quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

O necessário debate sobre a reposição nas escolas estaduais

Respondendo às recentes reportagens sobre os problemas de reposição da carga horária dos alunos da rede estadual que foi suspensa durante a greve, a Secretaria de Estado da Educação (SEE) apresentou em entrevista coletiva à Imprensa dados que demonstrariam que os problemas de reposição seriam pontuais.



A abordagem reducionista sobre o assunto nos últimos dias, bem como a tentativa de construir a imagem de que está tudo em ordem na educação mineira merece uma reflexão mais séria e aprofundada, em respeito aos pais, alunos e profissionais da educação.



A necessidade da reposição da carga horária do aluno é conseqüência da maior greve realizada pelos profissionais da educação da rede estadual. Greve que foi deflagrada após 6 meses de tentativas de negociação com o Governo do Estado para o cumprimento da Lei Federal 11.738/08, que institui o Piso Salarial para os educadores/as. Portanto, foi uma greve que poderia ter sido evitada se o governo mineiro cumprisse a legislação federal. Para a suspensão da greve, o governo assumiu o compromisso de negociar a implantação do Piso Salarial na carreira dos profissionais de maneira gradativa, o que não aconteceu. Ao contrário, a Lei 19.387/11 trouxe muitos prejuízos à categoria.



Outro aspecto importante que a sociedade precisa ser informada é de que a reposição já feita não foi paga a todos os profissionais. Isso significa que o profissional trabalhou em novembro e dezembro e não recebeu, o que o faz temer também pelo pagamento do mês de janeiro.



O Governo impôs regras que trouxeram mais conflitos ao interior das escolas estaduais. Servidores que, por motivos tais como: licença maternidade, licença saúde e férias-prêmio, foram obrigados a realizar a reposição de uma greve que não fizeram.



O Governo induziu a categoria a erro e prejuízos financeiros ao estabelecer um processo de escolha entre formas de remuneração sem apresentar a tabela de Piso Salarial de acordo com a Lei Federal 11.738/11.

Na assembleia da categoria realizada no dia 19/04, a categoria decidiu pela orientação de retorno ao vencimento básico. Esta decisão ocorreu após o julgamento pelo STF de que Piso Salarial não poderia ser constituído de vencimento básico acrescido de vantagens e gratificações, mas apenas de vencimento básico. Portanto no subsídio não se receberia o Piso Salarial com repercussão em todas as vantagens e gratificações adquiridas pelo servidor. O retorno do servidor ao vencimento básico foi para receber o Piso Salarial e não a continuidade da tabela de R$369,00. O Governo agiu de má fé ao estabelecer prazo de opção, sem atualizar as tabelas salariais de acordo com o valor do Piso e os percentuais de acordo com cada nível e grau da carreira. O não cumprimento da Lei Federal trouxe prejuízo financeiro aos servidores estaduais.


Os profissionais em educação iniciaram o ano de 2012 sem Piso Salarial Profissional Nacional (PSPN), uma vez que o Supremo Tribunal Federal definiu que não se pode compor o Piso com gratificações e vantagens pessoais, sem carreira, já que ela foi “congelada” até 2015 e com direitos adquiridos retirados da sua vida funcional.



O Piso Salarial Profissional Nacional será reajustado em aproximadamente 22% e a previsão de aumento na tabela do subsídio, que já acumula uma defasagem de 13% está previsto para 5%.



Por fim, ainda em dezembro de 2011, o Sind-UTE/MG solicitou reunião com a Secretaria de Estado da Educação para discutir a organização das escolas para 2012, mas a Secretaria somente encontrou agenda para dialogar com a categoria no dia 30 de janeiro de 2012.



Por respeito a pais, alunos e profissionais da educação a sociedade mineira tem o dever de discutir a realidade da escola pública mineira.
Nota publicada pelo Sind-UTE MG

50 comentários:

Anônimo disse...

"O Governo induziu a categoria a erro e prejuízos financeiros ao estabelecer um processo de escolha entre formas de remuneração sem apresentar a tabela de Piso Salarial de acordo com a Lei Federal 11.738/11."
Essa afirmação significa que nós que retornamos ao VB agimos de maneira incorreta?Induzidos pelo governo?
Então o governo estava certo ao dizer que o sindicato nos fez perder dinheiro?
Esclareça por favor!
Ana - Belo Horizonte

Rita disse...

