre enganar as pessoas, e acham que vão conseguir porque já tem anos que estão fazendo esta jogada suja onde o objetivo é conseguir mais pessoas com pouco esclarecimento e submissas a vontade do que chamam de representantes do povo. Mas tenho esperança que eles estejam enganados e que os mineiros não sejam pessoas sem informação como eles pensam, e com certeza iremos lutar para termos uma Minas digna de seu povo.

Marcia disse...

Continuação do anterior:

Colegas por favor, somos educadores, temos a obrigação de abrir os olhos de colegas que ainda não perceberam que o governador quer é que, nossa imagem seja de profissionais incapazes de passarmos em um concurso publico, o qual ele teve que facilitar para termos estabilidade, se não todo ano mudava de professor prejudicando assim os alunos como se ele realmente se preocupasse em ter uma educação de qualidade, está claro que o objetivo é outro, mas quando ele for questionado sobre a educação, ele terá que ter alguém para ele jogar a culpa ou seja como sempre ele faz jogar a culpa nos professores. Ate quando vamos assistir calados e sem fazer nada para fazer valer os nossos direitos de cidadãos garantidos pela constituição.
Todos nós temos o direito de fazermos o concurso e somos capazes de passarmos no concurso e ocuparmos as vagas que estamos nelas, por não ser dada a oportunidade de fazermos concurso publico porque com certeza se mais concurso nos acontecesse, já ocuparíamos estás vagas de maneira corretas por mérito e não como ele quer que pais e alunos pensem que estamos lá porque foi facilitado por ele.
Gostaria muito que esse meu desabafo chegasse a nossa presidente e que ela fizesse alguma coisa pela educação de Minas, porque afinal Minas faz parte do Brasil. Mas nosso governador a muito tempo esqueceu que Minas é um estado e não um país independente, onde ele faz suas próprias leis.
Por favor, Beatriz e Euler conto com o apoio de vocês para colocar o meu desabafo no blog de vocês e para continuarmos lutando para que a justiça seja feita para continuarmos acreditando que a educação vai melhorar o nosso país.

Anônimo disse...

Nossa!!!!!
Vc foi brilhante
Parabéns pela ideia do outdor

Zilda Arriel disse...

Beatriz, neste momento, o que é necessário é formar um grupo de pessoas especificamente preparadas para impetrar ações jurídicas muito bem fundamentadas, junto ao STJ para defender os direitos da nossa categoria.

Beatriz Machado de Carvalho disse...

No dia da votação na Assembleia Legislativa de MG, como muitos colegas, saí de lá com uma terrível sensação de fracasso, de impotência, de ter sido traída por aquela Casa. Me lembro no ano passado como eu chorei quando a votação do subsídio foi feita e os deputados nos olhavam com uma cara de deboche como nos dizendo que podíamos fazer o que quiséssemos que nada iria adiantar pois nosso destino estava trassado! Este ano foi pior. Fiz e participei de todos os dias do nosso movimento. Muito me orgulhei dessa categoria e do Sindicato que brilhantemente nos representou. Avalio que erramos quando suspendemos a greve. Penso que, enquanto estávamos juntos estávamos mobilizados, estávamos informados. Quando voltamos para as escola foi um caos, a maior tensão! Essa tensão continua até hoje e a desmobilização se fez sentir nos dias de paralisação e da votação. Onde estava aquela multidão das outras assembleias? Parece que a ficha ainda não caiu e as pessoas permanecem se sacrificando na esperança de, pelo menos, receber pelas reposições. NÃO TENHO ESSA ILUSÃO. Voltamos para a DITADURA!O que é pior que os diretores das escolas estão fazendo o jogo do governo tentando implantar o terror entre nós. Eu não aceito isso.Preguei no mural da sala dos professores os nomes dos deputados que nos traíram para que nós nunca nos esquecessemos deles e "alguém" arrancou a lista de lá (ninguém sabe, ninguém viu!). Sou de opinião que devemos suspender a reposição e que a categoria deveria opinar sobre isso em uma assembleia extraordinária. Poderia ficar aqui hora escrevemos sobre como estou me sentindo ou como meus amigos de escola estão passando por tudo isso, mas penso que todos vcs sabem como é. Só acho que precisamos e devemos fazer alguma coisa! Um abraço a todos!

Anônimo disse...

"O GOVERNO SAIU DERROTADO..." DISCORDO!ELE ROUBA NOSSOS DIREITOS ADQUIRIDOS, DESTRÓI A NOSSA CARREIRA E SOFREMOS TODO TIPO RETALIAÇÃO ETC, ETC,ETC...PALAVRAS VÃS NÃO NOS DERAM ATÉ O MOMENTO NENHUMA VITÓRIA. QUEREMOS O NOSSO PISO NA CARREIRA, CONSIGA-O PARA A CATEGORIA, ENTÃO PODEREMOS COMEMORAR.
SILVANIA-CORINTO

Gleiferson Crow disse...

Beatriz !!!

Desejo tudo de BOMMMM.


