sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

O que é útil e o que é inútil ou quando os extremos se encontram

Há um desgaste do processo da reposição e pelo não cumprimento do Termo de Acordo que previa a negociação do Piso Salarial.
A Secretaria de Educação fez o possível para tornar a reposição não um direito do aluno mas um processo de punição à categoria. A Resolução 2.018/12 é o mais novo exemplo do perfil punitivo adotado pelo Governo.
É preciso reconhecer que houve um processo de fragilidade na negociação desta reposição. A reposição começou antes que o sindicato fizesse a negociação. A possibilidade de não "fechar o ano letivo" era um instrumento de pressão que não utilizamos.
É preciso também fazer uma avaliação das derrotas no Judiciário antes e depois da greve. Imputar à direção "as derrotas" no Judiciário foi a estratégia da Secretaria de Educação na disputa de opinião com o movimento. É preciso analisar não apenas o resultado (que foi a negativa) mas o comportamento dos Desembargadores, o momento e os objetivos conjunturais que levaram à propositura de cada ação. É necessário avaliar inclusive se foi correto a propositura de determinadas ações. A proposta de contratação de um escritório fora de Minas Gerais, feita pela Direção Estadual, tem o objetivo de aumentar a nossa capacidade de luta e conquista, levar para um cenário nacional a situação de Minas Gerais, como já fizemos com as peças publicitárias e incomodou bastante, e alcançar vitórias.
É importante refletir também que as informações de qual escritório, qual a linha de defesa, a avaliação do perfil dos desembargadores ou ministros, se o melhor era ajuizar ação durante o período de plantão, qual desembargador ou ministro de plantão e o seu perfil não serão informadas em blog ou sites porque o acesso a estes meios de comunicação não são restritos à categoria. Mas aos que questionam e têm direito de saber, isso está encaminhado. Aos que acreditam que a única possibilidade é a judicial, a luta já recomeçou.
Mas aos acreditam que, além da luta judicial, devemos mobilizar, discutir, reunir, disputar a opinião pública, estamos organizando o Congresso com este perfil.
Aos que acham que o Sind-UTE é sindinútil, só tenho a dizer que os extremos se encontram. A prática de desqualificar lideranças, inclusive no campo pessoal, alijá-las de direitos políticos e isolar o sindicato das discussões das eleições é o caminho adotado pelo Governo e, ao que parece por setores da categoria.
Aos que querem discutir, concordando ou não com a direção estadual, precisamos discutir muito vários aspectos da nossa organização. É necessrio estabelecer políticas de comunicação mais eficazes, mas não é possível ignorar que avançamos e investimos muito na disputa de opinião através de mídia paga como na Folha de São Paulo, Correio Brasiliense, O Tempo, Super, etc. Em apenas 2 dias formos capazes de repercutir em todos os meios de comunicação em Minas e em outros estados o que estava sendo votado pela Assembleia Legislativa. O nosso movimento conseguiu sistematicamente furar o bloqueio e pautar a situação da educação mineira. Basta consultar tudo o que saiu na imprensa em 2011. O nosso movimento, não apenas a greve, teve repercussão nacional e recolocamos o sindicato no cenário de discussões nacionais. Que importância tem isso? Nos tira do isolamento, abre caminhos para procuramos lideranças e setores diferentes. A idéia de que o nosso isolamento é resultado da 'inércia' da CNTE em chamar a greve nacional é falsa. Há um Conselho que reúne as entidades de todos os estados e nele eu cheguei a propor a greve nacional. A avaliação das entidades era de que não seria possível. Nem todas as greves em 2011 foram pelo Piso Salarial e quando entramos em contato com direções de sindicatos de estados em greve não houve interesse ou condições de unificar naquele momento em função da conjuntura de cada um. Nenhuma greve é tirada da "cartola", precisa de tempo e de construção. Há a possibilidade de realizarmos uma greve nacional, proposta com tempo para se construir nas redes estaduais e municipais, que articula a nossa pauta salarial (Piso Salarial), investimento em educação (10% do PIB) e política educacional (Plano Nacional de Educação). Vamos ignorar esta possibilidade de construção nacional, agora já não serve?