Está na hora de sairem do blog seus comentários, Beatriz. O ideial seria colocar em jornais, tvs, ou até com carros de som que estacionariam em diferentes ruas e deixariam o som ligado por um tempo.
Só assim, as pessoas que não são professores saberiam a verdade sobre a greve.
Abraços Beatriz.

Anônimo disse...

Prezada Beatriz, gostaria de entender o que está acontecendo. Estamos perdendo todas as batalhas contra esse governo. Não é possível um governador infringir tanto assim as leis. Na minha escola está uma confusão só e olha que foram poucos os professores que não entraram em greve. Minha diretora está indo quase todos os dias na SRE para tentar resolver e nada (e ela não é capitão do mato). Não sei se é ordens superiores ou incompetência da SRE, mas vamos iniciar o ano letivo com dois calendários: um no dia 06/02(com poucos profissionais e um contratado) e outro no dia 01/03(com a maioria dos professores da escola e com efetivos excedentes). Durante toda a greve ouvi a representante do sindicato da minha região falar que o calendário só iniciaria quando todos terminassem de cumprir a greve. E agora o governador manda iniciar o ano letivo com dois calendários? Isso e muitas outras coisas não podem acontecer. Vamos ser prejudicados e isso vai nos acompanhar não só em 2012, mas nos próximos anos, porque vamos perder a qualidade no ensino e a credibilidade diante da comunidade. A nossa superintendente disse que como vamos terminar em fevereiro e nessa época o sistema de solicitação de novas turmas já estará fechado, não vamos abrir matrícula para 6 turmas. Só teremos vagas para 1 turma. Porque isso? Porque em 2011 tínhamos 7 séries de 5º ano e somente uma não vez greve e esta terminou em dezembro e por isso só haverá matrícula para essa turma. Já pensou? De 24 turmas teremos 18 turmas. Isso significa muito professores excedentes. Sempre que conversamos na escola sobre tudo o que está acontecendo, falo e tenho certeza que o governador está fazendo isso para não esquecermos de nunca mais fazer greve em seu governo. Eu pelo menos não pretendo e olha que comandei muitas ações em minha cidade e fui a quase todas as assembléias em Bh. Eu só queria entender o que está acontecendo com o sindicato. Porque se ele não toma providências para nos defender como vamos fazer? Na minha escola estamos pensando em procurar um advogado porque não podemos ser tão omissos. Aceitar tudo que vem dessa maneira, mas estamos perdidos como começar. Sei que Minas não tem lei, mas temos que ir além. Tenho certeza que temos essa possibilidade. Temos que urgentemente procurar ajuda de bons advogados. Isso já foi uma decisão da categoria. Tem muitas pessoas dependendo disso. Pessoas ficando doentes e pior ainda, sem esperança e sem um sonho para lutar. Por favor, não vou entrar em detalhes ainda dos problemas da minha escola porque a direção ainda vai procurar maiores esclarecimentos, mas se tudo isso for confirmado, todos os professores estão dispostos a fazerem alguma coisa,como contratar um advogado. Por isso, peço que não publique esse meu comentário no blog e se puder, nos dê alguma esperança. Você deve ter ideia de como tem pessoas sofrendo, não só pelo dinheiro. Deixo o meu email de contato( ataner02@hotmail.com). Que Deus nos proteja. Um abraço, Paula.

Fabrício disse...

Sou do movimento de Mobilização dos Professores de Goiás, preciso falar com você Beatriz, mas não encontrei seus contatos no blog. Poderia me indicá-los?
https://www.facebook.com/groups/mobilizacao.professores.go/

Anônimo disse...

Beatriz, boa noite!
Quero fazer uma denúncia: duas diretoras que fizeram a prova de certificação, tiveram a aprovação do colegiado e foram eleitas pela comunidade escolar foram comunicadas,ontem, dia 19/01,pela SRE de Varginha que não serão nomeadas por terem assinado uma carta de protesto enviada ao deputado Duarte Bechir.
Não podemos aceitar essa situação.Isso é ditadura. O que o jurídico do Sindicato poderá fazer?
Por favor, responda-me com urgência.
Obrigada

Anônimo disse...

https://www.educacao.mg.gov.br/imprensa/noticias/2617-secretaria-de-estado-de-educacao-faz-balanco-da-reposicao-de-aulas


- Inspeção in loco
- Apuração rigorosa
- Ano letivo completado dentro da Lei

FALÁCIAS!

Anônimo disse...

