TIRA DÚVIDAS

Neste espaço partilharei questionamentos, opiniões, as discussões nas diferentes regiões do nosso estado e orientações relacionadas à nossa luta.

PISO SALARIAL PROFISSIONAL NACIONAL
  • Publicação do Acórdão do julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade
Ainda não foi publicado. O Sind-UTE já fez contato e pediu reunião com o Ministro Joaquim Barbosa para reiterar a importância da rápida publicação deste acórdão.


SUBSÍDIO

Estou aposentado em 02 cargos.
Cargo 01 - piso em dez/2010 = 691,80 + vantagens = 1.307,75. Com o subsídio recebo R$103,81 a mais.
Cargo 02 - piso em dez/2010 = 712,55  + vantagens = 2.076,30. Com o subsídio recebo R$ 282,61 a mais



Orientação
A primeira questão a ser observada é se a sua aposentadoria é com paridade com o servidor da ativa. Se sim, você terá alteração em seu vencimento básico tão logo conquistemos o Piso Salarial, uma vez que ele também deve ser aplicado aos servidores aposentados com paridade. A modificação no vencimento básico repercute em todas as vantagens adquiridas.
A orientação do Sind-UTE é que retorne a remuneração de dezembro. O aumento em sua remuneração possibilitado pelo subsídio tem efeito apenas imediato, mas sem perspectiva de futuro uma vez ao subsídio será possível apenas reajustes anuais, de acordo com a conveniência do Governo do Estado.
Sou Assistente Técnico da Educação Básica, efetivada pela Lei 100. Tenho 18 anos de serviços prestados com 3 quinquenios. Estou averbando um tempo de mais 3 anos e passarei para o 4ºquinquenio.  Com a Lei do Subsidio não sei se é bom para mim, pois estou rebendo igual a quem está iniciando. Quero saber se tenho direito de optar pelo regime remuneratório anterior mesmo sendo da Lei 100.
Orientação:
O direito de opção entre as formas de remuneração também se estende aos efetivados pela Lei Complementar n. 100.
No seu caso, ao ficar no subsídio, você abrirá mão do direito de receber novos quinquênios. Além disso, na hipótese de prestar concurso para outras secretarias, não terá mais a possibilidade de levar os quinquênios para o novo cargo, uma vez que eles não existirão mais em seu contracheque.
A orientação do Sind-UTE é que os servidores retornem à remuneração composta de vencimento básico, ou seja, saia do subsídio.


 CARREIRA

Tenho 17 anos de magistério na rede Estadual de ensino, sou efetivo no cargo 1 e efetivado no cargo 2, mas no cargo 1 estou recebendo como licenciatura curta, embora tenha pós-graduação.
 Resposta:
O fato de você receber pela licenciatura curta está relacionado com as atuais regras do nosso Plano de Carreira. Em 2006 você foi posicionado no nível correspondente ao seu cargo, que deveria ser P3. Considerando que nesta data você já tenha terminado o estágio probatório, somente em 2011 poderá pleitear a mudança para licenciatura plena e, após mais 5 anos, a pós graduação. O Governo criou neste tempo algumas antecipações de escolaridade, mas as regras eram tão excludentes que poucos foram beneficiados.
Em nossa pauta de revindicação, cobramos do Governo a alteração destas regras, tornando a escolaridade adicional anual bem como a imediata atualização da escolaridade de todos os servidores efetivos e efetivados.
É importante lembrar que a mudança de nível na carreira não é automática, está condicionada ao pedido do servidor, feito através de requerimento.

724 comentários:

«Mais antigas   ‹Antigas   401 – 600 de 724   Recentes›   Mais recentes»
Anônimo disse...

Beatriz, sugiro darmos um alerta maior "conclamar a nossa categoria para uns 15 dias intenso totalmente paralizados estipulando a data do dia 09/08/2011 como o dia D até o dia 23/08, atitude essa para conseguirmos pelo menos durante esses quinze dias a adesão maior ao movimento, acho que dessa forma conseguiremos uns 90% da categoria paralizada como se fossemos dar um último suspiro dando um choque nesse governo que fica omisso seguro em grande parte dos nossos colegas que não ainda aderiram a greve, apesar de sabermos que não aderiram não por medo, covardia ou contentamento, mas por problemas financeiros. Acho que assim todos iriam entender e aceitar a adesão à greve e o governo sentiria mais precionado, pense nisso e caso aprove essa minha opinião entre em contato com as subsedes para adiantar o comunicado aos servidores para que no dia 09 todos iniciem essa paralização, aproveite a nossa próxima assembléia do dia 09 para mudarmos o rumo desse movimento pedindo aos servidores de todas as cidades mesmo as mais distantes dos grandes centros a fazerem manifestos por meio de faixas, panfletagem e meios de comunicação local durante esses quinze dias informando a população do descaso do governo com a educação, mostrando a real situação vivida nas escolas e que não estamos atrás somente de salário e sim por uma melhoria geral na educação. Eu até já tinha sugerido a um tempo atrás que o sindicato conclamassem aos pais de alunos a entrarem na justiça contra o governo por deixar de oferecer nesses dias de greve a educação aos seus filhos e não tive resposta... Um forte abraço! Estamos firmes nesse movimento...

Anônimo disse...

A arrogância deste sujeito só faz aumentar o número de adeptos ao nosso movimento. Além de sr o corte da merreca do que nos paga outra motivação. E eu não reponho uma aula. Cortou, está cortado.
Abraço e até a vitória final!!!!!!"

Anônimo disse...

Se voltarmos para a escola sem o piso, não vamos repor as aulas, até porque o nosso salário "já foi pro Beleléu" no pagamento do mês de julho. O ano letivo precisa ser fechado, milhões de alunos e pais já estão cobrando isso, e contratar um número grande de professores para nos substituir também é impossível, visto que, os gastos com a burocracia da contratação seriam muito altos,nossos salários confiscados não pagariam e não se esqueçam que existe a Lei de Responsabilidade Fiscal, a tal, que só existe quando estamos em greve. É pagar o piso ou pagar um preço muito maior."

Anônimo disse...

ALERTA TOTAL A TODA CATEGORIA! Está vencendo no dia 10/08 o prazo de opção ao regime remuneratório. Servidores, não deixem para a última hora, todos já sabem que a melhor opção para nós é o ANTIGO REGIME REMUNERATÓRIO, o Subsídio é coisa do GOVERNO. Aparentemente, podemos "perder" alguns trocados agora, mas optando pelo ANTIGO REGIME o lucro que teremos compensará as possíveis "perdas" atuais. Temos que pensar em nossa CARREIRA, não podemos dedicar anos numa profissão e simplesmente parecer que não saimos do lugar, ou seja, temos a impressão de estarmos sempre começando, isso é o Subsídio! Não podemos deixar que terceiros apontem os caminhos que devemos seguir, se quem vive o dia a dia da sala de aula somos nós. Ninguém melhor do que o EDUCADOR para saber o que é melhor para si. Não precisamos de governo e secretárias para orientar-nos em nossas escolhas, sabemos fazê-las muito bem, basta olharmos os nossos CONTRACHEQUES, deles precisamos para CUMPRIR AS LEIS, como por exemplo a do PISO. Nós, ao contrário do que muitos políticos pensam, temos capacidade de pensar, interpretar, analisar, criticar, opinar e mudar sempre que a situação nos exigir. Um detalhe importante é que quem optar pelo Subsídio não terá como VOLTAR e não terá como recorrer! Aliás, pra dizer bem a verdade, não quero nem ouvir falar mais em Subsídio! Esta palavra está causando-me náuseas. O governador que vá oferecer Subsídio para as suas secretárias e outros "amiguinhos"... Ele quer economizar às custas dos EDUCADORES! EDUCADOR DE VERDADE não se deixa ENGANAR! Como a MAIORIA dos servidores já optaram pelo RETORNO AO ANTIGO SISTEMA REMUNERATÓRIO, então teremos o FIM DO SUBSÍDIO! A melhor resposta que podemos dar ao governador é esta: QUEREMOS O NOSSO PISO!"

Anônimo disse...

Beatriz ao receber este mês constatamos que a perda de 200,400 e de até mais em nosso pagamento. Todos estão falando em retornar ao subsídio. O que vc me diz sobre isso? Abraços

Anônimo disse...

Beatriz, estou em dúvida até agora se volto ou não para a carreira antiga, pois meu salário aumentou cerca de quinhentos reais. Tenho dois cargos efetivos. Tenho 15 anos nos dois.Sei que o certo é que todos voltem à carreira antiga para pressionarmos o governo, mas nessa miséria que recebemos quinhentos reais representa um ganho considerável. Mas com o piso salarial sendo pago representará muito mais... Gostaria de tirar uma dúvida: Se eu não retornar à carreira antiga e o governo começar a pagar o piso quem receber pelo subsídio também receber ou terá o salário equiparado ao menos?

Marcio disse...

Boa noite Beatriz Cerqueira, comecei a lecionar química em 2008 vejo varias pessoas sem diploma efetivados em química, gostaria de saber porque você nunca escreve nada nem o sindicato faz nada pelo prejuízo que os designados levou com essa lei (inconstitucional) 100. ENTAO NESSE MOMENTO CONVOCO TODOS OS DESIGNADOS PARA SE DESFILIAREM DO SINDICATO QUE SO PENSA NELES MESMOS.

Anônimo disse...

A direção do sind-ute é muuito fraca, os professores estão aflitos , preocupados, angustiados e sind-ute escondido. Ainda bem que tem o Blog do Euler. Se são desanimados, então elege outra diretoria e dá o fora.
Prof. Mateus- BH

Anônimo disse...

Absurdo o governo vai conceder uma aumento de salários para os diretores e secretarios!!!

GENTE GREVE ATÉ O PISO!

Beatriz Cerqueira disse...

Prezado Marcos,
você deve ser de outro estado, de outro país ou então deve pertencer ao grupo que que quer usar a greve para fazer a disputa para eleição do sindicato. Você tem a liberdade de ler o blog que quiser, mas desrespeitar quem está todo dia na luta já é um pouco demais. Provavelmente você não participou da plenária do comando de greve de BH que ocorreu na quinta-feira, nem participou da atividade organizada na região de Venda Nova na sexta-feira e provalmente não deve ter participado nem da Assembleia estadual que aconteceu em BH no dia 03 de agosto e parou Belo Horizonte. Também não deve ter lido os jornais ou assistido jornais no dia 04/08, nem lido o jornal Super na segunda dia 01/08, nem o Estado de Minas no dia 03/08. Não fazemos greve em blog, fazemos na rua, visitando escolas, convencendo a categoria, disputando espaços nos meios de comunicação, articulando as regiões que estão com dificuldades. Procure participar mais.

Beatriz Cerqueira disse...

Prezada Avelar,
obrigada pela informação. Por uma questão de tentar garantir o "elemento surpresa", não vou publicar a data mas nos articularemos.
Um abraço
Beatriz

Anônimo disse...

Gente, acho que está na hora de atitudes mais drásticas, uma revolução de verdade. Que tal um "FORA ANASTASIA", tentar exigir a saída desse tirano do poder? Por enquanto estamos em um país democrático, o governo deve servir ao povo e não o contrário. Ele não está agradando, vamos juntar, policiais (civis, pois pelo visto a PM já se contentou com a proposta indecente), profissionais da saúde e outros servidores de baixo escalão no estado, como nós mesmo, e exigir a saída desse governador. Ah, e outra coisa: não adianta contar com a ajuda da população "comum", classe média, classe alta, eles estão pouco se lixando para nós e para a educação pública, eles nos vêem como um bando de maltrapilhos, uma amiga que trabalha no CREA me falou que nunca viu tanta gente feia e mal vestida no pátio da ALMG, eles têm seus filhos em escolas particulares, tenho amigos que nem sabem que já estou há quase 2 meses sem pisar na escola. Enfim, a sociedade não se importa conosco, os pais estão contra nós, pois querem as babás de luxo para tomar conta da meninada. Temos que lutar por contra própria, não adianta, não vamos sensibilizar a sociedade. Eu acho que devemos deixar esse ano letivo se perder. Acho que isso sim, seria um impacto nacional, sairia em todos os canais da TV, a mídia cobriria o assunto (ainda que se colocando contra nós), mas enfim faríamos algo de impactante, pois essas passeatas não estão surtindo tanto efeito. Vamos continuar em greve até o PISO sair e se não sair, não terá ano letivo, pois se o governo vai contratar substitutos para os 3º anos, o que ele vai fazer com as outras séries? O tempo corre a nosso favor. Pediremos perdão aos alunos, mas vamos deixar esse ano letivo se perder e aí sim, o caldo vai engrossar em MG e tenho certeza que a repercussão será nacional. O filme de Aécio e seu afilhado estará queimado. E todos verão que não estamos para brincadeira. Vamos arrecadar cestas básicas, vender doces, sei lá, fazer o que for, mas não vamos sair dessa greve sem o PISO. Temos que fazer algo de grande impacto, doa a quem doer. É nossa dignidade, força, moral e credibilidade em jogo.

Beatriz Cerqueira disse...

Prezado Márcio,
verifique melhor o blog e encontrará uma postagem específica sobre isso. No site do sindicato há um Informa que apresentou a reunião com o Ministério Público onde questionamos esta situação e há uma postagem sobre isso aqui também. Faça o que achar mais adequado. Estamos num momento de grandes ataques do governo do estado, tentando manter a nossa greve, dar as resposntas nos meios de comunicação. Se o nosso movimento for derrotado todos seremos derrotados; efetivos, designados, efetivados, filiados ou não ao sindicato. Se neste momento a sua ação é de enfraquecer o sindicato e dividir a categoria, respeito a sua avaliação. Mas acho que deveria prestar mais atenção aos boletins do sindicato e as postagens deste blog.

Beatriz Cerqueira disse...

Prezado Geraldo,
já fiz contato com a subsede de Sete Lagoas para olhar a questão de transferências para a cidade de Maravilhas.
Qualquer dúvida, faça contato com a subsede.
A nossa diretora estadual de lá é a Carminha (Maria do Carmo).
Não deixem esta situação acontecer.
Abraço
Beatriz

Anônimo disse...

Beatriz, boa tarde!
Sou efetiva, comecei a trabalhar no estado em 2004. Não tenho direito a biênios, quinquenios. Gostaria de saber, o que é mais viável no meomento pra mim.
Professora -mineira

Anônimo disse...

DESIGNADOS.....O LIXO DO ESTADO....NÃO TEMOS DIREITOS, NÃO TEMOS DIREITO A RESCISÃO CONTRATUAL, NÃO TEMOS DIREITO A AUXILIO DESEMPREGO, NÃO TEMOS DIRETO A MUDAR PARA PLANO ANTIGO, NAO TEMOS DIREITO A BIENIO, QUINQUENNIO, NÃO ESCOLHEMOS HORÁRIO, NÃO ESCOLHEMOS TURMA, ETC...

E AGORA, NEM AS VAGAS DOS EFETIVADOS ESTÃO DISPONIVEIS....