A nossa estrutura de organização precisa ser repensada e modificada. Ela ficou pequana para o tamanho do movimento e a participação da categoria nas ações do sindicato. Vi alguns colegas fazendo críticas relacionadas ao trabalho de base e acesso a informações, mas os mesmos são diretores de subsedes do sindicato que tem a mesma obrigação de realizar visitas sistemáticas às escolas. Vários colegas postaram aqui que se sentiram abandonados em relação a informações no processo de reposição, mas nós fizemos boletim esclarecendo questões e orientando que não chegaram até muitos colegas. Sempre orientamos a realização de assembleia locais ou regionais (não apenas durante a greve) mas muitos reclamaram aqui da ausência de espaços de discussão. Sempre orientamos a organização de caravanas para participação nas atividades estaduais mas em algumas regiões a categoria nunca encontrava transporte organizado. Orientamos a organização de panfletagem em todas as regiões do Estado e produzimos 500 mil panfletos. A estrutura do Departamento Jurídico atende ao tamanho e dimensão da categoria? O professor lá de Espinosa que quiser ajuizar uma ação ou esclarecer um dúvida deverá vir ao Departamento Jurídico em Belo Horizonte e isso acontece em todas as regiões (exceto Zona da Mata).
A cada dia está mais clara a estratégia do governo de destruição das entidades sindicais. Começou com a eleição do Sind-Fisco em 2011, continua com a eleição do Sindágua em fevereiro deste ano, com a ofensiva contra os parlamentares que se opoem ao atual modelo de gestão mineira (ameaça de cassação de mandato e comissão de ética) Acho inútil é corroborar com a estratégia do governo e enfraquecer o sindicato.
Agora, em Minas Gerais enquanto corremos o risco de perder direitos adquiridos, o Piso Salarial Profissional Nacional será reajustado em 22%. A situação de empobrecimento, desrespeito, congelamento de carreira não aconteceu com a greve de 2011, vem de um longo período. Sermos a categoria com pior salário de todas as categorias do funcionalismo público não é algo do acaso, há uma política pensada, bem organizada. O que acho é que reagimos a tudo isso e, primeiro o governo vai tentar destruir mesmo, não negociar, desgastar, desqualificar. Não dialogar sobre a Resolução do quadro de pessoal não foi uma mera birra ou esquecimento, não dialogar é para desqualificar aquele interlocutor da sua representação, para que se desgaste com sua categoria profissional. Enfrentamos muita coisa ao mesmo tempo: o controle de parte dos meios de comunicação, o poder político e econômico da segunda maior economia do estado, a parcialidade de diversos promotores, a parcialidade do Poder Judiciário e Legislativo, os setores da sociedade que apoiam o governo, a omissão de setores que deveriam estar presentes. Não há uma realidade fácil para os profissionais da educação de Minas Gerais. Podemos ficar lamentando, fazendo o jogo do governo ou retomar a luta. Alguns fizeram do Congresso em Araxá o ponto para desgastar a direção. Durante todo o nosso movimento, construimos e reconstruimos propostas. Quantas vezes a direção tinha uma proposta que se modificava durante os debates do Comando de Greve e tantas outrs vezes o contrário também aconteceu. Vale lembrar que vários setores da categoria já defendiam a suspensão da greve independente de conseguirmos qualquer negociação e a direção do sindicato correndo para arrancar alguma negociação. Entendo que é necessário desgastar a direção porque este é um ano eleitoral, mas tomemos cuidado para que os extemos não se encontrem.
O Sind-UTE MG é o maior sindicato de Minas Gerais, o segundo maior sindicato da educação do país. Nenhuma organização sindical mineira tem a presença em tantos municípios e acesso direto a tantos mineiros. Na lógica do Governo faz sentido tentar nos destruir. Mas é através do sindicato que resistiremos a tantos ataques teremos conquistas.