Bia bom dia
Estou desesperada fui a ultima a escolher aula na minha escola por causa da nova resolução; trabalharei no noturno tem dois bebes.
O sindicato já entrou com um mandato de segurança
Abraços

Anônimo disse...

Então o governador estava certo quando dizia que o subsídio era melhor para nós??? Fui levado ao engano ouvindo outras vozes...

Anônimo disse...

Ainda bem que você mesma diz...Nós "erramos" quando voltamos para o vb e estamos "prejudicados" pela- sábia- decisão.ÊTA NÓIS!!!!!!!!

Beatriz Cerqueira disse...

Prezado colega,
Na assembleia da categoria realizada no dia 19/04, a categoria decidiu pela orientação de retorno ao vencimento básico. Esta decisão ocorreu após o julgamento pelo STF de que Piso Salarial não poderia ser constituído de vencimento básico acrescido de vantagens e gratificações, mas apenas de vencimento básico. Portanto no subsídio não se receberia o Piso Salarial com repercussão em todas as vantagens e gratificações adquiridas pelo servidor. O retorno do servidor ao vencimento básico foi para receber o Piso Salarial e não a continuidade da tabela de R$369,00. O Governo agiu de má fé ao estabelecer prazo de opção, sem atualizar as tabelas salariais de acordo com o valor do Piso e os percentuais de acordo com cada nível e grau da carreira. O não cumprimento da Lei Federal trouxe prejuízo financeiro aos servidores estaduais.
Este foi um debate feito durante todo o ano passado e o retorno ao vencimento básico era para receber o Piso Salarial e não continuar recebendo na tabela defasada que desconsiderava a lei federal. Nós não erramos, mas o Governo agiu de modo a não aplicar o Piso Salarial, o erro é do Governo do Estado que ignorou uma lei federal e trouxe prejuízo financeiro a milhares de trabalhadores em educação.
Se acreditássemos que Piso e subsídio seriam a mesma coisa, aí sim não haveria motivo orientar a escolha. Da mesma forma ao ir para o subsídio, seja em 2011 ou agora, o servidor deixará de adquirir benefícios e vantagens pessoais conquistados ao longo da sua vida funcional.
Espero ter esclarecido.
Atenciosamente,
Beatriz

vanderléia disse...

Bia! Muitas vezes fico perguntando por que algumas pessoas tem que complicar as coisas. Gente nós não erramos ao sair do subsídio. Nós não perdemos , ele que realmente agiu de má fé. tem horas que imagino que o governador ja sabia que o Supremo Tribunal iria julgar que piso é vencimento inicial + vantagens. Por isso ele antecipou é enganou parte da categoria com subsídio. Agora tá tentando colocar minhoca na cabeça das pessoas . Gente trabalhadoras(es) em educação. QUEM TÁ DO NOSSO LADO É O SINDICATO E NÃO UM GOVERNO DITADOR, TECNOCRATA, QUE NÃO PENSA NO SOCIAL.O QUE ELE VEM TENTANDO É COLOCAR A CATEGORIA CONTRA QUE NOS DEFENDE.PORQUE UM DOS SINDICATOS QUE MAIS TEM CORAGEM DE ENFRENTA-LO É O NOSSO SINDICATO.ENFRAQUECER O SINDUTE É VENCER TODOS OS FUNCIONÁRIOS PUBLICOS DE MINAS GERAIS. MAS NÓS NÃO IREMOS DEIXAR ESSE DITADOR VENCER. PORQUE MINAS E NÓS MERECEMOS LIBERDADE E JUSTIÇA.

Anônimo disse...

Gente estes professores estão tendo dificuldade em interpretação de texto!!! Quando retornei para o VB(vencimento básico),as professoras de minha escola TODAS estavam cientes de que perderíamos dinheiro no início,mas que compensaria depois com a regularização do PISO SALARIAL,só que o GOVERNO nos enganou a todos,inclusive ao SINDICATO.Ninguém imaginava que estava lidando com porcos.Quem iria imaginar que uma Lei do STF poderia ser desrespeitada,burlada? Vocês imaginavam isto antes de acontecer em Minas? Ora, o sindicato foi tão enganado quanto nós.Agora é parar de acusar esta ou aquela pessoa e lutar, porque a guerra ainda não acabou e temos que estar unidos...PAZ e BENÇÃOS para todos nós.Regina.Sete Lagoas

Anônimo disse...