VALE A PENA SER PROFESSOR????

Anônimo disse...

Bem agora é a decisão, a população não suporta mais a greve... Preocupados com o enem...
O governo afirma que 1/3 dos aprovados em escolas superiores sao do estado...
Na realidade nem 4% é aprovado no enen.
O governo mente, mais meu salário (mereca não foi pago) e nem será!
A estratégia deverá ser a seguinte mesmo se a greve for considerada agora ilegal. Devemos pernanecer em greve se tiver multa o sindicato que pague! Se houver exoneração depois brigamos judicialmente para voltar.
O que não podemos aceitar e perder tudo que já foi conquistado.
Subsidio só e bom para o governo!
Outra coisa se voltarmos sem o piso, nossa classe estará demonstrando que é fraca! E o sindicato não serve para nada!

Anônimo disse...

Sou diretor apostilado,40h.Devo fazer opção pelo sistema remuneratório antigo?Preciso desta orientação urgente.

Cintia disse...

Realmente alguns servidores da Educação tem o padrão que merece. É um absurdo como alguns professores estão preocupados apenas com R$200, 400,00 reais, serem descontados se voltarem para o Plano de Carreira e tendo colegas sem remuneração para defender os direitos e vantagens de outros.Parece que a educação "emburrece" que faz parte dela.As pessoas conseguem somente ver o "hoje", esquecendo se que não será professor para o resto da vida. Se lutamos pelo Plano de Carreira, estamos pensando no momento em que o professor precisava de um carreira, para ter no minimo uma aposentadoria que não o faça a retornar para escola como designado para completar a renda. Já não basta o governo ter determinado que os servidores que ingressaram no Estado,aposentarão com 60 anos mulheres e 65 homens? Pensar somente no hoje? Teremos saúde e voz para chegarmos até o 60 e 65 anos? Acorda gente!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Já não bastou se enganado em todos esses anos?
Cintia - Poços de Caldas

Beatriz Cerqueira disse...

Prezado colega apostilado,
a nossa orientação é o retorno à remuneração anterior ao subsídio. No Piso Salarial você terá a valorização de tudo o que adquiriu na sua vida funcional
Um abraço
Beatriz

Environment to all :-)) disse...

A única forma de mostrar a insatisfação de uma categoria é a greve.
Sinto que o ex-professor e atual Governador não valorize a categoria do seu ex-ofício ou pretende ESTAR como Governador por quanto tempo mais?!?!
MG nunca teve tantas categorias em greve num único ano.
A hora de engrossar o nosso movimento é agora.
Muitos erros/furos neste edital do concurso público.

Anônimo disse...

Beatriz, bom dia.
Por que o sindicato não faz uma campanha para arrecadar mantimentos para montar cestas-básicas para distribuir aos professores que não receberam salários?

Anônimo disse...

beatriz, por favor, responda-me a respeito de voltar para carreira antiga, ou continuar no subsídio. Professora -Mineira

Anônimo disse...

Olá Beatriz e companheiros de luta: Amanhã será o dia "d", pois praticamente é o último dia para a escolha salarial e teremos a Assembléia. Até agora o governo se mantém calado e quando "abre a boca" é para falar besteira do tipo "contratar professores para lecionarem nos 3º anos". É mais uma prova do descaso com a educação. Ele vai arrumar uns "tapa-buraco" para enganar os pais e alunos. Bom, acho que pai e aluno inteligente vão recusar essa proposta indecente, pois é bem capaz do governo pegar qualquer cidadão que queira "faze um bico" e colocar nas salas de aula, subestimando a capacidade da sociedade de perceber que isso nada mais é que um tremendo descaso com os alunos. Enfim, diante disso tudo, nossa greve deve permanecer ainda mais forte, sem o PISO não vamos voltar, e pelo visto, esse governo não vai fazer a proposta que nos interessa até amanhã. Então, peço à todos vocês que permaneçam fortes, vamos lotar o pátio da ALMG e levantar nossas mãos à favor da continuidade da greve. Não aceitaremos outro acordo. É O PISO OU O PISO e não tem mais conversa. Sei que a coisa está feia para nosso lado, mas ao contrário do que possa parecer, nós somos o lado mais forte da corda. Uma hora a corda o do governo vai ceder. Vamos ter a vitória. Ele já está encurralado. Vamos ter paciência e GREVE ATÉ O PISO. QUE DEUS NOS ABENÇÕE!

Anônimo disse...

"Primeiro eles te ignoram, depois riem de você, depois brigam, e então você vence."
Mahatma Gandhi


GENTE É GREVE ATÉ O PISO. SE ATÉ AMANHÃ NÃO TIVER NENHUMA NEGOCIAÇÃO REFERENTE AO PAGAMENTO DO PISO, NÃO VOLTAREMOS DE MANEIRA ALGUMA! É NOSSO SALÁRIO, NOSSA CARREIRA, DIGNIDADE, MORAL, RESPEITO QUE ESTÁ EM JOGO. NÃO VAMOS FAZER PAPEL DE PALHAÇOS. GREVE ATÉ O PISO. ABRAÇOS

Anônimo disse...

COMPANHEIROS , DEPOIS DESTA A GREVE TEM QUE CONTINUAR SEM DÓ NEM PIEDADE.

http://www.hojeemdia.com.br/noticias/politica/estado-tem-r-10-para-cada-servidor-publico-mineiro-1.322489"

Anônimo disse...

Olá colegas,

FOI RECONHECIDO O PISO NACIONAL PARA OS PROFESSORES.

OPORTUNIDADE/CONVITE

Aos professores de Minas Gerais,que ainda estão nesta tal de subsídio, venham rápido e façam sua opção pelo regime remuneratório.

NÓS JÁ GANHAMOS NO STF E O GOVERNADOR VAI TER QUE NOS ENGOLIR E PAGAR O QUE É JUSTO.

OBS; Queremos a DIFERENÇA sobre o pagamento dos meses anteriores.

Abraços a todas(os)."

Anônimo disse...

Boas notícias
O piso nacional dos professores foi finalmente RECONHECIDO pelo STF.

Ao governador A NAZISTA cabe:
- cumpra-se a lei.
- Pague aos professores de Minas Gerais que fizeram opção pelo regime remuneratório:
- O salário;
- As vantagens adquiridas;
- A diferença que nos foi roubada a anos.

OBS: VENHAM TODOS PROFESSORES DA REDE ESTADUAL PARA O REGIME DE REMUNERAÇÃO.

A OPORTUNIDADE É AGORA, NÃO PERCAM TEMPO.

Um grande abraço a todas(os) professores de Minas Gerais.

Parabéns pela LUTA JUSTA."

"Anônimo:

OLHA SÓ ESTA .

http://www.em.com.br/app/noticia/especiais/educacao/2011/08/08/internas_educacao,243849/mg-pode-contratar-professor-substituto-para-reduzir-prejuizos-causados-por-greve.shtml"

Anônimo disse...

Já que nem a “incompetência” é suficiente para explicar o que a dupla Anastasia-Aécio fazem em Minas Gerais, a ideia do IMPEACHMENT (como já se manifesta em várias partes do Estado) do governador Anastasia deve realmente ser considerada."

Anônimo disse...

Beatriz, porque o sindicato não esclarece à população, e mesmo aos professores, que se o Governo não tiver dinheiro pra pagar o piso o Governo Federal complementará o que falta, conforme determina o artigo 4º da lei do piso? Acho necessário que se divulgue isso. Acho que tem maracutaia por trás disso... é só divulgar, poruqe problema de dinheiro não é desculpa.

Anônimo disse...

Dizem que se ficarmos mais X dias de greve, cancelaram o ano é verdade isso?
Como funciona essa historia de cancelar o ano, ou qualquer coisa desse tipo?

Anônimo disse...

Beatriz, boa tarde.

Parabéns pela Luta.
Gostaria de tirar uma dúvida com relação ao piso salarial. Os designados têm direito ao no piso? ou deverão se manter no subsídio?

obrigada

Lucia disse...

BIA,E SOBRE AS DESIGNAÇOES DOS PROFESSORES PARA O 3º ANO EM CARÁTER DE URGÊNCIA...OS DIRETORES ESTAO LIGANDO E QUERENDO JÁ UMA RESPOSTA DOS PROFESSORES PRA JOGAR NO PORTAL O NOME DAS NOVAS DESIGNAÇOES.PARECE QUE É O TAL DE PEGAR OU LARGAR? QUE PROVIDÊNCIA O SINDICATO ESTÁ TOMANDO?
O GOVERNO PODE FAZER ISTO? VEJO MAIS UMA ESTRATÉGIA DE AMORTECER A NOSSA GREVE, POIS OS PROFESSORES DO 3º ANO QUASE TODOS TRABALHAM COM OUTRAS TURMAS ..1º, 2º.. VOLTANDO NESTA SITUAÇAO, VAI ACONTECER O QUE ELES QUEREM. pRECISO DE UMA RESPOSTA SUA COM URGÊNCIA MINHA AMIGA. bJ

Anônimo disse...

Cara Beatriz,primeiramente meus cumprimentos pelo excelente trabalho neste blog, ele é 1.000. Sou recém aposentada e olhando uma lei na internet, assinada pelo então presidente Lula,li que "aposentados e pensionistas de qualquer DAS TRÊS ESFERAS e autarquias passariam a receber os reajustes pelo indices do INSS. Simultâneo, um amigo pensionista de sua esposa aposentada(falecida), recebeu uma correspondência do IPSEMG dizendo a mesma coisa.Solicitamos esclarecimentos ao IPSEMG,SRE,Sind-UTE e não souberam esclarecer. Enviamo0s uma correspondência ao departamento jurídico do sindute mas ainda não obtivemos respostas. Bem, isso é legal? Está certo um servidor público estadual receber pelos índices defazantes do INSS? Nos dê uma luz quanto ao assunto.Daqui a pouco estaremos recebendo um mísero salário minimo. Obrigada antecipadamente pela atençâo que sei será dispensada ao assunto. A SRE de Muriaé disse também que pensionista não poderia fazer o requerimento de retorno ao sistema antigo. Bençãos.

Beatriz Cerqueira disse...

Prezada colega aposentada,
obrigada pelo elogio ao blog.
Os servidores que se aposentaram sem preencher os requisitos de tempo de contribuição e idade não garantem paridade com os servidores da ativa no que se refere a política remuneratória. Neste caso o reajuste praticado é o do Regime Geral de Previdência (INSS). Os pensionistas guardam em sua situação a condição de reajuste salarial de acordo com a regra em que se enquadrava o servidor que originou a pensão.
Espero ter esclarecido.
Atenciosamente,
Beatriz

Beatriz Cerqueira disse...

Prezado colega,
desconheço qualquer cálculo para cancelar o ano letivo.
O que é possível é para o caso de situações extremas como catástrofe, epidemias, etc haver uma redução dos dias letivos. Mas não é caso da nossa greve.

Beatriz Cerqueira disse...

Prezada colega designada,
a lei estadual 18.975/10 não deu o direito de opção para designados.
Mas uma vez que vigore a tabela de vencimento básico, ela também atingirá os designados. O que precisamos estar atentos e garantir é que os benefícios adquiridos pelos designados sejam preservados como biênios, gratificações de pós-graduação, etc.
Espero ter esclarecido.

Andréa disse...

Colegas,
Vejo que o governo está conseguindo o que quer, ou seja, dividir para conquistar. Essa guerra entre efetivos, efetivados e designados é um absurdo... Somos todos educadores e estamos sofrendo de maneira igual nas mãos desse ditador. Eu sou efetiva e estou ciente das distorções que a LC100 causou tanto para um grupo quanto para o outro, mas o momento é de união.
Em tempo, alguém perguntou porque não fazemos mestrado para melhorar o nosso conhecimento e eu respondo que adoraria, mas trabalhando em três turnos e com um salário de miséria, só se eu fosse mágica.
Andréa

Anônimo disse...

Com o corte do pagamento, somos obrigados a repor? Eu não estou nem um pouco afim de repor, depois de tudo que passei com o corte do salário. Cortou já era. Me virei como pude e agora também não quero repor.

Anônimo disse...

SOCORRO! DEPOIS DE TANTO TEMPO EM GREVE, AS SECRETÁRIAS SÓ PROMETEM MELHORAR O "SUICÍDIO"? QUERO OUVIR DE VC QUE ISSO É VERDADE.
GREVE ATÉ QUE PAGUEM O PISO!!!!

Anônimo disse...

Saudações a todos gueirreiros e guerreiras, não devemos preocupar com melhorias no subsídio. Estamos de greve pela implementação do piso nacional para os que optaram pela tabela de vencimento básico. Negociação é negociação, o governo fará sua parte e nós faremos a nossa, lógico que tudo que for apresentado em mesa é obrigação da Beatriz apresentar para categoria e tenho certeza que a mesma induzirá a todos a votarem contra uma proposta diferente da implementação do piso. Em greves futuras estaremos lutando por duas carreiras melhorias no piso e melhorias no subsídio caso ele seja julgado constitucional, mas nessa greve estamos lutando contra o subsidio. Com certeza a Beatriz sabe disso. Greve até a implementação do piso nacional.Sem ele não voltamos para escola.
Abraços a todos.

Fatima disse...

Ola Beatriz!
Estou ouvindo falar que os novos diretores eleitos não vão poder tomar posse.Voce acha que isto pode acontecer mesmo?

Anônimo disse...

Alguém de BH,
Beatriz, acho que professor merece um aumento de salário por ser uma classe muito prejudicada. Todos se esquecem que antes de chegar a ser médico, advogado, político, dentista e tudo na vida, todos passaram pelas mãos do professoror, erroneamente chamado agora de EDUCADOR.
Porém essa situação está me tirando o sono, tenho uma filha na escola pública e que está de greve, gostaria de saber se existe a possibilidade de anularem o ano letivo, se existe um limite de dias letivos para a reposição, se as férias de janeiro podem ser usadas para a reposição.
Me dê uma resposta ou pelo menos uma luz de onde posso encontrar esta resposta.

Anônimo disse...

Boa noite. Leio seu blog todas as noites e tomo a liberdade de chamá-la por Bia. Agardeço a resposta imediata à minha pergunta sobre os pensionistas e aposentados. Agora, apesar de já não adiantar, gostaria de saber se o pensionista com paridade deveria ter feito o requerimento para voltar ao antigo regime remuneratório. Você está de Parabéns pela eficiência, pelo conteúdo, transparência das notícias em seu blog.Melhor, só se transmitir ao vivo. Força na luta. A VITÓRIA está perto!!!

Anônimo disse...

