domingo, 28 de abril de 2013

O Governo que tem medo do povo


Numa democracia, diversos grupos sociais têm opiniões diferentes e se organizam para expressá-las. Nem todos concordam com as políticas adotadas por Governos e por isso se manifestam, discordam, argumentam.

Qualquer dia da semana que você visite Brasília encontrará um grupo manifestando nas dependências do Congresso Nacional, outro em frente ao Palácio do Governo, outro pelas ruas da cidade. Todos os dias há manifestações em frente a Casa Rosada, em Buenos Aires, na Praça das Armas, em Bogotá ou em tantos lugares públicos de países democráticos.

 

Mas em Minas Gerais quem pensa diferente do Governo do Estado é tratado pelo aparato repressivo ou simplesmente é silenciado como aconteceu nesse 21 de abril.

 

Nesta data, comemoramos o Dia de Tiradentes. Ele foi feito símbolo para a República e associado aos ideais de liberdade e democracia. Cada período da história precisa produzir seus heróis. E reverenciá-los constitui ato cívico que, para ter legitimidade, precisa da participação do povo. Mas o povo foi excluído das comemorações do “Dia de Tiradentes”. A solenidade realizada em Ouro Preto foi exclusiva para o Governador e seus convidados. A população foi proibida de circular pela cidade e de ter acesso à Praça, que é pública. E os grupos sociais que lá estiveram foram mantidos longe para não atrapalhar a festa.

 

Mas qual o sentido de uma festa feita pelo Governo que exclui o povo? Os convidados não foram homenageados em nome do povo mineiro? Muitos turistas visitaram a cidade na esperança de assistir a solenidade, mas foram impedidos. O comércio no entorno da Praça foi proibido de funcionar durante a solenidade. Os mais conservadores vão argumentar que tudo isso se justifica por uma questão de segurança em função das autoridades presentes. Mas quem foi eleito pelo voto direto precisa ter medo do povo? Somente quem esteve na cidade e conversou com a população tem a exata dimensão do que aconteceu lá.

 

Além de excluir o povo, o Governo tratou como caso de polícia quem ousou se manifestar durante a sua festa. O aparato repressivo presente na cidade de Ouro Preto superou muitas regiões militarizadas do mundo. Nem o Poder Legislativo Municipal escapou ao controle do Governo. No entorno da Praça as sacadas foram enfeitadas com bandeiras de Minas, exceto as da Câmara Municipal, onde foram colocados panos pretos em protesto. O Governo, antes da cerimônia, retirou a manifestação contrária a ele.

 

Assistimos Tiradentes ser novamente esquartejado por um Governo que tem medo do povo!

27 comentários:

Raquel Valéria disse...

E olha que os panos pretos foram colocados por alguém do próprio partido do governador. O presidente da Câmara Municipal de Ouro Preto, Leonardo Barbosa, o Léo da Feijoada - que é do PSDB. Isso demonstra que nem tudo está perdido. Enquanto houver ideologia, pessoas dispostas a protestar contra essas injustiças, haverá uma saída. Uma delas é se juntar ao movimento e não se deixar intimidar pelas opressões e atitudes como essa. E reforço o que disse Bia, se ele tem medo, é porque sabe que deve muito a população...

Anônimo disse...

Beatriz,

Trata-se de um governo autoritário sem sombra de dúvida. Uma referência acadêmica para confirmar isso é o trabalho da pesquisadora Maria Helena Oliveira Gonçalves Augusto, ex-inspetora de ensino do Estado que escreveu uma dissertação de mestrado e uma tese de doutorado sobre as políticas educacionais em Minas a partir do choque de gestão. Para mim, estudos que deveriam ser objeto de divulgação do sindicato e de apreciação nas escolas. Esses trabalhos podem ser acessados na página da biblioteca da UFMG buscando pelo nome da autora e clicando em documento on-line.

Anônimo disse...