Unidos venceremos !!! A cada dia podemos fazer dos nossos contatos nossos melhores aliados contra essa política "suja" que está IMPERANDO, IMPONDO e DITANDO as regras em Minas Gerais! Temos que varrer de Minas Gerais todo e qualquer político que é contra a EDUCAÇÃO ... FORA PSDB, suma da minha frente PSDB !!!

ABRAÇOS

Gleiferson Crow
NDG de PLANTÃO

Marilene Carvalho disse...

Beatriz,você disse que acredita que o governador não pagará a reposição corretamente, pois eu tenho certeza, porque recebi apenas aproximadamente 69,61% do valor descontado no mês de junho, o que significa que ele só está pagando as horas trabalhadas e não o valor integral, como combinado. A atitude dele em nada me surpreende, mas continuo muito indignada, não só com a postura desse governador e seus deputados seguidores, mas com a nossa impotência diante de tanta injustiça. Infelizmente, a lei existe, mas parece que é apenas mais um texto escrito simplesmente para cumprir uma mera formalidade. E pensar que lutamos tanto e não conseguimos fazer nada para reverter essa situação... Realmente, não consigo entender como algo tão sério virou uma piada tão grande!

Anônimo disse...

Bia, sofro muito, mas desistir nunca.
Vou continuar sendo apontada como a grevista, a que acredita no "impossível", aquela que discursa com os colegas na hora do recreio, aquela que enche a caixa dos e-mais dos colegas e amigos. Mas, tenho certeza de uma coisa sei dos meus direitos e vou continuar lutando até a conquista do PISO. Amplexos,
Elenice Vidal Prata

Ana Paula disse...

Obrigada pela atenção!

Bia disse...

Ei Bia, bom dia!!! gostei da frase para confecção do outdoor.HELP!HELP!. Abraço.

Anônimo disse...

SEMANA PASSADA, POSTEI UM COMENTÁRIO QUE: "VINGANÇA É UM PRATO QUE SE COME FRIO" E NUM MOMENTO DE FÚRIA E TALVEZ SEM ANALISAR COM A CABEÇA FRIA ACHEI QUE O MELHOR ERA DIVULGAR O NOME DOS DEP. QUE VOTARAM CONTRA.
HOJE, PENSO QUE NÃO É UMA BOA ESTRATÉGIA, O MELHOR QUE TEMOS A FAZER É DESPREZÁ-LOS E EXALTAR ÀQUELES QUE TIVERAM DO NOSSO LADO E NÓS APOIANDO.
FAZER CAMISAS COM ESSES NOMES DE DEPUTADOS QUE ESTÃO TODOS OS DIAS DO NOSSO LADO SERIA UMA FORMA DE CAMPANHA CONTRA A OPOSIÇÃO, E ISTO POLÍTICO NENHUM GOSTA. REUNIR NUMA SÓ CAMISA O NOME DE TODOS, ENVIAR EMAIL A TODOS E INCLUSIVE P/ ASSEMBLEIA LEGISLATIVA.
OUTRA SUGESTÃO É NÃO FAZER AS AVALIAÇÕES QUE O GOV ESTADUAL É OBRIGADO A DIVULGAR ÀS ESTATÍSTICAS
ESPERO QUE TENHA CONTRIBUIDO DE ALGUMA FORMA A PENSAR NUMA OU MUITAS ESTRATÉGIAS CONTRA A CORRUPÇÃO, DITADURA E IMPOSIÇÕES ARBITRÁRIAS POR PARTE DO GOV. QUE TENTA MASSACRAR A EDUCAÇÃO DO NOSSO PAÍS.

Anônimo disse...

Oi Beatriz

Acho que a ação promovida pelo sindute deve ser bem estudada para que possamos ter maior chance de ganhar.
Pedir para todos seria o ideal, mas acho que nesta ação deve ficar clara a situação dos 153 mil professores que não optaram por esse sistema e que a intervenção busque favorecer a principalmente essa parcela que sempre esteve ao lado do sindute para buscar nossos direitos.
Peço que estudem a melhor forma antes de envia la ao MPF ou STF para que tenhamos chance de ganhar.
No primeiro momento o MPF não considerou o Subsidio ilegal mas agora se procurarmos o direito dos 153 mil professores, acho que teremos grandes chances de ganhar


Parabéns pelo seu trabalho
abç

Educadora de Contagem disse...

Euler,

Assim como eu, acredito que muitos de nós professores que se entregaram totalmente à greve deste ano e do ano passado, a maioria acreditou piamente na possibilidade de conquistarmos o que é nosso de direito.

Posso dizer que estamos pasmos perante toda a situação apresentada pelo governo e agora, mais pasmos ainda com esta postura do sindicato!!!!

Sendo informada nestes últimos dias, pelo blog do Lucas Figueiredo, da parceria "caracu" do pt com o psdb passei a não acreditar em quase nada...

E agora você nos traz este diagnóstico da reunião do sindicato... p

Eu concordo com o escrito acima:
Assinado: Educadora de Contagem
Outra coisa: não me venham com outra proposta de greve para 2012. O sindicato precisa agir,precisa entrar com mandato de segurança e não ficar nesse bla´bla´bla´.....