22 comentários:

VANDERLÉIA disse...

BIA! CONCORDO COM TUDO DITO POR VOCÊ. EXISTE DIVERSAS OPINIÕES. MAS A QUE MAIS ESTA RELACIONADA COM A NOSSA LUTA É A DO SINDICATO. FIZEMOS DE TUDO, O SINDICATO OUVIU TODOS, O QUE TEMOS QUE FAZER CABE JUSTAMENTE A CATEGORIA DECIDIR . ISSO IREMOS DECIDIR NO CONGRESSO EM ARAXÁ ..

Anônimo disse...

Cara Beatriz...
Parabéns por suas colocações. Tem gente infiltrada que quer colocar o sindicato como vilão. E tem professores que caem como peixinhos nesta estratégia. Perdemos uma batalha mas não perdemos a guerra. Este governo não tem escrúpulo, joga sujo, confiando na sua base. A luta não é fácil, mas fica mais difícil ainda quando a categoria desacredita de seu sindicato. O nosso inimigo é o Anastasia e sua trupe. O piso é o objetivo. Araxá pode ser o reinício da guerra. Um abraço e muita energia.

Anônimo disse...

o sindicato vai entrar com alguma ação a respeito de efetivados escolherem turmas na frente de efetivos, tipo mandado de segurança ou outra ação qualquer?
Ou será individual cada um entra por conta própria? Beatriz me responda por favor para eu ir tomando minhas providências. Aguardo resposta. De uma pessoa que te adora e torce por você e todos os educadores.

Anônimo disse...

Beatriz! Mais uma vez o governo
Anastasia/Aécio vêm desrespeitando a constituição, desvalorizando o funcionário concursado. E essa lei 2018/12, veio para desqualificar ainda mais nós funcionários concursados da educação.
Boa Sorte! para você.e todos batalhadores de nossos direitos.
Um abraço.

Anônimo disse...

Que Deus abençoe o nosso sindicato ,sabemos que a luta não é fácil, mas teremos a vitória em nome de Jesus.

Veralucia disse...

Que Deus abençoe ao sindicato,sabemos que a luta é difícil,mas em nome de Jesus teremos vitória.

Anônimo disse...

Beatriz, nesse momento não queremos saber de mais nada que não seja uma IMEDIATA INTERVENÇÃO DO JURÍDICO DO SINDICATO nessa Resolução de 6 de janeiro. O SINDICATO TEM O DEVER DE DEFENDER OS CONCURSADOS. OU ESTÁ DE ACORDO COM MAIS ESSA INCOSTITUCIONALIDADE QUE VISA ACABARA COM A CARREIRA NA EDUCAÇÃO. AGORA É A HORA DESSE ADVOGADOS ENTRAREM EM CENA, E SE FOR O CASO, SE NÃO HOUVER COMPETÊNCIA PARA TAL, CONTRATAR BONS ADVOGADOS, EXPERIENTES, PORQUE ESSES DO SINDIUTE ATÉ AGORA NÃO AJUDARAM A CATEGORIA EM NADA! E O PIOR! QUANDO LIGAMOS PARA O JURÍDICO DO SINDICATO, A UNICA COISA QUE OUVIMOS É QUE O GOVERNO NÃO RESPEITA LEIS. ORAS, ISSO JÁ SABEMOS, MAS COMO LEIS TEM QUE SER RESPEITADAS E RESOLUÇÃO NEM É LEI, TÁ NA HORA DE AGIR. OU O SINDICATO PODE ESPERAR CONFUSÃO. JÁ BASTOU FICARMOS 112 DIAS EM GREVE, ESTARMOS REPONDO ATÉ HOJE E COM DESCONTOS. QUANTO A RESOLUÇÃO, PELO AMOR DE DEUS, AJAM!!!!

Anônimo disse...

Bia, o sindicato não pode permitir que efetivos percam direitos para efetivados. Esperamos uma resposta urgente por parte do sindicato. Estamos confiando em vcs, façam alguma coisa e rápido, porque antes mesmo da coisa acontecer, as escolas já estão pegando fogo... Efetivos não abrirão mão para efetivados sem concurso não...