Moro em Muriaé e estou profundamente triste com as colegas que ainda não aderiram à greve, pois em nossa cidade até a um tempo atras haviam escolas que eram "cabeças de greve" , incentivo ereferência para nós, hoje, nem participam de assembléias, dando um péssimo exemplo de cidadania aos seus atuais alunos e pior exemplo ainda de EGOÍSMO, DISPLICÊNCIA,COVARDIA, INDIFERENÇA,...,...aos colegas novatos na profissão. Só querem participar dos ganhos advindos da luta dos corajosos, como quem ansioso, recebe sua parte do espólio em testamento.Que pena!!! Que saudades do tempo em que se dizia: o DECA, O ESTADUAL, O SILVEIRA BRUM, O COLUMBA, O MARIA AUGUSTA,O GONÇALVES COUTO,O MARIA A. MUGLIA,ETC, JÁ ADERIRAM e nós vamos ficar de fora? Ou então: os grevistas estão fazendo piquete nas escolas, não demoram vir aqui...Bons tempos!!! CADÊ A FORÇA DE MURIAÉ??? Parece que só 3 escolas pararam parcialmente, salvo engano....

Anônimo disse...

Beatriz, sem querer duvidar da sua inteigência, competência, lucidez, capacidade de interpretação, mas às vezes, o cansaço pelos infindos compromissos, horas e horas de reuniões, nos envolvem tanto que já não temos forças para ler nas entrelinhas e fazer comparaçóes, cálculos. Estou falando dos textos dos diãlogos ou propostas que ficaram da reunião de hoje. Pessoas mais descansadas e muito ligadas ao assunto podem ver o que passa desapercebido aos olhos de quem está exausto. Por isso, humildemente pesso que você leia o post do blog do Professor Euler, que faz um importante alerta sobre números, planilhas,etc que na minha insignificância acho que você deveria ler até mesmo para esclarecer-nos melhor. Confio muito em sua opinião. Ela é abalisada pela sua competência e nossos votos conquistados e a colocaram como nossa brilhante coordenanadora. SUCESSO""""

Anônimo disse...

QUEM PASSAR VAI ENTRAR DE QUALQUER MANEIRA!!!
ATENÇÃO EFETIVADOS QUEM FOR APROVADO NO CONCURSO VAI SIM TIRAR A VAGA DOS EFETIVADOS>

Por decisão unânime do Supremo Tribunal Federal (STF) prevê que todo aquele que for aprovado em um concurso público tem direito a nomeação, ou seja, deve ser chamado para trabalhar no cargo que foi aprovado. Para alguns especialistas sobre o assunto, a decisão do STF trará aos candidatos mais segurança e também ira fará com que o número de ações para garantir a posse diminua.

A decisão se deu depois do STF julgar um recurso extraordinário na última quarta-feira (10) que se relacionava a um processo em que o estado do Mato Grosso do Sul estava questionando a obrigação administrativa de contratar os candidatos que haviam sido aprovados para o cargo de agente auxiliar de pericia da Policia Civil. A decisão do Supremo causou uma grande repercussão, portanto a interpretação deve ser feita em todos os processos semelhantes.

O ministro Gilmar Mendes considerou que a administração pública esta intrinsecamente vinculada ao número de vagas previstas no edital do concurso, portanto para ele se pressupõe que estes cargos já existam e que os gastos com cada um já esteja previsto na lei. Mendes disse que a administração pública deve respeitar o que está escrito no edital, a não ser no momento de decidir quando o candidato será nomeado, desde que esteja dentro do prazo de validade do concurso.

Anônimo disse...

Olá Beatriz!
td bem?
Sou professor desde 2006, tentei entrar contato com o sind-ute, pra ter uma resposta mais efetiva, assim como na minha subsede. Acabei por permanecer no subsidio, pois estou pagando um apartamento e esse ano só fiquei com um cargo no estado. Sinto um forte arrependimento, mas se voltasse, com medo de se protelar a decisão, temi perder o apartamento. Caso Minas adote o piso, não vai valer para todos? Já que o piso é lei, pode manter dois sistemas remuneratorios? O sindicato pensa em ações que contemple profissionais que acoados com as incertezas, ficaram no subsidio? Grato

profgustavo disse...

Olá Beatriz, gostaria que nos ajudasse a esclarecer um problema ocorrido de vários professores da SRE de Manhuaçú, pois protocolamos o pedido de voltar ao regime de pagamento antigo na escola no dia 09/08/2011, e no dia 10/08/2011 a minmha diretora foi protocolar na SRE de Manhuaçú e era feriado municipal neste dia, ela retornou no dia seguinte(11/08) e os mesmo não quiseram protocolar nossos pedidos.O que devemos fazer, pois são muitos professores nesta situação.Responda, por favor!!!

Anônimo disse...

O desgoverno mineiro está desmoralizado, desesperado. Nem os pelegos que ainda estão na sala de aula aceitam a contratação de "professores" substitutos. É bom lembrar que, na (indi) gestão do "senador que dirige bebado e com a crteira vencida", 98.000 "educadores" foram "efetivados " SEM CONCURSO. Até o pipoqueiro que trabalhava na porta da escola foi contemplado, digo "efetivado". Portanto, é um modelo em que ninguém acredita mais. E o núcleo duro, bem informado e responsável dessa categoria tal prejudicada por esse desgoverno está sabendo dar a resposta à altura. PISO JÁ!!!

Anônimo disse...

Designados E RECÉM FORMADOS. LUTEM CONTRA A LEI 100. E vocês terão apoio dos efetivos. Nada contra os efetivados. TUDO CONTRA A LEI 100 E SUAS INCONSTITUCIONALIDADES. Lutamos pelo cumprimento da lei do Piso não é? Queremos também justiça em outras áreas da educação, como por exemplo fim dessa Lei 100 noção e que essas vagas saiam no edital para que todos concorram com igualdade. DESIGNADOS, NÃO DESISTAM, LUTEM ATÉ O FIM, VÃO AO MP PÚBLICO PESSOALMENTE, ENCHAM A CAIXA DE MENSAGENS DELES COM PROTESTO, ESCREVAM PARA O STF, ESCREVAM PARA O CQC DENUNCIANDO, OU SEJAM, FAÇAM DE TUDO PARA RESGUARDAR O DIREITO DE VOCÊS CONCORREREM NO CONCURSO COM A VAGA DOS DESIGNADOS. AFINAL, NINGUÉM PODE SER CONCURSADO, ASSIM, DE PÁRA-QUEDAS, SE VOCÊS TÊM QUE FAZER O CONCURSO, SE EU PARA ME TORNAR EFETIVA TIVE QUE FAZER, OS EFETIVADOS TAMBÉM TERÃO. ENTREM COM MANDATO DE SEGURANÇA PEDINDO INDEFERIMENTO DESSE EDITAL! FORÇA!

Anônimo disse...

Beatriz, queria saber se você já tem o numero de quantas pessoas optaram pelo piso salarial nacional, pois o comentária da minha cidade, é que de apenas 30 % ficou na carreira antiga.
Obrigada pela sua coragem, nós professores precisávamos disso.

Anônimo disse...

Beatriz, queria saber se você já tem o numero de quantas pessoas optaram pelo piso salarial nacional, pois o comentária da minha cidade, é que de apenas 30 % ficou na carreira antiga.
Obrigada pela sua coragem, nós professores precisávamos disso.

Anônimo disse...

Beatriz eu gostaria de saber o numero de pessoas que retornaram a carreira antiga pois o comentário na minha cidade é que de apenas 30 %. Obrigada.

iraides madeira disse...

Caros colegas da Educação.
Uma das coisas mais importantes para nós deveria ser a consciência coletiva, a certeza de que não podemos nos contentar com migalhas de 5% a mais no salário, ou a perda de míseros cem reais na volta à forma por remuneração.
Merecemos respeito e este Estado e país não estão correspondendo a isso.Hoje as escolas de formação de professores estão fechando; estudantes assumem o magistério como passagem... Por isso permanecermos unidos é a única forma de lutar para tornar o magistério uma verdadeira profissão.
Infelizmente não contamos com os políticos em ações concretas; discursos são muito fáceis de serem proferidos...
Iraides Madeira
Professora em Uberaba

Beatriz Cerqueira disse...

Prezada colega,
em relação ao retorno,ainda não temos o levantamento de todo o estado.
Abraço,
Beatriz

Sofia disse...

Querida Beatriz!! Eu a admiro muito!!! parabéns pela luta!!
até nossa assembleia. Vc luta por nós e infelizmente algumas pessoas, devido o pensar no próprio umbigo, não conseguem perceber isto. Vc está pensando fora da caixa.

abraços

Sofia

Beatriz Cerqueira disse...

Prezada Fátima,
a informmação que temos é de que a posse de diretores ocorrerá após um processo de capacitação organizado pela Secretaria de Estado da Educação. Esta capacitação ocorrerá apenas após término da greve. Esta informação é da Secretaria de Educação em reunião com o Sindicato no dia 14/07.
Espero ter esclarecido.

Anônimo disse...

Cara Beatriz,
Gostaria de saber o seguinte. Sabemos que a greve é pelo piso. Mas o sindute tbém tem que respeitar os professores que por uma razão ou outra ficaram no subsídio. Vcs até agora não negociam nada pelo subsídio. Ou pelo menos poderiam apresentar à categoria as propostas do governo. Infelizmente a categoria ficou dividida. Não é o que nós gostaríamos, mas vamos ter que trabalhar com essa realidade de agora em diante. Então gostaria de saber se para o sindute o subsídio é considerado carreira extinta, porque eu pago regularmente pela minha filiação a esta entidade se ela não puder mais lutar pelos meus interesses..... Estou dizendo isso não para ameaçar mas para me resguardar e a outros colegas. Vc poderia me esclarecer a respeito disso? Obrigada.

Anônimo disse...

Cara Beatriz. Muita força e determinação amanhã. Na Assembléia estaremos com você, e pode ter certeza, sem negociação do PISO a greve continua. Não temos mais pressa. Quem tem que ter pressa é o governo. Vamos até o fim. Subsídio é palavra proibida para quem optou pela carreira antiga. Só aceitaremos o Piso, ainda que o do MEC. E outra coisa: gostaria que você esclarecesse à categoria sobre a reposição (ou melhor, não reposição de aulas) pois isso anda gerando dúvidas e já que o salário foi cortado, não vamos repor. Já passamos o aperto nesse mês, nem interessa que o governo venha com nova folha de pagamento. Ele deveria ter respeitado a categoria que luta por lei federal. Não respeitou, já era. Não nos interessa repor. Deixe ele contratar substitutos. Ele pensa que professor está dando em árvores...

Anônimo disse...

Anônimo disse...
Parabéns Beatriz por está defendendo essa nossa classe que infelizmente é muito desunida. Existem colegas que não tem uma posição crítica, vivem o medo do século passado e são contras nossos colegas que estão em greve.Esses merecem o sálario que recebem, aliás deveriam receber muito menos pela qualificação que tem.

Anônimo disse...

Parabéns pela disposição Beatriz!
A população não se incomoda com a educação basta ter outro lugar para deixar os filhos, que não faz diferença! Vamos incomodar a população onde ela sente no trânsito de BH que é uma porcaria! Assim a populaç~ao cobra do governo e saimos deste impasse. Outra coisa na pr'oxima assembleia se houver manisfetac'cao tenho informacoes de fonte segura que o governo vai intervir com forca policial violenta! 'E s'o isso que o governo faz pressiona e tenta indimidar... Nao vamos voltar as salas sem o piso!!! Estamos vivendo um momento historico e o seu nome ser'a escrito como uma grande vencedora obrigado.

Márcia Gomides disse...

Colega guerreira e abençoada Beatriz!
Em primeiro lugar queria parabenizá-la pela brilhante atuação na direção do SINDUTE-MG que sob sua tutela ganhou respeito de mts e principalmente o meu! Há mais de 15 anos eu me desfiliei do sindicato por discordar da atuação do direção dos mesmos!
Hoje me sinto feliz e honrada em poder voltar a me filiar, pois temos uma representante a nossa altura e que luta destemidamente pela classe ainda que mts ainda não a aprovem!
Deus a abençõe sempre e a encoraje a continuar firme em sua missão de ajudar a classe mais desunida que conheço a ter mais dignidade que tem tido até aqui! Não é fácil representar professores, tendo em visto que eles mesmos se discriminam, seja se posicionando contra uma greve, seja se posicionando contra quem o representa, seja se tornando um crítico cruel contra quem o defende, seja incentivando os alunos a ficar contra a classe, seja se omitindo...
E vc consegue fazer isso e mt bem!
Em segundo lugar, gostaria de esclarecer uma dúvida que foi lançada por uma colega que diz ter ouvido em seminário para gestores municipais sobre plano de carreira S.P. este mês. Nós lecionamos em uma escola municipal de Ponte Nova, Zona da Mata Norte. Segundo ela, a carga horária prevista na Lei do Piso Nacional é de 40 horas e não de 40 h/a e por isso na hora de considerar o valor do Piso para fazer a correspondência de valores devemos considerar que 40 h/a corresponde a 32 h/a.
Consegui me fazer entender? rs Espero que sim!
Afinal, são R$1.180,00 para 40 horas e não para 40 h/a ? Ou a Lei do Piso é clara e são 40 h/a para R$1.180,00?
Confusa, mas esperançosa em ser esclarecida, despeço-me.
Atenciosamente,
Márcia Gomides

Anônimo disse...

SOU EFETIVADA E ESTOU EM GREVE MAS DESCEPCIONADA COM COM O SINDICATO, JA NAO SEI MAIS EM QUEM ACREDITAR, TODAS AS PROVIDENCIAS DO SINDICATO ESTAO SENDO INDEFERIDAS E O GOVERNO DEITANTO E ROLANDO,ENQUANTO ISSO CORTE DE PAGAMENTO, DESIGNAÇOES, ACREDITO QUE LOGO OS EFETIVADOS VAO SER SUBSTITUIDOS POR OUTROS E NADA NA MIDIA, É SO UM DESABAFO , É NECESSARIO MAIS FORTALECIMENTO.

Anônimo disse...

Bia e o edital? Não está na hora de brigar pela vaga dos efetivados que não constam no mesmo não? Vamos deixar essa coisa séria passar batido? Por favor sindicato, nos defenda nessa causa também, somos milhares de designados, sem direito a nada, queremos nos concursar, mas com esse número irrisório de vagas fica difícil! Essa questão não pode ser esquecida! Os professores estão reclamando de professores "tampão" sem habilitação, isso é o que mais tem na minha escola, professores sem habilitação, porém efetivados... Lutem por nós, por essa causa, nos ajude, estamos com você, apesar de sermos a escória da categoria...

Anônimo disse...

MINHA QUERIDA COLEGA EFETIVADA, A SUA POSIÇÃO COMO EFETIVA IRREGULAR E INCONSTITUCIONAL É QUESTÃO DE TEMPO.....ESTUDE ARA O CONCURSO!!! EFETIVAÇÃO SÓ COM CONCURSO!!! ABAIXO A LEI 100 VERGONHA.

Beatriz Cerqueira disse...

Prezado Professor Gustavo de Manhuaçu,
faça contato com a subsede do Sind-UTE de Manhuaçu o mais breve possivel para reverter esta situação.

Beatriz Cerqueira disse...

