segunda-feira, 24 de junho de 2013

Manifestações populares em Minas Gerais


Em 7 dias de protestos pelas ruas de Belo Horizonte, o movimento acumulou um saldo positivo: pronunciamentos do Governador Antônio Anastasia e do Prefeito Márcio Lacerda anunciando reduções de tarifas (já avaliadas como insuficientes pelo Movimento), fez com que o Ministério Público Estadual estabelecesse um espaço de discussão onde a política de repressão do estado é abertamente denunciada (Comissão de Prevenção a violência nas manifestaçoes populares), pautou os problemas da cidade e do estado. Tudo isso aconteceu sem investir um centavo sequer em publicidade paga e sim pela manifestação popular.
Ainda, estabeleceu um espaço de discussão e deliberação coletivas dos rumos do movimento através da Assembleia Popular, pautou o questionamento da Copa x políticas públicas no país e no estado. Também influenciou a realização de vários protestos no interior do estado.
Há muitos outros desafios e demandas que precisam de respostas. Mas até aqui, tudo o que aconteceu demonstra que é mobilização de rua e manifestações de denúncia os melhores instrumentos de pressão. Resgata a participação direta dos cidadãos e nega o discurso de que não adianta nenhuma atuação coletiva. Nos dá uma clara lição de que é possível modificar a realidade.


Algumas indicações de avaliações sobre o que estamos vivendo:  

Comitê Popular dos Atingidos pela Copa: http://atingidoscopa2014.wordpress.com/






14 comentários:

Anônimo disse...

Pense bem, quem realmente ficou desgastado com os atos no Brasil e também em MInas? Foi o PT/Dilma. O PSDB/Anastasia não sofreu nenhum aranhão. Nem com a proibição de fazer manifestação que o Anastasia conseguiu na justiça e que foi derrubada, foi desgaste para o PSDB/Anastasia. Não teve repercussão. Agora imagina se a Dilma entra na justiça proibindo as manifestações, o Brasil inteiro estava falando e a chamando de Ditadora. Que realmente ganhou e quem realmente perdeu?

gilvãnia disse...

Beatriz
Fui vítima de agressão por parte de uma aluna dentro de sala de aula em que ela arremessou duas carteiras em minha direção sendo que ambas me atingiram.Fiz um B.O na polícia militar e um exame de corpo de delito e aí qual seria o próximo procedimento?

gilvãnia disse...

Beatriz
Fui vítima de agressão por parte de uma aluna dentro de sala de aula em que ela arremessou duas carteiras em minha direção sendo que ambas me atingiram.Fiz um B.O na polícia militar e um exame de corpo de delito e aí qual seria o próximo procedimento?

Anônimo disse...

Boa noite Beatriz,
porque são poucos representantes da direção da subsede de Sete Lagoas que vão na assembléia???
E por quantos anos uma direção pode se reeleger?? parece que infinitamente! tem algo errado nisso não??

Fátima Oliveira disse...

Beatriz, embora não seja da área da educação, estou contigo nas lutas pelos direitos dos professores. É preciso valoriza-los para que o Brasil possa ter uma cidadania consciente, livre e independente. Sou muito criteriosa na escolha de quem quero que me represente, por isso, peço que se candidate a deputada estadual e que demonstre essa garra e força até mesmo quando entidades políticas escusas tentarem te vencer. Como estudante, estarei na greve do dia 11 erguendo a minha bandeira.Sinto extremo orgulho e respeito por você, Beatriz. Que todos nós continuemos na luta! Avante Beatriz Guerreira!

Anônimo disse...

Beatriz,

Precisamos urgentemente bater na tecla do piso, deveriamos deixar outras metas para outras ocasiões.É que pensa a maioria absoluta dos professores da região de Manhuaçu.
Linder

Anônimo disse...

Beatriz os jovens da Assembléia Popular Horizontal estão negociando o piso dos professores junto ao governo Anastasia. Beatriz por favor entregue a eles uma cópia do compromisso assinado por Danilo de Castro onde o governo se compromete a pagar o nosso piso na antiga carreira. Isso vai dar mais argumentos para os jovens da assembléia popular horizontal debater junto ao governo. Esse documento para esses jovens será lenha na fogueira.

Beatriz Cerqueira disse...

Galvania, é importante fazer a CAT (Comunicacao de Acidente de Trabalho). Além disso, junte toda a documentação comprovando o que aconteceu e procure o departamento jurídico do sindicato para ajuizarmos ação por danos morais. Se não morar em BH ou Região Metropolitana pode enviar a documentação através de uma subsede do sindicato ou até mesmo pelo correio.
Sinto muito por passar por tudo isso!

Anônimo disse...

Gilvania, depois de fazer a Comunicação de Acidente de trabalho, você tem que entrar na justiça pedindo indenização do Estado, porque cabe a ele garantir sua integridade física no ambiente de trabalho.

Anônimo disse...

Sabe quando algo vai começar a mudar? Quando pararem de dizer, erroneamente, PISO DOS PROFESSORES......na verdade, o piso é dos PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO.....fica a dica.

Beatriz Cerqueira disse...

Mais do que uma dica, é uma importante correção: Piso dos profissionais da ecducação.
Obrigada.

Beatriz Cerqueira disse...

Prezado colega, participei da 1a. Assembléia Popular Horizontal em BH. Vi e ouvi muitos jovens defendendo o pagamento do Piso Salarial aos professores. Vários professores têm participado das Assembléias Populares e do Grupo Temático sobre Educação. Vários destes jovens sabem de toda a nossa luta pelo Piso Salarial porque estavam conosco na greve de 2011. Acompanharam a assinatura do Acordo pelo Danilo de Castro e o seu descumprimento. No dia em que se reuniram com o Governador, tive a oportunidade de conversar com eles sobre a nossa pauta e a reivindicação do pagamento do Piso Salarial. Foi o que apresentaram ao Governador. Isso tudo só reforça a opção que fizemos de conversar com outros movimentos, outros grupos sociais. Porque diante de tantas injustiças, ninguém será vitorioso sozinho.

Beatriz Cerqueira disse...

Linder,
, o nosso eixo é o Piso salarial e o descongelamento da carreira.

Beatriz Cerqueira disse...

Sobre a subsede de Sete Lagoas, acho que o melhor é questionar diretamente a direção. Posso dizer o que sei. A direção da subsede além do trabalho na rede estadual é responsável por 12 redes municipais com negociações com administrações municipais. E se desdobra para fazer todo este trabalho.