Anônimo disse...

Bia, o que tenho feito é rezado,pedindo a Deis que lhe dê forças para seguir em frente.Um dia destes escrevi minha opinião sobre seu silêncio. Suas palavras não SÃO COMUNS COMO A DE UM PROFESSOR QUE, SIMPLESMENTE QUER DESABAFAR...ELA TEM UM PESO MUITO MAIOR.E você deve ter seus cuidados,pois deve estar sendo espionada 24 horas por dia.Acredito na sua força e capacidade. Que Deus a proteja. Abraços.Regina.Sete Lagoas.

Anônimo disse...

Parabéns Bia,
Você conseguiu sintetizar a situação que estamos vivenciando com muita clareza.
Há muitos colegas que só sabem reclamar e criticar. Acredito que muitos desses que estão malhando a direção do SINDUTE, falando até mesmo em desfilar, nem filiados são.
A verdade é que temos um (des)governo louco querendo destruir a categoria e não aparece nenhuma autoridade para dar um basta nesse desmando todo. Enquanto isso, a categoria que ele escolheu para Cristo está sendo castigada com extorções de direitos, pressões psicológicas,dificuldades financeiras, difamações e outros. E para continuar mostrando que ele é capaz de mais atrocidades, "se não nos acomodarmos e aceitar suas migalhas." Ele já começa o ano dividindo a categoria com essa resolução fajuta.
Não podemos cair no jogo dele, pois o desejo dele é desestruturar a categoria,e desqualificar a direção de nosso sindicato.
Espero que a categoria tenha maturidade para perceber as manobras do maior inimigo dos professores e conseqüentemente, da educação.
Abraços Bia e continuemos firmes em nosso propósitos. Deus está conosco.

Solange disse...

Diz um provérbio africano:"A união do rebanho obriga o leão a dormir com fome". Com estas palavras digo que fica bem mais fácil colocar a culpa no sindicato e deixar que outros façam por nós o que era nosso dever.O que realmente faltou para que nós professores saíssemos vitoriosos foi a coletividade que não existiu.Todas as vezes que estivesse nas assembleias via sempre as mesmas pessoas ali, vi professores divididos entre permanecer no subsídio contando com um aumento ilusório, aqueles que realmente queriam o piso mas nunca se mobilizava e apenas perguntava como tinha sido mais uma assembleia.E outros tantos que na verdade a coisa nem parecia que era com ele, professor. Então pecamos pela omissão de muitos colegas que julgaram que o problema não era deles.Eu acredito que para sairmos vitoriosos contra este governo somente mediante uma união de todos.Agora fica a questão:como?!Como mobilizar toda rede de professores?Mas para finalizar fiquei feliz por você, Beatriz não ter desistido.Você é uma guerreira e um grande exemplo a todos. Quem esteve lá sabe do seu esforço e empenho.

Adriana disse...

Beatriz,
Parabéns! Você colocou muitíssimo bem, tudo o que está acontecendo.Parece que uma parcela dos educadores está muito amarrada a detalhes, a minúcias, a comentários que querem destruir a ação sindical.Penso como você.Que DEUS lhe renove as força para a luta.
Abraços.

Anônimo disse...

Parabéns,vc é lider.. adoro vc sem te conhecer pessoalmente.

maria Emília disse...