Prezado colega que ficou no subsídio,
é necessário conquistarmos a alteração no Piso Salarial para verificarmos as possibilidades de nova oportunidade aos que ficaram no subsídio. Mas é possível novo período, pois se trata de uma lei estadual

Anônimo disse...

Beatriz, se o senhor das trevas, pagar o piso proporcional de 712,20 ao prof de nível médio; quanto deverá ser o salário de quem tem nivel superior?

Anônimo disse...

Oi Beatriz,
estou muito triste con a nossa categoria, estao preocupados com os efetivados que esquecem o verdadeiro sentido da greve q e o PISO. Um comentario na escola onde trabalho os que mais foram contra a greve foram os designados e eles nao parara. Enquanto nos a maioria efetivados estamos nos movimentando, estamos em greve por um justo salario porque ja faz muitos anos que so recebemos migalhas, nada mais justo conseguir um salario melhor, para conseguirmos pelo menos melhor alimentacao. Designados nao se preocupem porque as suas vagas ja foram publicadas, ha lugar para quem quer realmente trabalhar na area da educaçao. Espero q quando começarem nao falem tao mal dos nossos alunos como alguns designados ja fazem.
Obrigada Beatriz pelo espaço

Anônimo disse...

Alguém pode informar se mês que vem receberemos produtividade?
Andrea

Anônimo disse...

"O Governo de Minas reconhece, por exemplo, a necessidade de rever o posicionamento dos profissionais da Educação Básica com mais tempo de serviço. Estamos cientes de que para esse grupo de profissionais há avanços a serem feitos no sistema de remuneração em parcela única", afirma a secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Renata Vilhena.

Bia, nós retornamos ao antigo regime, mesmo tendo perdas salariais. Mas agora o governo quer "melhorar" o subsídio, favorecendo aqueles com mais tempo? E nós, que temos, 6, 7 anos?

Eu tenho 7 anos de estado.Retornei ao antigo regime como forma de união mesmo com a categoria, após todos os direcionamentos do SINDUTE.Mas sinceramente já não sei, estou desacreditada. Convenci também muitas pessoas a voltarem para o antigo regime, pois me senti revoltada com esse governo que faz pouquíssimo caso da nossa classe e, por isso, acho que devemos estar unidos para juntar forças contra ele e em favor da sociedade. Mas agora, meu salário irá diminuir, pois saí do subsídio, o governo anuncia melhorar para o subsidio e vejo que meu salário não irá melhorar. Será que fiz uma greve tão longa para me prejudicar e favorecer aos mais antigos??? Por favor, estou confusa, me responda. Além disso, tem a questão dos efetivados. Nada contra eles, mas eles ainda terão prioridade na frente de efetivos com menos tempo na escola, como eu???

Em que eu posso dizer que essa greve está sendo favorável a mim?? Pensei muito no todo,mas começo a achar que deveria ter feito como os professores que pensaram só neles.

Anônimo disse...

Beatriz,
já faz mais de dois meses que houve eleição para diretores das escolas e até o momento não assumiram. Isto é estrategia do governo para enfraquecer a greve.

O pagamento indevido do IPSEMG posso recorrer na justiça mesmo tendo feito opçao para naõ continuar contribuindo, e o sindicato tem como ajudar

Prof Vinicius

Anônimo disse...

Beatriz, estamos em greve pelo piso. Não queremos melhorias no subsídio que pode ajudar somente os mais antigos de casa. Queremos justiça. Não nos faça de bobos porque sem o piso essa greve não pode terminar. Entramos juntos nesse barco e temos que sair com direitos iguais. Só interessa o piso. Não tenho biênios e nem quinquenios, então nada mais me interessa (assim como a milhares de colegas) o que não seja o piso.
Não nos venha com outra proposta, não foi nada além do piso o chamado à greve. Eu atendi prontamente desde o dia 08/06 e não quero (e nem meus colegas) ver nossos direitos irem por água abaixo com melhoras em subsídio. Não recue, não perca nossa credibilidade, somos mais novos de casa, consequentemente os que estarão nas escolas por muito tempo. Não faça nada e nem proponha nada que nos prejudique. Por favor.

Anônimo disse...

Beatriz, sou professor em duas escolas, uma de ensino fundamental e a outra ensino médio, portanto, sou ciente da que o governo mandau contratar substitutos para o ensino médio nas turmas do terceiro ano,não foi encontrado substituto para minhas aulas,ja na escola que trabalho com ensino fundamental,tem um professor excedente, e esse foi mandado a ocupar minha vaga e estou com faltas nesse mês de agosto, gostaria de saber como fica minha situação, uma vez que nessa escola de ensino fundamental esta sendo tirado meu direito de greve.

Anônimo disse...

Sou professor do Estado e gostaria de fazer algumas ponderações para acrescentar na nossa argumentação de defesa de nossos direitos.
Como exaustivamente comprovado o Estado não paga o piso salarial de que temos direito, criou o modelo de pagamento salarial pelo subsídio para tentar se safar do pagamento de tal piso, e mais uma vez, degradar o salario do professor, cortando os benefícios conseguidos historicamente.
Precisamos provar juridicamente e públicamente para toda a sociedade que o modelo criado para pagamento do funcionalismo da educação, o " subsídio ", é totalmente ilegal, desde sua origem, por ferir direitos constitucionais, direito a uma remuneração digna, única para todo o funcionalismo estatal, e os princípios que regem nosso direito administrativo, principalmente o da legalidade, da razoabilidade, etc.
Creio que na medida que comprovarmos essas acusações teremos uma porta para encontrarmos soluções legais para conseguirmos desmontar essa estratégia do Govero e podermos construir ensima do modelo anterior de pagamento, a base para auferirmos a forma de pagameto e salário justos, partindo do piso salarial a que temos direito por lei.

Anônimo disse...

O MINISTRO DA EDUCAÇÃO FALA EM RELAÇÃO AO PAGAMENTO DO PISO SALARIAL:

"O ministro da Educação, Fernando Haddad, declarou nesta quarta-feira, 17, em Porto Alegre, que considera justa a greve dos professores da educação básica. “Não há mais o que discutir, o Supremo Tribunal Federal (STF) considerou constitucional o piso salarial de R$1.187,14. Estados e municípios devem agora se adaptar e cumprir a Constituição Federal”, afirmou Haddad.

O ministro esteve pela manhã em Curitiba, onde participou do evento Sala Mundo Curitiba 2011 – Encontro Internacional de Educação. Ele lembrou aos participantes que há uma linha de crédito, por meio do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), que permite à União complementar os recursos daqueles estados e municípios que comprovem carência de recursos para pagar o piso salarial nacional para professores da educação básica.

“Infelizmente, até o momento, nenhum dos municípios conseguiu atestar que precisa de mais recursos para pagar o salário devido aos professores de suas redes”, disse."

fonte: SITE DO MEC

http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=16977:estados-e-municipios-devem-se-adaptar-para-cumprir-a-lei-diz-haddad&catid=211&Itemid=86

Anônimo disse...

Sou estudante, e não aguento mais ficar sem aula, pessoas que odeiam ir à escola, estão querendo que as aulas voltem. Isso é um apelo : Por favor, voltem as aulas, a culpa do mal pagamento do governo, não é dos estudantes, e estamos sendo muito prejudicados. Entendo a posição de você, sou um aluno, e sei o que um professor sofre, mas por favor, precisamos que nossas aulas voltem.
Obrigado

Cintia disse...

O caro aluno deveria exigir providencias por parte do governador. Se acredita que,os professores são os responsáveis pela perda de aulas e conteúdos necessários para o ENEM,porque os pais e alunos, não criticam o governo quando o mesmo contrata professores sem habilitação para ministrarem aulas? Por que não criticam o governo,quando há o uso de violencia por parte dos discentes contra os professores? Quando o governo, realiza um verdadeiro "massacre" e assédio moral, por parte de pedagogos e inspetores, cobrando apenas numeros de alunos aprovados, independentes de terem aprendidos ou não? O ano passado, alunos fora da idade escolar,foram jogados para séries seguintes, sem mesmo ter completado sua aprendizagem.A Associação de Pais, desconhecem isso? Por que a Associação de Pais, aparecem apenas quando os professores estão de greve? Não vejo pais e alunos saindo na midia, quando um professor é agredido em exercicio. Não é para os professores que o caro aluno deve apelar,mas, para o governo e os deputados que foram eleitos para representá-los.
E, agora próximo ao Enem, o professor é importante?
Cintia Poços de Caldas

Anônimo disse...

Bia, tudo bem? Primeiramente obrigada por nos representar com tanta dignidade e coragem. Eu oro a Deus para que Ele revigore suas forças e não lhe deixe abater. Estamos com você.
O que eu queria falar, é o seguinte: estamos prestes a vencer a batalha do piso, suportamos tudo até agora e vamos continuar em greve até que o piso seja pago. Mas após vencermos essa batalha, sabemos que a guerra não está ganha. Existe questões na educação que precisam ser tratadas urgente, como é o caso da famosa Lei 100 e os direitos que agora ela tem dado aos efetivados, que em muitas escolas tirarão a prioridade de efetivos concursados (porém mais novos na escola) de escolher turno e turmas por exemplo. O sindicato precisa olhar por essa causa também. E outra, precisamos lutar pelo número e vagas no edital. Não é justo que pessoas sem concurso ganhem tal estabilidade que suas vagas não vão para o concurso, restando um número rídiculo de vagas para os designados que tanto almejaram esse concurso e os recém-formados em licenciatura que também sonham ingressar na carreira. Precisamos aproveitar a justiça mobilizada e colocar à tona essas causas. Se o sindicato não nos defender, quem vai? De repente proponha uma ação coletiva para o fim da efetivação e mudança no edital, colocando as vagas dos efetivados, para que haja justiça, igualdade. Não nos deixe quando o Piso sair. Tem essas questões também e precisamos muito de você e do sindicato para nos ajudar, orientar, defender. Espero que me entenda (você é professora e sabe o quão essa situação é injusta e nos machuca). Bjs e força, oro por você! Amanda

Anônimo disse...

Oi, Beatriz, gostaria de saber se esse edital do concurso será mesmo pra valer ou se foi pra "abafar" a greve; pois é muito estranho... as provas serão só em janeiro. Por favor, fale-me a respeito...
Obrigada!

Anônimo disse...

Até semana passada a secretaria Renata Vilhena afirmava que a melhor forma de remuneração para os professores era o subsidio,uma forma moderna e que corrigia todas as distorções e as dívidas para com a categoria.Afirmava também que o estado de Minas Gerais cumpria a lei do piso salarial nacional dos professores, e hoje afirma que não pode pagar. Se o subsídio é melhor para os professores, pagar o piso seria fácil. Mas pelo que vejo o estado mais uma vez está enganando todo o povo de Minas e é por isso que mesmo tendo meu filho prejudicado, hoje sei que Anastasia é o culpado, e pior,faltou com a verdade para a população em todo esse periodo de greve. Professores, conte comigo, hoje eu sei o lado que tenho que estar...Pela verdade que herdei de meus pais, e pela verdade que desejo que meus filhos herdem de mim. Obrigado!

Anônimo disse...

Olá, ouvi falar que o concurso vai ser adiado, é verdade??? Beatriz parabéns pela sua luta.

Paulo Roberto disse...

Beatriz, boa noite!
Fiquei sabendo que podemos protocolar um documento no Sindiute requerendo os biênios atrasados?? É vedrdade??Como faço para protocolar este documento?Tem uma data limite? Obrigado !

Elisangela Correa - Porteirinha disse...

DIGNIDADE É FUNDAMENTAL

Certa pessoa sentiu uma forte dor no peito e soube que faria uma cirurgia de emergência no coração. Mas os médicos estavam todos em greve e o executor da cirurgia foi um advogado. Você acha absurdo?
Uma ponte muito importante para a população de uma grande cidade foi planejada e construída por dois enfermeiros. Por que? Faltavam engenheiros habilitados na região e o projeto não podia esperar.
Outro dia precisei fazer um tratamento dentário, mas não encontrei dentistas habilitados na cidade. Fui ao salão de beleza e a manicure se ofereceu para me ajudar. Acabei aceitando, pois o meu problema era inadiável.

Vocês acharam essas atitudes erradas?
O governo de Minas, provavelmente não.

ELE BRINCA COM A EDUCAÇÃO!!!
CONTRATA QUALQUER UM DESEMPREGADO PARA FAZER UM BIQUINHO DANDO AULAS.
AINDA JUSTIFICA QUE É PELO BEM DOS ALUNOS.

PARA SER PROFESSOR TEM QUE TER CURSADO LICENCIATURA PLENA NA ÁREA ESPECÍFICA DO CONTEÚDO A SER MINISTRADO.
E MAIS:
TEM QUE TER SANGUE DE EDUCADOR CORRENDO EM SUAS VEIAS E ARTÉRIAS.


Autora do texto:
Professora Elisangela Corrêa, município de Porteirinha-MG
Bacharel e Licenciada em Ciências Biológicas.
Especialista em Biologia, Gestão Ambiental e Biodiversidade.
Professora em greve há mais de 70 dias. Com faltas e sem pagamento.

Elisangela Corrêa - Porteirinha-MG disse...

DIGNIDADE É FUNDAMENTAL

Certa pessoa sentiu uma forte dor no peito e soube que faria uma cirurgia de emergência no coração. Mas os médicos estavam todos em greve e o executor da cirurgia foi um advogado. Você acha absurdo?
Uma ponte muito importante para a população de uma grande cidade foi planejada e construída por dois enfermeiros. Por que? Faltavam engenheiros habilitados na região e o projeto não podia esperar.
Outro dia precisei fazer um tratamento dentário, mas não encontrei dentistas habilitados na cidade. Fui ao salão de beleza e a manicure se ofereceu para me ajudar. Acabei aceitando, pois o meu problema era inadiável.

Vocês acharam essas atitudes erradas?
O governo de Minas, provavelmente não.

ELE BRINCA COM A EDUCAÇÃO!!!
CONTRATA QUALQUER UM DESEMPREGADO PARA FAZER UM BIQUINHO DANDO AULAS.
AINDA JUSTIFICA QUE É PELO BEM DOS ALUNOS.

PARA SER PROFESSOR TEM QUE TER CURSADO LICENCIATURA PLENA NA ÁREA ESPECÍFICA DO CONTEÚDO A SER MINISTRADO.
E MAIS:
TEM QUE TER SANGUE DE EDUCADOR CORRENDO EM SUAS VEIAS E ARTÉRIAS.


Autora do texto: Professora Elisangela Corrêa, município de Porteirinha-MG
Bacharel e Licenciada em Ciências Biológicas.
Especialista em Biologia, Gestão Ambiental e Biodiversidade.
Professora em greve há mais de 70 dias. Com faltas e sem pagamento.

Anônimo disse...

Bia, não vamos aceitar esse negócio de pagamento escalonado! Nossa greve não foi para isso!! PAGAMENTO IMEDIATO DO PISO OU VAMOS FICAR DESACREDITADOS EM NÓS MESMOS!!!!

Professor Luiz Jr disse...