Beatriz, já verifiquei que no site do TJMG existe uma ação em meu nome reivindicando piso salarial nacional, gostaria de estar presente nas audiências. Serei comunicado a estar presente ou apenas serei representado pelo sindicato?
Idinei Corrêa da Silva de Ipatinga/MG

Anônimo disse...

Beatriz, já verifiquei que no site do TJMG existe uma ação em meu nome reivindicando piso salarial nacional, gostaria de estar presente nas audiências. Serei comunicado a estar presente ou apenas serei representado pelo sindicato?
Idinei Corrêa da Silva de Ipatinga/MG

Anônimo disse...

Os professores que fizeram greve e os que não fizeram também viveram um tremendo mal estar no segundo semestre de 2011.
Os grevistas foram mal recebidos nas escolas, sofreram perseguições por parte dos diretores e vice-diretores alguns especialistas em educação, ameaças de processo administrativo, etc...
Enfim, houve muita desmotivação para o trabalho, muito desanânimo, tristeza e mais desencanto com a profissão.
Marx e Engels afirmam que "quanto mais repugnante se torna uma profissão, mais decresce o salário". Acho que esta frase vale e muito para o nosso caso, que vivemos da Educação.
Vamos começar o ano letivo com a mesma desmotivação que encerramos o 2011, devido aos baixos salários, as promessas de continuidade de pressão via direção de escola, SRE e SEE, falta de recursos na Escola e políticas públicas sérias e compromissadas com a melhoria da Educação e valorização dos profissionais que labutam nessa área.
A minha sugestão, humilde e desprovida de força, mas com boa vontade e garra, ié que retomemos a luta contra o governo de anastasia-vilhena-gazzola. Precisamos reorganizar nossa categoria, mobilizar e buscar forças na coletividade.
Precisamos olhar para o interior do estado e fortalecer as subsedes do SINDUTE-MG, realizar mais Assembleias, eventos e reuniões para a discussão de novas estratégias para mobilização e sensibilização da categoria.
Precisamos continuar na luta pelo nosso Piso Salarial e tentar reconquistar algumas das perdas que tivemos nos últimos anos.
Gostaria de ver maior movimentação, mobilização e articulação nas subsedes do Sindicato.
Esse negócio de ndg e reuniões restritas à capital e a algumas áreas metropolitanas não leva ninguém há lugar algum.

Anônimo disse...

E QUEM IRIA IMAGINAR QUE ELE IRIA SOLTAR ESTA RESOLUÇÃO SOBRE DISTRIBUIÇÃO DE TURMAS IGUALANDO EFETIVOS/EFETIVADOS EM JANEIRO PERÍODO QUE OS PROFESSORE ESTÃO DESARTICULADOS??? ESSE DITADOR FEZ UMA LEI ILEGAL TÃO BEM FEITA QUE ESTÃ COMPLICADO DESFAZER. TUDO MUITO BEM PLANEJADO!!! ESPERO QUE A ASSESSORIA DO SIND-UDE NÃO MENOSPREZE ESSE DITADOR, PENSE MUITO BEM, E ENTENDA QUE ELE SEMPRE, SEMPRE, SEMPRE, SEMPRE, AGIRÁ DE MÁ FÉ CONTRA NÓS, SERVIDORES, PRINCIPALMENTE, OS EFETIVOS. BOM ÂNIMO, BIA, AINDA CONFIO NO SEU TRABALHO, MAS CONFESSO, SUA ASSESSORIA JURÍDICA ESTÁ MUITO FRACA, NO MEU PONTO DE VISTA E NAS MINHAS PERDAS DIÁRIAS.
UM ADMIRADOR DA LUTA...

Giovane Diniz (Pipoca) disse...

MANDADO DE SEGURANÇA COLETIVO!!!!!!!

"A legitimação das organizações sindicais, entidades de classe ou associações, para a segurança coletiva, é extraordinária, ocorrendo, em tal caso, substituição processual. CF, art. 5º, LXX. Não se exige, tratando-se de segurança coletiva, a autorização expressa aludida no inciso XXI do art. 5º da Constituição, que contempla hipótese de representação." (RE 193.382, Rel. Min. Carlos Velloso, DJ 20/09/96).
Quanto ao alcance da decisão mandamental, a Lei n. 12.016/2009, em seu art. 22 determina que, no mandado de segurança coletivo, a sentença fará coisa julgada limitadamente aos membros do grupo ou categoria substituídos pelo impetrante.
No que tange à liminar em mandado de segurança coletivo, só poderá ser concedida após a audiência do representante judicial da pessoa jurídica de direito público, que deverá se pronunciar no prazo de setenta e duas horas (art. 22, § 2º, da Lei 12.016/2009).
Quanto ao objeto do mandado de segurança coletivo, nos termos do parágrafo único do art. 21 da Lei n. 12.016/2009, os direitos protegidos podem ser:

I - coletivos, assim entendidos, para efeito dessa lei, os transindividuais, de natureza indivisível, de que seja titular grupo ou categoria de pessoas ligadas entre si ou com a parte contrária por uma relação jurídica básica;

II - individuais homogêneos, assim entendidos, para efeito dessa lei, os decorrentes de origem comum e da atividade ou situação específica da totalidade ou de parte dos associados ou membros do impetrante.
VOCES ESTÃO ESPERANDO O QUE?????

João Paulo Ferreira de Assis disse...

Gente, nós não podemos perder o foco. A Professora Vanderléia tem toda a razão.
Nós não podemos deixar que as dissensões tomem conta da categoria, pois o governo nos quer desunidos. Olhem a máxima romana: DIVIDE... et IMPERA. Primeiro dividir o povo das terras conquistadas, para depois governá-los. Foi assim que o Império Romano fez na Península Ibérica, a ponto de romanizar toda a península que passou a falar Latim, e nossa língua por isso é neolatina.

Saudações
João Paulo Ferreira de Assis.

Anônimo disse...

Êta, governo atrasado! O tempo passa, mas ele não muda: continua atrasado, faz tudo errado...

Quem quer me ajudar a arrancar esse governo das Minas Gerais?

Não podemos é desistir e deixar um terror desses para os nossos filhos e netos! Cruz credo!

Subsede Jaíba disse...

Bia, o cúmulo dos cúmulos está acontecendo aqui em Jaíba: a superintendente está usando a reposição para prejudicar os alunos sem levar em conta os interesses dos alunos e dos pais deles.
Na reunião com o promotor de Montes Claros José Aparecido, a superintendente Maria Eni, os líderes sindicais Zé Luis, Welshman e Donizete, a acessora da SEE, o advogado do estado, duas inspetoras e a categoria mobilizada ficou definido que as reposições seriam negociadas na escola de forma a causar menos prejuízo possível aos alunos.
A superintendente, acostumada e a exemplo do governador, não está cumprindo o acordo feito na audiência e está impondo as suas vontades em detrimento da vontade dos alunos, dos pais de alunos e dos professores.
Gente, esse povo vive, vive, vive, mas não aprende!
Democracia, superintendente! Larga esse osso podre do autoritarismo e da ditadura que de tão velho já está fedendo!

Anônimo disse...

O Sindute ao defender a ilegalidade da LC 100 acabou se complicando. Os efetivos estão sendo prejudicados, pessoas que estão no mercado querendo prestar um concurso público são prejudicados porque milhares de pessoas entraram no estado pela "janela", tudo com o aval do sindicato. E agora???
Nunca podemos esquecer que a legalidade é sempre o caminho. Se não fazemos isso, acabamos caindo numa armadilha que nós mesmos criamos.
Sinceramente, acho que a atuação do sindicato no caso da LC 100 foi desastrosa.

Anônimo disse...

Beatriz,

Deveríamos marcar uma manifestação no dia 26 de janeiro, dia de anúncio do novo subsídio. Mesmo que seja pequena, devemos nos posicionar neste dia.

Anônimo disse...

Bom dia Bia!
Quando leio os comentários no seu blog, fico me perguntando,será que esta resolução,não é uma estratégia suja do governo para nos desfocar do nosso objetivo, que é a luta pelo PISO SALARIAL? Quem quer saber em voltar para a escola nestas condições? O que o governinho quer é isto, que fiquemos nos degladiando dentro das escolas, na escolha de turmas, quer que fiquemos nesta guerrinha de nervos e nos esqueçamos da nossa luta maior. Sei que é importante a questão das distribuição das turmas, mas quem quer saber disto antes de se ter a questão dos nossos vencimentos definida? A lei votada pela Aseembléia Homologativa é que deve ser nossa preocupação. enquando ficamos brigando para escolher turmas dentro das escolas, nos enfrentando com efetivados/efetivos,os lacaios do governo escolhem a "deusdará", nosso tipo de vencimento no contracheque. É só um comentário, acho que tem gente preocupando demais sem necessidade. Aliás tem blog por aí que tem feito um verdadeiro estrago na vida de algumas pessoas, pararam de seguir nossos sindicato para seguir, o sensacionalismo e estão se dando muito mau. Tem muma amiga que toda vez que lê um certo blog me liga e chora até, e não adianta falar, já esta dominada. Tenho receio que este governinho esteja fazendo o mesmo com os desavisados e sem objetivo de luta.Mas vamos continuar firmes ok? Fica com Deus e muita força, sei que é difícil administrar tanta coisa, mas você nasceu para isto, é uma líder nata, e é isto que tanto incomoda o governo. Beijo no coração.

