quarta-feira, 1 de agosto de 2012



A greve que não acabou - DEPUTADO EQUIVOCADO

Anderson Oliveira *

No Fórum Municipal de Educação organizado pela Prefeitura Municipal de Pará de Minas, ocorrido em 01 de agosto de 2012, o Deputado Estadual Inácio Franco classificou a greve da rede estadual de educação do ano de 2011 como “greve política e inexpressiva”.
O referido deputado talvez tenha alguma dificuldade em diferenciar movimentos políticos de movimentos eleitoreiro-partidários. Político é característica inerente aos humanos. Movimentos como a greve de 2011 são políticos, pois tratam de interesses humanos.

Se o deputado equivocou-se e quis dizer movimento eleitoreiro-partidário, cometeu outro equívoco. Em 2011 lutamos pela adequação das tabelas salariais à lei 11738/2008 (lei do piso do magistério). O Governo de Minas pagava, na época, salário de R$ 369,00. Além disso , em 2011 não ocorreram eleições . Os políticos, na sua maioria, adotam essa estratégia de classificar movimentos sociais como “políticos” ou” eleitoreiros” quando não querem negociar ou esgotam os argumentos.

Quem teve, na verdade, comportamento eleitoreiro-partidário foi o deputado, que durante sua fala no fórum, mencionou diversas vezes o nome do candidato apoiado por ele à Prefeitura de Pará de Minas. Fato que merece uma avaliação da Justiça Eleitoral.
Quanto à “greve inexpressiva” , segundo o deputado, prefiro não entrar no mérito. O fato é que , depois de quase um ano do seu encerramento , a greve o incomoda até hoje , que em todas as suas falas tenta justificar seu comportamento na votação da Lei 19837/2011 (lei do Subsídio II) que , sem discussão com a categoria, foi votado pela Assembleia depois de 24 horas de tramitação na casa e mexeu com a vida funcional de aproximadamente 400 mil servidores públicos .

Aproveitando a oportunidade, quero colocar um ponto para reflexão. Muitos companheiros , para justificar a não adesão aos movimentos de greve, argumentam que paralisação das atividades não resolve e cobram soluções mais criativas do sindicato. Uma das propostas, que surgiram nas redes sociais, é o comportamento ativo da categoria nos processos eleitorais para fazer frente aos nossos algozes de 2011.

*Anderson Oliveira é coordenador do SIND-UTE Subsede Pará de Minas

7 comentários:

Julia Senra disse...

Isso ai, vamos nestas eleições mostrar nossa força, colocando esses políticos que não gostam do povo e sim só dos seus interesses, no seu devido lugar. Não votem em quem você sabe que é contra o trabalhador.
Vote consciente.
E continuamos a lutar por nossos direitos sempre.
Fomos e estamos sendo roubados pelo desgoverno de Minas.

Anônimo disse...

A coordenadora do sind ute
No portal da transparência vem espresso o sálario do servidor e qual não foi a minha supresa ao constatar que a carga horária posta lá e de 18 h/a e não de 24h/a?
Vamos ser transparêntes também ao dizer o correto para a população que o meu trabalho não é somente com a aluno e as reuniões e as atividades, estudos para as aulas?
Não contam? Se isto não for mudado devemos nos recusar a fazer qualquer atividade fora da sala de aula? Chega de sermos marionte nas mãos desta corja.
Abraços professora
Vanessa

Anônimo disse...

É hora de mostrarmos aos deputados que votaram contra nossa carreira e aos candidatos apoiados por eles que somos formadores de opinião e que eles não deveriam ter mexido conosco. Campanha eleitoral contra os candidatos do psdbosta e seus aliados. Vamos acabar com eles nas urnas. Agora é nossa vez. Cada um deve fazer campanha contra eles em suas cidades. Não desistamos. Vamos à caça de todos eles. Derrubando os candidatos a prefeito e vereadores aliados deles conseguiremos enfraquecê-los e em 2014 faremos a desforra em nível estadual e nacional. Não desanimemos. Vamos à luta! A justiça será tem que ser feita. Deus há de querer.

Anônimo disse...

Parabéns pela colocação feita e faço de suas palavras as minhas.Cabe aos professores a decisão de mudar este quadro, pois teremos outra oportunidade de mudar este quadro somente daqui a dois anos.

Anônimo disse...

Bia por favor olhe para mim sobre Férias prêmio estou para afastar em janeiro quando completo 50 anos de idade. Tenho dois cargos um completo 28 anos em outubro e outro 25 anos em setembro , nos dois tenho salto para gozar as férias que me foi negada na SRE de Caratinga e estas só podem ser tiradas já não receberei nada por elas , a desculpa seria porque farei ainda 50 anos mas se não mais retornarei em 2013 acho que não faz sentido esperar . Protocolei requerimento com os períodos 18 de outubro a 18 de dezembro e 18 de novembro a 18 de dezembro de 2012 respectivamente nos cargos que exerço PEB2M ePEB2H e além de tudo estou com problemas de saúde na família no qual sou arrimo com marido e dois filhos menores . Me ajude por favor , sou filiada desde o início de minha carreia em 1984. Espero ser atendida e se Deus quiser tudo vai dar certo. Muito obrigada e que Deus te abençoe. Imaculada Aparecida Pires Aredes de Bugre MG EE Antonio Marques

kim disse...

Caríssima Beatriz,por favor poderia me dar alguma informação a respeito da situação dos designados, com vínculo em cargos de substituição e cargos vagos para o ano de 2013, em função do concurso vigente. Por favor.

Beatriz Cerqueira disse...

Prezada Vanessa,
Faremos esta cobrança.
Abraço,
Beatriz