Logo em um momento tão crucial é necessário manter atualizada a página do sindUTE e do seu blog. Grato.

Beatriz Cerqueira disse...

Prezado Professor Luiz
o site do sindicato é atualizado diariamente.
Após a assembleia não tive condições da atualizar o blog em função de uma enorme demanda de imprensa.
Estou atualizando durante este fim de semana.
Um abraço
Beatriz

Beatriz Cerqueira disse...

Prezado colega,
não temos nenhuma informação de que o Edital do concurso será adiado.

Beatriz Cerqueira disse...

Prezado Paulo,
em relação aos biênios atrasados ainda não há orientação para fazer nenhum protocolo no sindicato.
Já questionamos o governo e estamos cobrando que haja uma solução administrativa.
Acompanhe pelos boletins e site do sindicato. As orientações, no caso de não conseguirmos resolver administrativamente, serão feitas.
Um abraço,
Beatriz

Anônimo disse...

O Governador acabou de se pronunciar!
Não vai pagar o piso! Incrível a teimosia deste ***, O Piso é Lei!
Já existem inclusive outros projetos de senadores para melhor este valor do piso nacional, para a valorização do profissional! Agora é o seguinte
que continue a greve, que continue as manifestações na praça sete, Pq voltar agora com as mãos abanando vai ser dificíl de lidar, aquelas velhas frases dos alunos entrou de greve e recebeu um aumento de R$ 15,00 e novamente... vai ser osso!
Força greve até o Piso!

Anônimo disse...

SEM CHANCE ALGUMA DE VOLTARMOS SEM O PISO. SINDICATO NÃO TEM OUTRA PROPOSTA É O PISO OU O PISO, GREVE ATÉ O PISO!

Anônimo disse...

Beatriz,
Gostaria de parabenizar pela coragem e gara em nos representar.
Os valores do piso, fazendo o escalonamento e introduzindo na tabela ficaria assim: PEBIA:R$712,20; PEBIIA:R$868,88; PEBIIIA:R$1060,04; PEBIVA:R$1293,25? E é claro aumentaria 3% a cada aumento de nível?
Obrigado.

Unknown disse...

Meu comentário é uma denúncia, na escola em que trabalho, alguns professores interromperam a greve e voltaram para a sala de aula, mas não informaram aos alunos que depois eles deverão retornar para repor as disciplinas dos professores em greve, não quero entrar em atrito pois tenho medo das retaliações mas estou enojada com a falta de ética desses "colegas". Como devemos agir?

Anônimo disse...

Sou Especialista e pelo que entendi o governador na proposta que fez, nos deixou de fora. Gostaria de saber em que se baseou, já que pertencemos ao quadro do magistério. Venho parabenizá-la pela condução do movimento, o que o governo vem propondo é uma vergonha.

Duda disse...

Boa noite, sou professora. Parabéns pela fala na assembléia do dia 31/08/2011. Desejo que você e sua equipe tenham forças para lutar até a nossa vitória.

Sandra disse...

Beatriz,

não está na hora do Sindute esclarecer a população sobre a "proposta" do Governo por meio das rádios? Estamos sendo julgados e condenados e sem direito à resposta?

Sandra

Sandra disse...

Prezada Beatriz,

sempre fui a favor da passeata após a assembleia, mas acho que devemos repensar sobre essa atitude por que isso já está irritando a população, não vamos conseguir o apoio dela dessa maneira.

Sandra.

Anônimo disse...

Oi Beatriz, primeiramente quero parabenizá-la pela sua força durante a luta de nossa greve.
Fiz a mudança para o antigo regime de remuneração em junho, mais ate hoje o meu contracheque vem com a remuneração em subsidio. O que devo fazer? Sou aposentada e quero ter os meu direitos em meu pagamento.
Obrigada pela atenção.
Att, Enedina.

Anônimo disse...

PESSOAL O GOVERNO ADOTA A PROPORCIONALIDADE PARA O PISO 24HS.
MAIS A LEI DIZ QUE 1/3 DAS AULAS DEVEM SER PARA O PROFESSOR SE PREPARAR, LOGO PARA 24 AULAS 8 DEVEM SER DE PREPARAÇÃO, DEVEMOS LECIONAR APENAS 16 AULAS PARA UM CARGO COMPLETO. VAMOS LUTAR POR ISSO TAMBÉM!!!!
OBS.: PARABÉNS BIA SUA LUTA TEM SIDO DURA, MAS SEU NOME E SUA LUTA jÁ EStÁ MARCADO EM NOSSOS CORAÇÕES OBRIGADO!

Anônimo disse...

Beatriz, boa tarde
parabéns pela última assembleia,vou a todas elas mas esta foi especial, vamos sim continuar fazendo a nossa passeata, porque se a população esta se incomodando é hora de nos ajudar e ver que, o que o governo está fazendo com a nossa categoria não é normal,e surreal, é de total autoritarismo, e nós não estamos mais na ditadura, nem na escravidão. creio que ele esquece o que é ser professor para nos tratar desta forma.
Professor, ele também é mas esta nos ensinando a governar de uma maneira diferente, porque a corrupção é maior e falta de cumprir a lei é maior ainda. Ele como professor está sendo um desastre.
Por isso vamos continuar com a nossa luta e só voltamos para a sala de aula com o piso de 1.598,00
nas mãos.
Um abraço

profgustavo disse...

Olá Beatriz, gostaria de saber se o sindicato está negociando com o governo o pagamento do que nos foi cortado da greve, para que o mesmo nos pague como fez o ano passado, em uma folha extra.Isso é, assim que acabar a greve.Pois se for pra pagar aos poucos ninguém vai pagar a greve...
Abraço!!

Julbert disse...

Olá Beatriz, sou professor de matemática do estado a 12 anos, sendo efetivo em janeiro de 2004. Gostaria de saber o que devo fazer para ajustar meu tempo e minha escolaridade, uma vez que em meu contra cheque recebo como PEB2 D, tendo licenciatura plena e pós-graduação Lato senso.

Agradeço a atenção.

Julbert, Machado.

Julbert disse...

Olá Beatriz, sou professor de matemática do estado a 12 anos, sendo efetivo em janeiro de 2004. Gostaria de saber o que devo fazer para ajustar meu tempo e minha escolaridade, uma vez que em meu contra cheque recebo como PEB2 D, tendo licenciatura plena e pós-graduação Lato senso.

Agradeço a atenção.

Julbert, Machado.

Anônimo disse...

sou nomeada e dou 18 aulas num cargo e no outro sou vice diretora cumpro 30 horas e ainda dou mais 3 aulas ou seja estou dando :
18 aulas + 3 aulas e + 30 horas agora depois de 3 meses que estou dando essas 3 aulas vieram me dizer que eu nao vou recebe-las ,o que faço devo entrar na justiça ?
Se puder me ajudar agradeço.

ANA disse...

BIA, PARABÉNS PELA ENTREVISTA ONTEM NA ITATIAIA! APESAR DA SECRETÁRIA DIZER O OPOSTO NA ENTREVISTA DE HOJE. GOSTARIA DE SABER PQ NÃO CONSIGO VER O CONTRACHEQUE NO SITE DO SEPLAG.MUITA FORÇA NA LUTA, QUE ESTÁ LINDA POR SINAL. ABRAÇO

Anônimo disse...

OLA BEATRIZ!!!
PRECISAMOS QUE A LEI DO PISO POSSA SER CUMPRIDA NESTE ESTADO!!!
EU SOU EFETIVO HA QUASE 30 ANOS!!! E COM ESTE TAL SUBSIDIO EU ESTOU PRATICAMENTE GANHANDO A MESMA COISA QUE UM QUE ESTÁ ENTRANDO AGORA!!!

EU ESTOU PENSANDO EM UMA COISA!!!
E QUERIA SABER DE VOCÊ SE NÃO SERIA IMPORTANTE A GENTE ENTRAR COM UMA AÇÃO JUDICIAL CONTRA ESTE GOVERNO?
PARA A GENTE FAZER VALER O PISO QUE A GENTE TEM DIREITO!!!
ABRAÇOS!!!
ANACLETO

Serafim disse...

Olá Beatriz,gostaria de infatizar que é importante explicar para categoria e para a sociedade que o piso salarial é reajustável anualmente de acordo com o custo aluno.Favor explicar o que é custo aluno e como e em que mês se dará o reajuste do piso.Prof.Serafim,militante desde 1979.B.H.MG.

Anônimo disse...

Olá Beatriz!
A greve que se realiza em parte do estado, ainda não alcançou a parte do sudoeste mineiro, o que severamente prejudica o movimento. Nesta região nota-se o temor perante a voz do Estado, exercida pela então superintendente de ensino Sara Caixeta. Neste momento, noto, que seria de fundamental importância um Movimento estudantil em reciprocidade com o UTE. O segredo para conquista de reivindicações é o Estudante, querendo ou não somos em média 35 vezes mais que o número de professores. Peço-lhe para olhar com mais inteligência para a situação, e convocar líderes estudantis que apoiem a causa para a vitória unanime da causa.

Anônimo disse...

GREVE ATÉ O PISOO! GREVEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE!!!!

Anônimo disse...

E o edital do concurso? Será aquela aberração mesmo? Nada poderá ser feito para colocar as vagas dos efetivados? Precisamos impedir esse edital com aquele número de vagas. Isso é conversa para boi dormir, serão pouquíssimos que terão chance se o edital não for modificado. INJUSTIÇAAAAAAA

Anônimo disse...

Beatriz, por favor solicito um esclarecimento. Sou servidor concursado desde 2005. Muitas dúvidas pairam a respeito desse embate piso x subsídio. Faltaram muitos esclarecimentos para os professores com relativo pouco tempo de Estado. E eu sou um deles. Evidente que num primeiro e curto intervalo de tempo o subsídio é mais vantajoso para os servidores. E que com o passar dos anos esse sistema de remuneração vai ser superado pelo piso. Além de todos os prejuízos referentes à carreira e etc. Mas minha pergunta é a seguinte: A pouco tempo o Governo abriu o prazo para que os professores retornassem ao piso e eu, além de muitos outros, não o fiz. Talvez por medo, insegurança ou algo do gênero. E aí vem a pergunta: Seria ainda possível por algum instrumento jurídico retornar ao piso? Tal pergunta se deve ao fato de haver muitos comentários afirmando que a Constituição de 1988 não permitir sistemas de remenuração diferentes para os que ocupam o mesmo cargo público, no mesmo quadro de carreira. Obrigado.

Anônimo disse...

Beatriz,Solicito informação sobre este caso.Com o reposicionamento meu contracheque assim ficou:1º cargo PEB1H; 2º cargo PEB2P. Optei pela carreira antiga por não concordar com a pulverização de todo tempo e vantagens adquiridos.Meu contracheque de agosto/2011 aparece com modificação
radical na carreira.1ºCargo PEB1F e 2ºCargo PEB2F.Portanto completamente diferente do contracheque de dezembro/2010.Não entendi nada, assim solicito esclarecimentos.

Anônimo disse...

Gente e essa efetivação? Vai continuar assim mesmo? Não vamos barrar o edital não? Mandato de segurança nele galera! Queremos todas as vagas! Ora. Nada contra efetivados, mas eles não fizeram concurso e querem ser concursados? Esse governo é louco, não podemos compactuar com suas loucuras. E essa efetivação e esse edital é coisa de louco. Não podemos aceitar coisas insanas.

Anônimo disse...

Concordo com o anônimo que falou da efetivação. Precisamos impedir que esse edital saia com esse número de vagas. Precisamos das vagas dos efetivados para que tenhamos chances. Não é justo nós termos que fazer concurso com pouquíssimas vagas e pessoas sem concurso se tornado efetivas sem concurso. Isso não pode!!!!! Sindicato, faça alguma coisa, entre com mandato de segurança, não permita isso por favor!

Anônimo disse...

Não vamos, não podemos e nem mesmo podemos ter o direito de recuar quando temos nas mãos uma lei federal - a lei do piso -, e uma lei estadual - o plano de carreira -, que dão sustentação legítima e legal ao nosso pleito. DIGNIDADE, VERGONHA NA CARA, MORAL, CREDIBILIDADE E PISO. A GREVE SÓ ACABA COM O PISO E O RESTANTE SERÁ CONSEQUENCIA PARA NOSSA CARREIRA E BRAVA LUTA. GREVE ATÉ O PISO. Obrigado Beatriz, por não recuar. Não aceite pressões. Só voltaremos com o piso. A COISA JÁ DEIXOU DE SER SÉRIA E JÁ ESTÁ CATASTRÓFICA. QUEREMOS ESSE PISO DE QUALQUER JEITO. NINGUEM QUE AGUENTOU ATÉ AQUI VOLTARÁ SEM O PISO, PODE TER CERTEZA!

Anônimo disse...

Citação de outro blog e concordo totalmente:
"Um recuo agora seria a morte anunciada da nossa categoria. Seria uma derrota para todos os movimentos sociais de Minas Gerais e até do Brasil, que assistem e apoiam, solidários, à nossa luta. Não temos o direito de decepcioná-los, pois estaremos enterrando os sonhos de muitos, que acreditam que a luta, a resistência, é capaz de combater e vencer inimigos que usam e abusam do poder contra os de baixo.". É isso aí, sem o piso não pisamos na escola. Recuar agora, jamais!

Anônimo disse...

Resistência se faz necessário por parte de todos, antes que retornemos ao trabalho. Não estamos distantes da possibilidade de conquistarmos o piso. E essa conquista está diretamente associada à nossa capacidade de resistir e de continuar em greve. É simples assim. O governo não tem muito o que fazer a não ser pagar o piso, caso continuemos em greve. E mais: ele terá que devolver o que nos tirou.

Anônimo disse...

Da parte do governo, percebe-se que ele está num certo estado de desespero. Já não sabe mais o que fazer diante de tantas mentiras que produziu e de tantos estragos provocados nestes 93 dias de greve. Só uma coisa poderá diminuir este estrago que já arranhou gravemente a confiança no governo de Minas e no projeto de poder do seu padrinho faraó: se ele resolver cumprir a lei e pagar o piso.

Anônimo disse...

Temos que resistir. Temos que continuar lutando, buscando energias onde for possível, pois devemos isso a nós mesmos, aos nossos alunos, e a todos os de baixo, da atual e das próximas gerações. As perdas e sacrifícios que ora atravessamos serão recompensadas com a nossa vitória.

Por isso é preciso resistir, animar os colegas, levantar a moral de todos os bravos e bravas guerreiros/as que de forma ousada e destemida têm estado à frente desta revolta greve, que já se aproxima de 100 dias de um heroísmo e uma obstinação sem igual. GREVE ATÉ O PISO!!!!!

Anônimo disse...

Não tem opção esse governo. Ficamos cansados, mas não desistimos. Ele sai chamuscado mesmo com o pagamento do PISO. Ele endurece lá e nós endurecemos cá. OK! Não enterraremos nossa carreira como quer esse ditadorzinho. Firmes nessa luta q só acaba qdo o ditador resolver...
RESOLVER POR PRESSÃO PAGAR O Q É NOSSO!
fORÇA E FÉ NO QUE NOS UNE: piso, piso, piso e piso!!!

