domingo, 2 de dezembro de 2012

Contra a criminalização das lutas sociais: Justiça para Felisburgo

"No dia 20 de novembro de 2004, dezoito pistoleiros armados, comandados pelo fazendeiro Adriano Chafik Luedy e seu primo Calixto Luedy, invadiram o acampamento Terra Prometida, no município de Felisburgo, região do Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais. A ação criminosa assassinou cinco trabalhadores rurais, feriu a bala outras 12 pessoas, dentre eles uma criança, queimou a escola local e vários barracos, deixando centenas de famílias somente com a roupa do corpo.
O Júri Popular de Chafik está previsto para o dia 17 de janeiro de 2013. Nenhuma das famílias das vítimas foi indenizada e o decreto, referente à desapropriação da fazenda Nova Alegria assinado pelo então presidente Lula, em 2009, ainda não foi cumprido. A área não atende a sua função social diante dos crimes ambientais já verificados."
 
As informações acima são do MST. Aos meus colegas de profissáo, fica a reflexão: quantas vezes abordamos assuntos como este em sala de aula? Provocamos a reflexáo necessária na comunidade escolar em que atuamos? Esta é uma boa oportunidade. A história dos trabalhadores não será contada pelos meios de comunicação, pelas editoras de livros comerciais. É nossa tarefa como militantes comprometidos com a mudança em nossa sociedade.
 
Acompanhe alguns vídeos interessantes sobre a questão.
 
 







Dia 20/11/2012, dia de Zumbi dos Palmares, dia da consciência negra e 8 anos do Massacre de Felisburgo, acontecido em 20/11/2004, no município de Felisburgo, no Vale do Jequitinhonha, MG. Para protestar e clamar por justiça, o MST promoveu várias ações no Estado de Minas no dia 20/11/2012, entre essas ações, uma Audiência Pública na Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Estão presentes os deputados Durval Ângelo, Rogério Correia, Adelmo Leão e o deputado federal Padre João, todos do PT. Cf. aqui nesse vídeo Beatriz Cerqueira, presidenta da CUT/MG denunciando a política neoliberal do Governo de Minas que mata aos poucos professores, sem-terra, os pobres. Se gostar, compartilhe e divulgue. Belo Horizonte, MG, Brasil, 21/11/2012. Frei Gilvander.
 


FASFI Brasil produziu um vídeo-foto que chama atenção do direito à terra , moradia e vida digna, enfocando crianças que crescem numa área de conflitos em torno da reforma agrária em Felisburgo - Minas Gerais - Brasil
No assentamento TERRA PROMETIDA, junto ao sonho de um apiário mora o desejo do direito à terra.
Pedimos aos nossos voluntários, parceiros e colaboradores que nos ajudem divulgação desse hino de amor à vida.
Vamos juntos dando vivibilidade à essa questão social e contribuindo para que a justiça se estabeleça e que cenas do massacre como o que ocorreu nessa região em 20 de novembro de 2004 nunca mais se repita.
 
A infância e juventude não merecem o silêncio.
FASFI Brasil

Um comentário:

Anônimo disse...

Bia, de novo você nos deixa sem palavras. E por mais que o Miguel Arroyo tenha nos alertado sobre o risco de sermos românticos e assim deixarmos de fazer o que precisamos fazer, é impossível não nos emocionarmos. Você tem nos ensinado nestes anos de coordenação do Sind-UTE a estender o nosso olhar de forma atenta aos nossos irmãos mais ou menos injustiçados; como nós.
Hoje eu entendo que somos a classe trabalhadora e o problema social que eu via na vida dos meus alunos agora eu vejo na sociedade toda. É assim que identifico os nossos parceiros na luta pela vida. E terrivelmente os inimigos, opressores. Vejo a nossa sede de Justiça e dignidade frente a frente com a sede de poder e ganância, de ter, de acumular dos poderosos.
Essa realidade é dura, mas enxergá-la me liberta do mal da alienação. Hoje trabalho muito melhor na sala de aula porque apresento os problemas, mas mostro também o caminho e o descaminho para a construção de um mundo melhor.
Obrigada, Bia! Você desvendou o que o Paulo Freire nos diz. Você me mostrou como eu posso na prática ser agente de transformação, educadora, colaboradora.
Vamos juntos: CUT, MST, Conlutas, Sindicatos e Ocupações, vamos de mãos dadas porque assim é mais fácil seguir lutando e conquistar. Esse é o nosso destino: lutar e conquistar. Deus caminha conosco. Rogo a Ele bênçãos, luz e proteção para você!
Pátria livre! Venceremos!

Desculpa não me identificar: o governo do estado usou essas postagens para abertura de processos administrativos, impedimento de posse de diretores eleitos e outras formas de criminalização da nossa liberdade de expressar o que pensamos. Mas isso confirma o que você disse na audiência pública e é nosso papel denunciar.