Anônimo disse...

Bia,
Sinceramente,os anônimos que postaram aqui, a favor do subsídio ou do governo mau carater, eu acretito que não sejam professores,pois está mais claro do que um dia ensolarado que quem não presta nessa história toda, é esse desgoverno enganador, mau carater,irresponsável,fora da lei,ditador...se esse sujeito cruzasse o meu caminho, eu juro que lhe daria um tapa na cara...

Helcilene/Brasília de Minas disse...

Bom dia Beatriz. Aqui em Brasília de Minas na Escola Sant'ana, estamos desde outubro de 2011 recebendo o pagamento pela metade. A nossa greve foi agosto e setembro e os nosso descontos superaram o nosso pagamento. Já reclamamos junto a 22 SRE e nenhuma providência ou justificativa foi tomada ou proposta.

Anônimo disse...

Bia a secretária da educação disse que recebemos as aulas repostas em novembro é mentira. Eu comecei repor assim que o sindicato autorizou e até hoje não recebi.

Anônimo disse...

O CÚMULO DA MEDIOCRIDADE HUMANA E DO AUTORITARISMO!!!!!!!!

A SUPERINTENDENTE REGIONAL DE ENSINO DE JANAÚBA IGNOROU UMA ELEIÇÃO LIMPA E DEMOCRÁTICA PARA DIRETOR DA ESCOLA ZOÉ MACHADO E NOMEOU O GRUPO DERROTADO PARA DIRIGIR A ESCOLA.
MEDIOCRIDADE E OPORTUNISMO BARATO DAQUELES QUE ACEITARAM SER REFÉM DESSE ATO AUTORITÁRIO.
A DEMOCRACIA NÃO MORRERÁ ENQUANTO MUITOS LUTAREM POR ELA.

NÃO PODEMOS NOS CALAR DIANTE DESSA AFRONTA A DEMOCRACIA

Anônimo disse...

Beatriz que tal lutar para que esse governador nos devolva o dinheiro que retirou do nossos salários . Só no meu salário foi 2.100,00. tive que pedir empréstimo no banco estou toda endividada. Por favor o sindicato também convocou a todos que saissem do subsídio e ficamos no prejuízo.

Anônimo disse...

Beatriz, sou Dalgiza de Divino, sempre leio seu blog e outros também. Ultimamente, em voz uníssona os pedido são para que o Sindicato contrate advogados realmente competentes. Também concordo. E a pergunta é: qual é a posição da Diretoria quanto a isso? Sei que adiantar estratégias é um erro, mas por favor, acalme meu coração e responda se vão contratar ou não. Em SP houve ganho para a categoria, tudo bem que lá eles não tem o MP, o STF,os desembargadores, a mídia comprada
e o governador mentiroso que nós temos. Mas venceram e é isso que nós queremos também, afinal até agora só o governo tem ganhado. Assim não dá...

Professor Welshman disse...

http://www.advivo.com.br/node/756176

Anônimo disse...

Sou Professor, estive em greve todo o tempo, junto a categoria, sofri como todos com as reposições, redução salarial, etc.
Então Bia, somente gostaria de saber há alguma ação judicial do SINDUTE contra o governo de minas? ações pela implantação do piso e claro restituição do que fora roubado?

sem lero-lero, SIM OU NÃO?

Beatriz Cerqueira disse...

Olá Dalgiza, acalme seu coração. Estamos trabalhando exatamente dentro do que você questionou. Espero ter alguma boa notícia em breve.
Um grande abraço a todos aí em Divino.
Atenciosamente,
Beatriz

Anônimo disse...

