sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Eletricitários realizam ato público em defesa das usinas da Cemig


Os eletricitários vão realizar na 2ª feira, dia 3, às 10 horas, na sede da Cemig (avenida Barbacena, 1.200, no bairro Santo Agostinho, em Belo Horizonte), um ato público em defesa da renovação das concessões do serviço de energia. O Sindicato dos Eletricitários (Sindieletro-MG) defende a renovação das 21 usinas, incluindo as concessões de São Simão, Jaguara e Miranda.
         Para a direção do Sindieletro, o desafio de conciliar o interesse nacional (redução da conta de energia) com os lucros dos empresários passa, obrigatoriamente, pela renovação das concessões, pela proteção do emprego e pela redução das tarifas de energia. A entidade também defende a renovação sucessiva das concessões a partir da vigência das novas regras, para garantir que o benefício da redução das tarifas de luz tenha continuidade nas próximas renovações.
O debate e a apresentação de emendas à Medida Provisória 579, que estabelece novas regras para o setor elétrico, ocorrem no momento em que os trabalhadores da Cemig estão em Campanha Salarial(data-base em 1º de novembro). Após apresentar uma única proposta, que retira direito e rebaixa salários e benefícios dos eletricitários, a direção da empresa não aceitou mais negociar e segue o caminho litígio. A Cemig instaurou Dissídio Coletivo no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) após a rejeição da sua proposta, pela categoria. Além disso, os trabalhadores têm convivido com a ameaça de demissões a partir de 2013.
Os eletricitários cobram a negociação da pauta, com a garantia de emprego, respeito às conquistas coletivas e o ganho real, dentre outras reivindicações.

Nenhum comentário: