segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

"Não podemos aceitar, sem indignação, tanta desigualdade social como há no Brasil"

A frase é do Frei Betto, escolhido por um júri internacional para receber o prêmio José Martí de 2013, concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Vale a pena a leitura!!!

Confira a entrevista: http://www.minaslivre.com.br/artigos3/4230-nao-podemos-aceitar-sem-indignacao-tanta-desigualdade-social-como-ha-no-brasil

5 comentários:

Anônimo disse...

O PROCESSO DA LC 100/2007 CONTINUA E POR ISSO CUIDADO...
Grande amiga Beatriz, quero lhe informar uma coisa importante sobre os filiados ao sindute. Está começando o ano e vai ter continuidade o julgamento da lei 100/2007 no STF. Em toda minha região, aqui na zona da mata, milhares de efetivos estão falando que se o sindute se posicionar a favor dos efetivados eles vão se desfiliar em massa. Isso é uma coisa séria. Milhares de efetivos estão mesmo ficando excedentes e sendo fortemente prejudicados em remoções e mudanças de lotação por causa dos efetivados e ainda estão escolhendo turmas e horários depois dos efetivados e inclusive tendo que completar seus cargos em outras escolas, enquanto os efetivados que nunca passaram em concurso algum estão com cargo completo. Realmente essa é uma situação no mínimo desumana com os efetivos. O sindute deve escolher de que lado ficar, mas, escolher com cuidado já que pode acontecer uma situação complicada para o sindute. Vejamos: Imagine se o sindute se posicione a favor dos efetivados e mesmo assim o STF venha a anular a lei 100/2007. Sabe o que vai acontecer? O sindute vai perder os efetivados pois a lei 100 sendo anulada todos eles estarão fora do magistério e com certeza deixarão de contribuir ao sindute e ainda o sindute irá perder quase todos os efetivos pois ao ficarem sabendo que o sindute se posicionou a favor dos efetivados irão se desfiliar em massa. Eu por exemplo sou efetiva e contribuo ao sindicato há 20 anos ininterruptamente, já que sou efetiva. Mas claro que não iria gostar de jeito nenhum que o meu querido sindute, ao qual sou filiada há duas décadas, defenda um profissional que está me prejudicando na escola. Portanto, Beatriz, saiba escolher de que lado ficar quando este julgamento se iniciar. Tem um ditado popular que diz que mais vale um passarinho na mão do que dois voando. Se o sindute quiser defender os efetivados, tudo bem, mas deve dizer a verdade ao STF que o governo está dando a eles toda estabilidade do mundo, que não lançou as vagas deles no concurso, que publicou férias prêmio para eles, que milhares de efetivos estão ficando excedentes nas escolas, enfim. Se quiser defender efetivados que defenda mas que diga a verdade ao STF tanto a favor dos efetivados quanto a favor dos efetivos. E saiba que acessando o site do STF iremos ficar sabendo na íntegra toda defesa do sindute junto ao STF...

Anacleto disse...

O que o frei Beto disse é a pura verdade!!! A desigualdade social faz com que haja grandes e graves injustiças!!!

Anônimo disse...

Quero sair desse SINDUTE ou seja não quero ser mais filiada . Eles não fazem nada .....Não me refiro a lei 100 até sou a favor dela ,mas em todas situações , nunca resolvem nadinha para os professores . Parece que estão do lado do governo!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Beatriz Cerqueira disse...

Prezado anônimo que quer sair "desse SINDUTE",

Alguns esclarecimentos importantes:

- a filiação ou desfilarão de qualquer sindicato é espontânea, feita com a manifestação expressa do trabalhador. No caso do Sind-UTE é só preencher uma ficha padrão pedindo o cancelamento;

- vale a pena procurar saber um pouco mais sobre a história dos trabalhadores em educação em nosso estado. Se verificar esta trajetória irá constatar que NADA no Estado foi presente de governador para o trabalhador, mas resultado de muita pressão;

- A sua afirmação de que não conseguimos nadinha é o discurso do governo. Me parece que a estratégia do governo está dando certo, pelo menos com vc. Mas a realidade mostra que conseguimos sim mudar muita coisa. Mas precisamos aprender a ler a a realidade em que estamos inseridos, para entender porque enfrentamos tantas dificuldades e o que fazer. A direção do sindicato está tentando fazer isso.

- os relatos neste blog de ações e denúncias feitas pelo sindicato, atividades de pressão, etc e o próprio comportamento do governo em relação ao sindicato mostram que a sua avaliação do sindicato a favor do governo não corresponde a realidade.

Por fim, postagem anônima em que sequer a cidade da pessoa é citada, dificulta qualquer diálogo mais aprofundado, porque o próprio governo utiliza das minhas respostas aqui ou de postagens para tentar me desqualificar e a nossa entidade. Isso foi feito muito durante a greve em 2011. Precisamos de espaços coletivos que discutam a nossa realidade. E, caso você seja da educação estou a disposição para ir ate a sua escola ou sua cidade. Blogs podem ajudar na reflexão mas nao substituem encontros, reuniões para elaborarmos ações.

Anônimo disse...

Olá querida colega Beatriz, sou leitora assídua do sindute e gostaria
e gostaria de completar que não só a educação pede socorro mas todos nós educadores de longos anos. Trabalho com os anos iniciais há 25 anos e percebo que as pressões sofridas para que os alunos tenham bom desempenho vem agravando muito a nossa saúde física e psicológica e o estado não oferece aos educadores nenhum suporte para amenizar tanto desgaste. SOCORRO!!!!!!!!!