Então, se ele tem medo do povo, o POVO somos nós!!!!!!
Mais um motivo para levantarmos nossa bandeira e irmos à luta.
Sem medo, pois quem tem que ter medo é ele.

Prof: Claudio disse...

Beatriz não sei se voce vai ler este comentrio ou não, voce já reparou no chamado do concurso ultimamente, antes vinha a disciplina e o nome do candidato agora somente o nome do candidato no concurso, assim não sei se irão chamar todas s areas e antigamente eu poderia pelo menos verificar minhaarea se todos os candidatos publicados no edital ocuparam a vaga anunciada, será que dá para entrar com recurso para que seja publicado tanto o nome do candidato como tambem a disciplina do edital do concurso.

Anônimo disse...

Beatriz,

Na reunião não foi falado nada sobre a Lei 100? Há novidades?
Obrigada.

Beatriz Cerqueira disse...

Professor Cláudio,

verificarei a questão da chamada para nomeação do concurso.

Um abraço
Beatriz

Beatriz Cerqueira disse...

Até o momento, não há novidades em relação a Lei 100.
A Secretária falou números aproximados de quantos são professores, Auxiliares de Serviços e outros cargos. Também falou sobre o posicionamento da Procuradoria Geral da República. Mas estamos verificando a informação.

Anônimo disse...

Beatriz pedimos muito uma lista com o nome dos efetivados que continua efetivados e não passou no concurso, no blog da Renata Vilhena, mas não tivemos nem resposta. Você não pode divulgar esses números aproximados que a secretária falou?

Anônimo disse...

Beatriz pedimos muito uma lista com o nome dos efetivados que continua efetivados e não passou no concurso, no blog da Renata Vilhena, mas não tivemos nem resposta. Você não pode divulgar esses números aproximados que a secretária falou? E o que ela falou sobre o posicionamento da procuradoria geral.

Beatriz Cerqueira disse...

Respondendo ao colega,
a Secretária afirmou que são 52 mil professores efetivos, 22 Auxiliares de Serviço e o restante de outros cargos. E que são 87 mil servidores efetivados. Mas a conta não bate. Considerando que o próprio governo divulgou que foram efetivados 98 mil servidores em 2007, destes, vários já aposentaram (é só lembrar do grande número de Auxiliares de Serviço que trabalhavam há muitos anos no Estado), outros já morreram e deixaram pensões para os dependentes e outros exoneraram (principalmente professores com número muito pequeno de aulas).
Já solicitamos estes dados oficialmente através de requerimento na Assembleia Legislativa. Mas o Governo insiste em não divulgá-los.

Anônimo disse...

Beatriz,
Não consegui entender até agora a carga horária dos professores dos anos iniciais, você pode me escalrecer: de acordo com a lei seria
16 h/aula mais 4h/aula de exigência curricular daria 20h/h. Mas, na prática, está sendo assim, nas escolas onde não há professor de Ensino Religioso e nem professor de Educação Física efetivado, os professores estão lecionando 25 h/aula e nas escolas onde há professor de ER e de Ef, 23 h/aula, quer dizer que os professores estão lecionando 5h/aula e 3h/aula grátis e ainda estão sendo obrigados a cumprir mais 5 h, depois do horário, de módulo. Que matemática é essa: os professores dos anos iniciais estão lecionando de segunda a sexta,o horário todo e ainda tem que ficar mais 5 horas após o horário de aulas. É muita injustiça! O que fazer? Nos ajude , por favor .Muito obrigada! Professora que acredita no seu potencial.

Anônimo disse...