Anônimo disse...

Hoje em entrevista a TV Assembléia, o deputado Antônio Júlio disse que o projeto do governo para a Educação não atende as reivindicações dos professores. Que ele é deputado há 21 anos e até hoje não teve nenhum governo que atendesse aos professores com plano de carreira e salário justo. Segundo ele o novo projeto deveria sim ser rejeitado e não receber emendas como tem proposto alguns deputados.Disse ainda que o governo Anastasia está de "pirraça" com a greve dos professores e por isso não negocia com a categoria. Ou ele paga esse piso ou ficaremos de greve até sabe Deus quando: tempo indeterminado.

Anônimo disse...

Estou na greve desde o inicio, sei que tá foda do ponto de vista financeiro, mas melhor sem grana agora e com dignidade pra sempre.

Meu Pai lutou na ditadura apanhou do DOPS e hoje não temos mais "aquela ditadura" eles venceram.

Agora é nossa hora de vencer a "ditadura mineira anastaziada"

UNIDOS MAIS UM POUCO VENCEREMOS -
O maior prazer é quando conquistamos uma luta difícil.

Greve até o Timotim pagar o Piso.

Anônimo disse...

Hoje nossa viagem para a Assembléia foi tumultuada.Uma carreta tombou e bateu na traseira do nosso ônibus.Isto aconteceu na ida para BH.Olha companheiros,a nossa luta está tomando uma dimensão que não tem como retroceder.Tá difícil para todos, mas temos que resistir.Precisamos continuar com as mobilizações, principalmente na capital.Os companheiros de BH TÊM QUE INCOMODAR MUIIIIIITO O ILEGAL QUE ESTÁ TRAMANDO TIRAR NOSSOS DIREITOS.Nós do interior não vamos desistir! Vamos amadurecer a ideia de Brasília,mostrar mais ainda para este país que os políticos de minas gerais POR SEREM TÃO PÉSSIMOS,TÃO RUINS E TÃO CORRUPTOS,NÃO CONSEGUIRAM POSIÇÃO NEM ENTRE OS MENOS PIORES!!!!!!! Até a vitória,mesmo com as dificuldades que surgem,estamos na LUTA E NÃO VAMOS DESISTIR!!!!!!

Anônimo disse...

É greve até o piso. O governador não está entendendo. Alguém vai ter que explicar para ele e sua corja que sem o piso não vamos recuar. Só pisamos na escola com o piso. Ninguém é louco de fazer uma greve de quase 100 dias para voltar com propostas indecentes do governo, com o rabinho entre as pernas.. Sei que está difícil, mas se chegamos até aqui, nada vai nos fazer desistir. GREVE ATÉ O PISO!

Anônimo disse...

Beatriz,
O governador e seu judiciário já disseram que o Piso é só para o Professor, que os ATBs estão de fora. Começo a acreditar nisso, pq só vejo falar em professores e as tabelas que surgem, tb não contemplam os ATBs.
POR FAVOR, me esclareça com certeza, pq não é justo eu lutar por algo que não vou ganhar...
Muito obrigada pela atenção.
MArinês ATB

Pati disse...

Batriz, na duas escolas onde eu trabalho, estou fazendo greve sozinha, pois o sindicato não está sendo atuante, até hoje eles não foram na escola de Diogo de Vasconcelos e nem na na escola de Acaiaca. E os meus colegas que são desinteressados com a greve, sem essa força do sindicato,mais desinteressados eles ficam.

Anônimo disse...

BEATRIZ, BOA TARDE MORO NA CIDADE DE CARMO DO PARANAÍBA NO ALTO PARANAÍBA PROXIMO A PATOS DE MINAS, EU ACHO QUE AGORA SERIA A HORA DE FAZERMOS UMA PRESSÃO MAIOR AO GOVERNO PORÉM NA NOSSA REGIÃO EU ACHO QUE NÃO TEM QUASE NINGUEM DE GREVE, POREM PELO QUE TENHO VISTO ESTÁ FALTANDO SO UM POUCO DE INCENTIVO POR PARTE DO SIN UTE PARA QUE VÁRIOS SERVIDORES ENTREM DE GREVE. ANTES DURANTE OS MOVIMENTOS SEMPRE APARECIA ALGUEM DO SIND UTE PARA INCENTIVAR OS SERVIDORES DESTA VEZ ISTO NÃO ACONTECEU EU ACHO QUE SE TIVESSE ALGUEM PARA INCENTIVAR E ESCLARECER MELHOR TERIAMOS GRANDE ADESÃO.

Beatriz Cerqueira disse...

Prezada Pati,
farei contato com a subsede responsável pela região.
Espero que isso ajude a fortalecer o movimento por aí
Um abraço
Beatriz

Beatriz Cerqueira disse...

Prezada colega da cidade de Carmo do Paranaíba, farei contato com a subsede no intuito de reforçar o trabalho na região.
Espero que ajude.
Um abraço,

Beatriz

Professora do EM disse...

Beatriz
Trabalho como efetiva no estado desde o início de 2003. Eu havia trabalhado 6 anos antes como designada, assim tenho quase 15 anos no Estado.
Em 2003 eu tinha especialização e mestrado e em outubro de 2009 conclui o doutorado em educação. De posse de todos esses títulos acadêmicos, em uma das UF mais respeitadas do País, eu fui posicionada com o Nível IA. É claro que pedi para retornar para a remuneração antiga. E estou bastante otimista com a greve, e por ela quero agradecer e te dar os parabéns! Mas temo que mesmo que a greve se resolva de modo positivo, o meu caso não se resolverá. Eu devo entrar na justiça para verificar a minha situação?

Anônimo disse...

Beatriz, pq não me respondeu?
Um abraço e aguardo resposta.
Marinês

Anônimo disse...

Na minha opinião, estamos no ápice da greve, momento onde o governo já está todo enrolado, grande possibilidade de que esse ano letivo se perca (esse é até outro assunto que gostaria que você abordasse, pois com o corte, não vamos repor, e agora NÃO queremos repor. Ninguém mandou ele cortar nosso salário. Não queremos novas folhas de pagamento, pois o dinheiro está fazendo falta, mas já que cortou o salário, não queremos repor em sábados, domingos, feriados, natal, ano novo, janeiro afora, fevereiro aos sábados e etc. Quem deixou a greve chegar a esse ponto foi o governo, ele que fique sabendo que não iremos sacrificar nossos finais de semana e férias porque ele foi intransigente e deixou a greve chegar onde chegou.. Não queremos repor.)Continuando, esse ápice da greve tem mexido e comovido a sociedade pare que muitos agora que começaram a acordar para que quem está errado é o governo. GREVE ATÉ O PISO!!!!!!!!!

Biologia Nilo Stephan disse...

Gostaria de saber sobre as ações e recursos contra os cortes ilegais de salários dos grevistas. Como o governo faz isto impunemente?

Anônimo disse...

Aqui em Ipatinga o impasse só foi resolvido quando duas professoras representantes da subsede do SINDUTE entraram em GREVE DE FOME.
Nós conseguimos 10% de aumento para toda a classe que já está sendo pago e a implantação do PISO em março/2012. Foi feito um documento Legal assinado pelo Prefeito se comprometendo a cumprir a LEI do PISO.
Por que vocês não fazem o mesmo?
Fica minha sugestão.
Um grande abraço a todos.
Renata Ipatinga

Anônimo disse...

BEATRIZ,QUERO ENTEDER A MINHA SITUAÇÃO.Tenho 26 anos de carreira sou apostilada como d3b, perfazendo 40 hors semanais.Não tive direito de optar por subsidio, não tive nehum aumento salarial, portanto não sei o que é bom para mim.O que fazer ,nem o pessoal do sindicado que esteve na escola onde trabalho não conseguiu me explicar esta situção conto com você .Um abraço

CONSELHEIRO PENA disse...

BEATRIZ GOSTARIA DE SABER PQ ESTE MINISTERIO PUBLICO NÃO CONSEGUE OBRIGAR ESTE GOVERNO A PAGAR O PISO SALARIAL,PQ PELO QUE VEJO SÃO COVARDES IGUAL ELE MESMO E AINDA DIZENDO QUE AS MANIFESTAÇÕES NÃO VÃO LEVAR A NADA ATÉ ONDE ELE PENSA EM CHEGAR NÃO PODEMOS ACOVARDAR COMO VÁRIOS COLEGAS NOSSO DA EDUCAÇÃO.E QUE NA ELEIÇÃO PRA GOVERNO PODEREMOS ABRIR MAIS OS OLHOS E SABER QUE CHEGA DE IMUNDISSE NO GOVERNO NÃO ARREPENDO DE NAUN TER VOTADO NELE POIS DURMO TRANQUILAMENTE....AVANTE PQ DEUS É CONOSCO

Anônimo disse...

Oi Beatriz, boa noite
O Sr Anastasia não nos paga o piso e nos faz de idiota porque não temos armas nas mãos como tem os militares,
porque ele morre de medo deles é só falar que vão entrar de greve O Sr. Anastasia já lhes da o aumento que querem, porque ele sabe que quando precisa deles para nos jogar gás, para nos empurrar nas passeatas, nos tratar como os piores seres da face da terra, como cachorros ele tem quem faz isto, porque eles são tão covardes quanto ele. Somos pacifistas usamos nossa bandeira que ele critica. Mas Deus nos dá uma arma melhor que a dele, nos dá dignidade, respeito e sabedoria para enfrenta-lo. Mas ele não dorme direito porque ele tem medo da divina providencia. Ele sabe que o que aqui se faz aqui se paga e em dobro. Hoje ele pode estar la encima mandando, dando ordens. pisoteando, mas amanhã ele pode estar por baixo inclusive pedindo esmolas e vai encontrar um professor para lhe dar uma moeda.
Continuamos a lutar pelo piso, ele não tem escolha nem saída. Ele não é o todo poderoso e ele sabe disso. Luta até o fim pelo PISO que é nosso direito, é lei. Outra coisa sera que o Tribunal está com medo dele? Por quê?
Obrigada pelo espaço, abraços

Anônimo disse...

Bia, é possível cancelarem férias-prêmio do final do ano por causa de paralisações, mesmo sem greve? Onde está o nosso direito?

Anônimo disse...

Bia, estão anulando nossos direitos. Estão cortando as férias-prêmio de quem não está em greve e só fez paralisações. Paralisação e férias-prêmio são direitos. Socorro.

Anônimo disse...

Divulgue: https://www.educacao.mg.gov.br/imprensa/noticias/1172-secretaria

Secretaria de Educação divulga comunicado entregue às entidades representativas dos Servidores da Educação. Comunicado aos Servidores da
Área de Educação

Att.

Prof. Wiliam - EM GREVE!!!!

Anônimo disse...

Beatriz, aqui na escola Dulce Sarmento em Montes Claros muitas pessoas aderiram à greve apenas por confiarem na sua competência como coordenadora geral do sindicato.Sendo assim, só voltamos depois que o governo negociar uma proposta honesta para nós.

A prefeitura de Montes Claros está pagando um piso de 1.187 para 20 horas mais as gratificações, e pagou retroativo a julho. Ela usará o dinheiro do fundeb.E todos ainda têm direito a biênios! Como o governador pode ser tão intransigente e dizer que não tem condições??

Eu sei que não é o momento, claro que agora estamos voltados para o piso, mas, como os professores só têm voz e vez através do sindicato, queria saber se não seria possível que o sindicato olhasse para a questão da lei que foi publicada este ano pelo governo, e que está disponível no site da educação, que garante aos efetivados o direito até de escolher turmas na frente dos efetivos que possuem menos tempo na escola. Estou temendo ficar excedente, e não gostaria de ir para outra escola ano que vem. Bia, você acha essa situação justa?? Claro que não, imagino. Ninguém acha, nem mesmo os efetivados! Não sou contra os efetivados, mas não concordo que eles tenham prioridade na frente dos efetivos! Defenda nossos direitos, por favor! Agora no fim do ano sai a resolução de distribuição das aulas e estamos apreensivos e revoltados quanto a isso. Esperamos, como sempre, a ação do sindicato. Obrigado.
Professor de montes claros

narcia disse...

Boa tarde, gostaria de saber se o efetivado terá algum enquadramento com novo piso salarial, ou continuará do mesmo jeito, no meu caso e de muitos, fomos efetivados quando estávamos cursando a faculdade , hoje já habilitados continuamos recebendo como ensino médio, isso irá mudar para nós?

ANA disse...

BOA NOITE! O GOVERNO ANUNCIOU QUE VAI CONTRATAR PROFESSORES SUBSTITUTOS. NÃO É ILEGAL?

ANA disse...

BOA NOITE! O GOVERNO ANUNCIOU QUE VAI CONTRATAR PROFESSORES SUBSTITUTOS. NÃO É ILEGAL?

ANA disse...

BOA NOITE! O GOVERNO ANUNCIOU QUE VAI CONTRATAR PROFESSORES SUBSTITUTOS. NÃO É ILEGAL?

Daiana Rodrigues disse...

Beatriz...
Parabéns e força até a vitoria!
Estou aqui para que você me esclareça uma duvida, estou na lei 100, em duas escolas, em uma a escola esta toda parada, em outra de 1ª ao 5ª somente eu. Mas a minha duvida é seguinte me disseram que como ingressei no estado em 2004 com contrato temporário, não terei o direito a qüinqüênio, biênio. Apesar de que recebo esses benefícios no meu 1º cargo (biênio, por enquanto). E na outra escola disseram que não posso pedir esses benefícios, por essa razão não ingressei no estado em 2003. Isso é um absurdo?! Afinal de conta estamos lutando por um piso mais as vantagens, por essa razão os benefícios tem que ser para todos. Gostaria só da sua confirmação em relação a isso.

Obrigada por essa luta que é de arrepiar.
DAIANA - MANHUAÇU

Anônimo disse...

"Beatriz, estou sendo convocado a uma reunião na escola que leciono, para assinar uma ata onde optarei por continuar em greve ou não, caso permaneço em greve , estarei dando direito a direção de realizar designação para minha vaga. Este procedimento da direção é legal, e caso eu continue em greve, serei dispensado pelo estado por definitivo ou até o fim do ano letivo.
Também questiono o direito ao IPSEMG, já que minha esposa esta no sexto mês de gravidez. Sou efetivado, escolhi permanecer no sistema de remuneração antigo, desde já obrigado.
ADMILSON DOMINGOS, Lavras, 15 de setembro de 2011.

Anônimo disse...

TUCA. BOA NOITE. HOJE ASSISTI A UMA REPORTAGEM QUE DIZIA QUE VÁRIOS PAIS PESQUISARAM AS MENSALIDADES DE ESCOLAS PARTICULARE E ASSUSTARAM COM OS VALORES ENTRE: R$400,00 E R$600,00. QUASE O VR. DO NOSSO MÍSERO SALÁRIO. AINDA QUEREM QUE A ESCOLA PÚBLICA EVOLUA!