Beatriz,
Continue de cabeça erguida.
Deus dê proteção física e espiritual a você e toda sua família, Livrando-os de todo os perigos e adversidades da vida, mantendo -os firmes na fé.
Estou rezando para que te dê toda segurança do mundo e retire a angústia de seu coração, trazendo mita confiança dentro de seu peito.Você é iluminada e a sabedoria do Divino Espírito Santo continuará sendo sua companheira.
Peço ainda para que coloque um anjo ao seu lado e de cada um do setor jurídico e do comando de greve.Nossa luta está recomeçando
A verdade que foi dita é o nosso clamor e não pode se transformar em calúnia. Se você não estivesse incomodando eles não teriam tentado te deturpar no site oficial.Eles estão querendo enfraquecer nossa categoria pois estamos incomodando.
Nossa luta é e foi justa.
Quem luta por justiça sofre todo tipo de injustiça pois incomoda as estruturas da classe dominante.
Nossa classe não pode cair neste golpe baixo. A tentativa deste governo , ao tentar atingir sua pessoa é de enfraquecer o sindicato.Já fizeram isto com vários líderes políticos.Se cada companheiro não entender esta artimanha ele terá mais uma vez conseguido atingir seu objetivo sujo.
Este não é o momento de divisão da categoria, mas de união.
Continue com sua alegria , serenidade,competência e fé. Esta será a maior arma contra o inimigo.
Nosso Divino Pai eterno sabe que você e nosso sindicato são nossa voz que clama no deserto.
abraço,
Maria Emília

Anônimo disse...

Bia, concordo com o q vc disse, mas o "erro" do sindicato foi ficar muito tempo sem publicar ao menos uma justificativa, como vcs fizeram agora, é preciso (mesmo não relatando os detalhes) que a categoria se sinta protegida, sinta que algo está sendo feito e que estas ações apareçam;essa é a grande oportunidade desse sindicato se transformar no maior do país, mas para isso precisa mostrar que realmente está lutando pela categoria.Vcs deveriam esquecer as divergências ideológicas internas e trabalharem juntos, pois o objetivo é o mesmo e, se o sucesso das ações se concretizarem, todos saem ganhando!Discuta mais com a categoria, aceite as outras opiniões, já vimos em outros blogs ideias muito boas para retomar nossos direitos -- façamos desse grupo dividido, um só. Sabemos que é isso q o Governo quer e é nisso que ele aposta: na nossa divisão e infelizmente, podemos cair nessa armadilha - chega de estrelismo - o que importa é a categoria ou... o sindicato corre o risco de sucumbir!

Anônimo disse...

Bia parabéns por ter colocado nosso glorioso Sind-Ute novamente nos trilhos da luta, fazendo do mesmo um dos mais combativos não so de Minas mais do Brasil, estamos juntos ate que ocorra a justiça, estendo os agradecimentos a toda sua combativa diretoria.

alex o. disse...

Palavras sensatas colocadas por liderança sensata. 2012 deve ser ano de mobilização, aproximação com base, ocupação de espaços: mídias, movimentos sociais, lideranças partidárias, redes sociais, universidades, gremios estudantis, etc. Só uma base de mobilização forte para combater as instituições comandas pelo governo. Caso contrário o governo causará estrago ainda maior. Portanto, ano de mobilização de todos que ainda acreditam na educação...a começar nas escolas com a comunidade escolar..sugiro publicação de materiais de textos curtos sobre a necessidade de mobilização para discussões com professores, funcionários e alunos nas escolas...ocupemos os espaços nas escolas para despertar os professores que andam adormecidos há tempos...A luta deve continuar...
Alex Fernandes

Anônimo disse...