Educadora de Contagem disse...

O AUTORITARISMO DO SIND UTE

Não aceita uma comissão da base para acompanhar as ações judiciais do escritório a ser contratado.

O sindicato tem a postura de sempre chegar com suas ideias prontas e não aceitar discutir ou até mesmo ceder em alguma parte.

Estamos sendo usados para autenticar as propostas que já chegam prontas.

Não aceitamos esta posição do sindicato e queremos ter acesso ás ações judiciais.

Quem segurou a greve em 2011 foi este blog e o NDG.

Sem nós não haverá greve.

QUEREMOS GANHAR A BATALHA JUDICIAL.

Educadora de Contagem disse...

E sobre o MANDADO DE SEGURANÇA, para garantir os nossos direitos que estão sendo surrupiados pelo governo do Estado.

Vamos formar um grupo e contratar logo um advogado.

Cadê o nosso sindicato??
Se continuar assim, eu e meus colegas da escola vamos nos DESFILIAR.
o nosso sindicato está esperando o recesso do final do ano pra tomar as devidas providências????

Anônimo disse...

Atenção Bia, no ultimo comando de greve encaminhei uma proposta que ate hoje não foi feita,que seria um informa do juridico.O blog do euler está fazendo uma campanha muito grande contra nosso juridico,estou debatendo todo dia com as pessoas que me procuram para dizer sobre o assunto. Aqui em Carangola já tem grupos querendo contratar advogados para fazer as ações e eu digo que acredito no sindicato.Ta passando da hora do juridico se defender e mostrar o que tem feito. Da um basta nisso....

Eunice disse...

A perseguicao do nosso desgovernador e notoria quando anuncia o pagamento do 13 salario para 17 de dezembro, pleno sabado. Se nem a data deste pagamento prometida por ele para a primeira quinzena foi cumprida, imagine a reposicao?E as cidades que nao tem caixa 24 horas?

Anônimo disse...

Olá Bia! Primeiramente gostaria de parabenizá-la pela dedicação, apesar dos esforços não serem o que esperavamos. Você já percebeu nossa indignação com a situação. Realmente está muito difícil sustentar nossos sonhos. A categoria clama por socorro. O que fizeram conosco foi algo desumano. Priorize o que pedimos agora...justiça e verá a resposta de seus companheiros. Temos que recorrer urgentemente, pois nosso tempo é curto e a necessidade é grande.

Jane de Souza disse...

E não se pode esquecer Beatriz o quanto perdemos em dinheiro, todos nós que fizemos a opção pela carreira antiga, já que fomos reposicionados nela sem o aumento que foi dado ao subsidio. Agora vamos receber o décimo-terceiro baseado neste salário achatado em relação ao outro.
Precisamos fazer alguma coisa urgentemente, pois além dos cortes de pagamento, estamos sofrendo todas estas perdas em relação aos que permaneceram no subsidio.
Hoje a certeza que nos restou foi apenas esta: "Quem não luta vence!"
Um abraço. Jane de Souza. Curvelo.

Anônimo disse...

AMIGOS E INIMIGOS DA EDUCAÇÃO.

VAMOS CONTINUAR DIVULGANDO:

SEGUEM OS LINKS PARA DOWNLOAD:

LISTA COMPLETA (DOC):
http://dl.dropbox.com/u/8946390/AMIGOS%20E%20INIMIGOS%20DA%20EDUCA%C3%87%C3%83O.doc

Amigos da educação: http://img696.imageshack.us/img696/5672/amigosdaeducao.png

Inimigos da educação: http://img7.imageshack.us/img7/769/inimigosdaeducao.png

(É só clicar na imagem para ampliar)

Anônimo disse...

Beatriz,
Sinceramente, estou completamente endividada em função dos vários cortes neste ano, coisa que nunca aconteceu desta forma.
Perdemos a carreira, os quinquenios, os biênios, os trintenários, o pó de giz, o auxilio transporte e por ai afora.
E você diz que não fomos derrotados???
Como que não. Acabou o piso. Tivemos redução de salário e agora? nada, nada, nada.
Tenho mais de 20 anos de estado, fiz todas as greves desde que entrei para o estado e nunca presenciei uma derrota tão grande. Nunca presenciei uma grande ingenuidade por parte do sindicato em aceitar acabar com a greve para formar comissão de negociação.
FOMOS DERROTADOS. NÃO TEMOS MAIS CARREIRA.

Beatriz Cerqueira disse...

Prezada Educadora de Contagem,
a informação de que a direção do sindicato não aceitou uma comissão da base não é verdadeira. Um dos encaminhamentos da reunião do Comando foi a constituição de um grupo (que já se reuniu uma vez durante a greve) com representantes de todo o Estado para discutir, acompanhar, etc. Este encaminhamento foi decidido de maneira unânime por todos os presentes. As reuniões do Comando são abertas assim como a fala para todos os presentes e as decisões são tomadas pelo voto.
Atenciosamente,
Beatriz

Anônimo disse...

E as feria de janeiro. Quem aguenta trabalhar direto. E desumano.