Anônimo disse...

Caros colegas, segue abaixo o endereço eletrônico do gabinete da Presidenta Dilma, vamos encher a caixa de email dela com nossas reclamações e revindicações.
Um abraço a todos.

info@dilma.com.br

Anônimo disse...

Boa noite, Beatriz.

Gostaria de saber se posso (tenho direito) optar por não repor os dias de greve, quando retornarmos. Tenho refletido sobre isso, já que o governo tem cortado os dias em greve. Espero, sinceramente, poder fazer essa opção, pois será uma forma de protesto e resitência que me dará muito satisfação!! Claro que digo isso, com certa tranquilidade, pois sei que os alunos terão os dias repostos por um(a) substituto(a).

Muito obrigada,

Professora mineira indignada com esse governo autoritário e arrogante!!!!!!

Anônimo disse...

Beatriz, sou servidora da SRE de Teófilo Otoni, sofremos muitas injustiças no nosso trabalho inclusive salariais em que gostaria de em uma oportunidade e em outro endereço relatar-lhe o que passamos. Neste momento quero dizer-lhe, a você e a estes corajosos professores que tiveram coragem de lutar contra a ditadura que IMPERA LITERALMENTE no estado de MG, desejo que chuvas bençãos de DEUS recaiam sobre toda(as) vocês e PARABÉNS!!!
PS: gostaria muito de estar participando deste movimento, mas infelizmente o concurso para as SRs não acabou com as ditaduras camufladas, as perseguições às pessoas que discordam dos governos e chefias.

Anônimo disse...

Beatriz, o sindicato já pensou que remuneração de R$ 712,00refere-se à proporcionalidade do piso deste ano e que no próximo ano deverá ser maior, e o nosso grande governador propõe este piso a partir de janeiro, assim o mesmo já entraria o próximo ano defazado.

Anônimo disse...

Olá Beatriz, gostaria de dar uma sugestão para fortalecer o movimento. Convoque caravanas de pais de alunos e vão para a Cidade Administrativa e cobrem ao governador o voto que deram, em seguida essas caravanas de pais vão para a Assembléia Legislativa cobrar o voto aos seus deputados.Percebi que houve aparecimento do Governador só quando aqueles poucos pais deram entrevista na mídia. O voto dos pais é que vale para o governador.

Anônimo disse...

Beatriz,em minha escola professores já estão pagando as paralisações e segundo a diretora quem não quiser pagar terá que assinar uma ata,que foi o meu caso.Esta ata é obrigatória ou não. Aguardo retorno para que eu não seja manipulada por diretores e sres. PROFESSORA 1997

Anônimo disse...

Beatriz na minha cidade estao tendo buatos que nao havera concurso, e que saira uma nova efetivacao.Isso pode ser verdade? responda me pois estou estudando tanto p esse concurso sera que nao vai ser dessa vez que vou fazer meu primeiro concurso do estado de mg.

Anônimo disse...

Beatriz, ja fui filiada há um tempo atrás no sindicato. Gostaria de me filiar novamente. Como faço?

Creio que muito nos ajudará. Montamos um Sindicato em Bueno Brandão, e estamos aguardando o Registro do mesmo, que desde inicio de junho/11 está parado no MTE. Aos poucos estamos conquistando nosso espaço, mas não podemos agir representando o SErvidor Municipal.
Aguardo orientaçao sobre a filiaçao no sindute. Agradeço e aguardo.

Claudiana disse...

Querida Beatriz

A notícia de que a nossa greve foi considerada ilegal ( o que vc já esclareceu aqui que não é ) está veiculando por todo estado como verdadeira. Se realmente tivermos que voltar dia 19/09 para cumprir a determinação do tal desembargador, (não por fraqueza nossa, mas pelas tais multas impostas ) podemos trabalhar por uns dias e retornarmos o movimento, não podemos? Aí, o nosso "desgovernador" terá de recomeçar todas as suas tramoias para descaracterizar o nosso movimento. E até lá, o ano já terá terminado.

Carolina disse...

Olá Beatriz!

Sou designada há três anos e tenho uma bolsa de pesquisa da UFMG vinculada à minha permanência na escola, por isso não posso perder meu cargo, mesmo que seja por um tempo, no caso de uma demissão ilegal. Com essa decisão do TJ como devo proceder... não quero deixar a greve, me sentiria amordaçada. Não encontro o documento que você sitou na última assembléia para os designados, enviei e-mail sobre esse documento e o sindicato não repondeu, o telefone só dá ocupado. Como devo proceder?

Obrigada;

Carolina Rosa

Beatriz Cerqueira disse...

Prezada Professora 1997,
você não é obrigada a assinar nenhum documento. Quem responde pela greve é o sindicato. No site do sindicato, link greve 2011 tem uma notificação para que o designado entregue à direção da escola.
Atenciosamente,
Beatriz

Anônimo disse...

A METROPOLITANA C INFORMOU QUE NÃO VAI PUBLICAR FÉRIAS-PRÊMIO DE QUEM DEVE CARGA HORÁRIA DE FALTAS GREVE QUE JÁ FORAM DESCONTADAS. DIREITO À FÉRIAS PRÊMIO E À PARALISAÇÃO ESTÃO SENDO ANULADOS.

Anônimo disse...

A METROPOLITANA C INFORMOU QUE NÃO VAI PUBLICAR FÉRIAS-PRÊMIO DE QUEM DEVE CARGA HORÁRIA DE FALTAS GREVE CORTADAS. ANULAÇÃO DE DIREITOS.

Anônimo disse...

Pronto, começam as inscrições para o concurso e no próprio site da SEE fala que a vaga dos efetivados não foram disponibilizadas e que eles agora têm direitos igualados aos efetivos. Como assim? Isso é um total absurdo e todos estão fingindo que não estão vendo, uns por própria conveniência, pois se acham realmente no direito de ocupar um cargo público sem concurso. Outros com medo de "dividir" a categoria em greve. Ah nem, como exigir cumprimentos de leis se permitimos uma aberração dessa? O que o sindicato fez para tentar impedir esse edital? NADA!

Anônimo disse...

Olá Beatriz, tudo bem? Hoje começam as inscrições para o concurso. E o sindicato não fez nada para impedir aquele edital, não fez nada para exigir as vagas dos efetivados. Agora te pergunto: você, que fez um concurso público e sabe que não é coisa simples, exige uma série de implicações, você acha certo pessoas sem concurso, muitos sem habilitação ocuparem vagas públicas sem passar pelo concurso? Eu sou efetivo, mas corro risco de perder meus direitos para um efetivado com mais tempo de escola do que eu. Você enquanto professora concordaria? Porque o sindicato não fala nada sobre isso? A coisa está acontecendo aí, e o descumprimento da lei do piso vai continuar, afinal, como pode haver tanta incoerência numa categoria? Querem que cumpram a lei do piso, mas defendem com unhas e dentes a inconstitucional lei 100. E agora? O que vai acontecer? A educação virou circo mesmo, e eu me sinto o próprio palhaço diante disso tudo. Gustavo Leão, Pará de Minas

Anônimo disse...

Beatriz, boa tarde. E agora? E o edital? Não vamos fazer nada para impedi-lo? Aquele número de vagas é ridiculo! E esse negócio de equiparar efetivados ao efetivos? Sei que efetivados são competentes e etc, mas não é justo, pois efetivos amargaram um concurso, uma ordem de classificação, exames admissionais, estágios probatórios e agora ainda correm o risco de terem seus direitos ocupados por um efetivado com mais tempo de serviço ou escola. Pára o mundo que eu quero descer! Onde já se viu isso? Só aqui, no soberano e independente estado de MG, onde pode tudo e não pode nada. Onde leis são cumpridas e descumpridas conformes interesses... Meu Deus, o sindicato vai ficar parado? Ou vocês já fizeram alguma coisa e não estamos sabendo. Pelo amor de Deus, Beatriz, escreva algo sobre isso, a aflição é muita! As inscrições começaram!

ANA disse...

BIA,
SOCORRO!
ESTAMOS PRECISANDO SABER O QUE ESTÁ ACONTECENDO. ESTAMOS SENDO SUBSTITUIDOS NAS ESCOLAS E NOSSOS COLEGAS VOLTANDO POR FALTA DE DINHEIRO. DEP ROGÉRIO DISSE QUE O GOVERNO TEM PRESSA PRA APROVAR SEU PROJETO NA ASSEMBLEIA. O QUE VAMOS FAZER? DEPOIS DAQUELA HUMILHAÇÃO TODA QUE SOFREMOS, NÃO MERECEMOS VOLTAR SEM NADA. NÃO QUERO REPOR OS DIAS DE GREVE! FICAMOS APERTADOS E SEM DINHEIRO. AGORA QUE ELE SE VIRE!

Anônimo disse...

Olá Beatriz, o calendário de reposição da SEE é um abuso. Quem disse que vamos repor? Com o corte no pagamento ninguém vai repor é nada, muito menos nas férias. Você poderia falar sobre isso na Assembléia, antes que alguns diretores venham empurrar esse calendário guela abaixo. Isso eu não engulo. Cortou o pagamento? Está de covardia nos mantendo sobre pressão, amarrando esse piso durante mais de 100 dias? Agora se vira Anastasia, contrate substitutos para repor esses dias ou dê o ano letivo como encerrado.

Anônimo disse...

Metropolitana C BH não publica férias-prêmio de quem fez paralisação, mesmo sem termos feito greve. Foram cortadas e temos que nos virar para pagar. Férias adiadas por uma ou duas paralisações. Aonde vamos parar. Direitos anulados.

Anônimo disse...

Metropolitana C BH não publica férias-prêmio de quem fez paralisação, mesmo sem termos feito greve. Foram cortadas e temos que nos virar para pagar. Férias adiadas por uma ou duas paralisações. Aonde vamos parar. Direitos anulados.

ANA disse...

BIA, ACABOU DE DAR NO MGTV QUE O SINDICATO NÃO PROTOCOLOU NADA NO TJMG.

ANA disse...

BIA, ACABOU DE DAR NO MGTV QUE O SINDICATO NÃO PROTOCOLOU NADA NO TJMG.

ANA disse...

BIA, ACABOU DE DAR NO MGTV QUE O SINDICATO NÃO PROTOCOLOU NADA NO TJMG.

ANA disse...

BIA, ACABOU DE DAR NO MGTV QUE O SINDICATO NÃO PROTOCOLOU NADA NO TJMG.

ANA disse...

BIA, ACABOU DE DAR NO MGTV QUE O SINDICATO NÃO PROTOCOLOU NADA NO TJMG.

ANA disse...

BIA, ACABOU DE DAR NO MGTV QUE O SINDICATO NÃO PROTOCOLOU NADA NO TJMG.

Eder Jose Escarabel disse...

Beatriz, meu contrato acabou na greve e eu tenho muita etica para pegar um novo contrato em quanto esta greve durar, gostaria de saber se o juridico do sindicato ja entrou no STF , contra este abisurdo que o governo esta fasendo, pois ele esta passando por cima de uma lei federal do direito de greve , pois nesta lei não se pode contrar profissionais substituto para assumir, contra esta ameassa que esta sendo feita contra os professores contratados que a secretaria vai convocar de novo e se não retornarem serão demitidos,fica aqui a minha solidariedade , companheiros não abadone esta luta pois esta luta e de todos nos .
ate: Eder Jose Escarabel.

Anônimo disse...

Beatriz, sou aluno da Rede Estadual... como vamos repor esta greve? Qual é a proposta do Sindicato?

E os vestibulares, ENEM?
O professores recebem aumento e os alunos perdem um ano em sua carreira?

Quantos 3º anos do Ensino Médio estão desse jeito hoje...

Minas sem Lei disse...

Prestem atenção a essa fala da secretária e tirem suas próprias conclusões, uma fala equivocada mas da para perceber como é contraditoria a pobre coitada,"A secretaria, através da assessoria de imprensa, afirma que os designados não têm direito de greve por não fazerem parte do quadro efetivo da Educação. Esses profissionais foram contratados de forma temporária e não fizeram concurso público." E os efetivados que concurso fizeram? Sendo assim a que quadro pertencem?

Anônimo disse...

FALEM O QUE QUISER, FAÇAM PRESSÃO, MAS PODEM TER CERTEZA: ESSA GREVE SÓ ACABA COM O PISO. 105 DIAS NÃO SÃO 10 DIAS. AGORA É QUESTÃO DE HONRA. NINGUÉM VOLTA SEM O PISO. DIRETORES, INSPETORAS, SECRETÁRIAS, GOVERNO, O ESCAMBAU NÃO VÃO NOS FAZER DE IDIOTAS E NOS OBRIGAR A VOLTAR PARA AS ESCOLAS SOB PRESSÃO ALGUMA,DEPOIS DE 105 DIAS EM GREVE. É GREVE ATÉ O PISO, ESPERO QUE OS COLEGAS COMUNGUEM DA MESMA IDÉIA!

Mônica disse...

Beatriz, sou designada e tenho acompanhado todo o movimento. Não tenho deixado de ir às assembleias. Em minha escola, todos os professores entraram em greve. Com as ameaças que o governo tem feito, tem professores em minha cidade que já voltaram a trabalhar efetivos e designados. hoje aconteceu um fato muito chato comigo e mais três colegas designadas. Recebemos um xerox da resolução nº1.936, de 20 de setembro de 2011,publicado no MG de 21/09/2011. em um dos artigos fala que ficam convocados todos os servidores designados que aderiram ao movimento grevista ao retorno imedianto ao trabalho até o dia 23 de setembro. Estávamos na SRE para saber de um outro assunto, quando nos falaram que se não voltarmos até sexta-feira para o trabalho, estaremos dispensadas e ficaremos 1ano sem trabalho pelo estado, seremos proibidas de assumir qualquer cargo no estado. Ficaremos de "balão".
Outra coisa que gostaria que me esclarecesse, o designado pode optar em sair do subsidio e ir para o cargo antigo? Porque o que nos disseram, é que o desgnado não tem escolha, tem que obedecer o que tem sido mandado e que o concurso está todo em cima do subsidio e é assim que irá ficar. Com toda sinceridade, estou me sentindo sozinha e um pouco insegura, sem saber o que fazer. Nos deram até sexta-feira para pensar. Pelo que acompanho, sei que é mais uma pressão do governo. Mas, gostaria que você me respondesse sobre essa resolução e se o designado realmente pode optar para sair do subsidio.

Anônimo disse...

Sou do município de Porteirinha e confirmo que a greve atinge bastante a cidade. Vou citar algumas escolas que participam do movimento:
- E.E.Miguel José da Cunha
- E.E.Alcides Mendes da Silva
- E.E. Odilon Coelho
- E.E. Joaquim Marcelino da Conceição
- E.E. João Alcântara
- E.E. Antonio Mendes
- E.E. Neco Lopes
- E.E. Mestre Tomaz
- E.E. Dinoé Mendes

Anônimo disse...