Beatriz, paz e luz na sua jornada de luta! Acompanho de perto sempre a sua liderança positiva e tenho muitas criticas positivas a sua conduta. Inclusive o meu esposo, q teve a oportunidade de junto com você trabalhar na subsede em Betim, no Governo da Maria Lara e Jesus, tem sido um grande apreciador da sua conduta diante da postura do nosso governador tirando e ditador. Sou sindicalizada consciente e militante, desde minha época de DESIGNADA,e acredito fielmente que é a única via de "defesa" e "sobrevivência" de nossa e de qualquer outra categoria no nosso país. Gostaria, no entanto, que me respondesse porque a inoperância, a parcialidade em relação a Lei 100 e suas Resoluções, o que deixa evidente uma escolha de defesa de um grupo em detrimento a outro. Explico-me: o sindicato tem que fazer opções e para isso tem que ficar bastante claro para todos aqueles que, DE FATO, são SINDICALIZADOS, e mais ainda, EFETIVOS CONCURSADOS ou DESIGNADOS SINDICALIZADOS. Todas as vezes que procurei a subsede da minha cidade, com relação, à EFETIVAÇÃO e a essa última Resolução que organiza a distribuição de turmas e aulas fica efidente que o sindicato quer manter uma postura neutra ou imparcial achando que é a melhor postura política. Daí estas respostas de não poder entrar contra "um outro servidor", "não criar divisão entre a classe", "não criar racha". O que o sindicato jamais poderia deixar transparecer para os seus militantes e membros sindicalizados é essa postura de ficar "em cima do muro", principalmente numa hora importantíssima na vida de muitos servidores, basta conferir, mais uma vez, na postagem dos anônimos e no número das listagens das SRE dos EFETIVOS que ficarão em último lugar na escolha tendo até que ser REMOVIDOS sem desejo de escolha, ou ainda ficar com três turnos, ou dois conteúdos em três turnos para um único cargo comprometento toda a sua rotina, sem comentar os que já mencionam o caminho da exoneração. Eu, me encontro, assim como tanto outros, à deriva buscando a única alternativa que me resta desembalsar honorários advocatícios, sem poder, pois temo esperar uma suposta reunião agendada com esse ditador para o próximo dia 27/01, quando terei minha notificação no dia 01/02. Além da estrategia política que o sindicato vem adotando e que tem beneficiado conseguentemente ao GRUPO DOS EFETIVADOS, a diretoria precisa alcançar um discernimento e buscar a outra estratégia, que no momento é a mais eficaz, justa, legal, a estratégia jurídica que inclusive no TJMG, por unanimidade, foi dado o parecer de inconstitucionalidade da lei 100. Avance na suprema corte (STF), onde já se encontra o processo e cobre aquilo que reza a Constituição Federal. Gostaria de ressaltar, que a fala que me vem de resposta para a eleição do atual goveno é oriunda dos EFETIVADOS que, usando suas palavras, Beatriz, foram CONTEMPLADOS por essa Lei que fere todos os principios da democracia. Eu, e muitos colegas da categoria, sindicalizados, E EFETIVOS gostaria de ser CONTEMPLADA PELA PRESTAÇÃO DOS SERVIÇOS JURíDICOS DO SINDICADO NA INSTANCIA DO STF, ANTES DE FEVEREIRO. Conto com sua
compreensão e aguardo uma resposta.

Anônimo disse...

Sou servidor da educação efetivo e gostaria apenas de saber do Sindute por que defender a LC 100 e efetivação de quase 100 mil pessoas???
O governo de MG não cumpre a legislação vigente, todos nós sabemos. Mas e o sindicato ao defender a LC 100 cumpre a lei???
E a Constituição????

Anônimo disse...

Bia, fico indignada quando leio certas coisas a respeito do nosso sindicato, não acredito que professores que estiveram na luta, estejam com esta mentalidade, custo a crer nisto. mas sabe? Acho que, como você disse seu blog é umespaço para todos, e olha que tem gentinha do lado de lá tentando nos influenciar.Por isso é que vamos mostrar qual o reflexo destes comentários para nós. VAmos para as ruas novamente. Força, nós vamos derrubar estes Facínoras, mentirosos e oportunistras.

Anônimo disse...

Bia, o que nós precisamos urgentemente é desmascarar este governo, vamos organizar uma comissão e ir conversar com o Dilma. Nós vamos vencer tenho certeza disto, mas precisamos de alguém de peso do nosso lado.
Beijos força na luta viu menina?

marileide alves pinheiro disse...

OI, PESSOAL!

VAMOS ENCHER A CAIXA DE ENTRADAS DO MEC, COM DENÚNCIAS PARA ALOISIO MERCADANTE:

http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_wrapper&view=wrapper&Itemid=17

NÃO PERCAM TEMPO! DENUNCIEM A REALIADE DE MINAS .......
ACABEI DE ENVIAR A MINHA MENSAGEM.
MARILEIDE - TAIOBEIRAS