Oi gente olha o email mandado para as escolas para distribuir pra todos os alunos. Belo Horizonte, 28 de dezembro de 2011
Cara Mãe, Pai ou Responsável,
É com alegria que nos dirigimos a vocês no inicio desse novo ano escolar.
Temos muitas boas notícias para dividir com vocês.
No final do ano passado, avaliação realizada em todo o Estado comprovou que
continua aumentando o número de crianças mineiras que leem e escrevem
corretamente aos oito anos de idade. Já são 88,9% os alunos que dominam a
leitura e a escrita. Este é um número muito bom. Mas só estaremos felizes
quando atingirmos a meta de 100%.

E os alunos mais velhos das escolas públicas de Minas continuam sendo avaliados nas primeiras posições nos exames nacionais.
Tudo isso mostra o esforço dos professores, da comunidade escolar e, é claro, de nossos alunos e de seus familiares. Queremos ainda prestar alguns esclarecimentos sobre as paralisações de professores que ocorreram nos últimos anos e que, infelizmente, por mais que tenhamos tentado evitar, trouxeram transtornos não somente para o aprendizado dos alunos, mas, também, para a rotina familiar. Infelizmente, muitas informações falsas foram divulgadas sobre as razões que levaram às paralisações. Mas, compreendendo que a realidade da escola interessa a toda a sociedade, tomamos a liberdade de dividir com vocês algumas informações sobre o esforço que vem sendo feito pelo governo do Estado para melhorar a remuneração dos professores de Minas.
No final de 2011, a Assembleia Legislativa aprovou o projeto que cria um novo modelo de remuneração para os profissionais da educação, e garante vantagens para o professor e para a sociedade. O modelo assegura que todos os profissionais que têm direito ao piso nacional recebam salários acima do que é estabelecido pelo Ministério da Educação. Os professores da rede estadual de ensino com licenciatura plena ganham, no mínimo, R$ 1.320,00 para uma jornada de 24 horas semanais. A Lei do Piso Salarial Nacional estabelece o piso de R$1.187,00 para 40 horas semanais e define a proporcionalidade conforme a jornada de trabalho, por isso o valor pago aos professores em Minas é, proporcionalmente, 85% superior ao piso nacional.
E começará a ser implantado este ano o sistema de um terço da jornada semanal dos professores para atividades fora da classe, como, por exemplo, a preparação das aulas. Além disso, o novo modelo preserva os direitos adquiridos pelos professores e incorpora alguns que eram perdidos em caso de
aposentadoria ou licença, como a gratificação de incentivo à docência, o chamado “pó de giz”.
O novo modelo também é bom para a sociedade porque agora a remuneração do professor fica mais transparente, mais fácil de ser conhecida.
Mas isso é apenas parte do trabalho que estamos fazendo com um objetivo principal: oferecer a seu filho ou filha a atenção e a educação de qualidade que merece.
Esperamos continuar a contar, como temos contado, com o apoio de todos vocês. Estejam certos de que sua participação na vida escolar de seus filhos é fator decisivo para o bom andamento da formação de cada um deles.

Feliz 2012 a todos!

Secretaria de Estado de Educação
Governo do Estado de Minas Gerais

Anônimo disse...

CONTINUAÇÃO DO EMAIL:
Instruções para impressão e entrega da carta
A Secretaria de Estado de Educação enviará aos Pais e Mães (ou Responsáveis) de seus alunos uma correspondência informativa sobre o Modelo Único de Remuneração dos Professores, que será adotado a partir de 2012. É imprescindível que esse documento chegue a seus destinatários no prazo previsto e, por isso, solicitamos a cooperação da escola, que é responsável pelo processo de envio. Seguem abaixo instruções para que a escola faça a impressão da carta, assim como a etiquetagem e envio aos responsáveis.
Recursos:

A carta será impressa e etiquetada na própria escola. Para tanto, a Secretaria disponibilizou recursos, via caixa escolar, para compra do cartucho/toner de impressão, etiquetas de endereçamento e papel.
Os recursos estarão disponíveis a partir desta segunda-feira, portanto a escola já pode dar prosseguimento aos trâmites necessários para a compra do material.

Preparação:

Assim que impressas, todas as cartas devem ser dobradas em três partes e a etiqueta
deve ser usada para lacrar o documento.

Cada etiqueta deve conter as informações completas e específicas do aluno, conforme
modelo abaixo:

MODELO E-31107 (PIMACO)
31 x 107 mm
Entrega:
A carta deverá ser entregue, em mãos, a todos os alunos na semana de retorno às aulas.
Dúvidas:
Dúvidas sobre os procedimentos poderão ser sanadas em sua Superintendência Regional de Ensino ou na SEE, por meio da Superintendência de Tecnologias Educacionais, pelo endereço eletrônico si.ste@educacao.mg.gov.br

Beatriz Cerqueira disse...