Olá Beatriz! sou professora e acredito em uma educação melhor para meus alunos . Mas acho que a educação só vai melhorar quando começarem a tratar os profissionais com respeito. No meu ponto de vista o sindicato teria se posicionar com respeito a Lei 100 pois como pode ter educação de qualidade com profissionais efetivados que nem se quer são da rea da educação ou são de outras áreas e caíram de paraquedas na escola beneficiados por uma lei inconstitucional. E nós que somos habilitados e passamos no ultimo concurso corre o risco de não sermos nomeados pois as vagas divulgadas são poucas, pois não mandaram as vagas dos efetivados. Além do mais qualquer um tira um cate e vai fazer um bico na educação, é a unica classe avacalhada que eu conheço nesse sentido. Se não permitisse que pessoas que não é da área da educação o direito de lecionar iria sobrar vagas para os profissionais da educação e com isso talvez iriamos virar objeto de disputa dai seriamos valorizados. O que vc me diz a respeito?

Marcia disse...

Beatriz, outra coisa que não está sendo divulgada e a quantidade de pessoas efetivadas que passaram no concurso, nós preferimos a nomeação ficaríamos dentro da lei mas o governo insiste na lei para manter a gente em suas mãos, ele acha que assim ficaremos dependente. Tem um comentário no blog da Renata Vilhena que deixa claro essa intenção, dizendo que enquanto o PSDB, tiver no comando não precisamos preocupar. Precisamos que o SINDICATO faça valer nossos direitos, ou ajude solicitando para que a ADI seja julgada o mais rápido possível, ontem fez 3 meses que o processo está parado.

Anônimo disse...

A lei 100 volta a andar:
Saiu o parecer da procuradoria geral da república ontem dia 7 de maio de 2013.o link está abaixo do andamento do processo :

http://www.stf.jus.br/portal/processo/verProcessoAndamento.asp?incidente=4332889

Nesse outro link estão os documentos anexos como parecer,petições :

http://redir.stf.jus.br/estfvisualizadorpub/jsp/consultarprocessoeletronico/ConsultarProcessoEletronico.jsf?seqobjetoincidente=4332889

Anônimo disse...

Beatriz,penso que o principal objeivo é lutar pelo piso;pois este abrange toda a categoria. Esta questão de efetivados são particularidades que não diz respeito a toda classe,é só passar no concurso.Como fica a situação de quem afastou p aposentar e está prestes a afastar no outro cargo .Está tudo defasado qdo foi passar p subsidio.Recebe todos os reajustes e elevações da categoria?

Anônimo disse...

BEATRIZ FAVOR CONSULTAR O JORNAL DE QUARTA-FEIRA, 08 DE MAIO DE 2013 PAG.
61 COL.02. NELE CONSTA OS DESPACHOS
DOS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS DO PESSOAL DE JAÍBA. AGORA É A NOSSA VEZ!!!!!!!!!!!!!

Beatriz Cerqueira disse...

Sobre os processos administrativos de Jaíba,
o departamento jurídico do sindicato já sabe e fez os encaminhamentos necessários.
Aproveitando este tema, é importante esclarecer que a comissão de sindicância não informa o advogado que acompanha o Processo de nenhum procedimento. Então qualquer pessoa que tenha seu processo acompanhado por advogado, deve sempre informá-lodequalquer comunicação que receber.
A publicação dos resultados dos processos administrativos de Jaíba, encerra uma etapa. mas os representantes cotovelo responderão por todo o autoritarismo, perseguição, tentativas de desqualificação das lideranças da cidade.

Beatriz Cerqueira disse...

Também acredito que a nossa principal luta é o Piso Salarial praticado num plano de carreira que promova uma real valorização do profissional da educação. Se desistirmos desta luta ficaremos numa carreira congelada, com muitos direitos sem reconhecimento ou pagamento e com o governo sonegando o reajuste do Piso e o seu pagamento.
Sempre temos o cuidado num processo de negociação de garantir o que for conquistado para quem está trabalhando ser garantido tambémpara quem está aposentado.

Beatriz Cerqueira disse...

Sim, soubemos que foi apresentado o parecer da Procuradoria Geral da República na ADIN da Lei 100. Estamos acompanhando diariamente. Abraço

Beatriz Cerqueira disse...