E a situação do edital? E a tal lei 100? Temos que dar um basta nisso também. O que o sindicato tem a dizer o sugerir? Não podemos aceitar essa efetivação. Onde os efetivados são melhores que os designados já que também não fizeram concurso? Eles também têm que fazer o concurso para serem nomeados. Queremos as vagas dos efetivados no edital. Temos que pedir a anulação do edital. E nada de efetivado ter os mesmos direitos dos efetivos concursados. Que estado é esse? Que país é esse! Queremos justiça sindiute!

Anônimo disse...

Beatriz, me ajude!!!

Sou designado e peguei dois meses de licença de uma professora que estava de férias prêmio do dia 16/05/ a 16/07 e trabalhei até o dia 07/06 e alguns professores me falaram pra aderir a greve e assim o fiz, não voltei á escola nem pra cumprir horário, mas agora essas aulas foram designadas de novo e eu não pude nem concorrer por ter aderido ao movimento. Fui á escola e a inspetora me disse que eu teria direito nessas aulas se não tivesse aderido e que agora esse ano eu não posso concorrer a mais aulas, isso é verdade? quais os meus direitos? O que eu tenho que fazer?

Anônimo disse...

Beatriz, estou trabalhando como professora designada desde fevereiro, substituindo uma professora que está de licença médica. No dia 08/06/2011 todos os professores da escola em que eu trabalho aderiram a greve. Em 31/08/2011 a licença desta professora que estou substituindo foi prorrogada por mais 2 meses, mas o meu QI não foi aceito pela SEE porque eu estava de greve, e mesmo que eu quisesse furar a greve não poderia voltar por falta de aluno. Então, a diretora da escola me informou que, quando os alunos voltassem, eu poderia comparecer a escola para fazer um novo contrato e retomar o cargo que era meu por direito. Asssim o fiz. Esta semana quando o governo convocou os professores designados, eu compareci na escola e assinei um novo QI, mas ele foi novamente barrado. A diretora da escola me informou que a SEE não permitiu que eu retomasse o cargo porque no período em que minha designação terminou eu estava em greve. O que devo fazer neste caso?

Anônimo disse...

Estou trabalhando como professora designada desde fevereiro, substituindo uma professora que está de licença médica. No dia 08/06/2011 todos os professores da escola em que eu trabalho aderiram a greve. Em 31/08/2011 a licença desta professora que estou substituindo foi prorrogada por mais 2 meses, mas o meu QI não foi aceito pela SEE porque eu estava de greve, e mesmo que eu quisesse furar a greve não poderia voltar por falta de aluno. Então, a diretora da escola me informou que, quando os alunos voltassem, eu poderia comparecer a escola para fazer um novo contrato e retomar o cargo que era meu por direito. Asssim o fiz. Esta semana quando o governo convocou os professores designados, eu compareci na escola e assinei um novo QI, mas ele foi novamente barrado. A diretora da escola me informou que a SEE não permitiu que eu retomasse o cargo porque no período em que minha designação terminou eu estava em greve. O que devo fazer neste caso?

Anônimo disse...

BEATRIZ, ESSA GREVE NÃO PODE ACABAR SEM O PISO. ESSE GOVERNO ESTÁ JOGANDO SUJO DEMAIS. OS DESIGNADOS FORAM OBRIGADOS A VOLTAREM PARA AS ESCOLAS. VAMOS NOS UNIR E CHAMA-LOS DE VOLTA AO MOVIMENTO. E OUTRA, O CALENDÁRIO DE REPOSIÇÃO DA SEE É PARA INGLÊS VER. NÓS NÃO QUEREMOS REPOR. COMO O GOVERNO PODE FAZER CALENDÁRIO COM A CATEGORIA EM GREVE? NÓS NÃO VAMOS REPOR NADA. ELE ESTÁ GARANTINDO QUE HAVERÁ O CUMPRIMENTO DOS 200 DIAS LETIVOS. ELE ESTÁ MENTINDO POIS NÓS NÃO VAMOS REPOR E GOSTARIA QUE VOCÊ FALASSE SOBRE ISSO NA ASSEMBLÉIA. QUE POVO LOUCO DA SEE, FAZER UM CALENDÁRIO COM A CATEGORIA EM GREVE E AINDA DIZER QUE JÁ COMEÇARAM AS REPOSIÇÕES. ESSE POVO SÓ PODE ESTAR DOENTE MENTAL, NÃO TEM BASE. ELES NÃO PERCEBEM QUE A GREVE SÓ ACABA COM O PISO? E ESTÃO FALANDO QUE AS ESCOLAS ESTÃO FUNCIONANDO. ESTÃO SIM, TIPO A MINHA, NOS 3 TURNOS, PORÉM COM 4, 5 PROFESSORES DESIGNADOS PARA DAR CONTA DOS 3 TURNOS. A ESCOLA ESTÁ ABERTA, MAS TEM GATO PINGADO DE ALUNOS, DIGAMOS QUE MEIA DÚZIA E PROFESSOR NEM SE FALA. E JÁ ESTÁ SENDO OBRIGADA A SEGUIR O CALENDÁRIO DA REPOSIÇÃO. QUE LOUCURA!!! SEM PISO NÃO VOLTAREMOS, A GREVE SÓ ACABA COM O PISO E QUANDO ACABAR NÃO VAMOS REPOR NADA, ESSE GOVERNO COVARDE JÁ NOS PRIVOU DE SALÁRIO MESMO E ESTAMOS SOBREVIVENDO NÉ? ENTÃO ELE QUE FIQUE COM O DINHEIRO E SE VIRE COM ESSA REPOSIÇÃO. POVO DOIDO.

Anônimo disse...

Beatriz,
Ouvi dizer que você esteve em Brasília hoje?
E a Comissão que investigaria a aplicação do Piso em MG?
Por favor, dê notícias, estamos apreensivos!!!!

DHM. disse...

Beatriz, não encontro a lei do piso salarial com os valores apresentados pelo sindicato. Você poderia me indicar onde encontro isso? Sou formado pela UFMG em teatro e estou fazendo o que posso para defender a greve do professores e apoiá-los como posso. Procurei no site do Sindute mas não encontrei as leis com clareza. Estive na última assembléia e estou com os professores ao contrário da mídia mineira. E é preciso provar para aqueles que não acreditam em vocês que vocês tem razão e que a greve é legal. Obrigado. Muita força, luz e paz para continuar conduzindo a greve e lutando pelo direito dos professores. Fraternalmente, Diogo Horta.

Beatriz Cerqueira disse...

Prezado Diogo,
no site do sindicato, tem todos os Informas que produzimos. O Informa 34 tem a Lei 11.738 interpretada. O valor do Piso é reajustado anualmente. Em 2008 era de R$950,00. Neste Informa também tem uma explicação sobre isso.
Se ainda precisar de mais informações faça contato.
Obrigada pelo apoio.
Um abraço,
Beatriz

Beatriz Cerqueira disse...

Prezado colega,
desconheço qualquer informação relativa a uma nova efetivação.
Atenciosamente,
Beatriz

Hernani Vander disse...

Beatriz, informo que, em Santa Bárbara, temos greve parcial nas escolas: E.E. Rodrigo de Castro Moreira Pena, E.E. José Álvares Duarte e E.E. Afonso Pena. Um abraço e parabéns pela atuação.

Beatriz Cerqueira disse...

O Piso Salarial é uma política de valorização que independe do vínculo do servidor. De acordo com a Lei Federal 11.738/08, o Piso é para o magistério. A própria lei nos dá o conceito de magistério: os docentos e os que exercem o suporte à docência.
Isso significa que o Piso Salarial é para designado, efetivo e efetivado que exercem a docência ou o suporte à docência.
Espero ter esclarecido.
Atenciosamente,
Beatriz

Beatriz Cerqueira disse...

"BEATRIZ,Tenho 26 anos de carreira sou apostilada como d3b, perfazendo 40 hors semanais.Não tive direito de optar por subsidio, não tive nehum aumento salarial, portanto não sei o que é bom para mim."
Prezada colega, você não foi posicionada na tabela de subsídio porque a Lei Delegada 183/11 excluiu do posicionamento automático os diretores, secretários e o pessoal das SRE's. Mas o Governo encaminhou uma carta (de cor azul) para estes segmentos informando como ficaria a remuneração no subsídio. Sugiro que verifique na SRE a que pertence a sua escola o motivo pelo qual você não recebeu esta correspondência. Com ela fica mais fácil avaliar.
Espero ter ajudado.
Um abraço
Beatriz

Helena Detoni disse...

Enviei minha documentação para ação do piso juntamnte com minha irmã Maria Aparecida Detoni Gomes ,em 15 de julho. O nome dela já consta da lista há quase um mês e o meu nada. Já enviei dois E-mails para o Sindicato e não obtive resposta. O que devo fazer?
Maria Helena Detoni de Paiva

Anônimo disse...

Beatriz, não há nenhuma reunião de negociação agendada? E a tal Comissão que viria de Brasília investigar a aplicação do Piso em MG? Ninguém mais fala nisso...
Estou preocupada com os colegas em greve de fome, ninguém se manifestou para que a greve de fome acabe?
Nossa, quanto abandono, isso não pode continuar assim...
Aguardo resposta.
Muito obrigada.
Paty

Marcia disse...

Coordenadora BEATRIZ,

veja abaixo o preenchimento correto do levantamento estatístico enviado às escolas pela Secretaria da Educação sobre a Greve, no caso específico da Escola Estadual Dom Bosco de Santa Bárbara. Está é a realidade da escola de qualidade do governo de Minas:

LEVANTAMENTO ESTATÍSTICO DA GREVE.
POR GENTILEZA RESPONDA O QUESTIONÁRIO.
*Obrigatório

1-QUANTOS PROFESSORES DEVERIAM ESTAR EM SALA DE AULA SE NÃO HOUVESSE GREVE? *
CLIQUE NA SETA E ESCOLHA A RESPOSTA QUE É A REALIDADE DE SUA ESCOLA.

>(TODOS)

2-QUANTOS PROFESSORES ESTÃO EM GREVE HOJE? *
CLIQUE NA SETA E ESCOLHA A RESPOSTA QUE É A REALIDADE DE SUA ESCOLA.

>(NENHUM)

3-QUANTOS PROFESSORES GREVISTAS FORAM SUBSTITUÍDOS POR CONTRATADOS EMERGENCIAIS? *
CLIQUE NA SETA E ESCOLHA A RESPOSTA QUE É A REALIDADE DE SUA ESCOLA.

>(NENHUM)

4-COM A CONTRATAÇÃO DE PROFESSORES SUBSTITUINDO GREVISTAS, QUAL SITUAÇÃO MELHOR DESCREVE SUA ESCOLA? *
CLIQUE NO QUADRADINHO E ESCOLHA A RESPOSTA QUE É A REALIDADE DE SUA ESCOLA.

-A ESCOLA PASSOU A FUNCIONAR NORMALMENTE.

-A ESCOLA CONTINUA COM SÉRIOS PROBLEMAS DE FUNCIONAMENTO.

-A ESCOLA QUASE RESOLVEU TODOS OS PROBLEMAS.

>(NÃO HOUVE CONTRATAÇÃO)

5-O QUE MELHOR DESCREVE O FUNCIONAMENTO DE SUA ESCOLA DA SEMANA PASSADA ATÉ HOJE 25/09/2011? *
CLIQUE NA SETA E ESCOLHA A RESPOSTA QUE É A REALIDADE DE SUA ESCOLA.

-A MAIORIA DAS TURMAS POSSUI UMA FRAÇÃO DE AULAS TODOS OS DIAS DA SEMANA.

-NÃO ESTÁ TENDO AULAS NA ESCOLA, PORÉM HÁ PROFESSORES CUMPRINDO HORÁRIO.

-A ESCOLA ESTÁ FUNCIONANDO NORMALMENTE, POIS NENHUM PROFESSOR ENTROU EM GREVE.

-A ESCOLA NÃO TEVE AULAS APENAS ALGUNS DIAS DA SEMANA.

-A ESCOLA FUNCIONA NORMALMENTE DEPOIS DA CONTRATAÇÃO DOS SUBSTITUTOS AOS GREVISTAS.

> OUTRO: >(A ESCOLA NÃO ESTÁ DE GREVE, NÃO ESTEVE, NO ENTANTO FALTA PROFESSOR DE FÍSICA, INGLÊS (ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO) DESDE O PRIMEIRO TRIMESTRE DESTE ANO LETIVO e HÁ 30 DIAS FALTA TAMBÉM PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA).

>Obs. Na ausência destes profissionais da educação os alunos jogam bola.

6-QUAL O NOME DESTA ESCOLA? *
DIGITE O NOME ABAIXO.

>(E.E. DOM BOSCO)


7-EM QUAL CIDADE ESTÁ LOCALIZADA A ESCOLA? *
DIGITE O NOME ABAIXO.

>(SANTA BÁRBARA)

Beatriz Cerqueira disse...

Prezada Helena,
sugiro que você aguarde a próxima atualização da lista no site do sindicato. Por organização interna do Tribunal de Justiça, temos um limite para protocolo diário de ações.
Atenciosamente,
Beatriz

Anônimo disse...

Olá, Beatriz!
Parabéns pela luta e pelo apoio aos professores!!!
Será que você poderia acrescentar nos pedidos sobre as férias-prêmio?
Eu já havia pedido férias-prêmio porque minha filha vai ter nenê (vou ser vovó!!!), e agora me disseram na escola que só vai ter as férias quem não participou da greve. Perguntei se era castigo, a diretora disse que era.
Pode isso?

Será que você poderia reivindicar esse pedido?

Isso é uma das coisas. Diz que quem não quiser repor, vai ter falta dupla, assim com quem estava de férias-prêmio durante a greve...
E a reposição na minha escola já foi começada antes do final da greve para os professores que haviam voltado.
Quando perguntei " e nós". O vice disse "perderam". Simples, não? Pois nem sabemos ainda como vai ser a reposição...
Já vi que é mais uma briga.

Muito obrigada

Continuemos na luta

Abraços!!!

Anônimo disse...

Olá, Beatriz!
Parabéns pela luta e pelo apoio aos professores!!!

Será que você poderia acrescentar nos pedidos sobre as férias-prêmio?
Eu já havia pedido férias-prêmio porque minha filha vai ter nenê (vou ser vovó!!!), e agora me disseram na escola que só vai ter as férias quem não participou da greve. Perguntei se era castigo, a diretora disse que era.
Pode isso?

Será que você poderia reivindicar esse pedido?

Isso é uma das coisas. Diz que quem não quiser repor, vai ter falta dupla, assim com quem estava de férias-prêmio durante a greve...
E a reposição na minha escola já foi começada antes do final da greve para os professores que haviam voltado.
Quando perguntei " e nós". O vice disse "perderam". Simples, não? Pois nem sabemos ainda como vai ser a reposição...
Já vi que é mais uma briga.

Muito obrigada

Continuemos na luta

Abraços!!!

«Mais antigas ‹Antigas   401 – 600 de 724   Recentes› Mais recentes»