Prezado colega,
"sem lero lero". A resposta à sua pergunta é sim.
Atenciosamente,
Beatriz

Beatriz Cerqueira disse...

Olá Helcilene,
é possível enviar para o sindicato cópias de contracheques com a situação que descreveu?
Além de levarmos para a reunião com a Secretaria, estamos denunciando esta situação para a imprensa e precisamos comprovar a situação.
Atenciosamente,
Beatriz

Beatriz Cerqueira disse...

Prezado Idinei,
faça contato com o Departamento Jurídico. Via de regra o sindicato não faz esta comunicação individual mas você pode participar da audiência, afinal o você é o autor da ação.
Um abraço,
Beatriz

Helcilene/Brasília de Minas disse...

Beatriz, não sei como enviar estes contra cheque. No site do governo não permite copiar e colar. Posso enviar meu masp e senha para vocês usarem ai. As minhas colegas vou entrar em contato com elas e informá-las.

marileide alves pinheiro disse...

OI, PESSOAL!

VAMOS ENCHER A CAIXA DE ENTRADAS DO MEC, COM DENÚNCIAS PARA ALOISIO MERCADANTE:

http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_wrapper&view=wrapper&Itemid=17

NÃO PERCAM TEMPO! DENUNCIEM A REALIADE DE MINAS .......
ACABEI DE ENVIAR A MINHA MENSAGEM.
MARILEIDE - TAIOBEIRAS

Anônimo disse...

Beatriz , quando leio as re3portagem que o governo me manda me da até enjoo e por isso te pergunto, como fica as açõescontra o governo em que nos entramos reclamando o piso sendo que ele decidiu por todos que sera do jeito que ele bem quer? Estas ações ainda estão valendo?
ou elas deixacharam de existir?

Beatriz Cerqueira disse...

Prezado colega,
Todas as ações propostas sejam as individuais ou coletivas continuam em tramitação na justiça estadual. Atenciosamente,
Beatriz

Beatriz Cerqueira disse...

Olá Giovane,
O mandado de segurança e sim um instrumento para o sindicato defender um interesse que repercute na vida de vários servidores. Mas em se tratando de Minas Gerais não basta apenas uma analise técnica. Em cada ação proposta tentamos levar em consideração o comportamento do Tribunal. Por isso propusemos também a ação individual, para ter mais possibilidade de êxito .
Um abraço,
Beatriz

Carlos disse...

Olá!

Não estou repondo a greve por ter o meu salário cortado. Fiquei sabendo, por uma colega que é membro do colegiado, que o diretor irá mandar, ou já mandou, o meu nome e de outros colegas para a secretaria de educação começar o processo administrativo. Não fui notificado e nem houve uma conversa sobre a reposição por parte do diretor.

Com poderei me defender?

Abraços!

Beatriz Cerqueira disse...

Carlos,
Respondi seu comentário no post " quem fiscaliza o governo mineiro".
Atenciosamente,
Beatriz

Beatriz Cerqueira disse...

Prezada colega, já temos conhecimento da situação de Campos Gerais e tomaremos todas as medidas possíveis. Me envie o seu contato. Abraço, Beatriz

Beatriz Cerqueira disse...

Helcilene,
Encaminhe as informações para o email sindute@sindutemg.org.br aos cuidados da Luciana (secretaria da direção).
Me mande novamente o seu email para que possamos conversar mais sobre Brasília de Minas. Abraço,
Beatriz

Beatriz Cerqueira disse...

Prezado Fabrício, deixe aqui o seus contatos que eu farei contato.
Abraço,
Beatriz

Beatriz Cerqueira disse...

Prezada Paula,
Farei contato por email.
Abraço,
Beatriz

Anônimo disse...

BIA, QUERIDA, TENHO UMAS DENUNCIAS DE BARCENA (TAMBÉM SEM LEI) E GOSTARIA DE ENCAMINHA-LAS. QUAL O ENDEREÇO MELHOR E O MEIO EFICAZ? ESPERO SUA ORIENTAÇÃO. MUITO OBRIGADA!

Beatriz Cerqueira disse...

Sobre a denuncia de Barbacena encaminhe para o e-mail sindute@sindutemg.org.br.
Atenciosamente,
Beatriz