Prezado Cláudio,
Verifiquei o que disse sobre as nomeações. Elas estão sendo publicadas da seguinte maneira: o conteúdo e depois o local (cidade) e em seguida o nome de todos os nomeados juntamente com a colocação e a vaga correspondente. Ou seja, as nomeações estão sendo publicadas por área, subdividas em cidades e só então que se tem o nome do aprovado e sua colocação.
Qualquer dúvida, faça contato novamente.
Um abraço
Beatriz

Anônimo disse...

Beatriz faça alguma coisa pelos professores dos anos iniciais.Estamos sufocados,não estamos aguentando mais.Trabalhamos 30hs e recebemos subsídio de 24hs, isto é exploração.
Por favor, nos ajude!

Anônimo disse...

Na minha escola a diretora age como se não tivesse acontecendo nada sempre passando os recados da Gazolla ao pé da letra, falou sobre a prorrogação da lotação e remoção, e quando um colega questionou sobre a lei 100, ela disse que isso é só especulações que a gente só deve ouvir o que a Gazolla passar.

Anônimo disse...

Beatriz, está no blog da Renata mas acho que a ideia é muito boa, só acho que o governo não vai acatar deveríamos ver com você se à essa possibilidade de sermos nomeados.
" tem um colega que deu uma excelente ideia, hoje aqui na escola na hora do recreio, só pediu para não ser identificado. Para ver com você a possibilidade de fazer um baixo assinado aqui no seu blog, pedindo para nomear as pessoas que estão na lei 100 e passou no concurso. Só assinaria quem quiser ser nomeado, coloca um tempo 30 dias por exemplo, após esse tempo levar essa lista e apresentar para o governo. Afinal falam tanto da inconstitucionalidade da lei 100, essa situação não é inconstitucional, passamos no concurso."
Marcia

Anônimo disse...

Beatriz, olha a segurança da Renata Vilhena quanto a permanência da lei 100, até parece que fizeram um acordo com o ministro em sua visita no dia 21/04/2013.
"Não estamos condicionando a nomeação à decisão sobre a Lei 100/2007. Estamos confiantes da constitucionalidade da Lei.
Quando o STF proferir sua decisão final, tomaremos as providências, se e quando, necessárias."

Anônimo disse...

Beatriz acho que a lei pode ser considerada constitucional, o que eu não acho certo e divulgar a quantidade incorreta de pessoas que serão beneficiadas caso ela permaneça. Sabemos que se tirar as pessoas que passaram no concurso e não precisa mais da lei provavelmente não sobrarão 40 mil pessoas. e muitos colegas efetivos ficavam dizendo que precisou de uma lei para efetivarmos, mas a maioria de nós provamos o contrario passando no concurso.

Anônimo disse...

Você viu essa reportagem:
Concursados entram na briga contra efetivação de servidores em Minas
Professora aprovada em seleção pública entra com pedido para que o STF anule os efeitos da lei que efetivou 98 mil servidores


http://www.em.com.br/app/noticia/politica/2013/05/14/interna_politica,386863/concursados-entram-na-briga-contra-efetivacao-de-servidores-em-minas.shtml

Anônimo disse...

Beatriz todos que se dizem amantes das leis e da coisa legal estão contra esta lei 100. O sindiute com a história que tem e sua fama, tem que se posicionar contra qualquer forma de ingresso no magistério que não seja pelo concurso público. Aliás esta é uma forma de valorizarmos nossa classe e nossa carreira, pois nenhum advogado entra na procuradoria pública sem concurso, nenhuma auditor fiscal entra sem concurso e por aí vai. Agora professor pode ser simplesmente efetivado sem concurso? Estamos esperando o posicionamento do sindute para tomarmos nossa decisão em continuarmos filiados ou nos desligarmos deste sindicato. Cuidado Beatriz mais vale um passarinho na mão do que 98.000 efetivados voando...